sábado, 30 de agosto de 2014

Projeto Saúde Bucal na Escola já beneficia 3 mil crianças cabenses


saude_bucal_1
Com o objetivo de facilitar o acesso ao tratamento dentário e melhorar as ações preventivas das crianças de 2 a 12 anos, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza o Projeto Saúde Bucal na Escola. A ação já beneficiou cerca de 3 mil crianças que estão recebendo orientações de higiene oral e aplicação de flúor. Seis dentistas e dois auxiliares estão executando as ações realizadas pela Secretaria de Saúde.
Nessa quinta-feira (28/08), a Escola Professor Júlio Maranhão, localizada no Engenho Liberdade, foi beneficiada com o projeto. Cerca de 160 alunos participaram de diversas atividades. Na primeira fase do Projeto, é realizada uma apresentação, feito o levantamento de dados e verificado o índice de crianças com cárie. Em seguida, a equipe orienta a escovação correta, a continuação do tratamento nas residências, a aplicação de flúor e avaliação das crianças que poderão realizar a técnica do ART (Tratamento Restaurador Atraumático) e/ou exodontia (extração).
saude_bucal_5
Segundo a gerente de Saúde Bucal do Cabo, Elizabeth Santana, oito escolas municipais já foram beneficiadas. A previsão é de que, até o final deste ano, mais de 90% das escolas sejam beneficiadas. “Nossa meta é atingir todas as crianças que necessitam do tratamento. Seis meses depois, voltamos às escolas para acompanhar a progressão do tratamento”, explicou.
A criança que precisar de cuidados específicos é encaminhada ao Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência, para concluir o tratamento dentário. O serviço é gratuito.



Texto:Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Semana da Pessoa com Deficiência encerra as atividades com momento de integração social


pessoacomdeficiencia1
Como o objetivo de promover um momento de integração social com recreação, banho de piscina, sorteios e diversos jogos, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho encerrou nessa sexta-feira (29/08), as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência. A iniciativa foi da Secretaria de Programas Sociais e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded). O evento aconteceu na área de lazer do Sest/Senat, que fica localizado às margens da PE-60.
A programação da Semana da Pessoa com Deficiência contou com diversas palestras e debates em algumas escolas municipais. Já o momento de integração, ficou por conta de atividades como banho de piscina, seguido de campeonatos de futebol e jogos de tabuleiro. Logo após, aconteceu um sorteio de brindes.
pessoacomdeficiencia3
De acordo com a gerente de Assistência Social, Daniele Fonseca, o objetivo do evento foi facilitar a integração do grupo. “O resultado desta ação foi bastante positivo pela satisfação e alegria na expressão e no depoimento de cada pessoa, que desfrutou deste momento agradável”, afirmou.
“É o segundo ano que participo das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência. A Prefeitura está de parabéns pelos eventos que são oferecidos, pois é muito importante para a integração das pessoas”, comentou Solange Vasconcelos, 51 anos, moradora do bairro São Francisco.
pessoacomdeficiencia2
Na oportunidade, o presidente do Comded, André Cordeiro, ressaltou a importância da parceria firmada entre o Conselho e a Secretaria de Programas Sociais. “Estamos juntos para unir forças com objetivo de implementar e fortalecer cada vez mais a política da pessoa com deficiência na nossa cidade”, destacou.
Segundo Daniele Fonseca, a programação da Semana teve o intuito de mostrar para população a importância da política de inclusão e também dar visibilidade ao segmento.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Seminário discute políticas públicas para a população LGBT do Cabo


seminariolgbt3
Representantes do poder público, sociedade civil e militantes do movimento LGBT participaram nessa sexta-feira (29/08), do encerramento das atividades do 1º Seminário Cabense da Política LGBT, que aconteceu no Sest/Senat, na PE-60. O evento, foi promovido pela Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Centro das Mulheres do município, e teve como finalidade discutir políticas públicas para o segmento.
Durante o seminário, foi exibido e explanado o documentário “Retratos” pelo jornalista Rafael Negrão. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para debater e construir as propostas para criação das políticas públicas para o segmento LGBT.
seminariolgbt1
“O seminário foi mais uma forma da gestão mostrar que é sensível ao movimento LGBT”, disse o aposentado, Crélio José da Silva, 55 anos, morador da praia de Gaibu. “No evento, todos puderam participar e sugerir as propostas para o segmento”, completou ele.
Para o coordenador de Políticas Públicas LGBT do Cabo, Adão Veras, o Seminário foi fundamental para criação das políticas voltadas para o segmento. “De forma democrática, junto com diversas entidades e do público LGBT, pudemos elaborar as propostas e logo em seguida, construir as estratégias destinadas para o segmento”, declarou.
No final das atividades, foi criado um comitê formado por 12 pessoas, que junto com a coordenação de Políticas Públicas LGBT serão responsáveis pela apreciação das propostas produzidas no Seminário, além da elaboração de um documento, que vai consolidar as políticas públicas para as ações de 2015.
seminariolgbt2
O encerramento do Seminário contou com a apresentação cultural do grupo Four Music, composto por jovens homossexuais e heterossexuais de Ponte dos Carvalhos.





Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cabo recebe projeto federal de Formação de Gestores Públicos


seminarioforgep-fotojoaobarbosa1O Cabo de Santo Agostinho sediou, na tarde desta sexta-feira (29/08), o Seminário de Abertura do Projeto de Formação de Gestores Públicos (Forgep). O evento é uma realização da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), em parceria com a Prefeitura Municipal, Governo Federal e Petrobras. O seminário, realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha, contou com a presença do ministro chefe da Casa Civil da Presidência, Gilberto Carvalho, e reuniu diversas autoridades, entre elas, vereadores, secretários de diversos municípios, além de servidores da prefeitura e representantes de municípios do entorno de Suape.
O projeto vai oferecer, ao longo de 24 meses, seminários, oficinas e atividades para os gestores que de 23 cidades de cinco Estados que estão sendo contempladas com a iniciativa que promete potencializar os serviços públicos. A oficina visa fortalecer as políticas públicas do município, por meio da formação de gestores municipais, além de incentivar o desenvolvimento de instrumentos para aperfeiçoamento das ações adotadas nas gestões.
seminarioforgep-fotojoaobarbosa3
Na oportunidade, o secretário de Governo, Luiz Pereira, que falou em nome do prefeito Vado da Farmácia, agradeceu a presença de todos e frisou a necessidade de buscar parceria com as empresas, no âmbito do desenvolvimento social da população cabense. Na abertura do seminário, o ministro Gilberto Carvalho fez uma palestra sobre o tema “Participação Social e Marco Regulatório da Sociedade Civil”.

seminarioforgep-fotojoaobarbosa5
O Forgep trabalha na formação de gestores públicos municipais e gestores das organizações sociais, com o mapeamento de processos, desenvolvimento de instrumentos de gestão de projetos para fortalecer as políticas públicas. Ele prevê a troca de experiências entre os participantes, bem como o intercâmbio de informações entre os municípios.
O gerente de Relacionamento Comunitário da Petrobras, José Aparecido Barbosa, ressaltou que o momento que o Cabo vive é único e comentou da importância dos gestores se capacitarem cada vez mais, através de projetos e formações. “O maior objetivo da audiência é qualificar os profissionais com foco para melhorar o trabalho desempenhado no serviço público, no desenvolvimento das políticas públicas”, destacou a diretora da Flacso, Salete Valesan.
seminarioforgep-fotojoaobarbosa2







Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Open Cabense de Karatê acontece neste domingo em Pontezinha


A primeira edição do torneio contará com a presença de atletas das cidades de Maraial, Jaqueira, Olinda, Recife, Jaboatão e do Cabo, que disputarão categorias que abrangem jovens a partir dos sete anos e vão até o adulto, sem idade definida.
O organizador do evento Niltenberg Maia, fez questão de agradecer o apoio dado pela Prefeitura e ressaltou o empenho que ela vem tendo em atender todos os desportos do município. “Agradecemos a Prefeitura pelo apoio dado em todos os momentos. Sabemos do compromisso que a gestão tem em atender todos os esportes do município e estão fazendo isso muito bem, valorizando cada modalidade”, destacou.
Texto: Otávio Alves – Estagiário da Secom/Cabo
Foto: Randy Augusto (Arquivo)

Inscrições para cursos profissionalizantes começam nesta segunda-feira


Investindo na qualificação de jovens e adultos do município, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão oferecendo cursos profissionalizantes de cabeleireiro e manicure/pedicure.  As inscrições estarão abertas a partir desta segunda- feira (1º/09) e serão realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que fica localizada na Avenida Historiador Pereira da Costa, s/n, Centro das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Para se inscrever em uma das 44 vagas do curso de cabeleireiro, é necessário ter ensino fundamental completo e ser maior de 18 anos. Já os interessados no curso de manicure/pedicure, precisam ter idade mínima de 16 anos e o ensino fundamental completo ou está cursando o sétimo ano. Para realizar as inscrições os candidatos devem estar munidos de RG (identidade), CPF, comprovante de residência e declaração escolar (original e xerox).
Outras informações através do telefone: (81) 3521-6793.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo

Cabo promove seu 1º Seminário da Política LGBT


lgbt site 1A Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho e o Centro das Mulheres do Cabo promoveram, nessa quinta-feira (28/08), a abertura do 1º Seminário Cabense da Política LGBT, que tem como tema central “Reafirmando direitos e cidadania”. O evento reuniu representantes do governo, público LGBT e a sociedade civil, com o objetivo de discutir o plano de ação para definir as políticas públicas, específicas para este segmento. O encontro segue nesta sexta-feira (29), no auditório do Sest/Senat, na PE-60.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas LGBT do Cabo, Adão Veras, o Seminário visa discutir e coletar as demandas para estruturação das políticas públicas voltadas para o segmento. “Esse é mais um espaço para concretizar, de fato, a construção e efetivação das políticas em prol do público LGBT”, disse.
Na oportunidade, o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, ressaltou a importância da implantação da Coordenação de Políticas Públicas LGBT, criada este ano. “Nossa gestão foi sensível às revindicações das entidades e criou a coordenação, que atua em ações permanentes de enfrentamento ao preconceito no nosso município”, afirmou.
lgbt site
“Estamos aqui para fortalecer a parceria com a Prefeitura e a coordenação LGBT e unirmos forças na elaboração das políticas públicas para o segmento”, declarou a representante do Centro das Mulheres do Cabo, Isabel Santos. “Somos uma organização feminista e acreditamos na importância da manutenção dos direitos de homens e mulheres, principalmente na justiça e igualdade para todos”, completou.
O assessor especial do Governo do Estado para Assuntos LGBT, Rildo Veras, comentou que o seminário é o início da estruturação da política para o segmento. “A gestão dá mais um passo importantíssimo, não só pela criação da coordenação, mas também pelo evento, pois mostra comprometimento com o público LGBT”, enfatizou.
O evento contou também com uma palestra sobre o panorama da Política Nacional LGBT e os desafios para construção de um plano de ação municipal, ministrada pelo coordenador de projetos do Instituto Papai da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Thiago Rocha, e com a explanação das experiências de um dispositivo de governo na condução da política para o segmento, com Rildo Veras.
Estavam presentes também os secretários de Saúde, Ricardo Marlon, e de Assuntos Estratégicos, Ronaldo dos Santos.
Confira a programação desta sexta-feira:
-Sexta-feira (29/08)
9h30 – Exibição e explanação do documentário “Retratos” pelo jornalista Rafael Negrão
9h40- Palestra: Experiências de um dispositivo de governo na condução da Política LGBT municipal.
Palestrante: Rildo Veras – Assessor Especial do Governo do Estado para Assuntos LGBT
10h- Salas temáticas
12h- Almoço
15h – Planária: Síntese por facilitador
15h20 – Aclamação ao Comitê LGBT
15h40- Encerramento
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cabo prepara desfiles cívicos para comemorar Dia da Independência

Desfile centro (36)A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho já começou os preparativos para os tradicionais desfiles das semanas comemorativas à Independência do Brasil, entre os dias 1º e 14 de setembro. Com o tema “A educação é o caminho para a verdadeira independência”, a Secretaria de Educação do Cabo, responsável pela organização dos eventos, organizou uma programação com desfiles descentralizados nos bairros e distritos do município, além do grande desfile no dia 7 de setembro. Os eventos contarão com a colaboração das Secretarias Municipais de Defesa Social e da Saúde, além da Polícia Militar de Pernambuco.
A coordenação de Cultura e Arte da Secretaria de Educação reuniu, na última segunda-feira, todos os setores e coordenações da Secretaria, para discutir a organização dos desfiles e passar orientações. O coordenador de Cultura e Arte, Ivan Marinho, destacou que as bandas e fanfarras participantes foram orientadas por um novo regimento interno. “O novo regimento incentiva o toque de marchas ou músicas da cultura popular, a fim de que os desfiles destaquem o amor à pátria e ressaltem os valores cívicos e educativos”, declarou Marinho.
De acordo com o professor de música e técnico da Coordenação de Cultura e Arte, Josias Costa, este ano estão inscritas 40 bandas marciais de escolas municipais, a Escola de Música José Ladislau Pimentel, a Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense, algumas fanfarras inscritas através do programa Mais Educação (programa promovido em parceria com o Governo Federal), além de 15 bandas independentes; de associações, igrejas e escolas particulares.
As bandas escolares, sejam mirins ou juvenis, têm como integrantes as crianças do Ensino Fundamental. A escola CAIC – José Alberto de Lima, na Torrinha, terá como destaque a apresentação de uma banda formada por crianças com deficiência, que são atendidas pelo Setor de Educação Especial da Cabo.
O desfile do Dia da Independência será realizado na Avenida Historiador Pereira da Costa, no centro do Cabo, a partir das 14h, com previsão de término às 19h, em um percurso com cerca de dois quilômetros, onde a população poderá acompanhar nas calçadas. A concentração será próximo à Secretaria de Educação, e o grande palco será montado na Praça Ministro André Cavalcante. A dispersão das bandas ocorrerá na Praça do Jacaré. “Nós acordamos com as quinze bandas que se apresentarão no palco, que elas terão sete minutos de apresentação para executar uma música. E todas foram instruídas a começarem a tocar após se distanciarem da concentração, já que existe um hospital próximo”, afirmou Josias Costa.
Veja toda a programação dos desfiles em anexo:SEMANA DA PATRIA 2014

Texto: Diego Lós (Ascom da SME)
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Praia de Gaibu recebe festival gastronômico neste final de semana

img-projeto-01A praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho recebe, nos dias 29 e 30 deste mês, o festival gastronômico do projeto Na Estrada: sabores de Pernambuco. O evento acontece na Academia das Cidades de Gaibu, a partir das 14h. Produtores rurais da região vão comercializar as mercadorias e chefs convidados oferecem oficinas gratuitas ao público com ingredientes regionais.
A ação, que tem por objetivo celebrar e explorar a identidade culinária das diferentes regiões do estado, é coordenada pelo Senac e o Sebrae e recebe apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Os dois dias terão a programação dividida da seguinte forma: das 14h às 17h, encontro de negócios; das 17h às 22h, oficinas gastronômicas e feira de produtores.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3518-1646 ou 3521-6793 ou pelo hotsitehttp://www.pe.senac.br/ascom/naestrada/litoralsul/index.shtml
Texto: Agostinho Santiago – Estagiário da Secom/Cabo

Município apresenta cumprimento de metas fiscais em audiência na Câmara

Audiencia_Publica_Prestacao_Contas04RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho apresentou, nesta quinta-feira (28/08), em uma audiência pública, uma análise do cumprimento das metas fiscais referentes ao primeiro quadrimestre do Exercício Financeiro de 2014. A sessão solene aconteceu na Câmara de Vereadores, e contou com a participação de várias autoridades municipais, entre elas, vereadores e secretários, além de técnicos da prefeitura e representantes da sociedade civil.
A sessão foi presidida pelos vereadores Josadac Miguel e José Carlos de Lima. Participaram os secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, e de Finanças e Arrecadação, Paulo Guedes, além da controladora geral do município, Alinne Torreão.
Lusivan fez uma breve introdução da avaliação e ressaltou a importância desse momento para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos realizando um ato obrigatório, cuja lei é construída sob transparência e controle para atender ao dever da administração municipal, que é a prestação de contas aos cidadãos cabenses”, declarou.
Audiencia_Publica_Prestacao_Contas03RandyAugusto
Após a abertura da audiência, o auditor fiscal do Tesouro Municipal e assessor Especial da Secretaria de Gestão Pública, Michel Sued, fez uma demonstração com slides dos gráficos e tabelas com números referentes à situação econômica do primeiro quadrimestre do exercício de 2014. Michel também fez um comparativo entre as receitas arrecadadas de 2012 a 2014; despesas liquidas por função de governo e por grupo de despesas; evolução da despesa com pessoal e um comparativo da receita corrente líquida no período de 2008 até abril deste ano.
Audiencia_Publica_Prestacao_Contas02RandyAugustoDe acordo com o assesor, a Prefeitura vem mantendo o bom histórico e conseguindo aplicar os percentuais exigidos por lei nas principais áreas que são: educação (23,66%) e saúde (18,84%), que determinam uma aplicação mínima de 25% e 15%, respectivamente. Além disso, os gastos com pessoal no 1º quadrimestre de 2014 foram de 47,74%, o que representou uma caída em relação ao terceiro e segundo quadrimestres de 2013, que registraram 48,75% e 51,36%, respectivamente.
Na ocasião, o vereador José Carlos de Lima parabenizou a gestão pelo excelente trabalho de transparência que vem realizando. “Fico feliz em saber que o Poder Executivo vem cumprido com responsabilidade o seu papel nas receitas e despesas do município, mantendo o equilíbrio das contas”, completou.
Ao final, Lusivan Oliveira ainda explicou brevemente como o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) disponibiliza recursos para serem investidos nas áreas de infraestrutura urbana e rural, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade.
A controladora do município, Aline Torreão, ainda ressaltou que todo o conteúdo apresentado hoje se encontra disponível na internet, no site da Prefeitura, através do www.cabo.pe.gov.br, no Portal da Transparência. Também participaram da audiência representantes da Contagem Contabilidade e Assessoria em Gestão Pública (empresa de consultoria que presta serviços à Secretaria de Gestão).
planilha 1





planilha 2






Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Município realiza abertura oficial da Semana da Pessoa com Deficiência

Semana_da_Pessoa_Com_Deficiencia (42)Com o tema “Respeito e cidadania para todos”, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, iniciou nessa quarta-feira (27/08), as ações da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A abertura oficial aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha. A programação da Semana, que acontece até sexta-feira (29/08), conta com palestras, debates e momento de integração.
Semana_da_Pessoa_Com_Deficiencia (41)
De acordo com o secretário Municipal de Programas Sociais, Ronaldo Santos, as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância das leis e das políticas públicas na promoção da igualdade social, a fim de construir a efetiva participação da pessoa com deficiência na sociedade.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência, André Cordeiro, a atuação do controle social é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “O Conselho formula diretrizes e elabora planos, programas e políticas junto aos segmentos dos órgãos Públicos, entidades privadas e grupos organizados. Por isso, é essencial o apoio da gestão para que as políticas públicas possam ser implementadas e efetivadas em prol da pessoa com deficiência”, explicou o presidente.
Durante o evento, houve ainda uma apresentação cultural com a banda de percussão Especial e uma palestra com o tema “Acessibilidade, família e sociedade”, ministrada pelo represente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Fernando da Silva.
Semana_da_Pessoa_Com_Deficiencia (46)
Na oportunidade, o chefe de Gabinete, Ian Karlo, representou o prefeito Vado da Farmácia e ressaltou a importância da Semana da Pessoa com Deficiência para o município. “Esse é um espaço fundamental para sensibilizar a comunidade sobre as políticas públicas e os direitos da pessoa com deficiência, além de promover a integração e inclusão com dignidade e respeito e cidadania para todos”, destacou Ian.
O evento também contou com a participação de autoridades municipais, coordenadores e gerentes da Secretaria de Programa Sociais.

Confira a programação da Semana da Pessoa com Deficiência:
- Quinta-feira (28/08)
14h – Palestra
Local: Caic – Torrinha

- Sexta-feira (29/08)
8h – Momento de integração com entidades participantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Local: Sest/Senat – Rosário (às margens da PE-60)

Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo

Mais de mil jovens participaram da 1ª Feira de Profissões e Empregabilidade


1feira_Profissoes_Empregabilidade_Secom05A 1ª Feira de Profissões e Empregabilidade do Cabo de Santo Agostinho reuniu nesta quarta-feira (27/08) mais de mil jovens e adolescentes do município. O evento, desenvolvido pela Secretaria de Programas Sociais, através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), aconteceu na Quadra Poliesportiva do Gibão, em Ponte dos Carvalhos.
De acordo com a gerente de Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Brígida Taffarel, a feira teve como público principal os jovens do Cabo e os beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) já encaminhados e que buscam uma oportunidade de qualificação profissional, ou para aqueles que almejam uma oportunidade no mercado de trabalho. 1feira_Profissoes_Empregabilidade_Secom04
O evento contou com 18 stands, entre eles, o SENAI, SEST/SENAT, SENAC, IFPE e as empresas Intercement e Kronorte. Além do CCAA, Grau Técnico, Mega Mídia Informática, Prepara Cursos e Fisk, que na oportunidade, sortearam kits e bolsas de estudos para os participantes. Na ocasião, jovens e adolescentes também puderam acompanhar as oficinas e palestras sobre o mercado de trabalho, ministradas pela equipe do Programa Acessuas.
Feira_Profissees_Empregabilidade (8)Para o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a 1ª Feira de Profissões e Empregabilidade foi extremamente importante para os jovens do município. “Esta ação promove a integração no mundo do trabalho, de forma articulada e gratuita, através de oficinas, palestras e exposições com intuito preparar e inseri-los no mercado de trabalho”, destacou.
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo (Fachuca), também marcou presença no evento e sorteou duas bolsas de estudos, sendo uma de 50% no curso de direito e a outra integral para o curso de administração. “Participar dessa Feira foi uma experiência muito boa, pois pude ser completada com uma bolsa de estudos. Ela será importante para me tornar uma profissional e poder ajudar minha família”, disse a ganhadora da bolsa integral, Eva Kássia, 16 anos, moradora de Ponte dos Carvalhos, que é inscrita no CadÚnico.
1feira_Profissoes_Empregabilidade_Secom01“Esse evento foi um marco na cidade e na vida dos jovens cabenses, pois, através dele, pudemos promover um grande encontro de instituições de ensino, reconhecidas pelo MEC, com credibilidade e comprometidas com a ética profissional. Além de promover a intermediação da mão de obra, dos alunos já qualificados, através das empresas parceiras no evento”, ressaltou a coordenadora do Acessuas do Cabo, Gilzacarla Alcântara.
Durante a Feira, a Secretaria de Programas Sociais disponibilizou ainda uma equipe do Bolsa Família para prestar informações e  esclarecimentos para realização do cadastro no Programa. Também participou do evento, o secretário de Assuntos Estratégicos do Cabo, Ronaldo dos Santos.
ACESSUAS – O Programa tem como objetivo coordenar as ações do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município.  O Acessuas atua, promovendo a integração dos usuários da assistência social ao mundo trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social. Além disso, o Programa realiza o encaminhamento para os cursos profissionalizantes de curta duração, que são ministrados, pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e pelo Sistema “S” (Senac, Sesi/Senai e Sest/Senat).
SERVIÇO – A sede do Acessuas fica localizada na Rua da Conciliação, n°76, Ponte dos Carvalhos. O local realiza atendimento ao público de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3518-6297.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Emmanoel Natal – SMPS e Randy Augusto – Secom

Maternidade pública Padre Geraldo é referência em atendimento

Maternidade_Padre_Geraldo_Becario_RandyAugusto02Situada no km 23 da BR-101 Sul, s/n, no distrito de Ponte dos Carvalhos, a Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos vêm realizando diversas atividades, exames e cuidados para os pais e recém-nascidos. Possuindo 20 leitos, a unidade realiza cerca de mil atendimentos, entre partos, consultas e outros procedimentos. Com uma ambulância de prontidão 24h e novo sistema de gás oxigênio, a unidade se tornou referência na região metropolitana e é a primeira maternidade pública municipal do Estado a ter uma usina de gás instalada em suas dependências.
Maternidade_Padre_Geraldo_UsinaGasOxigenio_RandyAugustoO sistema de gás é chamado de Usina PSA, e possibilita que as unidades de saúde possam produzir qualquer tipo de oxigênio, oferecendo redução dos custos de até 50%. O equipamento produz até 6.000 m3/mês de oxigênio produz incluindo os gases periféricos ar comprimido medicinal e vácuo medicinal, responsáveis por até 98% do custo final dos gases hospitalares. “Antigamente tínhamos muitos problemas em relação a oxigênio, principalmente durante a madrugada. Graças à gestão municipal, desde julho do ano passado, não passamos mais por isso”, explicou a diretora Médica da Maternidade, Danielle Kelly.
Maternidade_Padre_Geraldo_atendimento01_RandyAugustoA equipe que trabalha no local é composta por 22 obstetras, cinco plantonistas neonatolgistas e oito anestesistas. Além disso, a unidade oferece atendimento psicológico, serviços sociais e palestras educativas para os pais e acompanhantes.
As crianças nascidas na maternidade já saem registradas no cartório civil gratuitamente, realizado através do Programa Minha Certidão do Governo do Estado, que objetiva ampliar o acesso à documentação civil básica em Pernambuco.
Maternidade_Padre_Geraldo_Corredo_RandyAugusto02Também em parceria com a gestão estadual, o projeto Mãe Coruja possibilita identificar as vulnerabilidades sociais de cada mãe e atende desde o pré-natal (que é realizado nos Centros de Referências da Cidade) ao registro da criança e da própria mãe, caso ainda não tenha, acompanhando a gravidez e o desenvolvimento da criança até os 5 anos. Além disso, está em processo para receber o título de Hospital Amigo da Criança, trabalhando dentro dos padrões exigidos pela Secretaria Estadual de Saúde.
“A maternidade, implantada em 1989, é referência no Litoral e zona da mata sul e vem se destacando nos últimos anos pelo atendimento humanizado que vem prestando. Já tem um papel histórico no município, e uma das nossas missões é aprimorar a cada dia a excelência no atendimento e manter a equipe completa nos plantões. A saúde é uma das prioridades do prefeito Vado”, enfatizou o secretário de Saúde, Ricardo Marlon.
Maternidade_Padre_Geraldo_BancoLeite_RandyAugustoPOSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO – De acordo com a diretora da Padre Geraldo, Elizabete Rocha, até o final de setembro será inaugurado o Posto de Coleta de Leite Humano, que permitirá às mães ordenhar o leite de uma maneira mais higienizada e estimular a continuação da amamentação do bebê. “Além do posto, realizamos cerca de120 atendimentos para pais e acompanhantes ministrando palestras educativas sobre amamentação e cuidados com a criança”, explicou.  A atividade tem o intuito de orientar gestantes e puérperas sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida e os cuidados a serem tomados neste período. “A mãe precisa de todo o acolhimento e apoio necessário, e tirar dúvidas sobre a melhor forma de amamentar. Esta é uma de nossas prioridades”, explicou a técnica de Enfermagem da unidade, Ângela Márcia Ferreira.
Maternidade_Padre_Geraldo_Teste_Olhinho_RandyAugustoEXAMES – A unidade realiza os Testes da Linguinha, do Pezinho, do Olhinho e da Orelhinha, que tem a finalidade de identificar nos recém-nascidos problemas que podem acarretar em dificuldades na fala, cegueira e doenças metabólicas, congênitas e infecciosas.


Maternidade_Padre_Geraldo_Teste_Pezinho01_RandyAugustoSERVIÇO – A maternidade funciona 24h, de segunda a domingo, e atende o Cabo e municípios vizinhos. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone (81) 3522-2706.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Cabo ganha Central de Atendimento ao Eleitor e depósito de urnas

inauguracaotrecabo-fotojoaobarbosa6O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (27/08), a Central de Atendimento ao Eleitor e o depósito de urnas eletrônicas do Cabo de Santo Agostinho. O prédio, que recebeu o nome do desembargador Agenor Ferreira Lima, fica localizado às margens da BR-101, Km 33, próximo à Secretaria Municipal de Defesa Social. Diversas autoridades prestigiaram a solenidade de inauguração, entre elas o prefeito do município, Vado da Farmácia. 
inauguracaotrecabo-fotojoaobarbosa4A abertura contou com a participação da Banda Marcial da Polícia Militar. O terreno onde foi erguido a central foi doado pelo Governo Municipal. “Para nós é uma grande satisfação ver este prédio inaugurado. A prefeitura está à disposição do TRE para fortalecer ainda mais essa parceria”, declarou o prefeito Vado.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura abre seleção simplificada com 111 vagas para diversos cargos


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho tornou público, nesta quarta-feira (27/08), o processo seletivo N° 01/2014 para contratação temporária de 111 profissionais distribuídos em diversos cargos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na próxima semana (01 a 05 de setembro). O contrato terá duração de 12 meses, prorrogável por mesmo período.
As inscrições são presenciais e devem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 16h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situada na Rua Manoel Queiroz da Silva, n° 145, no bairro da Torrinha, Cabo. Das 111 vagas, 36 são para nível superior completo, 55 para nível médio completo e 20 fundamental completo. As vagas disponíveis são para os cargos de operador de trator, auxiliar de serviços operacionais, agente esportivo, digitador do Bolsa Família, entrevistador de cadastro do Bolsa Família, orientador social, profissional de educação física, pedagogo, psicólogo e assistente social.
Das 111 vagas, 36 são para nível superior completo, 55 para nível médio completo e 20 fundamental completo. O processo de seleção será realizado em uma única etapa, por uma avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. O resultado será divulgado no dia 22 de setembro.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3521-6600 / 3521-6601.

Texto: Secom/Cabo

Cumprimento das metas fiscais será apresentado em audiência pública nesta quinta


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar nesta quinta-feira (28/08) uma audiência pública de apresentação e avaliação do cumprimento das metas fiscais no primeiro quadrimestre do execício financeiro de 2014. A sessão acontecerá às 9h, na Câmara dos Vereadores, localizada na Centro do Cabo.
De acordo com o auditor fiscal do Tesouro Municipal e assessor especial da Secretaria de Gestão Pública, Michel Sued, a audiência pública consiste em cumprir uma determinação legal, além de oferecer transparência da execução orçamentária e financeira do município.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo

Banheiro público do centro está sendo reformado

ReformaBanheiro03RandyAugustoAtendendo a uma reivindicação de transeuntes, comerciantes e mototaxistas, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está reformando o banheiro público municipal do centro, próximo à estação ferroviária. A revitalização do espaço deverá estar sendo finalizada nesta sexta-feira (29/08). A reforma foi executada pela Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos.

ReformaBanheiro04RandyAugustoO banheiro (com área feminina e masculina) recebeu melhorias tanto na parte interna quanto externa. Foram trocadas todas as louças (vaso sanitário, mictório), cerâmicas, encanação e iluminação.

Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto