sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cabo monta esquema especial de saúde para o Carnaval

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho desenvolveu um esquema especial para os serviços de assistência à saúde, buscando garantir o atendimento necessário aos foliões no período carnavalesco. Plantões extras serão criados para os profissionais poderem atender à demanda de pessoas nos hospitais e unidades de emergência (Mendo Sampaio, Infantil, Policlínica Jamací de Medeiros e no Serviço de Pronto Atendimento de Gaibu).
Segundo o Órgão, as unidades de emergência vão ganhar o reforço das equipes de supervisão, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A Saúde vai garantir ainda o serviço de psicólogo e assistente social, no Hospital Mendo Sampaio para o atendimento a mulheres e adolescentes vítimas de violência sexual e doméstica.
Para minimizar os riscos durante os dias de folia, integrantes da Política de DST/Aids e da Vigilância em Saúde estarão trabalhando os redutores de danos, intensificando assim, as ações em saúde. As equipes estarão distribuindo materiais educativos e preservativos,  nas praias e nos blocos da cidade.

Unidades de emergência do Cabo:

- Hospital Mendo Sampaio
BR 101 Sul km 34, Cabo
Fone: 3524-9181/3524-9182

- Jamaci de Medeiros
Rua 21 de Abril, nº 15, Ponte dos Carvalhos
Fone: 3522-2720/3522-2753

- SPA Gaibu
Avenida Laura Cavalcante, s/n
Fone: 3512-7006

- SPA de Sacramento
Rua José Rubelino do Monte, s/n, Pontezinha
Fone: 3302-3023

- Hospital Infantil
BR-101 Sul, s/n
Fone: 3521-6784/3521-6443

Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMS/Cabo
Foto: João Barbosa




Prefeitura apresenta avaliação do cumprimento de metas fiscais em audiência pública

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho apresentou, na manhã desta quinta-feira (27/02), em uma audiência pública, a avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao 3º quadrimestre do Exercício Financeiro de 2013. A sessão solene, que contou com a participação de várias autoridades municipais, entre membros do Legislativo Municipal, secretários, além de técnicos da prefeitura e pessoas da comunidade, aconteceu na Câmara de Vereadores, no Centro da cidade.
A sessão foi presidida pelo relator da Comissão de Finanças e Orçamentos da Casa Legislativa, o vereador José Carlos de Lima, que estava acompanhado de outros quatro parlamentares. O secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, fez uma breve introdução da avaliação e ressaltou a importância deste ato que faz cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos atendendo a legislação vigente, e em nome da transparência e para atender ao dever cívico da administração municipal, prestando contas aos cidadãos”, ressaltou.
Em seguida, o assessor Especial da Secretaria de Gestão Pública, Michel Sued, fez uma demonstração por meio de gráficos e tabelas, com números referentes à análise da situação econômica no exercício de 2013; um comparativo entre as receitas arrecadadas em 2012 e 2013; despesas liquidas por função de governo e por grupo de despesas; evolução da despesa com pessoal; evolução da despesa corrente líquida no período de 2008 a 2013; entre outros.
“O governo municipal vem fazendo um esforço para cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal e, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, tem conseguindo fazer o que muitos entes federativos não estão conseguindo”, destacou o assessor Michel.
Em um comparativo da receita de 2012 com a de 2013 a variação real, considerando os efeitos inflacionários, só cresceu 1,33% em 2013, o que, de acordo com o assessor Michel Sued, não é compatível com o crescimento das demandas de serviços públicos que aumentam a cada ano. O índice de Participação do Município (IPM) do Cabo também teve uma queda passando em 2013 de 6,3612% para 6,2017%.
Apesar disso, a Prefeitura vem mantendo o bom histórico de sucesso conseguindo aplicar acima dos percentuais exigidos constitucionalmente nas áreas de educação (28,20%) e saúde (22,08%), que exigem aplicação mínima de 25% e 15% respectivamente. Os gastos com pessoal no 1º quadrimestre de 2013 representou 52,96%, no segundo quadrimestre caiu para 51,36%, e no 3º quadrimestre baixou ainda mais com 48,7%, estando dentro do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,30%.
Na ocasião, um dos vereadores da bancada, Nilson Gabriel, destacou que a participação e a presença do Poder Executivo na Casa Vicente Mendes para apresentar essa prestação de contas é muito importante. “É muito bom que isso esteja sendo uma realidade no nosso município. O que podemos perceber é que a Prefeitura está conseguindo manter um equilíbrio nas contas”, afirmou.
Ainda na audiência, foram feitos esclarecimentos de questionamentos tanto dos vereadores presentes, como do público que teve espaço para se manifestar. Também estiveram presentes a controladora geral, Alinne Torreão e o secretário de Finanças e Arrecadação, Paulo Guedes.
De acordo com Lusivan, a prestação de contas feita pela Prefeitura junto ao Poder Legislativo e à sociedade assegura a transparência dos gastos públicos e a consecução das metas fiscais, com a observância dos limites fixados pela lei. O conteúdo apresentado reflete os números constantes nos relatórios resumidos de execução orçamentária  referente ao 6º bimestre de 2013 e de gestão fiscal referente ao 3º quadrimestre de 2013 que se encontram disponíveis na internet, no site da Prefeitura, através do www.cabo.pe.gov.br disponível no Portal da Transparência.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa


Município conhece proposta de projeto socioambiental para Suape


Proposta_Ambiental_RandyAugusto01
O secretário Executivo de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, André Morais, conheceu detalhes sobre uma proposta de projeto socioambiental voltado para os municípios que integram o Território Estratégico de Suape. O trabalho, apresentado nesta quinta-feira (27/02), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha, tem ênfase no processo de coleta seletiva, reciclagem e compostagem, voltado para os municípios do entorno de Suape.
A proposta foi apresentada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Ibrades), Sabetai Calderoni, e contou com a presença também de representantes da Petrobras, Secretaria das Cidades do Estado, Embrapa, do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente de São Paulo e cooperativistas de coleta seletiva da região. O trabalho também está sendo exposto aos sete municípios integrantes do Território de Suape. O projeto também está sendo apresentado aos outros sete municípios integrantes do Território de Suape (Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Escada, Rio Formoso, Ribeirão e Sirinhaém).
Dentre as ações propostas pelo projeto estão: trabalhar o composto orgânico, reciclagem de entulhos da construção civil, implantar um programa de coleta seletiva, estações de triagem, parque de compostagem, separação do lixo e gaseificação de resíduos e produção de energia. A fonte de recursos para que este projeto venha a ser realizado ficaria por meio da Petrobras, Prefeituras Municipais, Ministério da Saúde, Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco, PRONAF e emendas parlamentares.
Proposta_Ambiental_RandyAugusto03
Para André Morais, a importância da aprovação do projeto é de que os resíduos sólidos venham a ser trabalhados por meio da compostagem, gerando maior renda e com isso melhoria na qualidade de vida para as pessoas integrantes das cooperativas de coletas seletivas.
Texto: Erika Freitas – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Prefeitura incentiva aquicultura para fortalecer zona rural do município


IMG-20140227-WA0008
Com o objetivo de estimular a economia e fortalecer as ações desenvolvidas na zona rural do município, a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa quinta-feira (27/02), na comunidade de Mercês, acompanhou a primeira retirada da leva de animais marinhos cultivados pioneiramente na área. A iniciativa é da Superintendência de Desenvolvimento Rural, visando o desenvolvimento da aquicultura.
Cultivados no sistema de policultura, onde espécies diferentes habitam o mesmo tanque, as tilápias e os camarões gigantes da Malásia são responsáveis por mudar a vida de alguns moradores, como José Alves da Silva, 56, produtor rural há mais de 20 anos, que descreve a iniciativa da prefeitura como inovadora e mais eficaz que as anteriores. “Sou produtor rural há 26 anos. Agora com esse projeto da Prefeitura de criar espécies diferentes no mesmo espaço, posso economizar nas rações e ganhar na venda conjunta dos peixes e camarões”, declarou ele que, além de piscicultor, é também, agora, dono de um pequeno pesque-pague e de restaurante.
IMG-20140227-WA0016
Para um dos responsáveis pelo projeto, o engenheiro de pesca Fábio Dourado, essa primeira ação é muito significativa já que, por ser pioneiro, o sistema ainda estava em fase de teste e está tendo muito êxito, o que significa dizer que mais propriedades irão receber a iniciativa. “Hoje foi muito importante, constatamos que o projeto deu certo e pretendemos expandi-lo. É  bom lembrar que essas ações dão uma abertura para os pescados dos produtores ao mercado”, afirmou. “Estamos desenvolvendo esse projeto há mais de um ano e atendeu totalmente a nossas expectativas. A renda daquela família aumentou significativamente e esperamos aumentar também a renda de outros produtores”, comentou o superintendente de Desenvolvimento Rural, Wasiton Alves. IMG-20140227-WA0013
Texto e fotos: Otávio Alves – Estagiário da Secom/Cabo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Rede de Saúde Mental realiza primeira festa de carnaval para pacientes


unnamed
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa quarta-feira (27/02), no Clube da Destilaria, o 1º carnaval para pacientes da Rede de Saúde Mental do município. O evento ofereceu um dia de integração para os usuários em tratamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das residências terapêuticas, do Projeto Diálogos e do Programa Atitude.
A coordenadora da Política de Saúde Mental, Danielle Moura, comentou a importância da comemoração carnavalesca para os pacientes. “Esse é um espaço de integração, socialização e respeito das diferenças”, ressaltou. “Estas atividades contribuem no tratamento de transtornos psiquiátricos que são desenvolvidas na rede municipal de saúde”, disse.
unnamed (1)Durante a festa, os pacientes participaram também do concurso de melhor fantasia, melhor passista e a eleição do Rei Momo e da Rainha do carnaval da Saúde Mental.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo/SMS

Servidores têm até o dia 5 de março para colaborar com a elaboração do PCCV


Os servidores efetivos da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho têm até o dia 5 de março para responder ao questionário para elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).  A pesquisa está disponível no site www.cabo.pe.gov.br e, ao participar do processo, os funcionários públicos estarão ajudando a administração municipal a compreender melhor quais são as expectativas dos próprios servidores em relação ao plano.
De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Gilson Cabral, a implantação do PCCV além de justo, trará benefícios ao longo da carreira para todos os servidores da Prefeitura do Cabo.“Nosso objetivo é consolidar uma política administrativa, onde o servidor seja mais valorizado e, com isto, contribua ainda mais para os resultados dos serviços prestados pelo município à nossa população”,declarou.
Para participar, os interessados devem clicar no banner PCCV que se encontra do lado direito da página e responder a algumas perguntas. O guarda municipal Paulino Domingos dos Santos, 53, avalia a iniciativa como uma grande conquista. “Esta é uma luta antiga dos servidores municipais e será um marco histórico na valorização dos funcionários públicos do Cabo. O prefeito Vado está de parabéns pela iniciativa”, pontuou.
PCCV – Faz parte da política de gestão pessoal da Prefeitura e disciplina o ingresso na carreira, instituindo oportunidades e estímulos ao desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores.
Texto: Loyane Farias –Secom/Cabo



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Saúde promove Semana de Orientação sobre câncer de mama e colo de útero


MulherSaUde1Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho irá realizar uma semana de orientação para alertar o público feminino sobre a importância de prevenir o câncer de mama e colo de útero. Entre os dias 7 e 12 de março, a Coordenação de Saúde da Mulher estará realizando diversas atividades, entre elas estão previstas rodas de conversa sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, exames citopatológicos e mamografia, palestras e avaliação das mulheres para prevenção contra o câncer.
De acordo com a coordenadora da Política da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, para realizar os exames durante o mês de março não há necessidade de agendamento antecipado ou apresentação do pedido de um profissional de saúde, basta a interessada procurar a unidade de saúde onde a atividade será desenvolvida e solicitar a realização do procedimento de saúde. “Não há restrição de idade, toda mulher que já iniciou a atividade sexual pode submeter-se aos exames preventivos”, explicou ela.
Até o final do mês de março, a Secretaria de Saúde estará intensificando as ações de prevenção, promovendo exames clínicos de mama, testes citopatológicos, autoexame das mamas e rodas de conversa sobre sexualidade feminina.
A Secretaria de Saúde promove constantemente campanhas de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero, com o objetivo de atrair para a realização dos procedimentos as mulheres que não vão com frequência ao serviço de saúde e aumentar o índice à realização do exame preventivo, que deve ocorrer anualmente. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3521-6795.
Programação / Saúde da Mulher:
(07/03) – Sexta-feira
14h – Caminhada para Mulher organizada pelas Secretarias de Saúde e Executiva da Mulher e o Centro das Mulheres do Cabo.
Concentração: Praça Ministro André Cavalcanti (Centro)
Término: Largo da Estação Ferroviária (Centro)
(10/03) – Segunda-feira
9h- Campanha de citologia e mamografia
Local: Centro de Referência em Saúde da Mulher 2 – Ponte dos Carvalhos
(11/03) – Terça-feira
9h – Campanha de citologia e mamografia
Local: Centro de Referência em Saúde da Mulher 1 – Centro
(12/03) – Quarta-feira
10h- Campanha de citologia e mamografia para funcionárias do Shopping Costa Dourada – desenvolvida pela coordenação de Saúde da Mulher e pelo Centro das Mulheres do Cabo.

Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/ Cabo

Bal Masqué trouxe muita animação a idosos e pessoas com deficiência do município


Bal Masque 2014 - Foto Joao Barbosa (33).JPGA noite dessa terça-feira (25/02) foi bastante animada no Cabo de Santo Agostinho. Ao som do autêntico frevo, a Prefeitura Municipal realizou a 4ª edição do Bal Masqué da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, no Clube da Destilaria. Este ano, o evento entrou no clima da Copa do Mundo, trazendo o tema “Carnaval Canarinho, 60 anos da camisa amarela”. A atração principal da festa foi o maestro Spok, que levou o público ao delírio tocando grandes músicas de carnaval com a participação da Orquestra Marco Zero, do músico Josildo Sá, do Coral Edgard Moraes e da cantora Vanessa Oliveira. O Bloco Lírico Pierrot de São José também se apresentou.
Centenas de pessoas participaram do Bal Masqué, que contou com uma decoração diferenciada, predominando o verde e amarelo. Havia também várias mandalas com fotos de membros de grupos de idosos e de pessoas com deficiência, uma forma de homenagear os segmentos. Trabalhando a inclusão social, a festa foi uma iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Neste ano, o evento pôde contar com um Camarote da Acessibilidade (em parceria com o Governo do Estado), demonstrando à sociedade a inclusão nos grandes eventos culturais.
Bal Masque 2014 - Foto Joao Barbosa (21).JPGVárias autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito Vado da Farmácia acompanhado pela primeira-dama, Débora Costa.  “Este Bal Masqué tem o objetivo de contemplar e dar condições às pessoas com deficiência vivenciarem o carnaval, trabalhando a acessibilidade e também incentivando os grupos de idosos que nos passam uma energia positiva e nos fortalecendo para a vida”, comentou o prefeito.
De acordo com o secretário Municipal de Programas Sociais, Ronaldo Santos, esta é uma festa de inclusão social que possibilita unir dois segmentos, além da população em geral. “Neste baile, pessoas idosas e pessoas com deficiência se divertem e podem aproveitar para poder brincar com suas famílias com acessibilidade e segurança”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, André Cordeiro, um dos maiores ganhos foi o Camarote da Acessibilidade. “De fato o prefeito Vado tem um olhar sensível para a causa da pessoa com deficiência e esse camarote, que na verdade é da inclusão e socialização, faz com que as pessoas com deficiência participem não só das festividades, mas também de outras atividades”, explicou. A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Glisséria Amorim, destacou que a inclusão é necessária. ‘”Esta é uma forma que o Governo Municipal encontrou de trazer os idosos e as pessoas com deficiência para curtir o carnaval de maneira integrada e diferenciada”, comentou.
O Bal Masqué teve início com o Bloco Lírico Pierrot de São José, entoando as marchinhas de carnaval. Logo em seguida, houve o concurso de Rei e Rainha e da Melhor Máscara de cada segmento. As majestades eleitas do segmento das pessoas com deficiência foram Hamilton Petrônio Dionísio (36, morador de Ponte dos Carvalhos) e Maria José da Silva (51, moradora de Ponte dos Carvalhos). Já o rei e rainha do segmento dos idosos foram Amaro Avelino da Silva (65, Vila Sotave, grupo Renascer) e Maria José dos Santos, (62, moradora de Ponte dos Carvalhos, grupo Renascer). Cada majestade recebeu R$ 1,5 mil.
Bal Masque 2014 - Foto Joao Barbosa (20).JPGOs vencedores do concurso de melhor máscara foram, no segmento dos idosos, em 1° lugar, Amara Francisca da Silva (67, moradora do Mauriti, grupo Mensageiros da Paz) e no 2° lugar Maria Eliete Sabino de Vasconcelos (64, moradora da Cohab, grupo Renascer). E no segmento das pessoas com deficiência em 1° lugar Gustavo Claudino da Fonte Silva (12, grupo Amigos Deficientes Sem Preconceito, morador de Ponte dos Carvalhos) e em 2° lugar Adriano Márcio dos Santos (32, Movimento do Deficiente do Cabo). Os que ficaram em 1° lugar receberam a premiação de R$1 mil e os que ficaram em 2° R$ 800. Maestro Spok encerrou a festa.

Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Estudante do município conquista na Olimpíada Brasileira de Matemática


alunobronze 1O estudante da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho João Pedro Ferreira da Silva, 12, ganhou uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) – 2013. O aluno está no 8º ano da escola-modelo Professor Manoel Davi Vieira da Costa, situada no distrito de Ponte dos Carvalhos. As seleções da Obmep acontecem por estado, sendo entregues cerca de mil medalhas de bronze em todo o país. O resultado obtido, nesta categoria de premiação, chegou a superar o de várias escolas importantes de Pernambuco e foi divulgado neste mês pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicado (IMPA), realizador do certame.
alunobronze 4A competição tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área e é realizada anualmente, em duas fases. Já é a terceira vez que a Escola Municipal Professor Manoel Davi Vieira da Costa participa da disputa. Na edição de 2013, a primeira fase ocorreu em junho, na própria escola, quando os estudantes competiram internamente, por série, ao responder a uma prova enviada de Brasília.
Os melhores classificados passaram para a segunda fase e disputaram com escolas do Estado. Ainda na própria escola, polo de aplicação das provas na regional que abrange o município, João Pedro ficou entre os quinze melhores. A posição o colocou a frente de alunos de escolas como Colégio Militar do Recife, Colégio de Aplicação da UFPE e outras.
O resultado da boa colocação deixou o estudante animado até para participar novamente da olimpíada este ano. “Fiquei muito feliz. Sempre tive habilidade em Matemática e vou ver se consigo me classificar na de 2014”, ressaltou. O professor de matemática e coordenador da Obmep na escola, João Carlos da Silva, destacou o trabalho que é desenvolvido com os alunos. “Incentivar a participação dos alunos em competições como esta, aumenta o interesse do aluno na disciplina e motiva outros a se dedicarem também”, informou.
alunobronze 3A família do pequeno talento, que reside na cidade de Jaboatão dos Guararapes e optou por matricular o filho na escola-modelo do Cabo, também falou sobre a conquista. Para o pai de João Pedro, o mecânico Marinaldo da Silva, foi uma surpresa receber a notícia. “É marcante ver que eu tenho um exemplo dentro de casa. Ele me surpreendeu”, disse. Já a mãe do garoto, a dona de casa Érika da Silva, falou com orgulho da habilidade do estudante. “Fiquei muito feliz. Ele sempre gostou e é muito bom em Matemática. E eu avalio que o ensino é ótimo e ele gosta muito da escola”. A irmã Laura Pietra, caçula da família, tem apenas dois anos e já tem dentro de casa um exemplo de superação e dedicação para se inspirar.
Texto: Diego Lós – Ascom da Educação/Cabo
Fotos: Jorge Luiz

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Prefeitura realiza obras estruturais em várias comunidades do município


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Obras Públicas, está realizando uma série de obras estruturais, visando a melhoria na qualidade de vida da população em vários bairros do município. Serviços como drenagem, pavimentação e construção de escadarias estão sendo executados com os recursos do FEM (Fundo de Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), e aplicados pelo FMI (Fundo Municipal de Investimentos).
Em parceria com o Governo do Estado, as obras têm um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões que irão trazer muitos benefícios à mobilidade e qualidade de vida da população cabense, já que mais de 40 ruas do município serão beneficiadas. Na manhã desta terça-feira (25/02), os secretários Osman Beltrão (Obras Públicas) e Luiz Pereira (Governo e Orçamento Participativo), vistoriaram os serviços nos bairros da Torrinha e Bela Vista.
“Esta é uma obra que abrange 44 ruas em diversas comunidades, melhorando a qualidade de vida e a mobilidade da população”, falou o secretário Executivo de Obras Públicas, Osman Beltrão. “A execução dessas obras reforça a filosofia do prefeito Vado de estar preocupado com o bem estar do povo cabense. Com essas ações, o inverno que castiga tanto nossa gente não será mais tão amedrontador e a mobilidade, principalmente, irá melhorar muito”, ressaltou o secretário Luiz Pereira.
Para Rafaela Lino da Silva, 31, dona de casa e moradora do bairro da Torrinha há mais de 15 anos, a execução dessas obras é algo muito esperado pela comunidade e finalmente está sendo realizada. “Moro aqui há anos e sempre falaram que iam fazer, mas só hoje, 16 anos depois, realmente estão fazendo. Isso é maravilhoso”, comentou.
Texto: Otávio Alves – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa



Bloco Zé Pereira do Vavá da Vaca promete animar o Centro nesta quinta-feira


O Carnaval do Cabo de Santo Agostinho está recheado de eventos para garantir a alegria e total participação do público e turistas de todas as idades. Nesta quinta-feira (27/02), o tradicional bloco Zé Pereira do Vavá da Vaca sairá às ruas do Centro arrastando centenas de foliões com bastante frevo no pé. A concentração será às 20h, no largo da Compesa (Centro), com destino ao Largo do Mauriti, retornando em seguida ao ponto de partida.
O Zé Pereira foi criado em 1947, quando o comerciante Osvaldo Costa, falecido em 1995, reuniu-se com outros amigos e decidiu criar um bloco que saísse na quinta-feira, pois a feira popular do Cabo era no sábado e já que eles trabalhavam até a noite nunca podiam acompanhar as agremiações. O bloco existe há 67 anos.
Confira as atrações para a próxima quinta e sexta-feira (27 e 28/02):
- CENTRO / VILAS
27/02 (quinta-feira)
Bloco Jason folia – 09h – Escola Jason Brandão
Bloco Zé Pereira do Vavá da Vaca – 20h – largo da Compesa, Centro do Cabo, com orquestra Show de Frevo

28/02 (sexta-feira)
07h30 –  Bloco infantil Explode coração – Saída: Largo da estação
09h – Bloco infantil Entrei no clima – Saída: Alto do cruzeiro
14h30 – Bloco do gury Saída: Escola Menino Jesus – Cruzeiro
19h – Bloco Guaiamum em folia: Saída: Padaria de seu toinho
20h – Bloco dos 40 Saída: Rua 60 / Cohab
20h – Bloco Zé de Cana. Saída: Praça do Jacaré – Centro
20h – Troça Se Amoleceu Levanta – Centro
19h30 – Bloco As Devassas da Rua 95. Saída: Rua 95 – Cohab
00h – Bloco o Gato da Meia Noite. Saída: Rua da Lama – Centro

- PONTE DOS CARVALHOS
28/02
09h – Bloco O Pinto da Poli. Saída: Rua Petronilo Capistrano dos santos.
19h – Bloco As Cachorras da Mangueira. Saída: Rua da mangueira

Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa