sexta-feira, 8 de junho de 2012

Atletas cabenses conquistam 14 medalhas na 1ª Etapa do Pernambucano de Karatê Interestilos




Jovens cabenses fizeram bonito na 1ª Etapa do Pernambucano de Karatê Interestilos, que aconteceu nesse último final de semana, em Amaraji, situado na Mata Sul do Estado. Com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, os karatecas que fazem parte do “Programa Esporte e Vida” conquistaram 14 medalhas no torneio, sendo cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.

Ao todo, 12 atletas participaram da competição. “Queremos destacar o apoio que a Secretaria de Esportes vem dando às crianças e adolescentes do município na realização dos torneios”, disse o professor da Academia Berg de Karatê, Niltemberg Monteiro Maia.

“O nosso município é referência em esportes, e é com esse espírito que temos o compromisso na interação dos nossos jovens”, frisou o secretário Executivo da Juventude e Esportes, José Francisco Filho.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Foto: João Barbosa

Construção de 31 muros de arrimo leva segurança à comunidade









O bairro da Charnequinha, no Cabo de Santo Agostinho, está sendo beneficiado com a construção de 31 muros de arrimo. As obras vão atender cerca de 190 famílias que, atualmente, estão instaladas em áreas de risco. Esta é uma ação preventiva, com o objetivo de evitar queda de barreiras e desmoronamentos no período de chuvas. Os serviços fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com recursos municipais e federais. 

As ruas 5, 9, da Linha e a travessa da rua 39 estão recebendo as obras de contenção. De acordo com o secretário de Governo e Orçamento Participativo do município, Luiz Pereira – que vistoriou os serviços nesta sexta-feira (08/06), uma das preocupações do prefeito Lula Cabral é cuidar da integridade física dos cidadãos. “Queremos sempre oferecer qualidade de vida a todos e, para que isso aconteça, a segurança na moradia das pessoas que sofrem em áreas de risco tem que ser prioridade”, relatou.

Segundo a gerente de Obras Habitacionais do município, Renata Karina Gomes, as residências que estão sendo beneficiadas foram identificadas como as áreas mais críticas após um estudo. “Estamos realizando os serviços nos lugares que exigem prioridade e queremos alertar a população também para fazer o seu papel, contribuindo para não jogar lixo nas encostas, não plantar bananeiras e outras ações que também ajudam na manutenção do trabalho que está sendo realizado pela prefeitura”, orientou.

Grávida de 7 meses, a dona de casa Tairini Gabriela da Silva, 20, moradora da rua 9, acompanha de perto o muro que está sendo construído para melhorar sua segurança e dos seus filhos. “Vivia com muito medo, porque a minha casa podia desmoronar a qualquer momento. Agora, com essa obra, me sinto mais tranquila para a chegada do inverno”, pontuou. O mesmo muro também vai beneficiar a dona de casa Maria José da Silva, 51, que mora na casa de baixo. “Moro sozinha e ficava apreensiva, não conseguia dormir nos dias de chuva, era muita água e muito barro. Com esse serviço, já posso dormir tranquila”, comemorou.

O eletricista Elenido Freitas, 38, morador da rua da Linha há 3 anos, está muito satisfeito com o trabalho da prefeitura. “O prefeito Lula Cabral está desenvolvendo um excelente trabalho. Me sinto muito seguro agora. Sei que não vou mais precisar ter medo de uma queda de barreira”, comentou animado.

Texto: Loyane Farias – Secom /Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cabo ganha Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher









A população do Cabo de Santo Agostinho já pode contar com o Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Na noite dessa quarta-feira (06/06), foi realizada a cerimônia de implantação do núcleo, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas do Cabo (Fachuca). A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Mulher, a Secretaria Executiva da Mulher do município e a faculdade. Estavam presentes representantes do Estado, secretários municipais, professores, funcionários e alunos.

A ação tem o objetivo de trazer a discussão sobre gêneros para a educação formal, incentivando a realização de estudos, pesquisas e seminários para a promoção dos direitos da mulher e igualdade entre gêneros. “O núcleo é mais um espaço para discutir a questão de gênero, promovendo essa discussão no mundo acadêmico. Nós vamos trabalhar para transformar valores e comportamentos e a faculdade é o lugar mais apropriado para isso”, afirmou a secretária Executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento, que representou o prefeito Lula Cabral na solenidade.

De acordo com a secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, as novas gerações devem trabalhar para combater a desigualdade. “Nós temos uma herança muito forte de desigualdade entre homens e mulheres. O núcleo é um espaço onde essas questões podem ser debatidas pela juventude, e é importante que eles abracem essa causa para promover igualdade em todas as relações”, destacou.

Para o diretor da Fachuca, Joaquim Severino da Silva, tanto o município como a instituição serão beneficiados com o núcleo. “As pessoas poderão se dirigir ao núcleo para adquirir informações e também para fazer denúncias. A Fachuca está crescendo e prestando serviço à população, dando apoio à mulher e à comunidade. Estamos aqui para contribuir com o melhor para a nossa cidade”, disse.

Lidian Silva, estudante do curso de Administração da faculdade, ficou muito feliz com a iniciativa. “Eu acho esse Núcleo de Estudos muito importante. É uma valorização para a Fachuca e para nós mulheres, que somos maioria aqui na instituição. Professores e alunos saem ganhando com a criação desse espaço”, declarou ela.

Ao final da cerimônia houve o descerramento da placa inaugural. A sala onde o núcleo irá funcionar recebeu o nome de Clione Alves, em homenagem à escritora e educadora por suas contribuições e sua luta pelos direitos da mulher. Os familiares de Clione também estiveram presentes na solenidade.

Texto: Rafaela Jaques – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 5 de junho de 2012

Cabo ganha Unidade de Conservação de Mata Atlântica no Dia Mundial do Meio Ambiente









No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Cabo de Santo Agostinho ganhou, na manhã desta terça-feira (05/06), uma Unidade de Conservação de Mata Atlântica – Estação Ecológica de Bita e Utinga, situada no território estratégico de Suape. O decreto que cria a primeira unidade de Suape foi assinado pelo governador Eduardo Campos em um ato na PE-60, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. O prefeito Lula Cabral, acompanhado do vice-prefeito, José Ivaldo Gomes, participou da solenidade.

A Estação Ecológica de Bita e Utinga está localizada nos municípios do Cabo (39%) e Ipojuca (61%), e tem uma extensão de 2.467,1 hectares. Cerca de 1/5 de sua área será permanente, e 25% composto por floresta do tipo Mata Atlântica fechada. A unidade abriga os dois principais mananciais hídricos da região (Bita e Utinga) e o bioma da Mata Atlântica. No local, foram plantadas 70 espécies nativas, mais de 1,6 mil mudas de plantas por hectare. A unidade será administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). 

“Com a chegada de todos esses investimentos na região de Suape, precisamos deixar a marca de construção desse novo tempo, onde nós queremos ter crescimento econômico com inclusão social e respeito à natureza”, declarou o governador Eduardo Campos. “Nós estamos muito felizes em participar desse ato, em que o governador e o Sérgio Xavier vêm à nossa cidade no Dia do Meio Ambiente e assinam o decreto de criação dessa unidade, que vai beneficiar não só o presente mais o futuro das nossas gerações”, destacou o prefeito Lula Cabral. “São mais de 2,4 mil hectares de mata atlântica que estão sendo reflorestados. Assim, vamos poder preservar as margens dos rios, nossas fontes de riqueza mineral”, completou. 

“É muito importante preservar a natureza e o ato realizado hoje tem esse intuito. Preservar o meio ambiente é pensar no nosso futuro, no futuro das nossas crianças. Para que isso se torne realidade, o governo do Estado e o governo municipal estão cada dia mais buscando soluções para preservá-la”, ressalto o vice-prefeito, José Ivaldo Gomes. “O ato de hoje mostra que estamos prontos para receber novos investimentos”, acrescentou.

Na ocasião, o governador também inaugurou o trecho duplicado da PE-60 e os três viadutos construídos na via próximos à entrada do Porto de Suape. As obras vão melhorar a mobilidade e a fluidez do trânsito na região, por onde passam diariamente 42 mil veículos. Ele também destacou mais investimentos, como a construção da estrada de Jussaral, a duplicação da PE-28, entre outros.

A assinatura também contou com a presença dos secretários estaduais Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico), Isaltino Nascimento (Transportes); a diretora-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco, Eryka Luna; o vice-presidente do Complexo de Suape, Frederico Amancio; e o deputado estadual Everaldo Cabral.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Equipe do Esporte e Vida recebe troféu de campeã em festival de natação no Recife






A equipe do Programa Esporte e Vida do Cabo de Santo Agostinho recebeu, no último sábado (02/06), o troféu de delegação campeã geral no Festival de Natação Aberto Etapa Inverno – 2012. A competição foi realizada no Centro de Esporte e Lazer Santos Dumont (CELASD) da Secretaria dos Esportes do Governo do Estado de Pernambuco, em Boa Viagem, Recife.

A ação contou com o apoio da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes do município. A disputa contou com 386 atletas de dez delegações. A do Cabo foi composta por 50 atletas de ambos os sexos, com faixa etária de 8 a 17 anos, sendo sete alunos com deficiência auditiva e um visual.

De acordo com o secretário Executivo da Juventude e Esportes, José Francisco Filho, o objetivo do programa Esporte e Vida é incluir socialmente crianças e jovens na prática esportiva, contribuindo na sua formação cidadã, saúde e autoestima. “Isso é fruto das políticas públicas voltadas para o esporte, um compromisso do prefeito Lula Cabral”, destacou.

Para o coordenador do Parque Aquático Municipal, Erick Rangel, esses torneios proporcionam aos alunos a oportunidade de colocar em prática toda a técnica ensinada pela equipe de professores do parque aquático, além de enfatizar o esporte como mais uma ferramenta de inclusão social.

Texto: Paulo Ricardo e Rafaela Jaques – Estagiários da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Programa de Conscientização Ambiental é lançado pela prefeitura








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Ambiental Brasileiro (IAB), realizou nesta sexta-feira (01/06) a cerimônia do lançamento do Programa de Conscientização Ambiental – PCA. O evento aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM) Joaquim Nabuco, localizado na Torrinha, e contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas o vice-prefeito, José Ivaldo Gomes.

Educar é Preservar. Esse é o lema do programa, que tem o objetivo de buscar mais ainda o apoio junto às empresas na aplicação e conscientização ambiental. O PCA compõe cartilhas de educação ambiental e jogos educativos, além de fazer parte da abertura da semana do meio ambiente, que acontece entre os dias 04 e 09 de junho.

“A participação de todos envolvidos neste lançamento é uma grande satisfação para mim. Me sinto muito honrado e feliz por este evento estar acontecendo nesta proporção. Juntamente com o IAB e as empresas envolvidas, podemos estar conscientizando a todos a como preservar a natureza”, enfatizou o secretário Executivo de Meio Ambiente, Dyego Lins.

Na ocasião, o vice-prefeito ressaltou a importância do evento e parabenizou a todos por essa iniciativa no Cabo. “Fico feliz com essa implantação deste programa aqui nesta cidade promissora. Todos estão de parabéns em contribuir com o meio ambiente do nosso município”, frisou.

Para a representante do Instituto Ambiental Brasil (IAB), Nadja Nascimento, nada iria acontecer se não fossem os valorosos esforços da administração pública. “A gestão atual, aliada à colaboração da classe empresarial, que desde o início se mostrou ecologicamente responsável e preocupada com a qualidade de vida dos habitantes cabenses, proporcionou a realização desse projeto”, disse.

Ao todo, 11 empresas que estão envolvidas no projeto receberam certificados pelo empenho para a realização do programa. São elas: Ecopesa Ambiental S.A; Locar Saneamento Ambiental Ltda; Suape Empreendimentos Ambiental Ltda; Wind Power Energia S.A; Pernod Richard Brasil Indústria e Comércio Ltda; M&G Polímeros Brasil S.A; Rexam Beverage Cam South America S.A; Campari do Brasil Ltda; Construtora Noberto Odebrecht S.A; Mineração Aurora Ltda; TermoCabo S.A.


Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura intensifica as ações de requalificação e urbanização das praças da Vila Social







Para garantir cada vez mais a qualidade de vida dos moradores da Vila Social Contra Mocambo, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está intensificando as ações de requalificação e urbanização de praças e construção do calçadão na comunidade. A conclusão dos serviços está prevista para o final deste ano. Na tarde desta quinta-feira (31/05), os trabalhos foram vistoriados por representantes do governo municipal e engenheiros da Secretaria de Infraestrutura. 

O calçadão terá 740 metros de extensão e terá placas de concreto, pisos intertravados, pista de cooper e canteiros para descanso. Também será feita a recuperação das praças Doutor Humberto Soares, do Canal, Antônio José de Oliveira e Doutor Manoel Clementino. Os espaços serão contemplados com jardins, instalação de mobiliário para jogos de tabuleiro, playground e áreas para exercícios físicos. 

O vice-prefeito do município, José Ivaldo Gomes, acompanhou os serviços e ressaltou a importância das intervenções que estão sendo feitas no local. "Estas obras vão trazer mais qualidade de vida aos moradores da Vila. Esses trabalhos também estarão promovendo saúde e bem-estar para todos os cabenses”, declarou ele. 

“Estes investimentos vão proporcionar lazer tanto para os moradores quanto para aqueles que moram em bairros vizinhos”, disse o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, André Morais.

“Os serviços nas praças e a construção do calçadão vão trazer mais qualidade de vida para nós moradores. A prefeitura está de parabéns pelas obras que estão realizando aqui”, disse o aposentado Rivon Santos, 60 anos, morador da Vila Social há 47 anos. 

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

Novos conselheiros tutelares do município tomam posse para mandato de três anos










Foram empossados nessa quarta-feira (30/05) os 20 novos integrantes do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (ComdCasa) do Cabo de Santo Agostinho para o triênio 2012/2014. Na ocasião, foi assinada a ata de posse dos novos conselheiros tutelares, que irão atuar nos quatro conselhos distribuídos nas gerências regionais do município. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e contou com diversas autoridades municipais, entre elas o vice-prefeito José Ivaldo Gomes.

De acordo com a secretária de Programas Sociais do Cabo e presidente do ComdCasa , Maria do Carmo da Silva, os membros eleitos devem garantir que sejam cumpridos os direitos das crianças e dos adolescentes. “Eles vão ajudar a proteger e a cuidar de todos os menores do nosso município, fazendo com que não haja a violação dos seus direitos”, ressaltou a secretária. 

“Estou muito feliz em poder estar participando dessa posse. Os novos conselheiros estarão dando continuidade ao trabalho desenvolvido no nosso município. Eles terão o papel de defender os diretos das crianças e adolescentes do nosso município”, afirmou o vice-prefeito José Ivaldo Gomes.

Maria do Carmo também informou que todos os conselheiros passaram por capacitação com duração de 20h/aula. “Eles aprenderam a base de funcionamento dos conselhos e os órgãos que devem recorrer quando for necessário. Além disso, a Prefeitura disponibiliza total apoio para que todos os conselheiros possam trabalhar da melhor maneira possível na proteção das nossas crianças”, explicou ela.

“Este momento é muito importante para nós que estamos tomando posse. Vamos exercer as nossas funções orientando, aconselhando e acompanhando cada caso, para garantir o cumprimento de todos os direitos da criança e adolescente”, disse uma das empossadas, Adeilda Soares. 

Estiveram presentes também o secretários Executivos José Francisco Filho (Juventude e Esportes) e Lucidalva Nascimento (Mulher); o presidente do Conselho Municipal de Saúde do Cabo, André Cordeiro; a vereadora Edna Gomes e o secretário adjunto de Agricultura de Vitoria de Santo Antão, Mario Lima.

Texto: Amanda Falcão – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Biblioteca Comunitária é inaugurada no distrito de Ponte dos Carvalhos






Biblioteca Comunitária Ler é preciso. Este é o nome do projeto que deu vida à nova biblioteca do Centro Cultural Mestre Dié, no distrito de Ponte dos Carvalhos. A reinauguração aconteceu nesta terça-feira (29/05), no próprio centro, e é fruto de uma parceria entre o Instituto EcoFuturo (idealizador do projeto), a prefeitura, a empresa Deca Duratex, e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A solenidade reuniu representantes das organizações parceiras do projeto e autoridades municipais. Com a implantação, toda a população de Ponte dos Carvalhos vai poder desfrutar de um ambiente voltado para a leitura, conhecimento, pesquisa e acesso ao livro.

O secretário de Governo e Orçamento Participativo, Luiz Pereira, que na ocasião representava o prefeito Lula Cabral, destacou a importância deste espaço para os moradores da localidade. “Uma biblioteca engrandece a cultura do nosso povo. Este é mais um equipamento público que vai se perpetuar por gerações, resgatando a cidadania, transformando vidas e levando conhecimento e desenvolvimento à população, além de aumentar a qualidade de vida da comunidade”, enfatizou. “A entrega da biblioteca é mais uma demonstração do respeito e da preocupação da nossa gestão com as pessoas. Esta é mais uma ferramenta que vai expandir o conhecimento e estimular a leitura, ajudando no crescimento e na formação dos nossos cidadãos”, pontuou a secretária de Educação, Gildineide Fialho.

O espaço passou por reformas, recebeu novas mobílias, computadores com acesso à internet para realização de pesquisas, impressora e sala de vídeo. Outra sala, voltada para a leitura infantil, oferece ainda mais conforto, com almofadas, mesas e cadeiras, convidando os pequenos a viajar no mundo da leitura. O acervo também foi ampliado com a chegada de mais de mil livros, totalizando agora cerca de 8 mil títulos, que poderão ser explorados por pessoas de qualquer faixa etária.

Além disso, a FNLIJ capacitou 25 funcionários, entre bibliotecários e professores do município, com os cursos de auxiliar de biblioteca e promotor de leitura. De acordo com a coordenadora do projeto Biblioteca Comunitária, Daniele Juaçaba, os cursos são o diferencial do projeto, que fazem com que a população crie uma cultura de biblioteca e frequente mais o espaço. “Com os funcionários mais preparados e receptivos, as pessoas se apropriam e aprendem a usá-la como uma fonte rica de conhecimento, diversão e lazer”, destacou.

Para a atendente Ana Cristina dos Anjos, 47, moradora de Ponte dos Carvalhos, a unidade vai atrair jovens, adultos, idosos e crianças. “Até eu, que não vinha, vou passar a vir. O lugar está lindo, fiquei encantada, dá até vontade de me sentar e escolher um livro”, relatou. A dona de casa Alzenir Ferreira, 31, também gostou do novo espaço. “Não conhecia como era antes, mas já me apaixonei. Minha filha de 4 anos já me pediu para eu trazer ela outras vezes”, comentou.

De acordo com a coordenadora do Mestre Dié, Benedita Santos, a mudança, que tornou a biblioteca comunitária, vai levar um atendimento diferenciado aos leitores. “Antes, nós já recebíamos cerca de 80 pessoas por dia, agora pretendemos ampliar esse número, já que temos uma melhor estrutura e nossos funcionários estão aptos a realizar um trabalho de acompanhamento com os leitores e também de interação com a comunidade”, afirmou. A biblioteca vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.


Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa