sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prefeito Vado reúne secretariado e discute ações para 2013


reuniaosecretariado1
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, reuniu todo secretariado nesta sexta-feira (31/05) para fazer uma avaliação dos cinco primeiros meses de gestão e discutir sobre as principais ações que serão realizadas pela Prefeitura Municipal até o final deste ano. Na abertura do encontro, realizado em um hotel do Cabo, o prefeito falou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios e disse que elas estão sendo superadas com muito trabalho e criatividade. Também participou da reunião a vice-prefeita do município Edna Gomes.
reuniaosecretariado3
“A crise existe, mas a prefeitura é forte e juntos vamos superar os problemas”, disse. Ele enfatizou que uma das dificuldades é pagar as despesas com pessoal, cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Vado destacou mais uma vez que a sua gestão prioriza as áreas de saúde, educação e infraestrutura, mas sem esquecer de dar atenção à todas as outras.
Durante a reunião, vários secretários fizeram uma explanação sobre os investimentos nas suas respectivas áreas. O secretário de Infraestrutura, Oswaldo Vieira de Melo, detalhou algumas ações e investimentos considerados muito importantes, como as obras de urbanização nas comunidades do Chiado do Rato e Vila do Maruim. Também falaram sobre suas pastas os secretários Luís Lima (Saúde), Marcos Germano (Planejamento e Meio Ambiente), Elias Santos (Educação) e Lusivan Oliveira (Gestão Pública).
reuniaosecretariado2







Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Município inaugura na próxima quarta-feira Centro de Referência Esportiva


gibaoponte-1
O município do Cabo de Santo Agostinho vai inaugurar na próxima quarta-feira (05/06) o Centro de Referência Esportiva de Pernambuco (CRE.PE). O ato acontecerá às 11h, na quadra poliesportiva do Gibão (sede do projeto), situado no distrito de Ponte dos Carvalhos, e contará com a presença de diversas autoridades nacionais, estaduais e municipais. Patrocinado pela Petrobras, o projeto está sendo executado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, em parceria com a Prefeitura Municipal.
De acordo com o secretário de Governo do município e um dos responsáveis pelo CRE.PE, Ian Karlo, este projeto vai possibilitar diversos benefícios para crianças e adolescentes do município, que é o quinto no Brasil o único no Estado a receber o Centro. “Além de realizar um trabalho socioeducativo com acompanhamento psicológico, estaremos encaminhando os jovens para a prática de atividades esportivas, ajudando a ter uma vida mais saudável e distanciando cada vez mais eles das drogas”, pontuou.Os outros centros de referência esportiva estão localizados no Amazonas, na Bahia,no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Serão beneficiados diretamente pelo Centro 600 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos do Cabo. Eles serão distribuídos em vagas de nove modalidades esportivas, handebol (120), basquete (120), futebol de campo (25), futsal (95), vôlei (120), natação (40), oficinas de jogos recreativos (20), taekwondo (40) e boxe (20). Além disso, serão capacitados 160 professores da rede pública municipal de ensino dos oito municípios pertencentes ao Território Estratégico de Suape (Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém), com o objetivo de contribuir para a universalização das práticas do esporte educacional para aproximadamente 9 mil jovens.
INSCRIÇÕES – As crianças e adolescentes que queiram participar das atividades oferecidas pelo CRE.PE devem se inscrever entre os dias 06 e 14 de junho, no próprio Gibão. De acordo com o coordenador geral do Centro, Thyago Santos, terão prioridade as crianças cadastradas no Programa Bolsa Família. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3524-8878.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Abertura do São João do Cabo acontece neste sábado com show de Nádia Maia


SJ
O município do Cabo de Santo Agostinho já está entrando no clima do São João. É que as festividades juninas já começam a partir deste sábado (01/06), a partir das 18h30, com várias atrações musicais no polo da “Estação do Forró”, instalado no pátio da Estação do Trem (Centro). Uma das atrações mais esperadas da noite é a cantora Nádia Maia, que subirá ao palco a partir das 23h. Além dela, outros artistas animarão a primeira noite de shows, os cantores Benil, Roberto Cruz e Rogério Rangel. Neste sábado também acontece a primeira viagem do Trem do Forró, onde na chegada os participantes serão recepcionados com uma verdadeira festa junina com boneca mecânica, a banda de Pífano Zabumba do Mestre Chimba e a quadrilha Brigões de Suape.
Este ano, a programação de São João 2013 fará uma homenagem a Zequinha dos Oito Baixos e tem como tema “Tem quadrilha, forró, baião e alegria no seu coração”. A ação é realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer. Além do centro, as praias de Gaibu e Suape, os distritos de Ponte dos Carvalhos e Jussaral e o bairro de Pontezinha vão receber atrações musicais para as festividades juninas. As programações dos outros polos serão divulgadas em breve.
Para o secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, a expectativa para as festas juninas são as melhores. “Sempre procuramos dar prioridade aos artistas cabenses e este ano não foi diferente, pois iremos homenagear Zequinha dos Oito Baixos, por seu trabalho e talento”, disse. “Espero que possamos agradar a todo público cabense, tendo em vista que nós concentramos em todos os polos o tradicional forró pé-de-serra”, completou Rinaldo.
Veja a programação completa do polo “Estação do Forró”:
Dia – 01/06
18h30 – Receptivo Trem do Forró
Boneca Mecânica
Banda de Pífano Zabumba do Mestre Chimba
Quadrilha Junina Brigões de Suape Véio Abidoral
Luciano Barros & Tempero Nordestino
21h – Benil
22h – Roberto Cruz
23h – Nádia Maia
00h – Rogério Rangel
Dia – 02/06
20h – Véio Abidoral
21h – Tico Tico do Forró
22h – Adriano José e Banda
Dia – 08/06
18h30 – Receptivo Trem do Forró Boneca Mecânica
Quadrilha Junina Brigões de Suape
Véio Abidoral
Banda de Pífano Zabumba do Mestre Chimba
Forró Sensação
21h – João Salles e Banda
23h – Arimatéia Xavier e Banda
Dia – 09/06
18h30 – Receptivo Trem do Forró Banda de Pífano Zabumba do Mestre Chimba
Boneca Mecânica Véio Abidoral Quadrilha Junina Brigões de Suape
Forró Pega Pa Kapá
21h – Márcia Lima
Dia – 12/06
20h – Véio Abidoral
21h – Luciano Barros & Tempero Nordestino
23h – Banda Maria Fulô
00h30 – Banda G Ponto Com
Dia – 13/06
20h – Véio Abidoral
21h – Aristeu do Rojão
23h – Forró do Bate sela
Dia – 14/06
21h – Nil do Acordeon o Leão do Forró
23h – Edu Teixeira e Forró Ferruado
Dia – 15/06
18h30 – Receptivo Trem do Forró
Banda de Pífano Zabumba do Mestre Chimba
Boneca Mecânica
Véio Abidoral
Quadrilha Junina Bacamarte
Antônio do Acordeon e os Quenturas do Forró
21h – Xinelo Rasgado
23h – Jô Silva e Banda
Dia – 16/06
18h30 – Receptivo Trem do Forró
Banda de Pífano do Cabo
Quadrilha Junina Boris
Boneca Mecânica
Véio Abidoral
Bá do Acordeon e Banda
21h – João Paulo Nascimento e Banda
Dia 20/06
Trem do Servidor da CBTU
20h – Bichinha Arrumada
Dia – 21/06
20h – Véio abidoral
21h – Estrela Nordestina
23h – Aércio dos Oito Baixos
Dia – 22/06
18h30- Receptivo Trem do Forró
Banda de Pífano do Cabo
Boneca Mecânica
Véio Abidoral
Quadrilha Junina Boris
Adriano José e Banda
21h – Sevi Nascimento
23h – Antônio Paulino e Banda
Dia – 23/06
18h30- Receptivo Trem do Forró
Quadrilha Junina Bacamarte
Banda de Pífano do Cabo
Boneca Mecânica
Véio Abidoral
Ronaldo Aboiador
21h – Forró Pega Pra Kapá
23h – Toinho do Baião
01h – Nerilson Buscapé e Genildo Souza
Dia – 24/06
20h – Zequinha dos Oito Baixos
22h – Forró Flor de Lotus
Dia – 28/06
20h – Mistura do Forró
22h – Raimundo Karreiro
00h – Arlindo Moita
Dia – 29/06
18h30 – Receptivo Trem do Forró
Boneca Mecânica
Banda de Pífano do Cabo
Quadrilha Junina Bacamarte
Véio Abidoral
Monserat e os Pernambucanos do Forró
21h – João Salles e Banda
23h – Roxinó do Nordeste

Texto: Thainá França – Secom | Cabo

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Prefeito Vado e servidores prestigiam missa mariana na Matriz de Santo Antônio


Na noite dessa quarta-feira (30/05), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, esteve presente na missa mariana dedicada ao Governo Municipal, na Igreja Matriz de Santo Antônio, situada no Centro. Vários secretários e funcionários da prefeitura também prestigiaram a celebração eucarística, que homenageou a mãe de Jesus, Maria. A missa foi presidida pelo monsenhor Josivaldo Bezerra.
missamariana-4
missamariana-2
missamariana-3

 Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Prefeitos do Cabo e de Ipojuca discutem ações de prevenção à violência


vadoecarlosantana2
Os prefeitos do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, e de Ipojuca, Carlos Santana, se reuniram nesta quarta-feira (29/05) com o objetivo de debater assuntos comuns entre as duas cidades, tendo a segurança como foco principal da conversa. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Torrinha.
“Os dois municípios estão situados no entorno de Suape e, como o momento é de grandes investimentos, as duas cidades estão em crescente desenvolvimento. Isso gera muitas demandas, devido o número de pessoas que vieram morar ou trabalhar aqui”, frisou o prefeito Vado. “Infelizmente, algumas pessoas são atraídas para cometer atos de violência e por isso precisamos trabalhar unidos para garantir cada vez mais segurança para os moradores do Cabo e de Ipojuca”, completou. vadoecarlosantana1
O prefeito Carlos Santana também reforçou a importância de se trabalhar em conjunto fortalecendo a parceria entre as duas cidades. “Somos municípios vizinhos e precisamos estar unidos para tentar minimizar essa violência que vem junto com qualquer cidade que está em crescimento. Por isso, através de Vado, vim buscar uma parceria com o Governo do Estado para assim ganharmos mais força no combate à violência”, relatou. O chefe de Gabinete, Ricardo Marlon, também participou do encontro.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeito Vado visita comunidades, vistoria obras e ouve demandas de moradores


visitaobras_DSC1561O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, visitou duas localidades na manhã desta quarta-feira (29/05). O primeiro local foi a Rua 17 do bairro da Charneca, cuja pavimentação, que terá início em breve, foi um dos compromissos de campanha do atual prefeito. A segunda comunidade visitada foi Nova Era, em Ponte dos Carvalhos, que está recebendo obras de urbanização e é onde está instalada a sexta escola-modelo do município.
Acompanhado dos secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e Carlos Sinésio (Comunicação Social), o prefeito Vado percorreu toda a Rua 17 e conversou com vários moradores da localidade. “Pavimentar essa via é um dos meus compromissos com o povo da Charneca. Sabemos que a obra será difícil, e pedimos a compreensão de todos, mas não mediremos esforços para entregar essa rua em perfeito estado”, ressaltou. Além da pavimentação, a rua também receberá serviços de drenagem, contenção de barreiras e construção de escadarias nas transversais. visitaobras_DSC1531
“Há muitos anos que pedimos o calçamento dessa rua, pois ela é muito estreita e quando chove é muito perigoso. Espero que a prefeitura possa fazer essa obra o quanto antes”, comentou o pedreiro Marcelo Santana, 38 anos, que mora na localidade há 28. “O prefeito está vendo nossa realidade e tenho fé que essa obra será feita”, disse Rosilda dos Santos, 29 anos, dona de casa.
Em seguida, o prefeito foi à Nova Era, onde a prefeitura irá retomar as obras de urbanização da área ainda esta semana. “Nossa prioridade é pavimentarmos logo as avenidas 1 e 2 e as transversais de ligação entre elas para facilitar o tráfego”, informou o prefeito.
visitaobras_DSC1596
O projeto também inclui pavimentação e drenagem em mais de 30 vias do loteamento, implantação do sistema de esgotamento sanitário, revestimento de três canais e construção de praças. Os serviços estão sendo viabilizados por meio de uma parceria com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ao final, Vado vistoriou os ajustes que estão sendo feitos no piso da entrada da quadra poliesportiva da escola-modelo vereador Reginaldo Loreto da Silva, e conversou com gestores e alunos.
vado sao francisco
SÃO FRANCISCO – Nessa terça-feira (28/05), o prefeito Vado esteve no bairro São Francisco para conversar com moradores da localidade e inspecionar as escolas municipais Tancredo Neves e Armínio Guilherme dos Santos. Acompanhado pelo vereador Aziel Almeida e por lideranças comunitárias, o prefeito também vistoriou o canal e o campo de areia do bairro.



Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

terça-feira, 28 de maio de 2013

Trem do Forró 2013 aporta no município a partir deste sábado



O município do Cabo de Santo Agostinho já está se preparando para as festividades juninas. E é nesse embalo que a cidade recebe neste sábado (01/06) a primeira viagem da 23ª edição do Trem do Forró, com saída às 16h, do Bar Catamarã, em Recife. Durante o percurso de 42 km, os forrozeiros serão animados com trios de forró pé de serra em cada vagão. O evento é uma realização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Serrambi Turismo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.


Ao desembarcarem no Cabo, os participantes serão recepcionados no Pátio da Estação do Trem (centro) com muita animação e atrações culturais, como quadrilha, xote e bacamarteiros. Além disso, música, Boneca Mecânica e barracas típicas também farão parte da festa. O Trem do Forró dispõe também de serviço de bar e equipe de segurança em cada vagão, além de dois vagões de apoio, com banheiros e serviço de primeiros socorros.
Para o secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, o Trem do Forró já um marco do calendário junino do Cabo. “A cada ano esse evento vem se superando em quantidade de pessoas, principalmente com turistas de outros estados, e isso só fortalece mais ainda a nossa cultura”, destacou.
Os ingressos podem ser adquiridos pela internet (www.tremdoforro.com.br) ou na sede da Serrambi Turismo, que fica na Rua da Amizade, nº 38, no bairro das Graças, no Recife. Para os dias 1, 8, 15 e 16 de junho os ingressos custam R$ 80,00 por pessoa. Já as saídas dos dias 22, 23 e 29 podem ser adquiridas por R$ 100,00 cada. O bilhete inclui a viagem de ida e volta, uma camisa e uma pulseira de identificação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3423-5000.
TREM DO SERVIDOR – A 13ª viagem do Trem do Forró do Servidor do Cabo de Santo Agostinho será no dia 09 de junho. Cada servidor poderá adquirir até cinco passaportes no valor de R$ 60,00 (cada), sendo parcela única. O valor será descontado na folha de pagamento do mês de junho. As camisas serão entregues aos servidores após a apresentação do comprovante de inscrição, ou aos seus representantes, que devem apresentar o canhoto e uma autorização por inscrito acompanhada pelo documento de identificação da pessoa que comprou o bilhete. A entrega das camisas será feita no dia 07 de junho, das 8h às 17h, na própria secretaria.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa


Câmara do Cabo aprova anteprojeto de lei que autoriza a Prefeitura lançar o Refis

A Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho aprovou, nesta terça-feira (28/05), por unanimidade, e em segunda votação, o anteprojeto de Lei 

n° 06/2013 (Refis), do Poder Executivo que autoriza a prefeitura a conceder anistia ou redução de multas e juros de mora incidentes sobre créditos tributários. O prefeito Vado da Farmácia deverá sancionar a Lei nos próximos dias, quando entrará em vigor, estabelecendo também um decreto para regulamentar a forma de pagamento e de renegociação dos débitos dos contribuintes junto ao município.


O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) visa a melhoria da arrecadação municipal, dentro de um processo de modernização da gestão administrativa, a fim de contribuir para o avanço da democracia, otimização dos recursos públicos, promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população. O contribuinte interessado em participar do Refis deverá procurar brevemente a Secretaria de Finanças, situada no Centro Administrativo Municipal (CAM), para obter mais informações ou telefonar para o número 3521-6668.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo

Prefeito Vado e dirigentes do PT discutem sobre o desenvolvimento do Cabo


reuniaoptcabo1 O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu nesta segunda-feira (27/05) uma comitiva do Partido dos Trabalhadores (PT) do município. A visita serviu para se discutir como a legenda pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cidade, já que é da base do Governo e   ocupa  a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que tem como titular Severino Belo (Deda do PT). O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
A comissão, formada pelo presidente do PT Cabo, Joseias de França (Neno de França); pelo vereadorreuniaoptcabo3Ezequiel dos Santos e parte da diretoria, reafirmou o compromisso com a gestão e se mostrou entusiasmada para trabalhar as diretrizes do Governo Municipal, auxiliando principalmente no desenvolvimento do município. Os integrantes do partido informaram ainda que o PT, através do deputado federal Fernando Ferro, conseguiu a aprovação de uma emenda para a Secretaria de Saúde do Cabo no valor R$ 1 milhão. “Queremos manter um diálogo com a gestão para que possamos nos apropriar das ações e contribuir para construir uma cidade melhor para os cabenses”, destacou Neno de França.
O prefeito Vado agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de unir forças nesta fase. “O momento é de construir. Estou governando para todos, e o apoio será sempre bem vindo. Sabemos que o PT tem nos ajudado muito, inclusive a nível nacional com a presidente Dilma Rousseff, através dos repasses do Governo Federal que têm beneficiado nosso município. Com essa parceria fortalecida, o Cabo só tem a ganhar”, avaliou. O secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, e o chefe do Gabinete, Ricardo Marlon, também participaram da reunião.
reuniaoptcabo4
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Representantes da Receita Federal discutem construção de agência com prefeito


reuniaoreceita1Para tratar de alguns detalhes da construção de uma agência modelo da Receita Federal do Brasil (RFB) no Cabo de Santo Agostinho, o prefeito do município, Vado da Farmácia, recebeu nesta segunda-feira (27/05) representantes do órgão. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha. Situada às margens da BR – 101 Sul, ao lado da Secretaria de Defesa Social, a área onde será construída a agência foi doada pelo próprio município em 2011 e servirá como polo de atendimento ao público, englobando, além da Receita Federal, vários órgãos, entre eles o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Fundação Altino Ventura.
reuniaoreceita2
Durante o encontro, o delegado adjunto da RFB em Recife, Paulo Lira, apresentou a planta da nova unidade à gestão e pontuou pequenas pendências na documentação do termo de doação do terreno. “Pretendemos implantar essa agência o quanto antes para poder oferecer mais conforto tanto nas instalações da agência quanto uma maior qualidade no atendimento, proporcionando um melhor serviço para o contribuinte do Cabo”, explicou. A previsão é de que as obras iniciem ainda este ano.
O prefeito Vado da Farmácia, acompanhado dos secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, e de Assuntos Jurídicos, Tatiana Guerra, ressaltou que a prefeitura fará o possível para dar celeridade ao processo. “Temos total interesse em ajudar para que esses órgãos se instalem o quanto antes no nosso município, facilitando cada vez mais a vida da população do Cabo”, destacou. O chefe do Serviço de Tecnologia da Receita Federal do Brasil em Recife, José Luiz Texeira, também esteve presente na visita.
reuniaoreceita4







Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Premiação dos destaques marca o encerramento da 18ª Mocaspe



finalmocaspe2
O cenário teatral do Cabo de Santo Agostinho foi fortalecido mais uma vez com a realização da Mostra Cabense de Sketes e Poesias Encenadas (Mocaspe). O evento, iniciado no último dia 18, encerrou nesse domingo (26/05) com a apresentação do espetáculo vencedor no júri popular (categoria aspirante) e a entrega dos troféus dos destaques. A mostra, que este ano chegou a sua 18ª edição, foi uma realização do Movimento Teatral do município, com o apoio da Prefeitura Municipal, e aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu.
De acordo com um dos organizadores da mostra, Marcos Bracho, foram nove noites de muito trabalho e dedicação das companhias envolvidas. Ao todo, 21 espetáculos abrilhantaram e enalteceram o teatro cabense no evento.  “Para nós é uma alegria muito grande organizar a Mocaspe, que tem o objetivo de mostrar realmente o que é o teatro do Cabo de Santo Agostinho. Destaco também o apoio da prefeitura, grande incentivadora e parceira da mostra, e a participação ativa do público nos debates que eram feitos após as peças. Tudo isso só veio a somar”, declarou ele. finalmocaspe1
O último dia da Mocaspe iniciou com a apresentação da skete “60 segundos, vidas que se cruzam”, eleita a melhor peça no júri popular na categoria aspirante, com 95% dos votos. Com texto de Heyder Sander e direção de Cesar Rasec. “Para nós foi maravilhoso vencer no júri popular”, comentou o diretor da skete, um drama que, entre argila e cheiro de café, fazia uma reflexão sobre a morte. O espetáculo contou com quatro atores, foi uma produção da Cia. Teatral Charte. Em seguida, houve a encenação das Mais Mais, que tem a missão de fazer um verdadeiro mix de todas as peças apresentadas durante a Mocaspe. Arrancando muitos risos do público presente, as Mais Mais desse ano teve a direção de Thierry Fernandes.
finalmocaspe4
O evento continuou com uma homenagem a Marcelo Rhwushansky (falecido em abril deste ano), por toda sua contribuição ao teatro cabense, encenando ou produzindo espetáculos. A comissão organizadora da Mocaspe exibiu um vídeo com fotos e um trecho de uma peça encenada por ele na mostra do ano passado, Romeu e Julieta. Também foi lido um texto escrito pela cantora e atriz Nice Albano.

A Mocaspe contou com o apoio das secretarias de Cultura e Lazer, Programas Sociais, Educação e Comunicação Social. “É com muita satisfação que estamos aqui hoje prestigiando o encerramento de mais uma edição da Mocaspe, esse evento que atingiu esse ano sua maioridade com um trabalho brilhante, com o intuito de mostrar a efervescência teatral do município”, frisou o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa. “Parabenizamos também a organização por ter escolhido Marcelo Rhwushansky ainda em vida como o grande homenageado da mostra”, completou.
finalmocaspe3
O encerramento da18ª Mocaspe foi marcada pela entrega dos troféus, confeccionados por Síntia Alves, aos destaques desse ano em diversas categorias. Além de 35 troféus para a mostra adulta (troféu Francisco Alves), foram entregues 15 troféus aos destaques da 2ª Mostra Cabense de Sketes e Poesias Encenadas, que aconteceu entre os dias 15 e 17 deste mês (troféu Comdcasa).
O prêmio de melhor espetáculo (master) ficou com a skete “Tudo sobre meu pai”, um drama com texto de Leo Nolasco e direção de Luiz Navarro e Jailson Vidigal, da trupe Cara e Coragem. Um dos mais premiados da noite foi o ator, produtor e diretor Luiz Navarro. “Tudo isso é fruto de muito esforço e trabalho, e tudo que eu sei eu dedico à Mocaspe”, disse.
finalmocaspe5







Confira a relação dos premiados da Mocaspe (adulta e infantil):
ADULTA
Aspirante
- Iluminação – Evaldo Ferreira, com “Desejo Lascivo”
- Sonoplastia – Ezequiel Messias, com “Desejo Lascivo”
- Figurino – Cesar Rasec, com “60 segundos, vidas que se cruzam”
- Cenografia – Singly Line da Silva e Dihrôh Monteiro, com “Retratos da Realidade”
- Atriz coadjuvante – Priscila DeLanno, com “60 segundos, vidas que se cruzam”
- Ator coadjuvante – Adriano Severo, com “Casais entre quatro paredes”
- Ator – Ramon Bismark, com “Bosque das Solidões”
- Atriz – Raiane Letícia, com “Retratos da Realidade”
- direção – Cesar Rasec, com “60 segundos, vidas que se cruzam”
- melhor skete – “60 segundos, vidas que se cruzam”

Master
- Iluminação – Luiz Navarro, com “Tudo sobre meu pai” e “A Ostra”
- Sonoplastia – Thierry Fernandes, com “Na Europa não é assim”, “A Mãe” e “Desconhecidos”
- Figurino – Luiz Navarro e Belly Nascimento, com “A Ostra”
- Cenário – Luiz Navarro, com “Tudo sobre meu pai” e “A Ostra”
- Maquiagem – Thierry Fernandes, com “E nós que amávamos a revolução” e Desconhecidos”
- Atriz Coadjuvante – Jessica Talita, com “Casais entre quatro paredes”
- Ator – Gilson Paz (“Tudo sobre meu pai”) e Madson Erick (“Enamorados”)
- Atriz – Brunely Gusmão, com “Desconhecidos”
- Autor – Evânia Copino, com “A Mãe”
- diretor  – Luiz Navarro, com “A Ostra”
- Melhor skete
1ª colocada: “Tudo sobre meu pai”
2ª colocada: “Bosque das Solidões”
3ª colocada: “A Ostra”

Prêmios especiais
- Jailson Vidigal, com “Bosque das Solidões”
- Itamar Felipe, com “Casais entre quatro paredes”

INFANTIL
- Iluminação – Luiz Navarro, com “A outra história de Francisco”
- Sonoplastia – Luiz Navarro, com “A outra história de Francisco”
- Figurino – Dihrôh Monteiro e Luiz Navarro, com “A outra história de Francisco”
- Cenário – Val Martins e Luiz Navarro, com “A outra história de Francisco”
- Maquiagem – Thierry Fernandes, com “Colorido”
- Ator coadjuvante – Fell Silva (“Outra história de Francisco”)
- Ator – João Neto, com “A outra história de Francisco”
- Atriz – Ana Emília (“Outra história de Francisco”) e Priscila Almeida (“Ali tem um circo”)
- Autor – Luiz Navarro, com “A outra história de Francisco”
- Diretor – Luiz Navarro, com “A outra história de Francisco”
- Melhor skete – “A outra história de Francisco”

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

5ª Conferência Municipal das Cidades reuniu aproximadamente 300 pessoas


5confcidades2
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, durante todo esse sábado (25/05), a 5ª Conferência Municipal das Cidades. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”, o evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre os delegados escolhidos nas quatro pré-conferências, observadores, convidados de vários movimentos populares e trabalhadores, entidades e representantes do poder público (executivo e legislativo). A conferência aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e contou com a presença do prefeito do município, Vado da Farmácia, além de autoridades municipais e estaduais.
Na abertura, o prefeito saudou a todos os presentes e ressaltou a importância da conferência. “Vocês estão aqui hoje para elaborar propostas que futuramente serão implantadas no nosso município e é com esse intuito de melhoria que precisamos caminhar juntos, para construir uma cidade melhor para a população cabense”, declarou. 5confcidades1
Logo em seguida, foi formada uma mesa-redonda sobre o tema central com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Roberto Montezuma; o deputado Federal Fernando Ferro; e o vereador Alexandre Guedes. Para Roberto Montezuma, a mudança deve estar refletida num plano de ideias. “Em conjunto com a população devemos realizar projeções e um plano físico de desenvolvimento da cidade que queremos”, disse.
_DSC1366
De acordo com Marcos Germano, o evento significa a discussão democrática da população. “Saímos hoje daqui com oito propostas extremamente importantes, pois a melhoria da cidade se dá através delas e é com esse objetivo que vamos a nível estadual para implantá-las”, enfatizou.
O objetivo central da conferência é trabalhar na consolidação da política municipal de desenvolvimento urbano, discutir projetos e propostas para construção das políticas públicas voltadas para o futuro da cidade. A 5ª Conferência Municipal das Cidades é também uma preparação para o evento estadual. As propostas consolidadas serão encaminhadas à Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá no segundo semestre, e após isso será levada a Conferência Nacional, que acontece no final do ano, em Brasília.
À tarde, os participantes debateram e formaram grupos de trabalho para a realização da plenária final. Depois, foram apresentadas e aprovadas as propostas e feita a leitura das moções. Após a aprovação das propostas, que serão levadas à Conferência Estadual das Cidades, foram eleitos os delegados que representarão o município no evento. Serão 23 delegados (sete do poder executivo municipal, três do legislativo municipal, seis dos movimentos sociais, dois dos movimentos trabalhadores, dois empresários, um representante das ONG’S e dois profissionais acadêmicos). _DSC1354
“Quero parabenizar a toda a organização por esse momento em que conseguiremos levar a discussão de políticas públicas para nível estadual e garantir que as propostas sejam efetivas no estado”, finalizou o delegado participante do Movimento Por Moradia Popular de Pernambuco, José Francisco. Para Valdilene Queiroz, 25, representante do Movimento das Famílias Sem Teto (MFST), a conferência foi bastante produtiva. “Aqui pudemos expor nossas propostas para ter uma cidade melhor e moradia digna de se viver”, explicou.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa e Ivan Melo

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Agentes comunitários de Saúde do município comemoram conquistas


confra 02Os agentes comunitários de Saúde do Cabo de Santo Agostinho promoveram uma série de atividades nesta sexta-feira (24/05) para celebrar as recentes conquistas da categoria. O prefeito Vado da Farmácia participou do encontro, que aconteceu no Sest/Senat, situado às margens da PE-60. O evento teve como objetivo principal a comemoração do reajuste salarial dos agentes, que desde o dia 1º de maio passaram a receber a remuneração no valor de R$ 1.052,00 e ainda benefícios como insalubridade. Há 19 anos os profissionais não tinham um reajuste. A vice-prefeita, Edna Gomes, e vários secretários também prestigiaram o evento.
O prefeito Vado parabenizou o trabalho que os agentes vêm desempenhado e cumprimentou um a um peloconfra DSC_0559esforço e dedicação na busca pela melhoria da saúde e para a prevenção de doenças em diversas comunidades no município. “Esse mês pudemos efetivar um direito deles, que há muito tempo precisavam desse reconhecimento. Isso vai fortalecer ainda mais esses trabalhadores e vai contribuir para melhoria do desempenho desses profissionais gerando um melhor atendimento para a nossa população”, relatou.
Dentro da programação, foram realizadas palestras de prevenção a doenças endêmicas, sobre violência doméstica, entre outras. O evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde. Para o tesoureiro da Associação Municipal dos Agentes de Saúde do Cabo, Inaldo Severino da Silva, esse reconhecimento do prefeito com a categoria só demonstra o compromisso da gestão com a saúde do município. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento dessa luta”, pontuou. A agente de endemias, Creuza Aurino Xavier, destacou que o gestor Vado sempre teve esse olhar especial para os agentes. “Desde quando Vado era vice-prefeito ele admirava o nosso trabalho, com essa força e reconhecimento faremos um trabalho ainda melhor”, avaliou.
“Há anos os agentes lutam por melhorias, essa conquista é fundamental para elevar a qualidade do atendimento e melhorar ainda mais os serviços de orientação e prevenção a doenças junto às comunidades”, destacou o secretário de Saúde, Luís Lima.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Campus provisório do IFPE no Cabo poderá ser instalado na Fachuca


visitaifpefachuca-3-
A reitora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Cláudia Sansil, visitou nessa quarta-feira (22/05) as instalações da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca), situada no bairro da Destilaria. O objetivo foi vistoriar o espaço para avaliar a possibilidade de implantação do campus provisório do instituto no município, até que as obras do definitivo sejam concluídas.

A visita foi acompanhada pelo secretário Municipal de Educação, Elias Santos, e parte de sua equipe; pelo diretor da faculdade, Joaquim Severino, e por técnicos do IFPE.
visitaifpefachuca-4-
Se aprovada, uma área da Fachuca funcionará em 2014 no período diurno como o campus provisório do IFPE no Cabo. O campus definitivo será erguido em um terreno de 14,2 hectares (doados pela Prefeitura Municipal) no Convida Suape, bairro planejado em fase de implantação no município, e tem previsão para começar a funcionar em 2015.
“Estamos aplicando um questionário avaliativo para estudarmos a possibilidade da instalação do campus temporário nesta faculdade, verificando a localização, infraestrutura, acessibilidade, climatização, entre outras questões”, explicou a reitora. “Precisaríamos de salas adequadas aos três cursos que serão oferecidos, e no mínimo quatro salas para a parte administrativa”, completou.
visitaifpefachuca-2-
Para o secretário Elias Santos, ter um campus provisório do IFPE numa autarquia municipal seria um ganho para o Cabo. “Queremos receber essa instituição de braços abertos e nos colocamos à disposição para ajudá-la no que for preciso”, declarou. Ainda esta semana o IFPE enviará à Fachuca uma arquiteta para fazer um estudo mais detalhado da área e concluir seu relatório, que deverá ser enviado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).
visitaifpefachuca-1-







Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prefeito recebe casal e promete devolver imóvel desapropriado pelo município



_DSC0979 O prefeito Vado da Farmácia recebeu, nesta quarta-feira (22/05), o casal Samuel Ferreira do Nascimento, 68, e Elizabete Ribeiro da Silva Nascimento, 53, proprietários de um imóvel, em Ponte dos Carvalhos, que foi desapropriado pela prefeitura em 2011. O casal foi ao gabinete, no Centro Administrativo Municipal (CAM), agradecer ao prefeito por ele ter anunciado que vai anular a desapropriação e devolver o imóvel aos donos, após os trâmites legais que o caso exige.
“Para mim, é uma grande honra poder reparar essa injustiça cometida e devolver o que é de vocês por direito”, declarou o prefeito. Na ocasião, o prefeito solicitou ao procurador Geral do Município, José Feliciano, que acompanhe o processo de devolução do imóvel ao casal, que atualmente está sendo ocupado por um Posto de Saúde da Família (PSF). Ainda de acordo com Vado, a prefeitura vai procurar outro imóvel para que o posto de saúde seja relocado e poder entregar a casa de volta ao seu Samuel e dona Elizabete.
Seu Samuel, muito emocionado, agradeceu imensamente este ato do prefeito. “Eu não poderia deixar de vir aqui pessoalmente lhe parabenizar e agradecer pelo o que o senhor fez por mim e minha esposa. Estou completamente feliz e satisfeito”, comemorou. Dona Elizabete aproveitou, também, para desejar a Vado um ótimo governo nesses quatro anos de mandato e dizer que ele é um homem iluminado por Deus.
_DSC0964






Texto: Thainá França – Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo