sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sucesso de público no 1º dia, Festival de Verão vai até domingo


DSC_8290Depois de reunir cerca de 50 mil pessoas na noite dessa quinta-feira (30/01), o Festival de Verão do Cabo de Santo Agostinho segue nesta sexta (31) com diversas atrações. O cantor Rogério Som vai abrir as apresentações a partir das 19h. Em seguida, às 20h, acontece o show de Léo Guilherme e Meu Forró Santroppê. O artista mais esperado é o cantor de axé Tuca Fernandes, que subirá ao palco às 22h, e encerrando a noite, João do Morro comandará a festa.
Abertura dos shows nessa quinta-feira (30) atraiu uma multidão no calçadão da Praia de Itapuama. As bandas Musa e Garota Safada foram as principais atrações da noite, animando ao público presente no evento, que é promovido pela Prefeitura. O prefeito Vado da Farmácia, acompanhado da primeira dama, Débora Costa, esteve presente. Diversas autoridades e personalidades, entre elas o vice-governador de Pernambuco João Lyra Neto, também prestigiaram o primeiro dia do festival, que acontece até este domingo (02/02).
Prefeito_Vado_ViceGovernador_Deputada_RandyAugusto01.JPG“Esse festival não é somente para o povo do Cabo, é para todo o povo de outras cidades e até de outros estados. O Festival de Verão veio para resgatar e trazer de volta o turismo do município, assim aquecendo os nossos hotéis e pousadas e o comércio local, pois quem ganha é a população”, destacou Vado.
O evento começou às 20h com a apresentação dos Mestres do Coco de Pontezinha. Em seguida, Amigos Sertanejos comandou a festa. A atração mais esperada da noite, a banda Garota Safada, subiu ao palco às 23h, trazendo alegria e agitando ao público presente. Em seguida, já na madrugada desta sexta, a banda Musa encerrou o evento encantando a todos com suas músicas românticas. “É sempre uma satisfação estar aqui no Cabo com esse povo que é muito enérgico, e preparamos um show com diversas músicas novas e que já está na boca da galera”, comentou o cantor da banda Garota Safada, Wesley Safadão.
“É um prazer estar aqui nessa praia linda, que é Itapuama, nesse festival que o prefeito Vado esta realizando para a população. Parabenizo ao prefeito pelo grande evento, que além de diversas bandas de renome nacional, não deixou de mostrar a cultura do povo com o Coco. Queremos cada vez mais construir essa parceria com o Cabo, para que eventos como esse se repitam”, salientou o vice-governador, João Lyra Neto.
O secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, destacou a importância da realização do festival. “Esse é um momento de cultivar a cultura, o lazer e entretenimento que a gestão do prefeito Vado da Farmácia vem trazendo para a população, além de resgatar o nosso turismo mostrando as belas praias que temos em nosso município”, disse.
Para a auxiliar de Vendas, Camila Tamires, 24, que veio de Recife prestigiar o evento, parabenizou pela bela organização da festa. “Vim de longe para curtir o festival e estou adorando tudo, desde as bandas até a estrutura”, falou. “Tá tudo muito lindo, o prefeito acertou na escolha das atrações e do local. Agora com o festival ficou muito agitado e divertido”, comentou o estudante de Administração, Rafael Silva, 28, morador de Gaibu. Outras informações sobre o festival pelo telefone: 3521-6655.
SEGURANÇA – O público que acompanhou os shows contou com uma mega estrutura da Guarda Municipal, polícias Civil, Militar e Rodoviária, além de Bombeiros Civis, guarda-vidas e atendimento médico com médicos e enfermeiros, além de ambulâncias, para casos de emergência. O esquema de segurança montado para o evento teve cobertura em tempo real nas áreas interna e externa do festival, com um sistema de videomonitoramento local, com quatro câmeras espalhadas. Além disso, estiveram presentes integrantes dos conselhos Tutelar e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded) juntamente com a Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (Sead), garantindo a acessibilidade das pessoas com deficiência.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Fachuca divulga resultado da seleção simplificada para professores



A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca) divulgou o a relação dos aprovados no processo seletivo público simplificado para contratação temporária de nove profissionais para integrar o quadro de professores nas áreas de Direito e Pedagogia por um período de seis meses.
Outras informações: 3524-1481

Texto: Secom/Cabo

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Agentes da Defesa Civil concluem capacitação sobre Gestão de Risco e Desastres


cursodefcivil-fotojoaobarbosa140 agentes da Defesa Civil de diversos municípios, entre eles do Cabo de Santo Agostinho, participaram durante quatro dias de uma capacitação sobre formação em Gestão de Risco e Desastres. A formação aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), em Santo Inácio, e foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).
A capacitação, que encerrou nesta quinta-feira (30/01), teve início na última segunda (27) e contou com diversas atividades como oficinas, palestras e debates. De acordo com a facilitadora da Capacitação, Ana Schwarz, o fortalecimento das pessoas e dos órgãos de Defesa Civil dos municípios é de extrema importância. “A ideia é introduzir uma abordagem da visão da gestão sobre os riscos e desastres no âmbito nacional”, comentou.
cursodefcivil-fotojoaobarbosa4Durante a capacitação, foram abordadas reflexões sobre risco e desastres naturais, estratégias de prevenção, monitoramento de riscos e intervenção em desastres entre outros. Além do Cabo, os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que participaram foram Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno, Itamaracá, Abreu e Lima, Itapissuma e Olinda.
Para a coordenadora de Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra de Souza Leão, esse momento promove a integração entre os municípios e órgãos que são importantes no momento de resposta aos desastres. “É de suma importância porque contribui com o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos nos municípios, disseminando conhecimentos básicos”, disse. cursodefcivil-fotojoaobarbosa3
“O curso foi muito enriquecedor quanto a questão de conhecimento em relação ao risco e desastres que vier acontecer. “Esse foi um momento de troca de experiência com outros municípios”, destacou o coordenador de Defesa Civil de Ipojuca, André Ferraz. Ao final da capacitação todos os participantes receberam certificados.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Festival de Verão vai contar com Camarote da Acessibilidade



Pensando em garantir os direitos das pessoas com deficiência no acesso à cultura e ao lazer, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho aderiu ao projeto Camarote da Acessibilidade, do Governo do Estado, durante o Festival de Verão. Nos quatro dias de festa, 60 pessoas com deficiência, sendo 15 por dia, vão poder usufruir de forma inclusiva com segurança e autonomia de um espaço totalmente adaptado que conta com rampa, corrimão na altura padrão, varanda rebaixada que permite boa visibilidade aos cadeirantes, banheiros especiais e ainda sala para higiene e cateterismos.
Toda a estrutura do Camarote da Acessibilidade foi organizada pela prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded) e recebeu as orientações técnicas e acabamentos da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (Sead).
Para a superintendente Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (Sead), Rose Maria, trazer o Camarote da Acessibilidade para este festival é incluir o segmento na prática. “Esta é uma forma de oportunizar a participação desta parte da população em um curtir este grande evento com todo conforto e segurança”, destacou.
De acordo com o presidente do Comded, André Cordeiro, a gestão comprou a ideia do camarote e isso demonstra a preocupação em promover a inclusão no município. “Este olhar sensível da gestão é muito importante e vai permitir a inclusão e a socialização da pessoa com deficiência no Festival de Verão”, ressaltou.
As pessoas com deficiência que estiverem interessadas em curtir o Festival de Verão do Cabo no Camarote da Acessibilidade devem entrar em contato com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência através do 8521-3512 (Ângela) ou 8801-0735 (André) e informar o nome completo e o número da identidade.  As 15 vagas para esta quinta-feira (30/01), que vai contar com shows das bandas Garota Safada, Musa, Amigos Sertanejos e Mestre do Coco de Pontezinha, já estão esgotadas. Os outros três dias do festival ainda estão disponíveis.
Texto: Loyane Farias –Secom/Cabo

Audiência pública sobre projeto do plano de Cargos e Carreiras acontece dia 5



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai promover, nesta quarta-feira (05/02), às 15h, uma audiência pública para apresentação do projeto de elaboração do plano de cargos, carreiras e vencimentos (PCCV) dos seus servidores públicos efetivos. O projeto está sendo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas e visa valorizar o funcionalismo municipal pelo conhecimento adquirido, pela competência, pelo empenho e desempenho, incentivar a qualificação funcional contínua e racionalizar a estrutura dos cargos e carreiras. A sessão solene será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, situada no Centro.
De acordo com o presidente da comissão do PCCV, Manassés Dutra, a implantação do plano para os servidores públicos efetivos da Prefeitura do Cabo tem o propósito de usufruir de instrumentos gerenciais que propiciem um ambiente de trabalho motivador, um desempenho funcional excelente e uma qualificação permanente e adequada ao exercício das funções públicas condizentes com um serviço público de qualidade, com resultado efetivo e capaz de atender às demandas da população.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Inscrições para cursos do Programa Senac de Gratuidade começam dia 3


Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho abrirá, na próxima segunda-feira (03/02), inscrições para diversos cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Ao todo, serão ofertadas 90 vagas, sendo 30 para auxiliar de pessoal, 30 para recursos humanos e 30 para logística. As inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 07 de fevereiro, das 08h às 17h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e os cursos serão iniciados no dia 17.
A documentação exigida para inscrição são duas fotos 3×4, cópias do RG, CPF e comprovante de residência. É preciso estar cursando ou ter concluído o ensino médio e idade a partir de 18 anos. Para o curso de auxiliar de pessoal o candidato deve ter acima de 16 anos.
De acordo com o assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Oliveira, esta é a continuação de um projeto de 2013 em parceria com o Senac que visa qualificar a população cabense com a oportunidade de novos rumos e aumento a renda familiar. “Esta é a primeira de várias oportunidades do PSG de 2014. Com o novo curso de auxiliar de pessoal, vamos promover mais um tipo de qualificação para que os moradores do Cabo possam ser inseridos nas empresas de Suape e no mercado de trabalho em geral. Este é um dos compromissos do prefeito Vado”, ressaltou.
Todos os cursos serão ministrados na Escola Municipal Dr. Cláudio Gueiros Leite, no Centro, no horário das 18h30 às 21h30.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo fica situada na Av. Historiador Pereira da Costa, S/N, Centro. Mais informações pelo telefone 3521-6793.
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Prefeitura monta esquema especial de mobilidade para Festival de Verão


acessoitapuama3Com a expectativa de receber 50 mil pessoas em cada noite do Festival de Verão, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho montou um esquema para garantir a mobilidade dos motoristas e pedestres na praia de Itapuama. As modificações começam a partir das 18h desta quinta-feira (30/01), primeiro dia do evento, com as interdições parciais das ruas 01, 07, 12 e 13 que dão acesso à arena montada no calçadão da praia, e seguem até o domingo (02/02), com o encerramento dos shows, que são abertos ao público.
De acordo com o secretário de Defesa Social do município, Ricardo Marlon, a ideia é incentivar as pessoas a utilizarem o transporte público, que contará com mais 14 ônibus extras para fazer o deslocamento até a festa. “Em todas essas ruas só será permitido o estacionamento de veículos em 50% delas, a outra metade ficará livre para circulação apenas de pedestres, evitando assim o congestionamento”, explicou.
De acordo com o empresário da São Judas Tadeu, Zeca Faustino, a partir das 18h até às 21h, o intervalo dos ônibus que fazem a linha Itapuama será reduzido. Além disso, as linhas de Gaibu e Suape também reforçarão o trajeto, levando as pessoas até o local do evento. Após esse horário, os veículos ficarão estacionados no espaço em frente ao segundo calçadão de Itapuama, onde será feito o embarque e desembarque dos passageiros, e à medida que for chegando pessoas e lotando os coletivos, ele retornará para o Centro.
acessoitapuama5Ainda segundo Ricardo, haverá um espaço para estacionamento de veículos particulares na antiga estrada de Itapuama, que está sendo recuperada para facilitar o tráfego e servir como  via de acesso, além da avenida 2 de Enseada dos Corais e da via da Reserva do Paiva. “A estrada de Itapuama será mais um alternativa de acesso aos shows. Ela está ganhando uma área para estacionamento que comporta cerca de 2 mil veículos”, explicou.
Para quem vier curtir a festa de carro do Centro da cidade, poderá vir pela rodovia PE-60 e entrar na PE-28, onde terá as opções de pegar a estrada velha de Itapuama ou seguir mais a frente e entrar na portaria de Enseada dos Corais, seguindo pela Avenida 02, até chegar ao local do evento. Já quem vier de outras cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), além da primeira rota, poderá utilizar a PE-009 (via pedagiada da Praia do Paiva).
O espaço dos shows será fechado para garantir mais segurança aos presentes e contará com uma mega estrutura com dois palcos, que somam 448 m², subsequentes, diminuindo assim o tempo de espera entre um show e outro.
SEGURANÇA – Um esquema de segurança também foi montado para dar mais conforto e tranquilidade às pessoas. Em todos os dias haverá 50 Guardas Municipais, seis guarda-vidas, dez agentes da Defesa Civil, dez bombeiros civis, uma equipe com quatro agentes da Vigilância Sanitária e agentes do Controle Urbano.
Além disso, a Polícia Militar contará com efetivo de 70 homens, três viaturas da Rocam e uma do BPRV. Todo o festival será acompanhado em tempo real através de câmeras de vídeo-monitoramento no posto avançado da Guarda Municipal. Ao total, quatro câmeras foram instaladas para o evento, duas dentro da arena, uma no primeiro calçadão e outra na avenida principal.
SAÚDE – Nos dias do festival, haverá uma equipe da Saúde composta por 45 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Será montado um estande da Saúde que funcionará com o apoio da sede da Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade, de uma UTI móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e de duas ambulâncias estacionadas no entorno do evento.
Confira a programação completa dos quatro dias do Festival de Verão, através do link: http://www.cabo.pe.gov.br/index.php/festival-de-verao-comeca-nesta-quinta-feira-com-show-de-garota-safada/

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Festival de Verão começa nesta quinta-feira com show de Garota Safada


festivallO Festival de Verão do Cabo de Santo Agostinho, que vai acontecer na praia de Itapuama, começa nesta quinta-feira (30/01). A grande atração da primeira noite é a banda Garota Safada, que promete agitar os presentes com muita dança. O evento, aberto ao público, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, e segue com shows de Tuca Fernandes, Belo e Nando Reis, além de atrações locais, até o domingo (02/02).
Na primeira noite, os Mestres de Coco de Pontezinha vão abrir as apresentações a partir das 19h. Em seguida, às 20h acontece o show dos Amigos Sertanejos. A banda Garota Safada está prevista para subir ao palco às 22h. Logo depois, à meia-noite, é a banda Musa quem vai comandar a festa,
Com várias bandas nacionais e locais, o evento tem como objetivo principal impulsionar a economia local e movimentar o turismo na região. A expectativa é reunir aproximadamente 50 mil pessoas em todos os dias do festival.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Quinta-feira (30/01)
19h – Mestre de Coco de Pontezinha
20h – Amigos Sertanejos
22h – Garota Safada
0h – Musa

Sexta-feira (31/01)
19h – Rogério Som
20h – Léo Guilherme e Meu Forró Santroppê
22h – Tuca Fernandes
0h – João do Morro

Sábado (01/02)
19h – Banda Palpite
20h – Boa Toda
22h – Chica Fé
0h – Belo

Domingo (02/02)
15h – Banda 3D
16h – Forró Pegado
18h – Trio da Huanna
20h – Nando reis

Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo

Prefeito e secretários participam de missa solene dedicada a São Sebastião


missa_sao_sebastiao_RandyAugusto01
A Igreja Matriz de Santo Antônio do Cabo de Santo Agostinho encerrou, nesse domingo (26/01), a Festa de São Sebastião, considerado o co-padroeiro do município. A missa solene dedicada ao santo foi realizada às 10h, e contou com a participação de centenas de pessoas. O prefeito Vado da Farmácia prestigiou o momento acompanhado da primeira-dama, Débora Costa, de sua filha recém-nascida Maria Isabel, da vice-prefeita Edna Gomes e de secretários municipais.
A missa foi presidida pelo monsenhor e vigário episcopal do Vicariato Cabo, Josivaldo Bezerra, que na ocasião agradeceu à prefeitura pelo apoio dado à Festa do mártir São Sebastião, iniciada no último dia 17, com procissão e missa.
Missa_de_sao_sebatiao_prefeito_Vado_Randy Augusto
DSC_7047Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Campanha Basta de Violência contra as Mulheres teve saldo positivo em Gaibu


campanha_da_mulher_261114_02SMA praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, sediou nesse domingo (26/01), a campanha estadual “Basta de violência contra as Mulheres”. Na ocasião, foram distribuídos panfletos, cartazes e outros materiais alusivos à campanha. O objetivo foi conscientizar turistas e moradores e prevenir a violência contra o gênero, com orientação e informações. A atividade foi uma parceria entre a Secretaria Executiva da Mulher do Cabo e o Governo do Estado.
Para a secretária da Mulher, Maria Tereza Claudina, o evento teve uma boa aceitação das moradoras, turistas e comerciantes que estiveram na praia. ”Muitas mulheres abordadas foram orientadas para denunciar qualquer tipo de violência, físico, psicológico e moral”, explicou.
campanha_da_mulher_261114_SMA campanha é realizada todos os anos de forma simultânea em diversos municípios litorâneos que possuem Secretaria da Mulher.
O número para denúncias do Serviço Cidadã Pernambucana, que funciona 24h é o: 0800-281-8187.
DENÚNCIAS – As mulheres que estiverem em situação de violência poderão contar com o atendimento psicossocial e jurídico em diversos bairros da cidade. Confira:
Central Nacional de Atendimento a Mulher: 180
Serviço de Orientação: 0800.281.1877
Secretaria Executiva da Mulher: 3524-9062 ou 3524- 9072
Conselho Municipal da Mulher: 3521-6292
Centro de Referência Maria Purcina: 3518-1937
Centro de Referência Saúde da Mulher I(CAIC): 3524-9080
Centro de Referência Saúde da Mulher II: 3522-1669
Promotoria do Cabo de Santo Agostinho: 3524-9001
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS: 3518-1014
Delegacia da Mulher do Cabo: 3518-1960/3524-1630
Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: 3521-0070 ou 3521-9493.
campanha_da_mulher_261114_03SM







Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo SEM

Fachuca abre seleção simplificada para professores de Direito e Pedagogia


A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca) abriu processo seletivo público simplificado visando a contratação temporária de nove profissionais para integrar o quadro de professores nas áreas de Direito e Pedagogia por um período de seis meses, podendo ser prorrogável por igual período. O edital Nº 001/2014 foi publicado no Diário Oficial dos Municípios nessa terça-feira (21). As inscrições poderão ser feitas até a próxima terça-feira (28/01), das 10h às 16h na própria sede da instituição, situada na Rua Sebastião Juventino s/nº, no bairro da Destilaria.
As vagas são para Professor Auxiliar nas disciplinas de Ciência Política e Teoria Geral do Estado (1), Filosofia Geral e Jurídica (1), Direito Constitucional (1), História do Direito (1), Direito Penal I (1), Processo Civil I (1) e Direito Ambiental (1), Princípios da Alfabetização I (1) e Orientação Educacional I (1). Todas as áreas possuem vagas destinadas a pessoas com deficiência. A faculdade é uma autarquia vinculada ao Governo Municipal.
O processo de seleção será realizado em uma única etapa de caráter eliminatório e classificatório através de avaliação curricular e documental. Todos os requisitos para os candidatos que pretendem participar da seleção podem ser obtidos através do edital. Mais informações pelo telefone 3524-1481.
Confira o Edital e a ficha de inscrição da Seleção Simplificada:

Texto: Thainá França – Secom | Cabo

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dez novas ambulâncias reforçam o atendimento em Saúde no município


index_saude1Com o objetivo de melhorar ainda mais a atenção pré-hospitalar de urgência, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, entregou, na manhã desta quinta-feira (23/01), dez novas ambulâncias, sendo sete básicas e três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Quem andou pela cidade pôde ver os carros circulando nas principais ruas para serem apresentadas à população.
As ambulâncias foram adquiridas com recursos próprios e vão servir para o atendimento de média complexidade. De acordo com o secretário de Saúde, Valter Kirzner, os novos automóveis representam o início da reposição da frota prevista para este ano. “As ambulâncias vão proporcionar mais segurança e comodidade aos usuários do SUS”, afirmou. “A gestão do prefeito Vado está investindo na área da Saúde para que a população cabense tenha qualidade de vida”, completou.
index_saudeCada ambulância básica custou, em média, R$ 45 mil. Já as UTIs foram R$ 134 mil cada uma. Os carros são compostos por maca, suporte para oxigênio e soro, e prancha. O compartimento tem capacidade para transportar cinco pessoas. Os carros circularam pelas ruas do Centro, Vilas, Charneca, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha e praias.
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Jovens de Ponte dos Carvalhos aprendem a produzir mudas em minicurso


SAM_3433Jovens do distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, participaram de um minicurso sobre propagação e multiplicação de plantas. A atividade começou na terça-feira (21/01) e encerrou nesta quinta-feira (23). 15 adolescentes com idade entre 12 e 16 anos foram beneficiados com o minicurso, que foi uma iniciativa do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
2014-01-21-470As aulas teóricas e práticas foram realizadas na própria sede do Cras de Ponte dos Carvalhos. No Horto Botânico do município (Sementeira), situado na Vila Roca, os alunos produziram 100 mudas de plantas das espécies buganvília, coroa de Cristo e Espirradeira (tipicamente utilizadas em espaços públicos). As mudas serão plantadas em praças do município, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Programas Sociais e a Secretaria de Coordenação e Serviços Públicos. Todos os alunos do minicurso receberam certificados de participação.
De acordo com a gerente de Proteção Básica dos Cras, Cíntia Fonseca, um dos objetivos do minicurso foi o de incentivar o protagonismo da juventude cabense, através de atividades diferentes e enriquecedoras. “O projeto da Horta já existe há um tempo mas este ano começamos a expandir e trabalhá-la com jovens, idosos e gestantes, focando na alimentação saudável e no cultivo de plantas”, explicou. Érica Silva, uma das participantes, aprovou a atividade. “Pena que foi rápido, mas gostei muito. Espero que tenha mais desses”, disse ela.
20140123_112610






Texto: Secom/Cabo
Fotos: Arquivo do Cras

Prefeito Vado se reúne com o vice-governador João Lyra


Reuniao02O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, visitou nessa quarta-feira (22/01) à tarde o vice-governador João Lyra Neto, que deve assumir o Governo do Estado até março, caso o governador Eduardo Campos deixe o cargo para concorrer nas próximas eleições. Durante mais de duas horas, Vado conversou sobre sua gestão, relatou o que vem sendo feito para melhorar a estrutura do município e oferecer melhor qualidade de vida aos cabenses.

Reuniao03Vado, que pertence ao mesmo partido do vice-governador (o PSB), falou também sobre os projetos que pretende executar nos próximos três anos para beneficiar todas as regiões do Cabo. Ele disse que para conseguir melhor êxito nos projetos é importante contar com o apoio do Governo do Estado. Vado explicou que esse alinhamento político e administrativo é fundamental e que, com ele, quem mais ganha é a população.

Reuniao01“O trabalho em parceria entre os diferentes níveis de governo é muito importante, pois as ações ficam mais fortalecidas, e os resultados alcançados sempre são melhores”, avaliou Vado, que estava acompanhado do secretário executivo de Logística, Paulino Valério.
Texto: Secom / Cabo
Fotos: Divulgação

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Prefeitura divulga a programação oficial do Festival de Verão


Estrutura_Festival_de_verao_randyaugustoA praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, será sede do grande Festival de Verão do município. O evento começa no próximo dia 30 deste mês e vai até 02 de fevereiro. A programação oficial da festa foi divulgada oficialmente na manhã desta quarta-feira (22/01). Estão confirmadas atrações nacionais, como Nando Reis, Tuca Fernandes, Belo e Garota Safada, além da participação de bandas locais. O evento é aberto ao público e é uma iniciativa da Prefeitura Municipal.
Segundo o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, a programação está bem diversificada, para atrair diversos públicos. A prefeitura também buscou valorizar bandas locais. “Itapuama foi o local mais adequado para este grandioso evento que vai agitar moradores e turistas neste mês de férias. A estrutura para o evento já está sendo montada. O espaço dos shows será fechado para garantirmos mais segurança, mas a entrada é gratuita”, explicou. Ele ainda informou que os dois palcos, que somam 448 m², serão subsequentes, diminuindo assim o tempo de espera entre um show e outro. “Nosso objetivo é fomentar a economia local, valorizando o turismo e a cultura. Esse é um dos compromissos do prefeito Vado”, frisou.
Estrutura_Festival_de_verao_randyaugusto04A expectativa é reunir aproximadamente 50 mil pessoas em todos os dias do festival, e para isso um grande esquema de segurança já está sendo montado em parceria com a vigilância sanitária, defesa social, polícia, controle urbano e bombeiros. Assim como o atendimento de guarda-vidas e equipes médicas, guardas de trânsito, transportes de acesso e comércio dentro e fora do espaço do evento. O comércio ambulante também será organizado; Cerca de 80 barraqueiros da região participarão do evento, e haverá também uma feira de artesanato.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DN241112082Quinta-feira (30/01)

19h – Mestre de Coco de Pontezinha
20h – Amigos Sertanejos
22h – Garota Safada
0h – Musa

0001278Sexta-feira (31/01)
19h – Rogério Som
20h – Léo Guilherme e Meu Forró Santroppê
22h – Tuca Fernandes
0h – João do Morro

beloSábado (01/02)
19h – Banda Palpite
20h – Boa Toda
22h – Chica Fé
0h – Belo

nando-reisDomingo (02/02)
15h – Banda 3D
16h – Forró Pegado
18h – Trio da Huanna
20h – Nando reis

Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto e divulgação