quarta-feira, 5 de junho de 2013

Centro de Referência Esportiva Pernambuco é inaugurado com festa no Cabo


centrodereferenciaespportiva-1
Crianças e adolescentes do Cabo de Santo Agostinho ganharam um novo espaço para a prática de esportes e formação cidadã. Nesta terça-feira (05/06), foi inaugurado o Centro de Referência Esportiva Pernambuco, o único do Estado e o quinto do país, com sede no distrito de Ponte dos Carvalhos. O projeto, patrocinado pela Petrobras através do Programa Esporte & Cidadania, está sendo executado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania em parceria com o Governo Municipal.
Diversas autoridades estiveram presentes na entrega do equipamento, entre elas o prefeito do Cabo, Vado da Farmácia; o gerente Executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Trípodi; o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes; o presidente do Pró-Cidadania, Petrônio Tavares; e a responsável pelo Instituto Esporte Educação, Ana Moser (ex-atleta).
centrodereferenciaespportiva-6Diversas apresentações culturais, realizadas por integrantes do projeto Tenda da Cidadania, de Palmares, abrilhantaram a festa de inauguração do centro. O homenageado do São João do Cabo deste ano, Zequinha dos Oito Baixos, também mostrou sua arte.
“Esse é um momento de muita importância para o Cabo, pois estamos recebendo esse projeto grandioso que vai beneficiar crianças e adolescentes do nosso município através da inclusão social”, declarou o prefeito Vado, que na ocasião também assinou o termo de convênio com o centro de referência. “Nós queremos que este espaço sirva não só para a prática de esportes, mas também para um aprendizado significativo e a formação cidadã”, ressaltou Armando Trípodi.
centrodereferenciaespportiva-3
“Se este não for o maior, que seja o melhor centro de referência esportiva do Brasil”, enfatizou Marcelino Guedes. Os demais centros estão localizados no Amazonas, na Bahia, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e atual presidente do instituto responsável pela formação dos professores que atuarão no centro, também falou sobre o significado desse equipamento para a vida dos jovens. “Essa iniciativa é muito louvável, pois tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do esporte no país”, comentou. O presidente do Pró-Cidadania agradeceu a parceria do Governo Municipal para a implantação do projeto. “Gostaria de homenagear a equipe da prefeitura por nos ajudar a tornar esse centro realidade”, disse.
centrodereferenciaespportiva-2
A sede do Centro de Referência Esportiva foi instalada na quadra poliesportiva Gilberto Farias do Monto (Gibão). Além de uma ampla área para jogos, o espaço possui salas para atendimento psicossocial, para os professores e para a coordenação. 22 profissionais estão envolvidos no projeto, que terá duração de dois anos podendo ser renovado por mais dois. São professores de educação física, estagiários da área, psicóloga, assistente social, pedagoga e assistente administrativa. De acordo com o coordenador Geral do centro, Thyago Santos, outros espaços também receberam atividades do projeto. “Algumas modalidades oferecidas serão praticadas em outros equipamentos cedidos pela prefeitura, como as quadras das escolas-modelo de Ponte dos Carvalhos e Nova Era, além da piscina da escola-modelo do loteamento Garapu”, explicou.
Serão beneficiados diretamente 600 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos do Cabo. Eles serão distribuídos em vagas de nove modalidades esportivas, handebol, basquete, futebol de campo, futsal, vôlei, natação, oficinas de jogos recreativos, taekwondo e boxe. Além dessas atividades, 160 professores da rede pública municipal de ensino dos oito municípios pertencentes ao Território Estratégico de Suape (Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém), serão capacitados com o objetivo de contribuir para a universalização das práticas do esporte educacional para aproximadamente 9 mil jovens.
centrodereferenciaespportiva-8
Também prestigiaram o ato a vice-prefeita do Cabo, Edna Gomes; o prefeito de Rio Formoso, Hely Farias; o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Roberto Galindo,  vereadores do município, crianças beneficiadas por projetos sociais do município e de escolas municipais, bem como funcionários da prefeitura e da Petrobras.


INSCRIÇÕES – Entre os dias 06 e 14 de junho, serão realizadas no próprio Gibão as inscrições para os interessados em participar das modalidades esportivas. Terão prioridade as crianças cadastradas no Programa Bolsa Família. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3524-8878.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário