sábado, 28 de abril de 2012

Prefeitura dá início a novas obras de pavimentação em ruas da praia de Gaibu










Diversas obras da praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, foram vistoriadas nessa sexta-feira (27/04) por representantes da Prefeitura. Na ocasião, o vice-prefeito José Ivaldo Gomes, assinou ordem de serviço para a execução de obras de pavimentação em sete ruas da localidade. Ao todo, serão 1,1 mil metros de via pavimentada, com calçamento em paralelepípedos graníticos, além de meio-fio e drenagem em galerias com tubos de concreto. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos do Cabo. 

“Com essas obras estamos oferecendo mais qualidade de vida aos moradores e visitantes de Gaibu. Ao término desses serviços vamos garantir ainda mais acessibilidade para quem reside e frequenta a praia”, ressaltou o vice-prefeito.

De acordo com o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, André Morais, os serviços fazem parte de uma ação de mutirão realizada pela Prefeitura na localidade. “As obras dessas ruas eram uma reivindicação antiga da comunidade e algumas delas foram eleitas pelo Programa de Orçamento Participativo (OP) do município”, explicou. Ele ainda informou que o prazo para entrega das sete ruas será de 60 dias. “Vamos também realizar a pavimentação da Rua Thomaz de Sena, que faz parte da segunda etapa dos serviços”, completou.

“A pavimentação e as outras obras que estão acontecendo aqui em Gaibu são muito importantes para todos, pois assim teremos uma infraestrutura adequada no local que moramos. Hoje, com a assinatura da ordem de serviço, o sonho está se tornando realidade”, declarou a moradora e comerciante de Gaibu, Rosângela Belodi, 40 anos.

O secretário de Governo e Orçamento Participativo do Cabo, Luiz Pereira, ressaltou a importância das obras. "A praia de Gaibu na nossa gestão tem recebido o maior volume de investimentos dos últimos anos, serviços e ações nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. A pavimentação destas ruas que fazem parte do sistema viário está coroando mais uma vez os trabalhos que a Prefeitura vem realizando no nosso município”, afirmou. “Quando estiver concluída, vai melhorar a mobilidade e a acessibilidade da praia, que faz parte do roteiro turístico da nossa cidade”, acrescentou.

Algumas vias já estão recebendo os trabalhos de pavimentação. A ordem de serviço está contemplando as ruas Amaury Miranda, José Amaro dos Santos, Cecília Maria Albuquerque, D2, E2, F2 e a travessa Amaury Miranda com a Laura Cavalcanti. As obras vistoriadas foram as de recuperação da Praça das Artes, de revitalização do calçadão na beira mar de Gaibu e de requalificação do canal da Avenida Laura Cavalcanti.

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura oferece exame de mamografia em ações itinerantes pelo município











A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começou nesta sexta-feira (27/04) a realizar mamografias itinerantes pelo município. A ação é feita através de uma unidade móvel, intitulada de “Amigo do Peito”, que leva o equipamento do exame às comunidades, de modo a facilitar o deslocamento das usuárias que necessitam do diagnóstico. A primeira localidade a receber o caminhão foi a de Gaibu, em frente ao Serviço de Pronto atendimento (SPA). O resultado também será entregue no local num prazo médio de dez dias úteis.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, Elizabeth Santana, o objetivo é realmente diminuir a distância entre as mulheres e o exame que identifica um dos cânceres que mais acometem o público feminino, uma vez que muitas deixam de fazer o exame por não terem como se dirigir às clínicas conveniadas. “A ideia é fazer essa ação a cada semana num local diferente. O próximo com data marcada será no dia 17 de maio, no distrito de Jussaral“, informou ela.

Quem gostou foi a moradora Lucrécia de Siqueira Gomes, 43 anos, que não precisou ir longe pra fazer o exame. “Gosto de cuidar da saúde, faço o exame todos os anos. E tanto a qualidade do equipamento quanto do atendimento foi muito boa”, elogiou. Com ela, 90 usuárias foram beneficiadas. Segundo o coordenador de Saúde, Arte e Educação (Sarte), Roberto Vieira, as mulheres que apareceram no local sem marcação serão encaminhadas para as clínicas, como é feito normalmente. “Caso haja demanda suficiente, o caminhão poderá voltar”, completou a gerente Elizabeth. 

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alunos do Programa Esporte e Vida participam de torneio de integração em Ponte dos Carvalhos










Alunos de escolas da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho, que fazem parte do Programa Esporte e Vida, participaram na manhã desta quinta-feira (26/04) do 1º Torneio de Integração na modalidade de futebol de campo. A competição aconteceu no estádio José Carlos Martins, no distrito de Ponte dos Carvalhos, e foi uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes.

De acordo com a assistente social da secretaria, Maria Auxiliadora, o torneio é de grande importância para uma maior integração entre os participantes. “O nosso maior objetivo é a movimentação entre os alunos, pois vem a ser uma disputa saudável, além de ser uma estratégia para a permanência deles no programa, visando afastá-lo da violência e das drogas”, disse. 

Oito equipes participaram do evento (quatro do estádio José Carlos Martins e quatro do estádio Gileno de Carli), totalizando mais de 100 alunos cabenses. Eles foram divididos em duas categorias, sub 17 (estudantes dos 14 aos 17 anos de idade) e sub 14 (estudantes dos 11 aos 14 anos de idade). Foram vitoriosos nas duas categorias os times com alunos do estádio José Carlos Martins. 

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa / Maria Auxiliadora

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Marcha Resgate do Cabo reunirá milhares de cristãos na próxima terça-feira




A tradicional Marcha Resgate do Cabo de Santo Agostinho vai animar evangélicos de toda a região na próxima semana. A festividade cristã, que este ano chega a sua 14ª edição, começará mais cedo este ano, com uma prévia que será realizada nesta segunda-feira (30/04), em Ponte dos Carvalhos. Já a grande marcha acontecerá no dia 1ª de maio, no Centro, com o objetivo de mobilizar a juventude para marcar a sua geração através da paz e do amor de Deus. A organização é pelo pastor Eliel Silva, da Igreja Evangélica Apostólica Kerigma, e conta com o apoio da Prefeitura do Cabo.

A prévia da marcha terá concentração e saída a partir das 17h, na Praça dos Milagres. Já no dia 1ª de maio, na terça-feira, a concentração e saída será a partir das 14h, na PE-60, onde os fiéis partirão da Avenida Escritor Israel Felipe, na Vila Roca, e seguirão para a casa de show Asa Branca, onde acontecerá o encerramento.

“A Marcha Resgate é um instrumento de transformação cultural, em que podemos passar para a juventude que é possível ser feliz, dançar e pular sem violência, drogas e prostituição”, ressaltou o diretor e presidente da Marcha Resgate, Eliel Silva. Ele ainda lembra que a marcha na verdade é uma manifestação do povo evangélico celebrando a sua liberdade de expressão e a verdadeira alegria em Cristo. “Eu me sinto honrado pelo reconhecimento que o governo municipal nos dá em apoiar um evento dessa importância”, completou Eliel.

O secretário Executivo de Cultura e Lazer do Cabo, Rinaldo da Costa, destacou o apoio que a Prefeitura tem dado para a realização do evento. “A marcha tem o objetivo de resgatar as pessoas e fazem com que elas façam uma reflexão do mundo que vivemos”, comentou o secretário.

Confira a programação completa da Marcha Resgate 2012:

- Segunda-feira (30/04) – Ponte dos Carvalhos

Atrações

Som da Colheita – Maceió – AL/Palco
Várias bandas das igrejas locais/trios



Terça-feira (1ª/05) – Centro do Cabo

Atrações

David Quinlan – Belo Horizonte – MG/Palco
Davi Silva – Londrina – PR/Palco
Som da Colheita – Maceió – AL/Palco
Várias bandas das igrejas locais/Trios

Mais informações pelo telefone (81) 3518-2698.


Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo

Servidores municipais participam de mais uma capacitação do projeto Escola de Governo







A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta quarta-feira (25/04), mais uma capacitação para servidores municipais, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha. Desta vez, o curso ministrado teve como tema “Treinamento e orientação para agentes públicos sobre pedidos de esclarecimentos, impugnações e recursos administrativos”. Participaram representantes de secretarias municipais e executivas do município.

As capacitações fazem parte do Projeto Escola de Governo e desde o seu início (fevereiro de 2011) já foram realizados 14 cursos, beneficiando mais de 600 servidores do município. Entre os treinamentos, estão Gestão e fiscalização de contratos, Gestão de orçamento público, Gestão de convênios, Contratação direta sem licitação, Retenções tributárias no município e Terceirização da mão de obra na administração pública. Todos eles foram ministrados pela B &B - Solução em Gestão Pública, e contam com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

O Cabo é o único município de Pernambuco a receber esta ação. Os cursos têm como objetivo capacitar gestores com a formação prática, através das peculiaridades da gestão da administração pública, além de elevar seu nível cultural e técnico. De acordo com o consultor sênior da B & B, Osvir Thomaz, esta é uma ótima oportunidade. “O conhecimento adquirido é um legado que o gestor levará durante sua vida profissional na administração pública”, afirmou.

“Também é crucial que se compreenda o momento de desenvolvimento do nordeste e também do país, razão para qual o conhecimento para o desenvolvimento das atividades trará uma resposta célere e eficaz que são inerentes à gestão profissional”, frisou o consultor. “A atividade do gestor público deve ser balizada buscando harmonizar a atividade técnica com as demandas políticas. Ambas devem caminhar harmonicamente”, completou Osvir Thomaz.

Para o analista administrativo da procuradoria do Cabo, José Albérico Silva, a iniciativa é positiva. “A experiência é muito agregadora. Aqui nós temos a visão da prática da gestão pública. Nós já sabemos a teoria e agora temos a oportunidade de aprender através de exemplos ligados à Prefeitura. Estou aprendendo muito com estes cursos”, declarou ele.

O último treinamento foi sobre Gestão de Controle Interno e aconteceu no dia 13 deste mês, com a finalidade de trazer conhecimento sobre a função institucional do controle interno para proteger a administração de irregularidades. Os cursos do projeto Escola de Governo continuam sendo realizados até dezembro deste ano.

Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Jornada Sebrae Copa 2014 segue até esta quinta-feira com oficinas gratuitas








Empreendedores cabenses participaram, nessa terça-feira (24/04), da palestra de abertura da Jornada Sebrae Copa 2014 do Cabo de Santo Agostinho, com o tema “A Copa do Mundo – Oportunidades e Desafios”. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha. Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A jornada continua até esta quinta-feira (26/04), com palestras, oficinas e minicursos.

O objetivo da ação é identificar, disseminar e fomentar as oportunidades de negócios antes, durante e após a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, para os empreendedores individuais, micro e pequenos empresários, além de prepará-los melhor para receber o público durante o evento. O Cabo é o segundo município a receber a jornada. O primeiro foi São Lourenço da Mata, cidade-sede do mundial.

Para a secretária Executiva de Combate às Drogas, Lytiene Rodrigues, essa é uma oportunidade para a cidade sair na frente e se destacar. “O município do Cabo está sendo privilegiado com a chance de conhecer melhor as estratégias necessárias para que os empreendedores individuais, micro e pequenos empresários, possam incrementar sua atividade empresarial e assim obter o melhor resultado possível em termos de retorno financeiro para seu negócio”, declarou ela.

A palestra de abertura foi ministrada pelo analista do Sebrae Pernambuco, José Valdir Cavalcanti, e foi baseada em estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa chegou ao número de 314 oportunidades, que serão passadas aos empreendedores durante a jornada. De acordo com este levantamento, haverá uma grande melhora na infraestrutura, aumento na geração de empregos, um número maior de turistas, incremento no consumo, além do Estado ganhar visibilidade internacional.

“Eu trabalho no comércio há mais de 25 anos e estou achando ótima essa iniciativa. Nós vamos aprender a lidar com o novo público que vai chegar, entre outras coisas. Só temos a ganhar”, afirmou a comerciante Alda Maria, 45 anos. Para o também comerciante José Viana, 26, a jornada veio num momento importante. “Quero acompanhar o que for proposto e aprender bastante. Já percebi que algumas oportunidades se encaixam com o meu perfil, vou aproveitar o que o Sebrae e a minha cidade têm a oferecer”, comentou.

As oficinas e minicursos são gratuitas e começam nesta quarta-feira (25/04) à noite, encerrando na quinta-feira (26/04). Para mais informações, entrar em contato com o Sebrae Cabo através do telefone (81) 3518-2323.

Confira a programação das oficinas e minicursos:

- 25/04 – 19h às 21h

Sala 01: Layout de loja- Instrutor credenciado

Sala 04: Empreendedor Individual- Instrutor credenciado

Sala 02: Como tornar sua empresa competitiva e aplicação do diagnóstico “Matriz de Competitividade”

Sala 03: Minicurso de Qualidade nos serviços de atendimento ao turista

Atendimento – 17h às 22h - Atendimento ao empreendedor sobre oportunidades da Copa.

Atendimento – 17h às 22h - Atendimento ao empreendedor individual

Local: Centro Integrado de Assistência à Criança – Caic


- 26/04 - 19h às 22h

Sala 01: Empreendedor Individual

Sala 02: SEI Controlar meu dinheiro

Sala 03: SEI vender

Sala 04: SEI planejar

Local: Auditório do Caic


Texto: Rafaela Jaques- Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Final do Badminton agitou Ponte dos Carvalhos na manhã desta segunda-feira











A 4ª Edição dos Jogos Femininos do Cabo de Santo Agostinho continua agitando atletas de todo o município. Na manhã desta segunda-feira (23/04) aconteceu o confronto da modalidade badminton. A disputa foi realizada na quadra da escola-modelo de Ponte dos Carvalhos. A equipe da Escola Ana Maria, de Pirapama, tornou-se campeã geral do torneio. Os Jogos Femininos são uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, e visa incentivar a prática esportiva entre os cabenses. 

"A secretaria, que inseriu o badminton nas escolas, visa não apenas formar atletas nesta prática esportiva, mas também trabalhar a socialização de crianças e, com atitudes construtivas, evitar que elas sigam no caminho da violência e das drogas”, disse o secretário Executivo da Juventude e Esportes, José Francisco Filho.

"O badminton é um esporte que facilita muito a inclusão social, pois sabemos que os esportes contribuem para a saúde dos participantes”, afirmou o professor de educação física e coordenador da Federação Pernambucana de Badminton, Péricles de Freitas.

A competição do badminton teve a participação de uma equipe de Vitória de Santo Antão, que prestigiou o evento e sagrou-se campeã da categoria A (de 14 a 16 anos). Ao todo, 10 equipes cabenses participaram do badminton. Para a aluna Hyasmin Kettely, 12 anos, da Escola Ana Maria (campeã geral), comentou sobre a importância de ter participado do torneio. “É uma satisfação poder levar este troféu para nossa escola. Fiquei muito feliz”, disse.

O badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo e conhecido como um esporte individual ou de duplas, semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca. Existe há mais de 2000 anos e é o mais rápido esporte de raquetes, com a peteca alcançando velocidades de até 350 km/h.

Veja a colocação das categorias:

Campeã Geral:
Escola Ana Maria (Pirapama)

Campeã Categoria A (de 14 a 16 anos)
Equipe de Vitória de Santo Antão
1º - Alcilene
2º - Kaline
3º - Andréa e Jecineide

Campeã Categoria B (de 10 a 13 anos)
Equipe da Escola Ana Maria – Pirapama

1º - Talícia
2º - Tamires
3º - Jaqueline e Mirele

Vice-campeã (Categotia B)
Escola José Alberto de Lima – Ponte dos Carvalhos


Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Flamenguinho sagra-se campeão do futebol de campo dos Jogos Femininos





A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesse domingo (22/04) a final da modalidade futebol de campo dos Jogos Femininos 2012. A equipe do Flamenguinho ganhou da Equipe 100% Feminino por 3x2, tornando-se campeã da competição. A disputa aconteceu no Engenho Massangana. Os jogos femininos são uma iniciativa da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, e têm o objetivo de estimular a prática esportiva entre os cabenses. 

Para o secretário, José Francisco Filho, a origem deste torneio na gestão de Lula Cabral vem incentivando a cada ano as mulheres cabenses nos esportes. “É uma alegria e satisfação enorme ver as práticas das políticas esportivas crescendo cada vez mais. Este foi mais um campeonato satisfatório", ressaltou.

“O campeonato foi uma luta para o futebol feminino este ano. A Prefeitura está de nota 10. A comunidade ajudou bastante e com este incentivo pretendemos participar dos torneios de Recife ainda este ano”, comentou o técnico da Equipe do Flameguinho, Anailton Bezerra.

Texto: Samantha Rúbya – estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Cinearte Sarau trouxe música e cinema para o município nessa sexta








O Cabo de Santo Agostinho foi palco, na noite dessa sexta-feira (20/04), do projeto Cinearte Sarau – Turnê Cariri 2012, que trouxe música e cinema para o município. A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Mirim do Cabo, que tocou diversas músicas, entre elas Asa Branca, de Luiz Gonzaga. A ação aconteceu na quadra de esporte da Escola José Alberto de Lima (Caic), no centro. A iniciativa é da Arte Brasil Produção Cultural, em parceria com o Ministério da Cultura e a Petrobras, e contou com o apoio da Prefeitura.

O público pôde assistir ao filme “Rio”, uma animação que conta a história de Blue, uma arara que deixa seu lar nos Estados Unidos e voa para a Cidade Maravilhosa em busca da liberdade e aventura. O filme também trata da preservação do meio ambiente. Em seguida, houve a exibição do filme “Vida de Cachorro”, de Charles Chaplin. 

O projeto Cinearte Sarau foi criado desde 2006 e esta é a segunda vez que vem a cidade do Cabo. De acordo com o produtor do projeto, Paulo Santos, o principal objetivo é levar a arte e a cultura para os municípios que têm pouco acesso ao cinema, “contribuindo não só para o crescimento das pessoas mais também da cidade que visitamos”. Ele ainda lembrou que a ideia do sarau é reunir todos os tipos de cultura.

“É fundamental estarmos trazendo uma atividade cultural tão enriquecedora, principalmente pela inclusão da nossa orquestra. Isso faz com que estimulemos outras crianças a participarem”, declarou o secretário Executivo de Cultura e Lazer do Cabo, Rinaldo da Costa.

“Essa é uma iniciativa relevante do ponto de vista cultural e educacional, porque traz a oportunidade de um programa de entretenimento que tocou no interior humano, a partir das mensagens passadas pelos filmes, sendo capaz de oferecer um divertimento saudável às crianças, adolescentes, jovens e adultos de nosso município”, ressaltou a secretária Executiva de Combate às Drogas, Lytiene Rodrigues.

Para a estudante, Elizama Francisca Pereira de Lima, 16, o cinearte sarau foi bem divertido. “Com estas ações que acontecem faz com que nós tenhamos mais entretenimento na nossa cidade”, disse.

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

Praça de Gaibu já começou a ser restaurada para receber melhor cabenses e turistas





A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou esta semana a primeira etapa das obras de restauração e requalificação da Praça de Gaibu, localizada na beira mar. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos e vai beneficiar moradores, turistas e comerciantes da orla. A previsão de término desta etapa da obra é de 30 dias.

“A recuperação e a manutenção de alguns equipamentos e ruas em todo o município é uma determinação dada pelo prefeito Lula Cabral. Estamos realizando uma espécie de mutirão em toda a cidade para oferecer aos moradores maior mobilidade e conforto”, declarou o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, André Morais.

Para esta fase estão previstas ações como a reconstrução do cais (muro para conter o avanço do mar), trocas das pedras do calçadão, implantação de uma rampa de acesso para pessoas portadoras de deficiência física e uma escadaria. Segundo o gerente da Regional 2, Sérgio Belo, o trecho da orla onde os muros serão reconstruídos começa na praça e termina no Costal Rochoso, conhecido como terminal de Gaibu. A escadaria e a rampa de acessibilidade para a praia vão ser construídas na lateral da praça. Já a segunda etapa da obra pretende englobar os serviços de iluminação, paisagismo, implantação de novos bancos e a troca dos chuveiros públicos.

Ainda de acordo com Sérgio Belo, essa obra de requalificação é o começo de um plano de ações que visa melhorar cada vez mais a área das praias. “Nós estamos ouvindo a população e intensificando esses serviços nos locais mais solicitados. Além disso, faremos também um trabalho de conscientização ambiental com os proprietários dos quiosques, para manter a praia limpa e bem cuidada”, relatou.

Dona Maria de Lourdes, 76, moradora de Gaibu e proprietária de um dos quiosques da praça há 30 anos, observava contente o início das obras. “Só eu sei como esse serviço vai melhorar nossas vidas. A Prefeitura já está cuidando para combater a violência e o consumo de drogas por aqui e agora, com esses serviços para melhorar a praça, as vendas vão aumentar. Os turistas e os moradores vão passar a frequentar mais a área, que vai ficar mais bonita”, comemorou.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Maternidade de Ponte dos Carvalhos se prepara para receber o título Amiga da Criança










A Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, no Cabo de Santo Agostinho, recebeu nessa quinta-feira (19/04) a visita do novo secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique, durante o curso de Manejo e Promoção ao Aleitamento Materno. O curso é uma preparação para que a unidade se torne um Hospital Amigo da Criança, uma iniciativa do Ministério da Saúde. Vários critérios são avaliados para que a unidade esteja apta a receber o título, entre eles os dez passos para o sucesso do aleitamento materno e os dez requisitos para o hospital.

Iniciado em março, o curso é direcionado aos cerca de 150 profissionais da maternidade que atuam em todas as áreas. Alguns deles serão escolhidos, juntamente com um grupo de mães, para serem avaliados pelo Ministério da Saúde para que a unidade receba o reconhecimento. Segundo a coordenadora do Aleitamento Materno do Município, Taciana Ferraz, uma novidade que o hospital já prepara é uma reforma da estrutura física com a criação do Posto de Coleta de Leite Humano, que irá facilitar a amamentação para mães que precisam guardar e/ou tratar o leite. 

“No que vocês precisarem, eu vou estar aqui para ajudar”, ressaltou o secretário Luiz Henrique, que também apresentou o novo diretor médico da maternidade, Agostinho Machado. Para Agostinho, o fato do hospital ganhar o título de Amigo da Criança só irá ratificar o compromisso dos profissionais com o aleitamento. “Queremos promover todos os benefícios garantidos pela amamentação, tais como a diminuição da morbimortalidade infantil, o internamento hospitalar, doenças relacionadas ao nascimento, além de melhorar a relação mãe-filho”, destacou ele.

De acordo com a pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), Vilneide Braga, neném que mama no peito tem melhor aceitação de alimentos de transição que aqueles que mamam sempre na mamadeira. “Eles sentem o cheiro e o gosto do que a mãe se alimenta”, explicou ela, que é membro do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e uma das ministrantes do curso.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Alunos da Charneca ganham kit com clássicos da literatura e paradidáticos









Para elevar a qualidade do ensino e estimular cada vez mais a leitura, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (18/04) mais uma doação de kits de livros para alunos da rede municipal. Desta vez, os estudantes contemplados foram os da escola-modelo Padre Antônio Melo Costa, localizada no bairro da Charneca. A iniciativa é da Secretaria de Educação do município, que na semana passada também contemplou os alunos das escolas Madre Iva Bezerra e Presidente Tancredo Neves, ambas no bairro São Francisco. A ação vai se estender também para outras escolas da rede. 

A distribuição dos kits foi realizada na própria unidade de ensino por representantes da secretaria junto à equipe pedagógica da escola e foi feita aos pais dos alunos. Durante a entrega foi ressaltada a importância de a família participar ativamente desse processo. “Queremos que vocês estimulem as crianças e realizem a leitura com eles, ajudem e orientem a cuidar e valorizar esse instrumento, que vai servir para desenvolver e expandir o conhecimento deles”, explicou o assessor especial da Secretaria de Educação, Elias Santos. 

Cada kit contém 60 livros, entre clássicos da literatura brasileira e paradidáticos, que fazem parte da coleção “A criança na escola”, da editora Carthago. De acordo com Elias Santos, os kits vão beneficiar os alunos dos anos iniciais (a partir do 3º ao 5º ano), anos finais (do 6º ao 9º ano) e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) 1º e 2º segmento. 

“Eu não sei ler, mas vou insistir para que meu filho leia e aproveite a oportunidade que eu não tive de aprender e ainda receber todos esses livros”, comemorou a mãe de uma das alunas da escola, a dona de casa Maria José de Souza, 46, moradora da Charneca. A dona de casa, Érica Maria de Araújo, 29, mãe de outro aluno contemplado, também ficou maravilhada com a ação. “Apesar de ter estudado, eu não tive a chance de ter acesso a tantos livros em casa, vamos valorizar e aproveitar para ler muito”, pontuou. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo 
Fotos: João Barbosa

CaboPrev se reúne para discutir Política de Investimentos Previdenciários






O Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev), realizou, na manhã desta quarta-feira (18/04), a 5ª Reunião do Comitê de Investimentos Previdenciários. O encontro aconteceu na sede do instituto e teve com objetivo analisar os resultados e investimentos efetuados com os recursos da contribuição previdenciária. Representantes de outros municípios estiveram presentes na reunião.

De acordo com a diretora-presidente do CaboPrev, Célia Verônica Emídio, o Cabo é dos municípios pioneiros da iniciativa de formar um comitê. “Estou muito feliz com a reunião de hoje, achei muito produtiva. Estamos servindo de referência para outras cidades do Estado”, comentou.

Para a gestora do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Altinho (agreste de Pernambuco), Nivalda Torres, essa iniciativa tem como foco garantir mais ainda o direito do servidor público. “Tenho certeza que o Estado ganha muito com essa atitude, além de estar sempre em simetria com a lei”, afirmou.

“Levo como molde de apontador para o município de Caruaru. Estou muito satisfeita com os resultados do encontro de hoje.”, pontuou a presidente do Instituto de Previdência Social de Caruaru, Paula Yonara.

Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 17 de abril de 2012

PSB faz festa para Vado em Ponte dos Carvalhos

















O PSB reuniu cerca de três mil pessoas durante o lançamento do movimento A mudança não pode parar, no distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho. Na ocasião foram apresentadas as diretrizes do movimento e o pré-candidato da legenda à sucessão do prefeito Lula Cabral (sem partido), que é o atual vice José Ivaldo Gomes, o Vado.

Além do prefeito Lula Cabral e dos dirigentes dos 13 partidos que compõem a Frente Popular no Cabo (PSB, PTN, PDT, PTC, PSD, PSDC, PMN, PV, PRdoB, PRP, PSL, PP e PPL), compareceram ao encontro político os deputados estaduais da bancada do PSB na Assembleia Legislativa Aluísio Lessa e João Fernando Coutinho, pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, do PSD Everaldo Cabral e do PP José Maurício Cavalcanti, o pré-candidato socialista a prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho "Dilsinho", o presidente estadual do PSD, André de Paula, o deputado federal Eduardo Da Fonte (PDT) e o presidente municipal do PSB e anfitrião do encontro, empresário Zequinha Faustino. Todos os líderes partidários usaram da palavra.
   
O pré-candidato Vado fez um pronunciamento pausado e centrado na sua experiência obtida durante a gestão de Lula Cabral. "Acordo às 5 da manhã para começar a receber o povo. Ando esse município todo, acompanhando o prefeito e ajudando ele a administrar. A Prefeitura e Lula Cabral foram a minha grande escola", observou Vado, saudado pela plateia de mãos erguidas fazendo o "V" de Vado e da vitória.

Fechando o encontro, Lula Cabral voltou a alertar para a importância de se eleger um prefeito alinhado com o governador Eduardo Campos e com a presidente Dilma Rousseff e que dê continuidade às mudanças iniciadas no seu governo. "Vado é a pessoa que foi escolhida por mim e pelo governador Eduardo Campos, com base na sua história e nas pesquisas que mostram que ele é a pessoa certa para manter a filosofia de governo que mudou a cara desta cidade. Homem do povo, Vado cursou a escola da vida, da luta e do trabalho. É com ele que os cabenses vão dizer sim a uma gestão que tem hoje mais de 80% de aprovação popular", finalizou.

Fonte: Blog do Magno Martins - www.blogdomagno.com.br

Prefeito discute com mototaxistas novas ações para a regulamentação da classe no município





O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (16/04), com mototaxistas do município para discutir novas ações que possibilitem a regulamentação da classe na cidade. A reunião, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (Cam), na Torrinha, teve como principal objetivo a aprovação do novo colete para o exercício da profissão de transporte individual de passageiros.

“Os mototaxistas do Cabo estão se organizando para se regulamentar, pois é um sonho antigo da classe”, disse o prefeito Lula Cabral. “Cerca de 400 profissionais estarão recebendo a placa na cor vermelha e os coletes. Estamos esperando a aprovação da lei para implantarmos a padronização o mais rápido possível no nosso município”, explicou ele.

Na ocasião, o prefeito aprovou o colete apresentado e discutiu propostas em beneficio da regulamentação da classe. Nas pautas expostas estavam assuntos como a demarcação das praças de mototaxis, adesivagem das motos, placas vermelhas e a aprovação da lei, que regulamenta a atividade no município, conforme determina a lei federal nº 12.009/09.

De acordo com secretário de Defesa Social do Cabo, Luís Lima, depois do cadastramento e dos cursos para os mototaxistas, a terceira etapa é esperar a aprovação do Projeto de Lei. “Depois disso, iremos encaminhar um ofício ao Detran-PE, para podermos padronizar a classe e distribuir os coletes, adesivar as motos e entregar as placas na cor vermelha”, informou ele.

“Esta reunião com o prefeito vem a fortalecer as atividades para a regulamentação da profissão. Depois da aprovação da lei, a Prefeitura vai disponibilizar a padronização de todos os mototatixtas que já passaram pelo cadastro, e pelos cursos”, afirmou o presidente da Cooperativa de Mototaxistas do Cabo (CooperMotoCabo), Aurindo Caetano dos Santos.

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Reunião em Ponte dos Carvalhos discute melhorias nos serviços prestados pela Prefeitura









Na busca constante pela interação entre secretarias municipais, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (11/04) mais uma reunião envolvendo secretários, gerentes, coordenadores e agentes públicos do município. Desta vez, o encontro teve como objetivo principal discutir ações nas áreas de saúde e educação. Na ocasião também foram discutidas melhorias nos diversos serviços públicos prestados pela Gerência Regional 3. O evento, que foi realizado no Centro Cultural Mestre Dié, no distrito de Ponte dos Carvalhos, foi uma iniciativa da Secretaria de Governo e Orçamento Participativo.

“Essa reunião acontece em um momento muito importante para o governo, que coincide com a chegada dos novos secretários de Saúde, Luiz Henrique, de Programas Sociais, Maria do Carmo, e de Coordenação Regional de Serviços Públicos, André Morais”, explicou o secretário de Governo Luiz Pereira, aproveitando para apresentar os recém-nomeados secretários.

Ele destacou a importância das secretarias trabalharem de forma intersetorial. “Alinhadas, elas podem oferecer um serviço público de maior qualidade”, disse o secretário. “A orientação do prefeito Lula Cabral é que todo o conjunto do governo esteja unido e focado em um só objetivo, que é a boa prestação de serviço à população”, acrescentou.

O novo secretário de Saúde, Luiz Henrique, ressaltou a contribuição da secretaria para o município ao longo dos quase oito anos de mandato em que ele também esteve inserido, atuando como médico do Samu e em seguida como diretor do Hospital Mendo Sampaio. “Estou assumindo essa secretaria porque acredito nesse governo, e posso dizer isso porque acompanhei a situação em que a saúde se encontrava e a que estamos vivenciando agora. Hoje além de atendermos a demanda do município, atendemos ainda as das cidades circunvizinhas de forma eficaz”, comentou.

Para a nova secretária de Programas Sociais, Maria do Carmo da Silva - que antes atuava como gerente de Promoção da Infância e Adolescência do município - a interação entre as pastas são constantes nas ações sociais. “A secretaria possui um universo de demandas ligadas muitas vezes ao sofrimento das pessoas. Tentamos diminuir esses danos, com programas oferecidos na nossa secretaria e contamos também com o apoio de outras para atender a necessidade da população”, relatou.

“A participação em reuniões como esta, motiva as pessoas que trabalham para cuidar dessa cidade e isso reflete no serviço que oferecemos. Além disso, é muito importante discutir e ouvir as prioridades de vocês, que estão aqui e sabem da demanda da região”, informou o secretário de Coordenação Regional de Serviços Públicos, André Morais. Também estiveram presentes na reunião, a secretária de Educação, Gildineide Fialho, e a secretária Executiva de Combate às Drogas, Lytiene Rodrigues. Outras reuniões como esta também vão acontecer nas demais gerências regionais do município.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Multidão comemora ressurreição de Cristo com caminhada pelas ruas do Cabo









Com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, as paróquias de Santo Antônio e São José Operário realizaram nesse domingo (08/04) a 14ª Caminhada com Cristo Ressuscitado. Uma multidão de fiéis acompanhou animada toda a festa, que partiu da Capela de Cristo Rei, na Cohab, e percorreu as principais ruas do bairro até chegar ao pátio do Caic, no Centro, onde houve uma missa e apresentações musicais.

Com o tema “Unidos com Cristo Ressuscitado, celebremos a vitória da vida”, a tradicional caminhada foi marcada por muito louvor e música. O ministério Arcanjos de Cristo Rei recepcionou os fiéis na concentração. Às 16h, a caminhada partiu animada por dois trios elétricos, com os ministérios Santo Antônio e São José Operário. Já o público que aguardava no pátio do Caic foi animado pelo ministério Nossa Senhora de Lourdes, de Pirapama.

Após a caminhada houve uma missa, celebrada pelos padres da região. Na ocasião, o monsenhor e vigário episcopal do Vicariato Cabo, Josivaldo Bezerra, agradeceu o apoio da Prefeitura do Cabo para a realização do evento, desde a infraestrutura montada até a presença da Guarda Municipal. O encerramento foi marcado pelos shows da banda cabense Príncipe da Fé e do cantor catarinense Diego Fernandes, que se apresentou com a banda pernambucana Hallel.

Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Bruno Lieuthier