terça-feira, 30 de setembro de 2014

Seis ruas da Vila Roca estão sendo pavimentadas


obrasstoinacio-fotojoaobarbosa3A comunidade da Vila Roca, no Cabo de Santo Agostinho, está sendo contemplada com obras de pavimentação de vias. Seis ruas estão recebendo os serviços de drenagem, implantação de calçadas, meio-fio e pavimentação asfáltica, o que vai promover uma melhor qualidade de vida à população. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Obras Públicas do município, com recursos do FEM I (Fundo de Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) e recursos próprios.
obrasstoinacio-fotojoaobarbosa1As vias beneficiadas são a Avenida Barão de Rio Branco e as ruas Ipê, Cinco, Zumbi, Júlio Lira de Melo e Armínio Guilherme dos Santos. Na manhã desta terça-feira (30/09), a engenheira da prefeitura responsável pelas obras, Rose Mary Leite, esteve no local para inspecionar o andamento dos serviços. Segundo ela, a previsão é de que todos os trabalhos sejam concluídos até o final de novembro. “Após esse período de chuvas, retomamos os serviços, para que sejam finalizados dentro do prazo”, disse.
Os moradores da localidade já estão comemorando. A aposentada Severina Neves, 78, esperava pela pavimentação de sua rua há muito tempo. “Achei que nunca ia ver minha rua ser pavimentada. Mas agora sei que meu sonho vai se tornar realidade”, comemorou.
obrasstoinacio-fotojoaobarbosa2De acordo com o secretário de Obras Públicas, Osman Beltrão, esses serviços vão promover melhores condições de mobilidade, dando mais fluidez de veículos, além de atender a uma demanda antiga de moradores da localidade.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Servidores da Prefeitura podem obter descontos em plano de saúde


Investindo na qualidade de vida de seus servidores, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho firmou parceria com a empresa Unilife Saúde. A operadora conta com uma ampla rede de atendimento em clinicas e hospitais da Região Metropolitana do Recife. Com o convênio, serviços de assistência médica e odontológica serão oferecidos aos funcionários com preços abaixo da tabela. A iniciativa é da Secretaria de Administração e Recursos Humanos,
Os descontos serão oferecidos de acordo com a idade do usuário. Além dele, poderão ser beneficiados dependentes de primeiro grau. Os interessados em obter informações e aderir ao plano deverão se dirigir até o auditório do Centro Administrativo Municipal na próxima sexta-feira (02/10), às 14h. As mensalidades serão descontadas diretamente na folha de pagamento.
“Esta parceria é mais uma das ações determinadas pelo prefeito Vado, que busca beneficiar os servidores públicos do Cabo”, explicou o secretário de Administração, Gilson Cabral.
Texto: Jaqueline Mota – Secom / Cabo

Profissionais da Saúde Mental participam de Fórum do Trabalhador


20140929_141242Com o tema: “Cuidando de quem cuida”, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa segunda-feira (29/09), um Fórum do Trabalhador da Rede de Saúde Mental. O evento foi destinado aos profissionais da Rede, como recepcionistas, motoristas, psicólogos, enfermeiros e psiquiatras e assistentes sociais, e teve como objetivo promover a integração, melhorar o atendimento nas unidades de saúde e unificar os trabalhos que vêm sendo realizados neste segmento. O fórum aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.20140929_140829
O evento contou com a participação da psicóloga Edézia Oliveira, de João Pessoa (PB), que realizou diversas atividades para a capacitação e interação dos profissionais, além de palavras de motivação para todo o grupo. “Muitas vezes o dia a dia faz com que não enxerguemos o nosso amigo de trabalho, e é extremamente necessário este tipo de atividade”, explicou.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Danielle Moura, a meta é organizar estes encontros bimestralmente, para que os profissionais possam se conhecer ainda mais e, assim, realizar um trabalho cada vez mais unificado. “Há cada dois meses vamos constatar os avanços, trocar experiências e consolidar o trabalho que vem sendo executado”, explicou.
20140929_141419
Texto e fotos: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Cabo realiza caminhada para celebrar Dia Mundial da Pessoa Idosa


Para comemorar o Dia Mundial da Pessoa Idosa, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI), em parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, vai realizar nesta quarta-feira (1º de outubro), a partir das 15h, uma caminhada, seguida de culto ecumênico. A atividade terá concentração na Praça do Jacaré (Centro), e deve seguir pelas ruas da cidade com finalização no pátio da Estação Ferroviária.
Organizada pela Secretaria de Programas Sociais, a caminhada tem o intuito de conscientizar a população cabense sobre a importância da pessoa idosa na sociedade e no convívio familiar. “Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade em defesa da vida da pessoa idosa, além de gerar saúde e integração social para os idosos”, afirmou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
Devem participar das atividades os idosos que fazem parte dos 14 grupos do município, representantes do COMDEPI, entidades ligadas à defesa dos idosos e o público em geral.
DIA MUNDIAL – A data foi criada em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo mobilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
PROGRAMAÇÃO:
Caminhada
Concentração: Praça do Jacaré (Centro)
Hora: 15h
Culto Ecumênico
Local: Pátio da Estação (Centro)
Hora: 17h

Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo

Usuários do CAPSad realizam primeira exposição de artesanato


exposicaocaps-fotojoaobarbosa2A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, durante o dia todo dessa segunda-feira (29/09), a 1ª exposição e venda de peças produzidas pelos usuários do CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). A atividade teve como tema “A Natureza Ser” e reuniu diversas peças de diferentes estilos. O evento foi realizado no Centro de Administração Municipal (CAM) e foi uma iniciativa da Coordenação de Saúde Mental do município.
exposicaocaps-fotojoaobarbosa1Com o objetivo de transformar os trabalhos realizados no CAPS em fonte de renda e manter a reabilitação e reinserção social, 12 usuários exibiram suas peças, quadros, pratos decorados, origamis, abajur, e outros, que variavam entre R$ 5,00 e R$20,00.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Danielle Moura, este projeto tem previsão de se tornar itinerante, para que outras pessoas tenham acesso às obras feitas pelos usuários. “Isto é o fruto do trabalho deles, que escolheram até o tema da exposição e expuseram todo o sentimento nestes trabalhos que ficaram belíssimos. Esperamos que este projeto seja levado para todo o município”, disse.
Para a arte-educadora Mônica Campos, o sentimento deles se torna visível em cada peça, elevando a auto-estima e serve também como ocupação terapêutica. “Durante os encontros realizamos diversas atividades com eles e nessa exposição eles que arrumaram as mesas, as peças, e estão presentes no momento da venda. Isso eleva a responsabilidade dos pacientes e ajuda a melhorar no tratamento”, explicou.
exposicaocaps-fotojoaobarbosa3“É uma grande distração e calmaria preparar tudo isso. Há mais de 35 anos que trabalho com artesanato e agora pude retomar as minhas atividades. Isso me dá uma grande alegria e satisfação. Estou muito feliz com o CAPS”, disse a artesã Maria Auxiliadora de Melo.
CAPSad – É um unidade  de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas no município, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. Desta forma, o Centro oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. O apoio da família é fundamental neste processo.O CAPSad Pastor Armando da Silva  fica situado na Avenida Historiador Pereira da Costa, 736, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3521-6628.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cabo promove reunião para debater melhorias no trânsito e transporte

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho convoca profissionais que atuam na área dos transportes convencional e complementar, taxistas, mototaxistas, membros do Sindicato dos Professores do Cabo (Sinpc), idosos, deficientes e associações, além da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para a 3ª reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte – CMTT. A atividade ocorrerá no próximo dia 10 de outubro, a partir das 8h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Torrinha.
Serão discutidas no encontro a aprovação da ata da 2ª reunião, realizada em agosto deste ano; o aumento da frota de veículos; a composição da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari); a adequação tarifária; a assinatura dos contratos de Permissão e demais deliberações. As reuniões acontecem mensalmente, para um melhor desempenho das ações em execução.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Mais 510 estudantes são contemplados com tablet no município


Entrega_Tables_CAIC01_RandyAugusto.JPGOs estudantes do 6° ao 9° ano da Escola Prefeito José Alberto Lima (Caic), no Centro do Cabo de Santo Agostinho, estão mais felizes. É que a Prefeitura Municipal realizou, na tarde desta segunda-feira (29/09), a entrega dos tablets. 356 alunos foram beneficiados com a ferramenta tecnológica, que tem a proposta de inserir os jovens na era da tecnologia, para que obtenham novos conhecimentos por meio de aplicativos instalados no equipamento. A entrega está sendo realizada pelo próprio prefeito Vado da Farmácia e coordenada pela Secretaria de Educação.
O prefeito Vado enfatizou o valor que o tablet possui para os alunos. “Essa ferramenta foi adquirida para vocês, para que vocês possam estar inseridos na era da tecnologia. Façam bom uso dentro e fora de sala”, destacou. O prefeito ainda ressaltou a retomada das obras de repavimentação da Avenida Vereador Manoel Estevão (via que dá acesso ao Mercadão). “Sabemos que essa via estava causando alguns transtornos a pais e alunos que precisavam chegar até a escola, mas agora toda a avenida será restaurada, para uma melhor mobilidade de todos”, finalizou Vado.
A dirigente do Caic, Dássia Cristina, agradeceu o empenho da gestão em adquirir esses equipamentos para os alunos. “Quero agradecer de coração ao empenho que prefeito Vado tem feito pela educação de todos os jovens cabenses. É uma satisfação poder fazer parte desse momento junto com vocês”, parabenizou. “Estou muito agradecido pelo prefeito ter cumprido o que prometeu, pois agora poderei usufruir do meu tablet em qualquer lugar”, comemorou o aluno João Carlos Silva, 13, do 9º ano da unidade de ensino Caic.
Outra escola que também foi beneficiada nesta tarde foi a Doutor João Lopes, na Usina Bom Jesus, onde 154 estudantes comemoraram muito a nova aquisição tecnológica. A entrega na unidade foi acompanhada por vários familiares. “Estão tão feliz que não tenho palavras para agradecer”, disse emocionado o estudante Luiz Fernando, 12, do 7º ano da escola João Lopes.
A iniciativa da Prefeitura faz parte do projeto de inclusão digital do município, para a inserção de ferramentas tecnológicas nas atividades pedagógicas. Os equipamentos vão auxiliar os estudantes nas atividades escolares, proporcionando o aprimoramento do desenvolvimento das habilidades dos alunos em disciplinas como português, matemática, geografia, história e inglês. Ao todo, 10,8 mil serão distribuídos nas escolas do município. Desses, 4.464 já foram entregues em 14 unidades de ensino. Os aparelhos possuem tela LCD de 10 polegadas, 16 Gb de memória, sistema operacional android, processador Cortex (1.0 GHz), rede sem fio e duas câmeras (traseira e frontal).
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Deficientes visuais participam de passeio inclusivo


Passeio_Enseadas_Cegos (47)Para promover o lazer e a inclusão social, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Associação Beneficente dos Cegos de Recife (Assobecer) e a Sociedade Bíblica do Brasil, realizou no último sábado (27/09) um passeio inclusivo para deficientes visuais. A atividade, que aconteceu na praia de Enseada dos Corais, foi desenvolvida pela Secretaria de Programas Sociais.

Passeio_Enseadas_Cegos (43)Na orla, os cegos participaram de ginástica laboral e atividades lúdicas. Eles tiveram também a oportunidade de desfrutar do banho de mar e conhecer as belezas naturais do litoral cabense. A ação contou com quiosque para ponto de apoio, distribuição de água e lanche, além dos cuidados dos técnicos das secretarias de Programas Sociais e de Saúde.
Para a gerente de Assistência Social, Daniele Fonseca, é de grande importância os eventos de integração entre as pessoas com deficiência, “pois essas oportunidades de lazer promovem o bem estar, a inclusão social e ainda contribui para o desenvolvimento destas pessoas”, afirmou ela.
Passeio_Enseadas_Cegos (12)
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Copa Interbairros foi encerrada nesse domingo no Gileno d’Carli


A grande final da Copa Interbairros do Cabo de Santo Agostinho aconteceu na manhã desse domingo (28/09), no estádio Gileno d’Carli, no bairro da Destilaria. Duas categorias foram disputadas. Pelo troféu da sub-15, jogaram CT de Massangana e Renato FC. O Renato FC venceu por 1×0 e garantiu a primeira colocação. Na decisão da sub-25, o time do Palmeiras foi campeão após manter o placar de 1×1 e derrotar, nos pênaltis, a equipe do Furacão por 5×4. O terceiro lugar da categoria Sub-15 ficou com o Centro Esportivo Cabense, e o da sub-25, com o Grêmio.
Iniciado no dia 30 de agosto, o campeonato reuniu 16 times de várias localidades da cidade. Cada categoria contou com a partição de oito equipes. A competição foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, em parceria com a Secretaria da Criança e da Juventude do Estado.
Texto: Agostinho Santiago – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Município comemora Dia Nacional do Surdo com caminhada de conscientização


caminhadasurdo2Com o intuito de conscientizar e sensibilizar a sociedade estimulando a inclusão social, a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou na última sexta-feira (26/09), uma caminhada em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. A atividade teve início às 15h, com concentração em frente à Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, no Centro.
Os participantes da caminhada percorreram a Avenida Historiador Pereira da Costa e seguiram até o pátio da Estação Ferroviária (Centro). Eles revindicaram a necessidade da consolidação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), valorização cultural e identidade da pessoa surda.
caminhadasurdo1
De acordo com a coordenadora da Pessoa com Deficiência do Cabo, Ângela Oliveira, a ideia do grupo é mobilizar a população quanto ao respeito e a inclusão dos surdos na sociedade. “É preciso ter essa sensibilidade. Por isso, a gestão criou uma coordenação para que ações como esta seja vivenciada no nosso município, fortalecendo assim, a inclusão e o acolhimento da pessoa com deficiência na nossa cidade”, ressaltou ela.
A atividade contou ainda com a animação do Grupo de Percussão Especial do Cabo (GPEC), composto por pessoas com deficiência. Na caminhada, esteve presente também o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, André Cordeiro.
caminhadasurdo3
SURDO – O Dia do Surdo é comemorado mundialmente em 30 de setembro. Já no Brasil, a data é celebrada no dia 26 de setembro, em comemoração à criação da primeira Escola para Surdos, que foi inaugurada neste dia, no ano de 1857. A escola atualmente se tornou o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).


Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

sábado, 27 de setembro de 2014

Alunos do Programa Esporte e Vida recebem materiais esportivos


Entrega_Materias_Esportivos01RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou, na tarde desta sexta-feira (26/09), a entrega de materiais esportivos aos alunos do Programa Esporte e Vida. A primeira equipe beneficiada foi a da escola-modelo de Garapu. Uniformes, squeezes e artigos esportivos fazem parte dos kits que estão sendo entregues. A iniciativa é da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes.

Entrega_Materias_Esportivos02RandyAugustoEm Garapu, as aulas de futsal são ministradas duas vezes por semana, pela professora Andrea Silva, para alunos dos 7 aos 16 anos. “Hoje, me sinto muito bem por poder ver o sorriso de alegria do meu neto. Ele fica ansioso para que chegue a hora da aula”, disse Maria Lucia, avó de um dos garotos participantes do programa.
As entregas dos artigos esportivos também acontecem no próximo mês, na Charneca (dia 13), às 13h; na Arena 48 da Cohab (dia 13), às 18h; e na escola Eronides Soares, em Pontezinha (dia 14), às 15h.
O secretário da Juventude e Esportes, César Paiva, ressaltou a importância de incentivar a garotada a praticar esportes. “Ver esses meninos se dedicando ao esporte é gratificante e importante para que eles não sejam vítimas daquilo que tanto prejudica os jovens, as drogas”, destacou.
Entrega_Materias_Esportivos03RandyAugusto
O Programa Esporte e Vida é um projeto da Prefeitura, organizado pela Secretaria da Juventude e Esportes, que tem como objetivo dar oportunidade a crianças e adolescentes ao acesso a diversas atividades socioesportivas, numa perspectiva pedagógica crítica, reflexiva e prazerosa, contribuindo assim com a melhoria da qualidade de vida.
INSCRIÇÕES – O Programa Esporte e Vida está oferecendo novas vagas para interessados em participar de suas atividades em seis modalidades, futebol, futebol de areia, futsal, handebol, hidroginástica e natação.  A ação é voltada a alunos da rede municipal, com idade entre 8 e 17 anos. É necessário estar munido da cópia do registro de nascimento do menor, da identidade (RG) dos responsáveis, comprovante de residência, além de duas fotos 3×4.
Para participar, os estudantes devem se inscrever na Secretaria da Juventude e Esportes, que fica localizada na Rua Teixeira de Sá, N° 28, Centro. As atividades acontecem em 11 localidades, nas escolas-modelo de Garapu, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Enseada dos Corais e Charneca; na Arena 48 – Cohab; no CAIC; no Sest/Senat; no Campo de Futebol de Pontezinha e na Quadra Gilberto Farias do Monte, em Ponte dos Carvalhos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3521-6762.
Texto: Erika Freitas e Agostinho Santiago – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Semana do trânsito encerra com atividades educativas no Cabo


Educacao_Transito01_RandyAugustoA Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25/09) foi marcada por diversas atividades no Cabo de Santo Agostinho. Blitz, passeios ciclísticos e ações educativas buscaram resgatar a consciência coletiva pela segurança no trânsito. A programação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Gerência de Trânsito e Transportes. Nessa quinta-feira (25/09), Dia Nacional do Trânsito, alunos do 1º ao 5º ano do Educandário Construindo o Saber, orientados por agentes de trânsito da Guarda Municipal, abordaram motoristas e motociclistas com faixas e cartazes, para entregarem mensagens educativas. Educacao_Transito02_RandyAugusto
Na ocasião, os estudantes também distribuíram sacolinhas para acondicionamento do lixo dentro dos veículos, evitando assim, o descarte em vias públicas. A ação aconteceu às margens da BR-101 Sul, em frente à Praça Marcos Freire, em Ponte dos Carvalhos. A coordenadora da escola, Adriana Bezerra, destacou a importância de desenvolver o projeto junto com as crianças. “Com esta ação queremos despertar em nossos alunos a consciência da prevenção e respeito no trânsito”, enfatizou.
Ainda dentro da programação da Semana do Trânsito, blitze educativas foram realizadas em diversos pontos da cidade. Motoristas, pedestres e motociclistas receberam orientações sobre as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e panfletos informativos. A atividade beneficiou o distrito de Ponte dos Carvalhos e nos bairros de Pontezinha, Garapu, Cohab, Centro e praias.
Educacao_Transito03_RandyAugustoAlém disso, um passeio ciclístico realizado pelo Sest/Senat foi realizado com a proposta de lembrar a importância do uso das bicicletas no contate à emissão de poluentes, além de normas de circulação e convivência no trânsito. Cerca de 250 pessoas fizeram um percurso de 20 km. Todo o trajeto foi acompanhado por agentes da Secretaria de Defesa Social do Cabo.

Educacao_Transito04_RandyAugustoO gerente de Trânsito e Transportes, Ecivaldo Oliveira, lembra que a Secretaria vem desenvolvendo diversas ações contínuas de fiscalização e prevenção de acidentes. “Garantir a segurança no trânsito é um dever de todos”, disse.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto