terça-feira, 11 de junho de 2013

Violência contra a pessoa idosa é discutida no 1° Fórum do Envelhecimento do Cabo


forumdoidoso01Violência contra a pessoa idosa. Este foi o tema discutido no 1º Fórum do Envelhecimento promovido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho nesta terça-feira (11/06). O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e contou com a presença da vice-prefeita, Edna Gomes, de representantes de órgãos ligados à garantia dos direitos da Pessoa Idosa e de diversos grupos do segmento do município, além da sociedade civil organizada. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Programas Sociais em parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa (Comdepi).
forumdoidoso03
Os que fizeram parte da mesa abriram o evento alertando os presentes para a questão da violência praticada contra a pessoa idosa e que vem aumentando em todo o país. A vice-prefeita destacou a importância da valorização do idoso junto às famílias, às comunidades, escolas e ao poder público. “É preciso trabalhar essa mudança de conceito, de cultura, de educação e realizar o resgate da figura do idoso como uma pessoa que detém experiência e que ainda pode contribuir e muito com a sociedade e para a formação cidadã de cada membro de sua família”, alertou.
forumdoidoso02
O secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, ressaltou que esse espaço voltado para a discussão dessa temática vem contribuir para a elaboração de políticas públicas e sociais que servem para minimizar os abusos contra essa parte da população. “Temos procurado fazer o melhor para coibir esse tipo de crime no município, trabalhando integrado com o conselho e os poderes e assim garantir a proteção e os direitos da pessoa idosa”, relatou.
Para a aposentada Neri de Souza, 70, moradora da Cohab, a iniciativa de fazer esse fórum é muito boa. “Estou adorando participar e saber que existem pessoas que se preocupam com o nosso bem estar físico, psicológico e social”, comentou. “É preciso abrir esse espaço aos idosos para que nós sejamos ouvidos e informados dos nossos direitos, tendo uma velhice mais digna”, comentou o senhor Sebastião José de Lucena, 71, morador do Centro.Em seguida, o delegado de Polícia do Idoso de Pernambuco, Eronildo Farias, ministrou uma palestra apontando alguns índices de violência cometida contra as pessoas da terceira idade e situações de violação dos direitos baseados no Estatuto do Idoso.

forumdoidoso04Participaram do fórum a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Niedja Guimarães, a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa, Glicéria Amorim, o Padre da Paróquia de Santo Antônio, Nilton Francisco e a presidente da Pastoral do Idoso, Ana Maria Lins. Atualmente o município conta com 12 grupos de idosos organizados, distribuídos de Pontezinha a Jussaral, que somam um total de 514 pessoas.Todos os presentes no fórum receberam o Estatuto do Idoso.


Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário