sábado, 31 de março de 2012

Multidão animada se diverte na segunda noite do Festival da Juventude do Cabo









O segundo dia da 7ª edição do Festival da Juventude do Cabo de Santo Agostinho levou uma multidão ao delírio, na noite dessa sexta-feira (30/03), no pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Destilaria. O público se emocionou com as apresentações do cantor romântico Fábio Júnior, a principal atração da noite, e da banda Cavaleiros do Forró, que também animou a festa. Toda a festividade foi acompanhada de perto pelo prefeito Lula Cabral, junto com a primeira dama Polyana Pessoa.

“É uma grande satisfação estarmos aqui podendo realizar o 7° Festival da Juventude. Apesar de muitas dificuldades, sabemos que aqui não tem só cabenses mais várias pessoas não só pernambucanas mais de outros estados, e que vocês sejam todos bem vindos à nossa cidade e possam sair daqui satisfeitos, com muita alegria”, ressaltou o prefeito Lula Cabral. Ele lembrou que toda a infraestrutura necessária foi montada para garantir a segurança do público e agradeceu a colaboração de todos que ajudam para que a festa alcance o sucesso esperado.

A festa também contou com algumas atrações locais. O cantor romântico Fábio Júnior, que subiu ao palco às 21h, começou o show com a música “Epitáfio” e depois um de seus sucessos que é “ Só você”. O público cantava muito emocionado. E logo após foi com a Banda Cavaleiros do Forró, que agitou a multidão. “É uma grande satisfação participar e animar uma festa tão grande como essa. É muito interessante fazer uma homenagem ao centenário do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que fica na história deste evento, valorizando a cultura pernambucana”, disse o vocalista da Banda Cavaleiros do Forró, Jailson Santos.

O Festival da Juventude, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, prossegue hoje à noite com várias atrações.

Texto: Gesla Ferreira - Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

Estudantes participam de aula inaugural das capacitações do Pronatec/Senai










Estudantes do Cabo de Santo Agostinho participaram, nesta sexta-feira (30/03), da aula inaugural dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade foi realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Loteamento Cidade Garapu, onde serão executadas as aulas. A realização dos cursos é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com os governos estadual e municipal, além do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No município, a articulação foi feita através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 220 pessoas serão contempladas com o curso e, de acordo com a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, a prefeitura conseguiu ampliar a meta para mais 400 vagas. Até o final deste ano, serão 620 alunos qualificados. “A qualificação profissional dessas pessoas é um compromisso do prefeito Lula Cabral, compreendendo que, através da educação e do trabalho, elas podem exercitar a cidadania e ter uma vida digna com a sua família”, declarou a secretária.

O diretor do Senai do Cabo, Eduardo Veiga, também deu as boas vindas aos novos alunos. “É um espaço muito importante que está sendo aberto. Um programa para pessoas com dificuldade de acesso à informação e à qualificação vai mudar o quadro de formação no município”, afirmou.

O Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional e melhorar as condições de inserção do trabalho, melhorando a vida da população. Os alunos são oriundos do Programa Bolsa Família e têm entre 18 e 59 anos. A vendedora Maria José Mendes, 40 anos, ficou muito feliz com a iniciativa. “Vou fazer o curso de profissionalização e me qualificar para conseguir um emprego, estou muito feliz”, comemorou. Para mais informações os interessados devem entrar em contato com os Cras do município. 

Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 27 de março de 2012

Violência contra a mulher é tema de palestra promovida pela Prefeitura









A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta terça-feira (27/03), uma palestra com o tema “Violência Contra a Mulher: Discutindo as Relações de Opressão e Desigualdades”. A iniciativa foi da Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação. A ação fez parte das comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) e aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no centro do Cabo.

O objetivo da palestra foi discutir de maneira mais clara a Lei Maria da Penha e suas atribuições, possibilitando que os agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada.

“É muito importante ter esses diálogos com as mulheres, pois estamos realizando um trabalho de prevenção e, com isso, poderemos esclarecer cada vez mais as ferramentas que as mulheres podem utilizar no caso de sofrer algum tipo de violência domestica”, disse a secretária Executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento. 

Para a psicóloga Renata Braga, que é coordenadora do Centro de Referência Maria Purcina, no Cabo, é essencial que as mulheres vítimas desse tipo de sofrimento procurem os atendimentos especializados e as delegacias de Polícia. “O nosso principal foco é que as mulheres denunciem, porque o objetivo é que esses serviços prestados pela Prefeitura estejam sempre aptos a atender esses casos”, pontuou a psicóloga, uma das palestrantes. 

O delegado de Polícia do Cabo, Artur Tito, que também participou da palestra, frisou que, ao longo dos anos, a mulher obteve muitas vitórias e que isso não pode esquecido. “Foi muito difícil atingir essas conquistas e essa luta não pode parar”, afirmou. O delegado ainda lembrou da importância em se implantar uma delegacia da mulher no município. “A população precisa se articular para trazer uma unidade dessas, pois assim acredito que isso diminuiria muito mais os crimes contra a mulher”, comentou. 

Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/ Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

4ª edição dos Jogos femininos do Cabo segue com futsal e futebol de campo






A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, realizou nesse sábado (24/03) a abertura da 4ª edição dos Jogos Femininos do Cabo. O evento aconteceu na quadra da escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu, com a modalidade futsal. As próximas partidas serão realizadas no próximo final de semana (31/03 e 01/04).

Quatro equipes cabenses se enfrentaram nesta primeira etapa. Flamenguinho venceu o Águia Nova por 7 x 4 , e o Gaviões empatou com o São Paulo com um placar de 3 x 3. Já no domingo (25/03), foi a vez da modalidade de futebol estrear. A equipe do 100% Feminino venceu a Escolinha Pinzón por 5 x 1, e o Flamenguinho derrotou o Revelação por 3 x 2.

De acordo com o secretário Executivo da Juventude e Esportes, José Francisco Filho, as premiações do campeonato serão: troféus e medalhas para os 1º, 2º e 3º lugares, além de uniformes para os times que conquistarem os primeiros lugares no futsal e futebol de campo. “Também vamos ter premiação para a artilheira e a goleira menos vazada do campeonato”, acrescentou.

SEGUNDA RODADA – No sábado (31/03), será realizada a segunda rodada da modalidade futsal, às 19h. Entre as equipes disputam Flamenguinho x Gaviões e Águia Nova x São Paulo, na escola-modelo da Charneca. No domingo (01/04), às 14h30, começa a segunda rodada do futebol de campo, com os times Revelação x Vasco e 100% Feminino x Águia Nova, local a definir.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 23 de março de 2012

7º Festival da Juventude do Cabo terá palestras, minicursos e shows



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai promover, na próxima semana, a 7ª edição do Festival da Juventude. O evento já começa na segunda-feira (26/03), com palestras, oficinas temáticas, minicursos e tendas de serviços. Na quinta (29), começam os shows com artistas nacionais e locais. Com o tema “100 anos de Luiz Gonzaga. Saudade, o meu remédio é cantar”, o festival é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com outras secretarias municipais.

O público poderá participar gratuitamente de todas as atividades. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto, o diferencial desse festival é a participação democrática dos jovens em seu processo de formação. “Em janeiro, reunimos jovens e representantes de diversos segmentos da sociedade para discutir como seria o formato dessa edição e tentamos atender a todos os gêneros solicitados”, informou.

Os shows vão ser realizados até o sábado (31/03), no pátio da igreja do bairro da Destilaria, ao lado do estádio Gileno de Carli, a partir das 17h. No palco principal, na quinta-feira (29/03), a população vai poder desfrutar do rock da banda Jota Quest e também curtir o axé da banda baiana Chiclete com banana. Já na sexta-feira (30/03), o público será embalado pelo romantismo de Fábio Júnior e em seguida animado com o som de Cavaleiros do Forró. E para encerrar, no sábado (31/03), vão agitar o evento o sertanejo Léo Guilherme e a banda Harmonia do Samba.

A prefeitura também vai montar um palco alternativo, que contará com apresentações de diversos gêneros musicais, como rock, samba, pagode, hip hop, tenda eletrônica, brega, forró, entre outros. A segurança estará garantida pelos serviços da Guarda Municipal, das Polícias Federal, Civil e Militar e ainda o reforço da segurança privada.

ATIVIDADES – As outras atividades do festival serão descentralizadas e vão acontecer nos bairros do Centro, Ponte dos Carvalhos, Praias, Charneca e Jussaral. Nas palestras e oficinas serão trabalhados temas como drogas, exploração e abuso sexual. As tendas vão oferecer diversos serviços na área social, como a emissão gratuita de diversos documentos. Nos minicursos,oferecidos pelo Sebrae com duração de um dia, as pessoas poderão adquirir conhecimentos nas áreas de sites e negócios, empreendedorismo, turismo, entre outros. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: 3521-6747 / 3521-6793
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo

Prefeitura entrega certificados do curso de Qualidade no Atendimento ao Turista









A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho entregou nesta quinta-feira (22/03) os certificados de conclusão do curso de Qualidade no Atendimento ao Turista. A solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que promoveu o curso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e contou ainda com o apoio da Secretaria Executiva de Combate às Drogas. Agora habilitados, os 30 jovens beneficiados poderão atuar nas redes hoteleiras, centros de informações e em diversas áreas de atendimento e turismo. 

Durante a entrega dos certificados, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto, destacou a importância de estar qualificando a população local. “Não adianta o desenvolvimento chegar ao município e o nosso povo ficar de fora desse contexto. Por isso, mais uma vez estamos cumprindo a nossa missão, levando oportunidade para todos”, destacou. Para a secretária Executiva de Combate as Drogas, Lytiene Rodrigues, o curso também reflete como uma ação preventiva. “Talvez se outros jovens tivessem tido essa oportunidade de se qualificar, não buscariam o caminho das drogas”, relatou.

A capacitação foi realizada no Posto Avançado do Senac no município e teve o objetivo de preparar os alunos a receberem melhor os turistas e acolherem de forma diferenciada os que visitarem o município pernambucano durante a Copa do Mundo de 2014. As duas turmas, com jovens de 16 a 25 anos, começou em dezembro e terminou em janeiro. Com carga de 40 horas, foram trabalhados os fundamentos do turismo e hospitalidade, comunicação e relações interpessoais, qualificação na prestação dos serviços e técnicas de atendimento aos visitantes.

A auxiliar de serviços gerais, Juliana Milena, foi uma das beneficiadas e considerou a capacitação uma grande conquista. “Foi um aprendizado muito rico para mim, estou fazendo também um curso técnico de guia de turismo e, com mais esse certificado, a minha pretensão é ser guia de turismo regional do Cabo”, declarou animada.

Segundo o gerente de Formação Profissional do Senac, Sandro Diniz, a expectativa é contribuir cada vez mais para a formação dos moradores do Cabo. “Queremos atender essa demanda de qualificação profissional do município”, informou. Segundo Abel Neto, outras parcerias estão para surgir. Uma delas é a implantação de uma unidade do Senac no município. “A qualificação permanente dessas pessoas é fundamental”, concluiu.

ENCAMINHAMENTO - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vai receber no próximo mês os alunos do curso para elaborar currículos e encaminhá-los à rede hoteleira do município e também cadastrá-los junto ao Sistema Nacional de Emprego do Ministério do Trabalho.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 20 de março de 2012

Fiéis homenageiam São José com procissão e festa em Jussaral









Milhares de fiéis do Cabo de Santo Agostinho participaram, na tarde dessa segunda-feira (19/03), da procissão do padroeiro do distrito de Jussaral, São José. Com louvor e devoção, a comunidade acompanhou a caminhada, percorrendo as principais ruas da localidade. No encerramento, houve uma missa solene, celebrada pelo padre José Nildo. A festividade contou com o apoio da Prefeitura.

O vice-prefeito do Cabo, José Ivaldo Gomes, esteve na festividade e destacou a importância desse evento, já tradicional no município. A procissão teve a participação da Orquestra Filarmônica XV de Novembro Cabense, que tocavam músicas religiosas emocionando crianças, adultos e idosos. A festividade teve como tema “Com São José, Cuidemos da Saúde”.

As homenagens ao padroeiro aconteceram durante dez dias, com ofertas ao santo e missas em diversos horários, celebradas por vários padres. “Desse modo, as pessoas puderam participar melhor”, disse o padre José Nildo. Na ocasião, ele fez um apelo à humanidade para que “Ela sirva melhor a Deus e que o mundo se torne mais harmônico, com saúde e vida para todos”.

“Sempre fico impressionada com o número de pessoas que participam desta festividade. Apesar de ser um distrito pequeno, onde existem muitas dificuldades a serem superadas, percebemos a alegria e satisfação dos fiéis nesse momento festivo”, comentou a secretária de Programas Sociais do cabo, Edna Gomes.

“Essa é a primeira vez que venho a Jussaral celebrar e homenagear São José, pai de Jesus, e é com muita emoção e devoção que participo. No ano que vem estarei aqui cantando e louvando novamente”, disse a aposentada Maria da Paz Ferreira, 60 anos, moradora do Centro do Cabo.

Também estavam na procissão várias autoridades, entre elas o secretário de Governo e Orçamento Participativo, Luiz Pereira; o secretário de Defesa Social, Luis Lima; o secretário Orçamento Participativo, Severino João; o secretário de Assuntos Estratégicos, Josadac Miguel; o chefe de Gabinete do Prefeito, Dermeval Florêncio; e o deputado estadual Everaldo Cabral.

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeitura recebe escola do governo estadual e inicia 32 obras na Charnequinha







O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, assinou, nessa quinta-feira (15/03), a ordem de serviço para a construção de 32 muros de arrimo na comunidade da Charnequinha. As obras vão beneficiar mais de 70 famílias que moram em áreas de risco da localidade. Na ocasião também houve a inauguração da Escola Professora Aldair Celma Barros Cabral, que foi construída pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e passou a ser administrada pela Prefeitura a partir dessa quinta.

Na solenidade, o prefeito Lula Cabral ressaltou a importância e a satisfação em estar inaugurando mais uma obra no município. "Estou muito feliz com a assinatura da ordem de serviço e com a entrega de mais uma unidade de ensino no nosso município. Estamos vendo o sonho dessa comunidade se realizando com entrega de mais uma obra. A partir de hoje, escola e educação terão outros significados para os moradores da Charnequinha", declarou.

Para o vice-prefeito José Ivaldo Gomes, as obras de contenção de barreiras vão oferecer mais qualidade de vida para comunidade. “Com a construção dos muros de arrimo, estamos dando mais segurança à população, fazendo com que as famílias que moram em áreas de risco possam dormir tranquilas sem se preocupar com perigo de desabamento”, enfatizou. 

Segundo o secretário de Governo e Orçamento Participativo do Cabo, Luiz Pereira, os serviços vão garantir mais segurança aos moradores. “As famílias não vão precisar mais ter medo nos períodos chuvosos”, disse. “Com a assinatura da ordem de serviço, estamos atendendo mais uma demanda da comunidade, pois a construção dos muros foi uma das principais reivindicações votadas pelos moradores no Programa de Orçamento Participativo”, acrescentou.

“Hoje é um momento de muita alegria. Ver o prefeito assinar a ordem de serviço para a construção dos muros e ainda receber uma escola que oferece uma infraestrutura adequada para nossas crianças é um sonho realizado. Cada equipamento que temos ganhado na Charnequinha é fruto da luta de todos que fazem a nossa comunidade”, afirmou a líder comunitária e moradora da Charnequinha há 26 anos, Janailza Alves.

A Escola Professora Aldair Celma Barros atenderá cerca de 240 alunos do ensino fundamental. O espaço possui cozinha, banheiros, estacionamento, campo para práticas de esportes, várias salas de aula, sala dos professores e secretaria. Além disso, a unidade conta ainda com um laboratório de informática e sala para leitura. “O prédio oferece uma infraestrutura adequada e vai melhorar a qualidade de ensino para os alunos da comunidade”, disse a gestora da Escola, Ingrid Brito.

“É um momento especial estar entregando essa obra, fruto da luta da comunidade. Essa escola é uma grande conquista para o Cabo”, ressaltou o presidente da Cehab, Nilton Mota. “É muito importante entregar esse equipamento público, pois vai possibilitar o desenvolvimento, através da educação e, com ela, podemos construir o espírito de cidadania na população”, comentou o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral.

Para encerrar as solenidades, houve uma apresentação da Banda Marcial Mayrê Gabriella, composta por crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do município. Também estiveram presentes a primeira-dama Polyana Pessoa, o deputado estadual Everaldo Cabral, além de diversos secretários e outras autoridades.

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cabo inaugura laboratório municipal de análises clínicas nesta sexta-feira



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inaugura nesta sexta-feira (16/03), às 9h, o tão aguardado Laboratório Municipal de Análises Clínicas, localizado na área externa do Hospital Mendo Sampaio, às margens da BR-101. Com funcionamento 24h, a unidade vai atender usuários tanto de coleta ambulatorial quanto de urgência e emergência. A expectativa é realizar cerca de 60 mil exames por mês, quantidade seis vezes maior que a capacidade do laboratório antigo, que já tinha ultrapassado em 400% a capacidade de atendimento.

Uma das novidades é que a unidade laboratorial oferecerá novos exames para atender pacientes que chegam com doenças cardíacas e com suspeita de infarto, dar suporte a pacientes de nefrologia e pesquisar se a pessoa fez uso de álcool. Atualmente o laboratório realiza exames de hematologia (como hemograma), bioquímica (glicose, colesterol, etc), imuno hormônio (hepatites, hormônios, etc), parasitologia e uronálise. Para o futuro está prevista a realização de outras especialidades como a microbiologia (cultura vaginal, fezes, urina, pele, etc).

Outra novidade é que o sistema será todo informatizado, o que trará benefícios tanto para a equipe quanto para os usuários. “A nova estrutura do laboratório vai oferecer melhor qualidade no atendimento, maior agilidade no trabalho, com a diminuição no tempo de espera, e segurança, com o sistema que monitora agendamentos e resultados, serviço esse que deverá começar ainda no primeiro mês”, explicou a coordenadora do local, a biomédica Rosilene Viana Carvalho.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom
Foto: João Barbosa

terça-feira, 13 de março de 2012

Cartão do SUS pode ser feito em diversas unidades de saúde do município

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho informa que os interessados em fazer o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam se preocupar com prazos. A Prefeitura já disponibilizou quatro unidades de saúde que estão realizando o procedimento. O cartão tem a função de facilitar as marcações de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.

De acordo com a gerente de Planejamento da Secretaria de Saúde, Marlene Souto Barbosa, só há necessidade do cartão SUS para o atendimento médico. “Não existe urgência em fazer o cartão e também não há data limite para que os cabenses possam fazer essa solicitação. Os cartões são feitos dependendo da necessidade de consulta médica da população do município”, explicou.

Os interessados podem procurar o Centro Vicente Mendes (localizado na Cohab), o Posto Manoel Gomes (Centro) e os hospitais Infantil e Mendo Sampaio (BR-101). Para fazer o cartão SUS é preciso levar os seguintes documentos: original e cópia de comprovante de residência, carteira de identidade e registro de nascimento. Já os usuários atendidos pelas áreas dos PSFs (Posto de Saúde da Família) podem procurar a unidade mais próxima de cada comunidade.

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/ Cabo




segunda-feira, 12 de março de 2012

Distrito de Jussaral tem programação especial para comemorar o Dia de São José



A paróquia de São José do distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, conta com uma programação especial para comemorar o dia do padroeiro, que acontece no próximo dia 19. Desde sábado (10/03), estão sendo celebradas missas em preparação ao Dia de São José. Vários padres e monsenhores da região estão participando das celebrações.

A festa do padroeiro acontecerá na segunda-feira (19/03) e recebe o apoio da prefeitura. A paróquia fez algumas solicitações que foram atendidas, entre elas, a apresentação da Orquestra Filarmônica XV de Novembro Cabense, o transporte e lanches dos músicos, a colocação de gambiarras, pintura de meio fio de ruas locais, carro de som, a programação cultural, ambulância e o apoio da Guarda Municipal durante os eventos.

“A festa de São José é tradicional e muito importante para Jussaral. Todos os pedidos feitos pelos organizadores foram atendidos, e a prefeitura está dando todo o apoio possível para que a festa seja bem realizada e atenda às expectativas da população”, afirmou o secretário de Governo e Orçamento Participativo, Luiz Pereira, lembrando que o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, nasceu em Jussaral.

O secretário também ressaltou a importância dos investimentos que estão sendo feitos pela prefeitura em Jussaral. No segundo semestre, será inaugurada uma nova escola e ainda neste mês serão entregues à população o novo prédio da Delegacia de Polícia de Jussaral e o novo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da comunidade.

Confira abaixo a programação:


Missas a partir das 19h30



12/03- Pe. Severino – Cabo

13/03- Pe. Antônio Pereira – Jaboatão

14/03- Pe. Cardoso – São Lourenço

15/03- Pe. Wesley, OMI – Recife

16/03- Pe. Macario, OMI – Vitoria de Santo Antão

17/03- Mons. Josivaldo – Cabo

18/03- Mons. Mauricio – Moreno (1ª Eucaristia)



Festa (19/03)



9h- Celebração da crisma – Mons. Alberico Bezerra

11h- Batizados – Pe. Josenildo, OMI

16h- Procissão pelas ruas da vila de Jussaral

Encerramento com a benção do santíssimo


Texto: Rafaela Jaques – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

sábado, 10 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher é festejado com uma caminhada pelas ruas do Centro








Para festejar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde desta quinta-feira (08/03), uma grande caminhada. Centenas de mulheres celebraram pelas ruas do Centro da cidade suas lutas e conquistas. A concentração aconteceu em frente à Secretaria Executiva da Mulher, passou pelo Centro das Mulheres do Cabo (que também organizou a ação) e seguiu até o Pátio da Estação, onde uma festa as esperava. A animação ficou por conta do grupo As Conxitas e da Orquestra de Frevo do Maestro Fernando. 

Durante a caminhada foram entregues panfletos do Centro de Referência Maria Purcina e da Campanha Quem ama abraça!. “Este é o dia em que estamos reafirmando o sentido político da data, celebrando as lutas e conquistas das mulheres”, explicou a secretária Executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento. Ela lembrou que na atual gestão, as mulheres obtiveram vários ganhos, como a implantação do Conselho da Mulher, do Centro de Referência Maria Purcina, entre outros. 

Vários movimentos sociais participaram da caminhada, como a Associação dos Moradores da Charneca, o Cantinho da Criatividade, a Vila da Jaqueira, o Fórum de Entidades, a Associação das Mulheres de Ponte dos Carvalhos e a Associação de Mulheres de Barbalho. Além dessas, estavam presentes a Hiper Saúde, A prosa, Mulheres Cristãs, Empreendedoras Novo Tempo, Mensageiros da Paz, o grupo Lindarte, Renascer, Estrela do Novo Milênio, Alto do Colégio, Associação das Mulheres do Bairro São Francisco, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos das Mulheres e a Comissão das Mulheres Rurais.

PROGRAMAÇÃO – A Secretaria Executiva da Mulher preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Até o dia 30 deste mês, as cabenses terão a oportunidade de participar de diversas atividades, como palestras, mostras de cinema, homenagens, debates e apresentações musicais. Além disso, a secretaria – integrada com outras secretarias e entidades – realizará panfletagens e blitz educativas durante todo o mês, conscientizando a população quanto ao combate à violência contra a mulher e os cuidados com a saúde.

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 8 de março de 2012

Prefeitura vai descentralizar o Teste do Mantux para prevenção de tuberculose





Dentro da programação de combate à tuberculose no Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura encerra nesta sexta-feira (09/03) um curso de Avaliação de Prova Tuberculínica (PPD), conhecida como teste do Mantux, direcionado a técnicas de enfermagem. O curso tem como objetivo ampliar o acesso ao teste e o atendimento aos familiares de pacientes em tratamento da tuberculose. Atualmente, o teste é possível apenas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbert de Souza. Em breve, a população poderá ser também atendida nas quatro gerências regionais do município.

O Teste do Mantux é realizado para diagnosticar precocemente a tuberculose, ou seja, quando a infecção está em estado latente e a pessoa ainda não apresenta sintomas, tais como tosse por mais de três semanas e febre alta. O CTA é atualmente a unidade de referência para a testagem. Na Gerência Regional 2 (praias), a testagem será feita na Unidade de Saúde da Família (PSF) de Enseada dos Corais. Na Gerência Regional 3, o PSF de Mangueirinha atenderá famílias de dez unidades de Ponte dos Carvalhos. Na Regional 4, o PSF escolhido foi o de Jussaral, por ser o mais distante da unidade de referência.

“O Manual de Recomendações de 2011 do Ministério da Saúde para o Controle da Tuberculose traz o teste tuberculínico como uma das ações mais importantes no controle da doença”, relatou a coordenadora da Política Municipal de Controle da Tuberculose, Roselane Dário. O resultado é obtido com a avaliação do local de aplicação, após 72h da aplicação. Caso dê positivo, o usuário é encaminhado para exames como o raio-x e a baciloscopia, ou seja, o teste do escarro. Independente do resultado, o paciente precisará passar por tratamento de seis meses, sem interrupção.

O curso feito com as técnicas teve aulas teóricas e práticas. “A aplicação foi realizada em aproximadamente 350 pessoas de órgãos como o Asilo São Francisco, a São Judas Tadeu, a Korn Products e o Plano Safpe, além do próprio Centro de Testagem e Aconselhamento”, informou uma das orientadoras, a enfermeira Nara Lúcia. “É de fundamental importância que quem convive com quem tem a doença faça o exame de PPD e procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser avaliado quanto à tuberculose”, reforçou Roselane sobre o cuidado com a prevenção.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 7 de março de 2012

Jussaral recebe apoio da Prefeitura para comemorar dia do padroeiro São José





O distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, está se preparando para grandes comemorações. É que, além de novos equipamentos sociais que serão inaugurados nos próximos dias, a comunidade também irá comemorar o Dia de São José, padroeiro local. E com a finalidade de garantir uma grande festa para a população, representantes da Prefeitura estiveram em Jussaral nesta quarta-feira (07/03) para firmar o apoio que será dado.

A programação da Paróquia de São José começa já no próximo sábado (10/03) e segue até o dia 19 deste mês. “A Prefeitura do Cabo, através do prefeito Lula Cabral, está dando todo apoio às festividades, atendendo a todos os pleitos da paróquia quanto à infraestrutura”, informou o secretário de Governo, Luís Pereira. Além dele, estavam os secretários de Programas Sociais, Edna Gomes, de Defesa Social, Luís Lima, e de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Raimundo de Souza.

Entre as reivindicações da paróquia, todas atendidas, estão a colocação de gambiarras, carro de som, pintura de meio fio de ruas locais, a apresentação da Orquestra Filarmônica XV de Novembro Cabense, o transporte e lanche dos músicos, a programação cultural, ambulância de apoio, além do apoio da Guarda Municipal durante os eventos de São José. 

Ainda durante a passagem por Jussaral, a comitiva fez visitas a nova escola, que será inaugurada no segundo semestre, ao novo prédio da Delegacia de Polícia de Jussaral, e ao novo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da comunidade. Estes dois últimos deverão ser entregues à população com uma nova estrutura, já na próxima semana. 

Texto: Aline Vieira Costa – Secom/Cabo 
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 6 de março de 2012

Representantes da Prefeitura vistoriam nova frota de ônibus da San Remo





Dando continuidade ao plano de mobilidade urbana desenvolvido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o vice-prefeito e alguns secretários municipais visitaram nesta segunda-feira (05/03) a sede da San Remo, empresa de ônibus do município. A reunião serviu para vistoriar a nova frota adquirida pelo empreendimento. A partir desta terça-feira (06/03), todos os veículos da San Remo estarão adaptados com elevadores na porta central, facilitando a acessibilidade das pessoas que utilizam cadeira de rodas no município.

“O município só tem a ganhar em ter empresas como a San Remo, que se preocupa em adquirir veículos novos que possibilitem a acessibilidade, atendendo desta maneira os portadores de deficiência e os visitantes do nossa cidade”, ressaltou o vice-prefeito José Ivaldo Gomes.

Segundo o secretário de Defesa Social do Cabo, Luís Lima, a renovação da frota é um grande avanço. “Com esses novos ônibus, a empresa está prestando um serviço de qualidade, operando pelas principais vias do município. A nossa gestão preza e se preocupa pelo transporte de passageiros, pela acessibilidade e a mobilidade urbana, para melhor servir toda população cabense”, explicou.

De acordo com o sócio gerente da San Remo, Glauber Leonel, a empresa renovou 100% da sua frota. “Somos pioneira entre as empresas municipais em adquirir ônibus que possibilitem a acessibilidade. Com essa nova realidade, a cidade ganha, pois os usuários estarão tendo melhores condições de vida com um transporte mais acessível”, declarou.

“Essa é mais uma conquista da pessoa com deficiência. Com esses ônibus estaremos devolvendo a essas pessoas o direito de ir e vir, assim como prevê o Decreto Federal 5.296/04, que diz que todos os transportes de passageiros que rodam no Brasil devem ser acessíveis até 2014. Além disso, temos as Leis 10.048/00 e 10.098/00, que dá prioridade de atendimento às pessoas cadeirantes e estabelece também a acessibilidade ao alcance de todos, e aqui no Cabo não poderia ser diferente”, informou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.

O secretário de Governo e Orçamento Participativo do Cabo, Luiz Pereira, ressaltou a importância da acessibilidade nos transportes do município. “A renovação da frota é muito importante para o município, pois mostra que não só existe o interesse econômico da San Remo, mais também com o social”, comentou. “O empreendimento tem prestado um excelente serviço à população, sendo pioneira em atender os usuários com a acessibilidade no município. O prefeito Lula Cabral não tem medido esforços no sentido de incentivar e apoiar os empresários que prestam um serviço de qualidade à população”, acrescentou Pereira.

Texto: Amanda Falcão- Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Estudantes cabenses recebem ações da Semana Nacional de Saúde na Escola








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira (05/03) as atividades da Semana Nacional de Saúde na Escola. As ações são uma promoção dos ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com os municípios que desenvolvem o Programa Saúde na Escola (PSE). No Cabo, serão quatro dias de ações nas escolas municipais Presidente Tancredo Neves, no Bairro de São Francisco, e Desembargador João Paes, em Gaibu.

Ambas as escolas terão uma programação de quatro dias de ações educativas em saúde bucal, saúde sexual e reprodutiva do homem e da mulher, gravidez na infância e na adolescência, identidade, preconceito e discriminação, vigilância nutricional e alimentar, vigilância da água, hanseníase, tuberculose, esquistossomose e doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

De acordo com o coordenador de Saúde, Arte e Educação do município, Roberto Vieira, a ação, este ano, chega para chamar a atenção para a prevenção de doenças e agravos não transmissíveis, com o destaque para a obesidade, diabetes e hipertensão na infância e na adolescência.

Segundo Vieira, as crianças têm um potencial muito grande para serem agentes multiplicadores das informações repassadas na escola. “Nossas expectativas são a consciência de mudança de atitude, por parte da comunidade escolar e das famílias, em relação a alguns hábitos e práticas simples que contribuem para uma vida mais saudável”, revelou.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

Município realiza 1ª Conferência de Transparência e Controle Social





A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está promovendo a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social (Consocial). O evento começou nessa quinta-feira (01/03) e segue até a tarde desta sexta-feira (02/03), sendo realizado na quadra da escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu. A Consocial é uma iniciativa da Controladoria Geral da União. No município, é organizada pela Secretaria de Governo e Orçamento Participativo. Participam da conferência representantes da sociedade civil e do governo. 

O objetivo principal da Consocial é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Nesta sexta-feira pela manhã, houve uma palestra sobre o papel dos órgãos públicos de controle e da sociedade, ministrada pelo representante do Tribunal de Contas da União, Evaldo José da Silva Araújo.

À tarde, serão realizados trabalhos em grupo com a finalidade de discutir quatro eixos temáticos: I – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – Mecanismos de controle social para o controle da gestão pública; III – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; IV – Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. No encerramento, haverá a escolha das 10 propostas que o município levará para a conferência estadual, bem como a eleição dos delegados que representarão o Cabo nessa etapa.

A abertura solene aconteceu na noite dessa quinta. Na ocasião, o secretário de Governo, Luiz Pereira, destacou a importância do evento para o município. “Essa conferência está acontecendo em todo o Brasil e aqui não poderia ser diferente. Principalmente o Cabo, que vem dando exemplo quanto à transparência e participação popular”, declarou. 

“Somos um dos poucos municípios do Estado que tem uma controladoria onde parte da equipe é efetiva e que possui seu próprio site. Implantamos o Portal da Transparência, onde a população pode ter acesso ao que está sendo feito pela gestão”, frisou o secretário. Também participaram da solenidade de abertura o secretário Executivo de Orçamento Participativo, Severino João, e a representante do Fórum de Entidades do Cabo e membra da Comissão da Conferência Estadual de Transparência e Controle Social, Nivete Azevedo. “Esta conferência vai iniciar uma mudança na relação entre o governo e a sociedade. A partir dela, vão começar a surgir ideias e propostas que vão fazer com que os governos municipal, estadual e nacional possam estar mais abertos e criem novos mecanismos de transparência”, comentou Severino João.

Após a abertura, houve uma palestra sobre a Controladoria Geral do Município (CGM) e o Portal da Transparência, ministrada pelo inspetor de Controle Interno da CGM, Érison Barros. “A controladoria do nosso município é uma das únicas que possui planejamento estratégico, para assegurar a legalidade e a eficiência do trabalho”, informou o inspetor. Ele também ressaltou que o Cabo é um dos únicos municípios do Estado onde o site institucional da prefeitura, o Portal da Transparência e o site da Controladoria funcionam em sua plenitude. Após a explanação, houve um debate.

“Esse momento é de extrema importância para todos nós, pois a transparência pública é de interesse de toda a população”, disse uma das participantes da conferência, Lindalva Gouveia, 62, presidente do grupo de Idosos (Lindart). Prestigiaram o primeiro dia da Consocial os secretários municipais Abel Neto (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Edna Gomes (Programas Sociais) e Lucidalva Nascimento (Executiva da Mulher).

Texto: Raíza Muniz e Thainá França – Secom/Cabo
Fotos: Raíza Muniz e João Barbosa