quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeitura faz avaliação positiva da Conferência Municipal de Meio Ambiente


conferencia ma 1O município do Cabo de Santo Agostinho foi palco de um grande debate voltado à área ambiental na última sexta-feira (26/07). A segunda edição da Conferência Municipal de Meio Ambiente reuniu cerca de 200 pessoas no auditório do Sest/Senat, situado às margens da rodovia PE-60.  O espaço para discussão e elaboração de propostas, que serão defendidas em esfera estadual, contribuiu para a participação popular e interação da sociedade com questões importantes para o futuro da cidade.
Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano, a conferência foi bastante exitosa, já que a sociedade civil participou ativamente demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Os participantes não se limitaram em discutir apenas o tratamento e reinserção dos resíduos sólidos, tema definido em nível nacional para as conferências municipais. As discussões foram bem mais abrangentes, e isso é muito importante já que 50% do território do Cabo é área de proteção ambiental. O que percebemos é que a população sabe que o município precisa crescer, mas busca o crescimento ordenado reafirmando o cuidado com o seu território”, avaliou.
Durante o encontro, foram eleitos 14 delegados, sendo sete titulares escolhidos para participar da Conferência Estadual de Meio Ambiente que será realizada de 30 de agosto à 1º de setembro.  Os representantes do município irão defender as 20 propostas escolhidas baseadas em quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Prefeitura faz entrega de coletes a mototaxistas já regularizados



entregadecoletevado01A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho entregou, nesta quarta-feira (31/07), 50 coletes a um grupo de mototaxistas regularizados por lei (Nº 12.009/2009), criada pelo Governo Federal e regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os novos uniformes obrigatórios para o transporte de passageiros em veículos sobre duas rodas têm a cor verde e uma numeração. Os coletes foram entregues pelo prefeito do município Vado da Farmácia, que estava acompanhado do secretário de Defesa Social do Cabo, Ricardo Marlon.
entregadecoletevado02
O prefeito Vado falou sobre a importância da padronização e da regulamentação da categoria. “Sabemos da batalha antiga que os mototaxistas vêm tendo para garantir os seus direitos. Hoje podemos dizer que teremos uma prestação de serviço qualificada, mais segura não só para os usuários, mas também pra vocês”, declarou o prefeito.
De acordo com Ricardo Marlon, a regularização é uma exigência do Governo do Estado. “Estamos cumprindo o que determina a lei, que é de fiscalizar e prestar um melhor serviço a comunidade”, destacou. Ainda segundo ele, o próximo passo será a definição e sinalização dos pontos dos mototaxistas.
entregadecoletevado04“Agradeço ao prefeito Vado por ter cumprido o que nos prometeu que foi dar continuidade às melhorias da nossa categoria”, agradeceu o presidente da Coopermoto Cabo, Aurino Caetano. “Agora podemos circular com mais tranquilidade e segurança, garantindo assim uma padronização completa para uma melhor fiscalização das autoridades”, completou.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 30 de julho de 2013

Procon do Cabo divulga balanço de atendimento relativo ao primeiro semestre


O Procon do Cabo de Santo Agostinho divulgou, nesta terça feira (30/07), o balanço de atendimentos realizados durante o primeiro semestre de 2013. De 1° de janeiro a 30 de junho, já foram realizadas 1033 audiências, das quais 797 resultaram em conciliações. O órgão é vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, e atua na proteção e defesa do consumidor no município e de cidades circunvizinhas, executando, assim, a política municipal para o equilíbrio das relações de consumo.
De acordo com o gerente Executivo do Procon, Reginaldo Alves, foram registradas 367 reclamações. “As mais comuns atualmente se referem às cobranças indevidas, problemas com entrega de produtos e serviços. O setor de comércio eletrônico também tem recebido mais queixas, bem como operadoras de telefonia e internet, serviços de abastecimento de água e energia elétrica, e lojas de móveis e eletros em geral”, explicou. Sobre as perspectivas para o próximo semestre, Reginaldo Alves afirma que o Procon tem como meta melhorar cada vez mais o atendimento e encurtar o prazo de audiências.
“O serviço do Procon é muito importante para que seja exercida a cidadania nas relações de consumo e garantidos os direitos do consumidor”, destacou a secretária Municipal de Assuntos Jurídicos, Tatiana Guerra.
O órgão foi criado em 2005 e conta com uma equipe de advogados, orientadores administrativos e estagiários, que desenvolvem atividades nas mais diversas áreas de atuação, como educação para o consumo, recebimento e processamento de reclamações de consumo, tendo a finalidade de fiscalizar o mercado consumidor, fazendo cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor.
SERVIÇO – O Procon do Cabo fica localizado na Rua José Plech Fernandes, nº 115 (Centro), e é aberto ao público funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 15h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6621.
Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeitura realiza seminário preparatório para 3ª Conferência de Igualdade Racial


conferencia-01A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial promoveram, na tarde desta segunda-feira (29/07), um seminário preparatório para 3ª Conferência Municipal de Igualdade Racial. O evento teve início às 14h, e foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha. O objetivo foi mobilizar governo e sociedade civil para discutirem temas ligados a políticas de enfrentamento ao racismo e igualdade, que serão levados à conferência.
O evento contou com a participação da assessora especial da Secretaria de Programas Sociais, Maria do Carmo da Silva; da coordenadora da Casa dos Conselhos, Jane Santos; da secretária Executiva da Mulher, Tereza Claudina; de conselheiros, representantes do Centro das Mulheres do Cabo e sociedade civil.
conferencia-02“Este seminário acontece como uma etapa preparatória para conferência, E para a gestão do prefeito Vado da Farmácia é de fundamental importância convidar a sociedade, ouvi-los e extrair subsídios para o dia do evento”, destacou Maria do Carmo.
Entre os temas abordados pelo seminário estavam a democracia e desenvolvimento sem racismo, avanços e desafios, arranjos institucionais, estratégia de enfrentamento ao racismo e proposição de mobilização. O arte-educador Jonathas Douglas, 23, estava participando do seminário e também ressaltou sua importância. “Queremos formar alianças conhecendo ideias diferentes, como sou rapper, participo muito da cultura negra e quero expor e adquirir conhecimentos”, enfatizou.
conferencia-03Uma das principais pontos discutidos foi o da doença que mais atinge os negros, a anemia falciforme. No Brasil, estima-se que 3 de cada 100 pessoas são portadoras de traço de anemia falciforme e 1 em cada 500 negros brasileiros nasce com a doença. Ela é genética e hereditária, causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-o para os tecidos. “A maior parte dos negros desconhecem essa doença e muitos, por não se considerarem negros, não se consultam para diagnosticá-la”, explicou Samuel do nascimento, 45, professor de história e participante do seminário. “Este seminário é importantíssimo para alavancar os anseios da comunidade negra do município do Cabo”, completou ele. A 3ª Conferência de Igualdade Racial está programada para os dias 9 e 10 de agosto.
Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

Vado volta a discutir melhorias no transporte complementar do município


REUNIAOCOOPERATIVA-3Mais uma vez o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, abriu espaço para discutir melhorias no transporte alternativo do município. Para isso, o representante do executivo municipal esteve nesta segunda-feira (29/07) com cinco integrantes da Cooperativa de Transporte Complementar do Cabo (Coopertrans). O encontro aconteceu no anexo do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado às margens da PE-60.
Na ocasião, foram discutidos assuntos relacionados à categoria, como a regulamentação do transporte complementar, implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, entre outros. “Estamos sempre nos reunindo com os que fazem o transporte alternativo do município para que eles possam oferecer um serviço que atenda as necessidades dos usuários do transporte público”, ressaltou o prefeito Vado.
REUNIAOCOOPERATIVA-2Durante a reunião, o prefeito autorizou que o secretário de Defesa Social, Ricardo Marlon, realizasse um estudo sobre o sistema de bilhetagem eletrônica o “Passagem Inteligente”. “São várias as vantagens deste sistema, inclusive a segurança dos cobradores, motoristas e passageiros, já que, com a bilhetagem implantada, circula pouco dinheiro durante as viagens”, informou Ricardo Marlon.
O presidente da Coopertans, Arnaldo José de Souza, relatou algumas dificuldades que eles vêm enfrentando com o sistema atual do município e defendeu que a bilhetagem eletrônica e o caixa único por linha são algumas saídas para melhorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo. O procurador Geral do município, José Feliciano Barros, e a secretária de Assuntos Jurídicos, Tatiana Guerra, também participaram da reunião.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

Cabo promove diversas atividades para comemorar o Dia do Motorista

Cabo promove diversas atividades para comemorar o Dia do Motorista



DiadoMotorista1Em comemoração ao Dia do Motorista (25 de julho), a Prefeitura do Cabo de Agostinho, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte ( Sest/Senat), promoveram  nesse domingo o evento “Cidadania e Transporte”. No local, funcionários das empresas de transportes, empresas de ônibus locais, além das cooperativas de carros e motos da cidade, participaram das festividades. O evento aconteceu no Espaço Sest/Senat, às margens da PE-60, e contou com diversos serviços em saúde.
De acordo com o diretor do Sest/Senat, Diniz Cavalcanti, é o quarto ano que o evento é realizado no município. “Durante este tempo, sempre fazemos parceria com a Prefeitura, e hoje não seria diferente. A Secretaria de Saúde está aqui oferecendo diversos serviços para os profissionais do transporte”, ressaltou. “O segmento participa e quem ganha é a população, que usufrui não só dos momentos de lazer, mais também cuida da saúde”, destacou o presidente.diadomotorista2
A ocasião foi de muita festa e descontração para motoristas, familiares e empresários do ramo, que puderam desfrutar de todo espaço e das comidas típicas da região, feitas pelas Empreendedoras do Cabo. No evento, os participantes puderam contar com os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, como aferimento de pressão arterial, vacinas e   orientação sobre Saúde Bucal.
Segundo o coordenador de Educação em Saúde do Cabo, Beto Vieira, o evento favorece o segmento e atinge principalmente o público masculino, que estão na “ponta”, no ramo do transporte. “Esta ação facilita que os profissionais possam se prevenir contra possíveis doenças”, disse. “Muitas vezes por conta das horas trabalho, eles não procuram os serviços de saúde”, comentou Beto. “Por isso, estamos aqui, trabalhando a prevenção, a promoção e a assistência em saúde desses profissionais”, finalizou.
dia do motorista5Luta Contra Hepapites Virais
Para celebrar o  Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais B e C, lembrado nesse domingo (28), as coordenadorias de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbert de Souza e a Vigilância Sanitária, realizaram no local, o teste rápido para hepatites B e C, distribuíram material educativo, preservativos e disponibilizaram vacina contra o vírus da Hepatite B.
Texto e Fotos: Amanda Falcão –Ascom da Saúde/ Cabo

Campanha contra Sarampo é realizada no Cabo

Campanha contra Sarampo é realizada no Cabo


sarampo_index2
Crianças de 6 meses a 4 anos, participaram  neste sábado(27/07), do “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo. A ação que é promovida pelo Governo do Estado e desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, visa intensificar  e conscientizar a população sobre a importância da tríplice viral, que também protege contra a rubéola e caxumba e integra o calendário básico de vacinação.  A campanha de vacinação segue até a próxima sexta-feira (02/8), em todas as unidades de saúde da Rede Municipal.
As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéola, sarampo e caxumba (tríplice viral): a primeira, com um ano de idade; reforço com um ano e três meses; e a segunda dose, entre quatro e seis anos. O efeito da vacina, ou seja, a imunidade tem início duas semanas após a imunização.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Vivine Pina, a principal forma de prevenção contra sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano. “Os pais devem lembrar de levar sempre o cartão de vacinação, que é o documento essencial para determinar se a criança tem necessidade ou não da vacina”, alertou ela.
DOENÇA- O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas incluem, manchas avermelhadas na pele (exantena maculopapular eritematoso), febre, acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e coriza. O período de incubação é, geralmente, de dez dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).
SERVIÇO- A vacina Tríplice viral é oferecida gratuitamente em todas as unidades de saúde do município (das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira).
Supervisores da Campanha de Vacinação
Supervisores da Campanha de Vacinação






Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Cabo se prepara para realizar Conferência Municipal de Cultura

  

Com o tema “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura”, a 2ª Conferência Municipal de Cultura do Cabo de Santo Agostinho acontecerá nos próximos dias 09 e 10 de agosto. Organizada pela Secretaria de Cultura e Lazer, a conferência tem como objetivo principal coletar e identificar as necessidades e demandas e definir diretrizes, estratégias e ações, além de propor caminhos mais adequados para a consolidação de uma política cultural eficaz para a cidade do Cabo.
Direcionada a artistas dos mais diversos seguimentos e representantes da sociedade civil, a Conferência de Cultura será realizada no auditório Padre Vander Velden, que fica localizado ao lado da escola-modelo Prefeito Eronides Soares, em Pontezinha e abordará os seguintes eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.
“Estamos atendendo a uma exigência da Conferência Nacional de Cultura e com isso estaremos realizando a 2ª Conferência Municipal de Cultura, para que a comunidade participe de forma eficaz e possa contribuir na construção de políticas públicas de cultura para o município”, destacou o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa.
INSCRIÇÕES – Quem deseja participar da Conferência, deverá se dirigir até a sede da Secretaria de Cultura, que fica localizada na Rua Teixeira de Sá, nº 28 (por trás do Supermercado Arco-Íris) a partir desta terça-feira (30/07) e preencher a ficha de inscrição com os seus dados completos, das 8h às 17h. Outras informações através do telefone: 3521-6655.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sábado é "Dia D" da campanha de vacinação contra o sarampo

Sábado é “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realiza neste sábado (27/07), o “Dia D” da campanha para intensificar a vacinação contra o sarampo. A ação, que é promovida pelo Governo do Estado, deve vacinar todas as crianças de 6 meses a  4 anos idade até a próxima sexta-feira (02 /08). Após o sábado, “Dia D”, as Unidades Básicas de Saúde estarão ofertando a vacina de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Na campanha, será oferecida ao público infantil a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e caxumba, que integra o calendário básico de vacinação. A orientação aos pais, é que levem suas crianças, de acordo com a faixa etária ao posto de saúde mais próximo de sua casa para receberem a imunização. É importante que os responsáveis apresentem os cartões de vacinação para serem atualizados.
DOENÇA - O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Entre os sintomas característicos da enfermidade, febre alta, acima de 38,5°C, tosse, coriza e manchas avermelhadas na pele.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo


Novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 começam a circular na segunda-feir


I
O Banco Central (BC) comunicou, há pouco, que entram em circulação na segunda-feira (29) as novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5, da Segunda Família de Cédulas do Real

VEJA AS NOVAS CÉDULAS DE R$ 2 E R$ 5


De acordo com comunicado do Departamento do Meio Circulante, as notas de R$ 2 mantém o padrão de cor predominante azul, mas terá novas dimensões. A nota de cinco segue com o tom predominante lilás e passa a apresentar um tamanho diferente do atual.
Os principais itens de segurança nas duas cédulas são a marca d'água, o "quebra cabeças", no qual o valor da cédula aparece quando examinada contra a luz, marcas em alto relevo e elementos fluorescentes, visíveis sob a luz ultravioleta.

Em julho de 2012 entraram em circulação as notas de R$ 10 e R$ 20, que devem ser completamente trocadas até meados de 2014. As primeiras cédulas da nova família a entrar em circulação foram as de R$ 50 e R$ 100.

Beneficiários do CaboPrev participam de Fórum da Cidadania com Sustentabilidade


caboprev ma 1O Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev) reuniu aposentados e pensionistas do município para o 1º Fórum da Cidadania com Sustentabilidade. O encontro teve o objetivo de promover uma manhã de atividades que venham contribuir com a sustentabilidade do município, através da conscientização ambiental e de atitude cidadã. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Torrinha.
Após o credenciamento, os participantes receberam as boas vindas da diretora presidente do CaboPrev, Célia Verônica Emídio. “Nós sempre estamos realizando este tipo de atividade para os nossos beneficiários vendo a previdência como uma política pública social. Há anos realizamos o Programa de Pós Aposentadoria e o meio ambiente também tem sido tema para nossas oficinas”, ressaltou.
caboprev ma 2Outro que também fez questão de acolher os aposentados e pensionistas foi o secretário de Administração e Recursos Humanos, Gilson Cabral. “O Governo Vado é voltado para o bem estar dos servidores, sejam eles ativos ou inativos. É muito bom saber que vocês continuam compartilhando e participando com a gestão”, destacou. Em seguida, a educadora ambiental Silvia Pequeno ministrou uma palestra sobre a temática mostrando para o público presente que muitas coisas podem ser feitas em favor de um ambiente saudável e por fim foi aberto um espaço para o debate.
caboprev ma 3“Encontros como estes são muito válidos, ainda mais trazendo um tema tão importante como o meio ambiente”, comemorou a aposentada Etelvina Maria Pestana, 72. Já o aposentado Amaro José de Souza, 67, disse que estes encontros o ajudam a distrair. “Sempre participo dos eventos do CaboPrev, reencontro amigos e adquiro mais conhecimentos”, pontuou. No local, os participantes também preencheram um questionário respondendo que tipo de atividades gostariam de participar, entre elas reutilização de pets e papel, oficinas de reutilização de tecidos e reaproveitamento, caminhada ecológica, ginástica laboral, entre outras.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Conferência Municipal de Meio Ambiente debate política de resíduos sólidos


conferencia ma 1Representantes do governo, sociedade civil organizada e poder legislativo do Cabo de Santo Agostinho estão reunidos, nesta sexta-feira (27/07), para contribuir com a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O objetivo do encontro é debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a mudança nos padrões de produção e consumo. O evento está sendo realizado no Sest/Senat, situado às margens da rodovia PE-60, na Vila do Rosário. A Conferência foi organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
Logo cedo os participantes fizeram o credenciamento e acompanharam a formação da mesa, composta pela vice-prefeita, Edna Gomes; os secretários de Governo, Luiz pereira e de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano; vereadores Alexandre Guedes e Ricardo Carneiro; o assessor Especial, André Morais e a gerente de Projetos da Secretaria das Cidades de Pernambuco, Ana Gama.
conferencia ma 3A vice-prefeita, Edna Gomes, ressaltou a preocupação do prefeito Vado com o meio ambiente e convidou a população para ser também um agente do planeta. “Nós só conseguimos cuidar da cidade, do estado e do país se ouvirmos as pessoas. Todos vocês podem ajudar a transformar esse mundo em um lugar melhor para se viver”, destacou.
Para o secretário Marcos Germano, a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente compõe uma das etapas de consulta pública que o município está realizando para definir as prioridades que também serão incluídas no Plano Plurianual (PPA), que é o planejamento orçamentário do município para 2014/2017. “O cuidado com o meio ambiente tem como princípio fundamental a consciência das pessoas com a prática do coletivo, aonde os cuidados ou não com a sua casa vai impactar diretamente na qualidade de vida do seu vizinho”, alertou.
conferencia ma 33A professora Maria José da Silva, 51, moradora de Ponte dos Carvalhos, sempre que pode participa de seminários, conferências e audiências públicas com críticas, sugestões e elogios para ajudar o Cabo de Santo Agostinho a se tornar cada vez mais um lugar melhor para se viver. “É muito importante a participação do povo em eventos como esse. A população precisa se educar para respeitar mais a natureza e assim construirmos um ambiente melhor e mais saudável”, avaliou. “Há anos não tínhamos um debate público voltado para a questão ambiental, é muito bom ter esse espaço no município”, comemorou o presidente da Associação de Moradores de Águas Compridas em Gaibu, Crelio José da Silva.
Em seguida, uma palestra sobre o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, o qual o Cabo está inserido juntamente com mais 13 municípios, foi ministrada pela gerente Ana Gama. A programação segue até o final da tarde com a divisão dos grupos de trabalho e escolha das propostas, plenária final e eleição dos delegados que irão representar o município na 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, prevista para acontecer nos dias 30 e 31 de agosto.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Vado anuncia recuperação de vias e da iluminação pública do Cabo


Vado na Ponte FM 007A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai iniciar os trabalhos intensivos de recuperação das vias públicas assim que as chuvas diminuírem, e o tempo oferecer as condições necessárias para execução dos serviços. Já as ações para recuperar o sistema de iluminação pública já tiveram início, começando por Ponte dos Carvalhos, devendo se estender a todo o município brevemente. As informações foram dadas nesta sexta-feira (26/07), pelo prefeito Vado da Farmácia, em entrevista à rádio Ponte FM, de Ponte dos Carvalhos.
O prefeito explicou que as obras de manutenção não foram feitas em maior intensidade no início da gestão porque a prefeitura precisou fazer novas licitações para contratar empresas que realizam todos esses serviços. “Assim que parar a chuva vamos dar uma boa resposta ao nosso povo”, assegurou Vado. Sobre a iluminação das vias públicas, ele disse que passou os investimentos de R$ 1,7 milhão para R$ 4 milhões só em manutenção de toda a rede.
Vado na Ponte FM 002Durante mais de uma hora, o prefeito Vado, acompanhado do secretário de Governo, Luiz Pereira, participou do programa matinal da Ponte FM apresentado pelo radialista Eliel Neves e com a participação do locutor Jota Alves. Ele fez um breve balanço das ações executadas nos seus quase sete meses de gestão e respondeu a diversas perguntas também dos ouvintes. Além de ressaltar a queda na receita municipal que também atingiu a maioria dos municípios brasileiros, Vado falou sobre problemas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras.
O prefeito fez questão de ressaltar que é meta do seu governo construir novas unidades de saúde em terrenos próprios para devolver imóveis alugados. Mas destacou que, antes de se pensar em muitas obras novas, é necessário dar manutenção adequada aos equipamentos públicos já existentes e que precisam de reformas. Vado anunciou que Ponte dos Carvalhos vai ganhar em breve uma clínica pediátrica e que os pacientes atendidos pelo município vão passar a receber os medicamentos na própria residência, facilitando a vida principalmente daqueles que têm dificuldade para se locomover.
Texto e fotos: Carlos Sinésio

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Atleta cabense vai representar o município em campeonatos no Rio de Janeiro


kyrtiscabo01A atleta cabense Kirtys Montenegro, 18, irá disputar mais dois troféus em agosto deste ano. Kirtys irá competir os Campeonatos Carioca e Brasileiro de Bodyboard, que será realizado na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. As competições acontecem nos dias 10 e 11 e 16 a 18, respectivamente. A atleta tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes.
Para o secretário da Juventude e Esportes do município, César Paiva, a representação da atleta cabense só mostra a preocupação que o município tem em valorizar a prática esportiva. “Sabemos o quanto o esporte integram os jovens e ajuda na qualidade de vida”, pontuou.
CIRCUITO – Nesse último final de semana (19, 20 e 21) a atleta Kirtys Montenegro ficou com o quarto lugar na 1ª etapa do Circuito Cearense de Bodyboard 2013. A competição aconteceu na Praia do Futuro, em Fortaleza. “Toda competição é uma experiência nova para mim. Mesmo tendo ficado em quarto lugar, competi com a atual campeã mundial e essa é só a primeira etapa ainda falta quatro”, declarou. “Agradeço o apoio da prefeitura, pois nos incentiva sempre”, completou.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Foto: João Barbosa

Cabo assina convênio com o TCE para aderir a processo eletrônico


SAM_2859O Cabo de Santo Agostinho está entre os sete primeiros municípios de Pernambuco em aderir ao processo eletrônico do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que vai permitir o envio de dados sobre aposentadorias de servidores públicos municipais e pensão por morte por meio eletrônico. Para dar início a este processo, o prefeito Vado da Farmácia e a diretora-presidente do Instituto de Previdência Social do município (CaboPrev), Célia Verônica Emídio, assinaram nesta quinta-feira (25/07) um convênio com o órgão. A solenidade aconteceu na sede do TCE, no Recife, e contou com a presença da presidente do TCE, Teresa Duere, gestores municipais e representantes de institutos de previdência das prefeituras do Recife, Garanhuns, Itacuruba, Cortês, Caruaru, Camaragibe e do Ministério da Previdência Social.
SAM_2864A presidente do TCE, Teresa Duere, destacou a importância desta parceria com as entidades e prefeituras em favor dos servidores públicos e pediu a colaboração dos prefeitos para enfrentar o problema do déficit atuarial na maioria dos fundos previdenciários. “Se nada for feito para que eles se tornem superavitários os grandes prejudicados, no futuro, serão os servidores municipais”, ressaltou.
Para o prefeito Vado, este é mais um compromisso que a prefeitura está assumindo para garantir a efetivação dos direitos dos servidores municipais. “Nós gestores temos que nos preocupar com aqueles que tanto contribuíram com o nosso município e este convênio vai dar mais celeridade no processo de aquisição do benefício destes servidores”, ressaltou.
SAM_2874O TCE vai enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa, assim que se encerrar o recesso parlamentar, propondo que o envio desses dados sejam obrigatórios por parte dos 143 municípios pernambucanos que possuem fundos próprios de previdência.
“Mais uma vez estamos saindo na frente, sempre focados nas boas práticas de gestão, atendimento ao servidor, agilidade nos processos e agora através deste convênio o acesso à documentação digitalizada que vai nos trazer muitos benefícios inclusive com custos que não vamos mais precisar nos deslocar para entregar uma papelada com informações dos nossos servidores”, comemorou a diretora presidente do CaboPrev, Célia Verônica. O secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, também esteve presente no ato.
O treinamento da primeira turma no sistema de remessa de processos está previsto para acontecer no dia 1º de agosto.
Texto e fotos: Loyane Farias – Secom/Cabo

2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente acontece nesta sexta-feira


CONFERENCIACom o tema “Por uma Política de Resíduos Sólidos”, a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho será realizada nesta sexta-feira (26/07). A atividade acontecerá das 8h30 às 17h, no Sest/Senat, situado às margens da PE-60, na Vila do Rosário. Organizada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a conferência deste ano tem a finalidade de debater a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a mudança nos padrões de produção e consumo.
Em preparação para a conferência, a prefeitura promoveu cinco reuniões com representantes de diversos segmentos ligados à área. Os encontros foram realizados entre os dias 08 e 22, em Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Centro, Gaibu e Charneca. Na ocasião, foram extraídas propostas de todas as regionais do município e eleitos os delegados que as representarão na conferência municipal.
De acordo com a analista ambiental do município, Daniela Oliveira, a escolha do tema ‘Por Uma Política de Resíduos Sólidos’ como foco da 2ª Conferência de Meio Ambiente é oportuna e necessária para difundir informações, conhecer iniciativas exitosas e os entraves na gestão dos resíduos nos municípios e estados e, principalmente, para mostrar a população que os resíduos podem se tornar um bem econômico e de valor social com nítida conexão com mudanças nos padrões de produção e consumo existentes.
Confira a programação da Conferência Municipal de Meio Ambiente:
08h30 – 09h30 – Credenciamento
09h30 – 10h – Coffee Break
10h – 10h20 – Abertura Oficial / Composição da mesa
10h20 – 11h – Palestra
11h – 12h – leitura do regimento
12h – 13h – Almoço / Atração cultural
13h – 14h30 – Trabalho de grupo e escolha de propostas
14h30 – 15h30 – Plenária Final
15h30 – 16h30 – Eleição dos delegados
17h – Encerramento

Texto: Secom/Cabo

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Eduardo Campos tem 58% de avalição ótimo e bom, diz CNI/Ibope

Diario de Pernambuco - Diários Associados
Publicação: 24/07/2013 16:36 Atualização:


A primeira pesquisa de avaliação dos governos estaduais após a onda de protestos que tomou o país será divulgada nesta quinta-feira (25), mas alguns números já vazaram. O governador Eduardo Campos (PSB) é o mais bem avaliado do país, segundo números da CNI/Ibope, com o percentual de 58% de ótimo e bom.

Os números foram divulgados pelo Blog do Noblat. A Confederação Nacional da Indústria não confirma os dados. O Ibope ouviu oito mil pessoas em 11 estados brasileiros. 

Chama muita atenção no levantamento a queda na avaliação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Entre os onze governos pesquisados, ele foi o pior colocado. Apenas 19% dos cariocas entrevistados consideram o governo Cabral ótimo ou bom.

Também aparecem mal na pesquisa da CNI/Ibope, segundo o Blog do Noblat, as administrações do Rio Grande do Sul e de Goiás.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo. Músico lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão

Do G1 São Paulo
SELO DOMINGUINHOS (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)Músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira em
SP (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)
O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan, entre outros.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha oito anos de idade, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16.
 Dominguinhos durante apresentação em São Luis do Paraitinga em 2011. (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)Dominguinhos em apresentação em São Luís do
Paraitinga (Foto:José Patrício/Estadão Conteúdo)
“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco ‘Forró no Escuro’ quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no final de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.
Centenário de Gonzagão
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”. 
Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cabo vai adquirir em breve veículos elétricos para monitoramento da GM


apresentacaocarrinho02A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho abriu processo nesta segunda-feira (22/07) para adquirir veículos elétricos que vão ajudar no monitoramento e fiscalização do trabalho da Guarda Municipal. Acompanhado de secretários, o prefeito do município, Vado da Farmácia, testou o equipamento e recebeu o diretor comercial da empresa responsável pelos veículos, João D’arru no prédio anexo ao CAM (Centro Administrativo Municipal), situado às margens da rodovia PE-60.
O equipamento, que pode atingir velocidade máxima de 20 km/h, vai proporcionar mais agilidade no atendimento e maior cobertura do serviço prestado pela guarda. “Este é um projeto piloto que estamos pretendendo implantar em algumas áreas do município, inicialmente com 10 veículos por experiência de um ano”, ressaltou Vado. “Esses veículos vão ajudar nas rondas e vão trazer também mais visibilidade dos guardas facilitando a comunicação com a população”, destacou o secretário de Defesa Social, Ricardo Marlon. “Os veículos ainda proporcionam mais conforto para o trabalho do corpo da guarda. Além de circular em lugares que outros veículos não têm acesso”, acrescentou o João D’arru. apresentacaocarrinho01
Após a prefeitura assinar o contrato com a empresa, o prazo médio para que os veículos comecem a operar é de 120 dias.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Município se prepara para implantar Casa do Empreendedor


O município do Cabo de Santo Agostinho ganhará ainda este ano a Casa do Empreendedor. É que a Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, já está se preparando para instalar esse espaço, que tem o objetivo de oferecer mais agilidade e desburocratizar o processo de implantação de empresas, além de dar orientações aos pequenos, micro e grandes empreendedores. A iniciativa faz parte do projeto Cidade do Futuro, do Sebrae.
espacoempreendedorNa última sexta-feira (19/07), o assessor de Indústria e Comércio da prefeitura, Paulo Caminha Junior, fez uma visita técnica à Garanhuns, no agreste do Estado, para conhecer as instalações do Espaço Empreendedor e trocar experiências com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade. “A visita à Garanhuns foi uma experiência enriquecedora, uma vez que a sala do empreendedor é uma parceria entre o governo municipal, Sebrae e a CDL da cidade”, comentou Paulo.
“De acordo com o que rege as especificações das Cidades do Futuro, o município deve ter uma Sala do Empreendedor para agilizar o atendimento aos empreendedores locais. No Cabo, vamos inovar com uma Casa, um espaço que, além de agilizar o processo de formalização de empreendedores individuais e abertura de empresas, vai oferecer orientações, oportunidade de financiamentos juntos aos bancos, entre outras atividades”, explicou o assessor.
A Casa do Empreendedor será instalada próxima à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, situada no Centro. De acordo com Paulo Caminha Junior, o espaço terá miniauditório (para palestras e capacitações), biblioteca, sala de convivência, salas para assessoria contábil e jurídica, representantes de instituições que promovem o associativismo, entre outras atividades. “Geralmente as salas do empreendedor são espaços para atendimento e orientação, e nosso objetivo é criar um ambiente com uma série de recursos que favoreça os novos empreendedores a realizarem tudo em um único local”, frisou o assessor.
“Este é um grande gesto do Poder Executivo municipal para o segmento. Com a Casa, os empreendedores terão um local para se dirigir e receber orientações. Isso vai alavancar a autoestima dessas pessoas e fortalece a economia do município”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo.
Saiba mais sobre o programa Cidade do Futuro acessando este link:http://www.cidadesdofuturo.com.br/p/o-programa.html

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Foto: Arquivo