sábado, 31 de janeiro de 2015

Vado autoriza reforma do Mercadão e inaugura obras em ruas no Centro

Feirantes e consumidores do mercado público do Cabo de Santo Agostinho, o Mercadão, estão próximos de ver um sonho realizado. É que o prefeito Vado da Farmácia assinou, neste sábado (31/01), a ordem de serviço para o início das obras de reestruturação e de cobertura da feira. O ato aconteceu em frente à entrada principal do Mercadão e contou com a presença de comerciantes, secretários, vereadores, servidores municipais, além do deputado estadual Everaldo Cabral. Em seguida, Vado inaugurou várias ruas do entorno do Mercadão que acabam de ser requalificadas.
Nas obras do mercado público serão investidos quase R$ 5 milhões, através de recursos do município e do FEM (Fundo Estadual de Apoio aos Municípios). Serão realizados serviços nas instalações elétricas e hidráulicas, reforma dos banheiros, substituição dos pisos, recuperação e pintura do gradil, e feita a cobertura de toda a área onde ficam os boxes fixos. A previsão é de que as obras durem quatro meses.
“Esse é um momento o qual eu não tenho como explicar. A minha alegria é tão grande em poder estar hoje aqui dando a ordem de serviço para as obras do Mercadão. Serviços esses esperados pela população cabense há mais de 15 anos”, disse o prefeito Vado. “Sempre acompanhei de perto o sofrimento dos comerciantes para ter uma melhor estrutura. Hoje estou aqui para dar início a essas melhorias”, completou.
As melhorias na feira livre do Centro fazem parte do projeto de recuperação das instalações físicas das feiras do município, que já está beneficiando o mercado de Ponte dos Carvalhos e que contemplará ainda a feira de Pontezinha (quiosques e pátio).
Os comerciantes comemoram bastante a iniciativa da gestão. “Essa reforma era esperada há muito tempo por todos nós. Hoje chegou o dia de acontecer”, comentou a feirante Neide Maria, 50. “Nunca perdi a esperança de ver esse momento do nosso Mercadão ser todo revitalizado. Parabéns ao prefeito Vado por estar cumprindo o que prometeu”, comemorou o comerciante Josué Clarindo, 60.
“Essa notícia era comentada por todos do mercado. Ver a alegria das pessoas em saber que a melhoria vai vir é muito satisfatório, pois a luta foi de todos nós, para que esse momento acontecesse”, enfatizou o superintendente de Abastecimento Rural, Clodovaldo Cavalcanti.
INAUGURAÇÃO – Após o ato da assinatura da ordem de serviço, no mesmo local, o prefeito inaugurou as obras de recuperação asfáltica das ruas Teixeira de Sá, Pirapama, Lavras, I Travessa da Teixeira de Sá, Vereador Manoel Estevão de Santiago, Manoel Queiroz e Francisco Gomes de Farias, que ficam no entorno do Mercadão. Ao todo, 2 quilômetros de vias receberam pavimentação e drenagem. Os serviços foram executados com recursos próprios da Prefeitura. Ao todo, 1.920 mil metros de via foram recuperados com um investimento de R$ 2,9 milhão. Em seguida, o prefeito acompanhado de uma comitiva, caminhou pelo mercado e conversou com os comerciantes.
“A alegria hoje é completa, pois além de dar início a recuperação de todo mercado público, já posso ver as melhorias no entorno dele com a inauguração dessas sete ruas. Isso é mais um compromisso nosso com os munícipes”, concluiu o prefeito Vado. A dona de casa Fátima Silva, 36, moradora da Cohab, que estava fazendo compras no Mercadão, participou do ato e aprovou as obras. “Agora sim, temos ruas dignas para trefegar ao redor da feira”, declarou.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Nast e Junta Médica do Cabo funcionarão em novo endereço


O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador – NAST e a Junta Médica do Cabo de Santo Agostinho informam que, a partir desta quarta-feira (04/02), os atendimentos aos trabalhadores serão realizados em um novo endereço. Agora, os dois órgãos funcionarão na Rua Vereador Severino Bezerra Marques, S/N- Centro. (no antigo prédio da Secretaria de Infraestrutura).O atendimento do Nast é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Já a Junta Médica atende às quartas-feiras, das 7h às 9h.
Os órgãos municipais atendem aos trabalhadores formais, informais e autônomos, promovendo o bem estar e integridade dos profissionais, e passarão a funcionar no Centro da cidade, garantido mais qualidade e agilidade no atendimento. De acordo com a coordenadora do Nast, Rubenita Sobral, a mudança vai facilitar o acesso aos moradores, principalmente os usuários com deficiência e determinadas limitações. “Foi pensando em dar melhor assistência aos trabalhadores e aos pedidos da própria população que optamos pela mudança, assim como a Junta Médica também”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Município promove Roda de Diálogos sobre visibilidade trans

trans (6)Para ampliar o debate com a sociedade sobre a importância da diversidade e respeito para as pessoas Trans, a Secretaria de Programas Socais do Cabo de Santo Agostinho em parceria com a Associação das Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) promoveu nessa quinta-feira (29/01) uma roda de diálogos. A ação, que fez parte das atividades da 2ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans, aconteceu na escola-modelo Professor Manoel Davi Vieira da Costa (Ponte dos Carvalhos).
trans (5)No local, foram discutidos temas que envolvem o universo do segmento de travestis, transexuais e transgêneros. Ações na área da saúde e intervenções na educação foram os assuntos mais abordados no encontro.
Entre as facilitadoras da roda de diálogos estavam a assistente social da Amotrans-PE Janaina Luizi, Taís Souza da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) de São Paulo e Marina Garlem, representante do Ministério da Cultura em Salvador.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas LGBT do Cabo, Adão Veras, os técnicos da Secretaria de Programas Socais já estão se articulando para garantir transferência de renda e cursos profissionalizantes para o segmento. “É uma preocupação da gestão, assegurar direitos e combater a discriminação da comunidade LGBT”, afirmou.
trans (2)Participaram do debate um grupo de travestis do distrito de Jussaral e profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Socail (Cras) e de alguns Projetos, desenvolvidos pela Secretaria de Programas Socais.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Posto de Saúde de Itapuama promove ação contra piolhos

IMG-20150129-WA0007Com o objetivo de combater e prevenir contra a pediculose da cabeça, doença parasitária conhecida como piolho da cabeça, A equipe do Posto de Saúde da Família de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, realizou nessa quinta-feira (29/01) uma ação de tratamento e prevenção das doenças. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, beneficiou cerca 60 pessoas, entre adultos e crianças.
O trabalho foi focado em uma área próxima ao posto e foi realizada por cinco profissionais, entre médico, enfermeira e agentes de saúde. Além do tratamento e prevenção, os moradores tiveram a orientação para prevenir e combater os parasitas. IMG-20150129-WA0006
O tratamento curativo foi feito através da medicação Ivermectina 6 mg e a dosagem através do peso de cada pessoa. Já o tratamento preventivo para os pacientes que já tiveram piolho foi a loção Permetrina 10 mg/ml, que foi utilizada em crianças menores de 5 anos, já que o uso de Ivermectina é contra indicado.
Segundo a enfermeira responsável pela ação, Jociele Santos, a iniciativa partiu da preocupação constante da equipe de saúde na identificação de muitos casos da doença e a chegada do período escolar dos pequenos. A segunda etapa da ação será realizada na Escola Municipal Maria Madalena Barbosa, a partir de março. “A transmissão desta doença ocorre através do contato direto interpessoal e também é muito elevado o índice de casos no período escolar. A pediculose tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, o que prejudica a concentração dos alunos durante as aulas”, explicou.
IMG-20150129-WA0008

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Atenção Básica realiza reunião para discutir metas de 2015

20150129_143849A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa quinta-feira (29/01) a reunião de colegiado para todos os gestores, gerências e coordenadores das unidades básicas de saúde do município. O encontro aconteceu no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos, e teve como objetivo discutir e apresentar a forma de trabalho e atuação das equipes para otimizar os serviços e falar sobre as ações desenvolvidas pela saúde na cidade. A iniciativa foi da Gerência de Atenção Básica (GAB).
20150129_160131
Além da apresentação dos coordenadores que atuam em diversas áreas diferentes no município e dos responsáveis por cada unidade, o encontro serviu para tirar dúvidas de determinados setores e fortalecer a qualidade no atendimento, promovendo a agilidade e melhoria à população. “Algumas metas para o primeiro semestre foram determinadas, como o mapeamento das áreas assistidas, reforma das unidades e redistribuição da área de atendimento dos agentes de Saúde”, explicou o gerente de Atenção Básica do município, Anderson Nunes. Segundo ele, será implantado o novo sistema eletrônico do Ministério da Saúde (ESUS), que tem o objetivo de facilitar a organização do trabalho dos profissionais da área.
20150129_145435Um representante da Sociedade de Homeopatia de Pernambuco participou da reunião e apresentou a importância e a história das práticas integrativas, que já começaram a ser implantadas junto à rede SUS da cidade. O presidente da Sociedade, Carlos Eduardo Danzi Vanderlei, explicou sobre os tipos de tratamento e medicação e perspectiva de execução de novos cursos para a multiplicação da técnica como forma de agilizar o atendimento na Rede Básica de Saúde. “Com a informação das técnicas integrativas, os profissionais de saúde, além de aprender mais sobre a homeopatia, poderão passar para os pacientes uma nova opção de tratamento, com a probabilidade do curso, exercer certos exercícios que irão melhorar e promover o bem estar aos moradores”, explicou.
Texto e fotos: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Cabo contará com três polos culturais durante período carnavalesco

marca Carnaval 2015Quem optar por curtir o Carnaval no Cabo de Santo Agostinho contará com polos de animação montados pela Prefeitura Municipal. Além das centenas de blocos e troças que saem as ruas do município proporcionando diversão e irreverência, aos moradores e turistas, três locais vão receber atrações musicais durante a festa de Momo, a praia de Gaibu (com a Passarela Cultural, que conta
com o apoio da Caixa Econômica Federal), o bairro de Pirapama e o distrito de Jussaral.

A programação dos polos foi organizada pela Secretaria Executiva de Cultura e Lazer. De acordo com o secretário, Rinaldo da Costa, as atrações estão bem diversificadas, com participação de artistas e grupos dos mais variados estilos musicais.

Com o tema “Todos juntos numa só corrente, fazendo o carnaval de nossa gente”, o Carnaval deste ano será aberto oficialmente no próximo dia 06 de fevereiro, com a 11º edição do Baile Municipal, que acontecerá no Clube da Destilaria, a partir das 21h. “Como nos anos anteriores, esperamos que esse carnaval seja agradável e tranquilo para os foliões”, completou Rinaldo. A programação dos blocos e troças será divulgada nos próximos dias.

Confira a programação completa dos polos de animação:

POLO GAIBU – PASSARELA CULTURAL – APOIO CAIXA
Local: Av. Laura Cavalcante
- Dia 14/02 (sábado)
20h – Netinho Albuquerque e Banda
22h – Lídio Ricardo e Orquestra
- Dia 15/02 (domingo)
20h – Bloco Lírico Cordas e Retalhos
22h – Jorge e Monserrat & Orquestra
- Dia 16/02 (segunda-feira)
20h – Afoxé Yamim Balé Gilê
22h – João Salles e Orquestra
- Dia 17/02 (terça-feira)
20h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
22h – Edu Teixeira e Orquestra Pernambucanidade
Local: Academia da Cidade
- Dia 17/02 (terça-feira)
16h – Som Alternativo

PIRAPAMA
Local: Largo da Fábrica
Dia 04/02 (quarta-feira)
Robson Alves & Leo Show

POLO JUSSARAL
Local: Praça Central
- Dia 14/02 (sábado)
19h – Bosco e Cia
21h – Banda Eclipce Lunar
23h – Banda At@l
- Dia 15/02 (domingo)
19h – Banda Espelho da Paixão
21h – Delicia Musical
23h – Banda Frequência Modulada
- Dia 16/02 (segunda-feira)
19h – Banda Conexão Swing
21h – Banda Pressentimentos
23h – Banda Swing do Rei
- Dia 17/02 (terça-feira)
19h – Grupo Palpite
21h – Banda Kb’lo Black
23h – Banda Rogério Som

Texto: Thainá França – Secom | Cabo

Abertura do ano letivo no Cabo será realizada na próxima segunda-feira

Inicio_AnoLetivo_SME_RandyAugusto01Na próxima segunda-feira, 02 de fevereiro, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizará a abertura oficial do ano letivo do município. A cerimônia acontecerá às 8h no auditório da escola-modelo Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos, situadas às margens da BR-101. De acordo com a Secretaria de Educação, organizadora do evento, a abertura será marcada por surpresas e apresentações, que possibilitarão a interação entre os profissionais da rede municipal do Cabo.
Na cerimônia, os profissionais poderão conhecer mais sobre a temática geral 2015 da educação do Cabo, “Educação: conhecimento científico e artístico a serviço de uma sociedade sustentável” e os seus quatro eixos: energia, expressões culturais, identidade etnocultural e educação inclusiva.
O tema foi escolhido com intuito de valorizar o lado humano dos estudantes e inserir o cidadão na sociedade. Para o secretário de Educação, Adelson Moura, o tema está de acordo com o objetivo de formação do cidadão através da educação: “Queremos resgatar o aluno para que ele possa ter uma percepção de mundo melhor. Trabalhando temas como as fontes renováveis, por exemplo, alertamos para os recursos escassos, como a água, o que traz a importância da responsabilidade social para as gerações futuras mais conscientes”, enfatizou.
Adelson entrevista 001Uma programação diversificada foi preparada e promete surpreender os docentes da Rede Municipal de Ensino. “Esperamos fazer um evento que possa trazer um ânimo para os professores e a Rede Municipal de Educação. Queremos também fomentar na sociedade, o respeito e o orgulho de ser cabense. Todos poderão interagir e perceber a Secretaria de Educação como uma parceira para que tenhamos o ano de 2015 bem interessante”, completou Moura.


Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Randy Augusto (Arquivo Secom) e Jorge Luiz (SME)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Prefeitura vai iniciar reforma do Mercadão e inaugurar ruas neste sábado

MERCADAO - FOTO JOAO BARBOSA -O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, vai assinar a ordem de serviço para o início das obras de reestruturação e de cobertura do principal mercado público do município, o Mercadão, neste sábado (31/01), às 8h. Em seguida, o gestor inaugura as obras de pavimentação e requalificação das ruas localizadas no entorno do mercado, que estão sendo finalizadas até esta sexta-feira. Os dois eventos vão acontecer em frente à entrada principal do Mercadão.
Segundo o engenheiro Carlos Eduardo, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, somente no Mercadão serão investidos quase R$ 5 milhões, recursos do município e do FEM (Fundo Estadual de Apoio aos Municípios). Ele informou que serão realizados serviços nas instalações elétricas e hidráulicas, reformados os banheiros e feita a cobertura de toda a área onde ficam os boxes fixos. A previsão é de que as obras durem quatro meses. Disse ainda que nas sete ruas foram investidos R$ 2,9 mil, todos com recursos próprios. As vias contempladas foram Teixeira de Sá, Pirapama, Lavras, I Travessa da Teixeira de Sá, Vereador Manoel Estevão de Santiago, Manoel Queiroz e Francisco Gomes de Farias.
Rua_Pavimentada_em_Torno_Mercadao02_RandyAugustoDe acordo com o secretário municipal de Governo e Orçamento Participativo, Luiz Pereira, a reforma e a cobertura do Mercadão se constituem em uma das principais obras da gestão do prefeito Vado, pois trata-se de uma reivindicação e um desejo antigo de feirantes e dos clientes que ali fazem compras. Lembrou que por ali passam semanalmente milhares de pessoas, inclusive de outros municípios que vêm fazer feira ou mesmo vender suas mercadorias. “A prefeitura está realizando um sonho antigo dos cabenses e essa obra vai ficar na história do Cabo”, enfatizou ele.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Compositora do hino do Cabo será a homenageada do Bal Masqué

“Cabo de Santo Agostinho, Patrimônio e Gloria do Brasil”. É com esse tema que a Prefeitura do Cabo vai promover o 5º Bal Masqué da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. O Hino do município e sua compositora, Anita Santos de Melo, são os homenageados deste ano. O evento será realizado dia 10 de fevereiro, às 17h, no Clube da Destilaria. A realização é da Secretaria de Programas Sociais.
Bal Masque 2014 - Foto Joao Barbosa (20)A festa, que resgata as emoções e alegrias dos carnavais antigos, será abrilhantada por artistas como Maestro Forró com a participação especial de Almir Rouche, além do Quarteto Novo e o Bloco Lírico Compositores e Foliões. Este ano, a proposta da comissão organizadora do evento é remontar a letra do Hino do Cabo na decoração do Bal Masqué.
O secretário de Programas Socais, Ronaldo Santos, ressaltou a importância das homenagens na 5ª edição do Bal Masqué. “Nossa cidade é muito rica de histórias, entre elas escolhemos o Hino e Anita”, afirmou. “Queremos não só para propagar a letra, mas também resgatar um pouco da história do Cabo”, completou o secretário.
Na quinta edição do evento, a Secretaria de Programas Sociais está garantindo, novamente, o camarote da acessibilidade para cadeirantes. O espaço permite que as pessoas com deficiência possam acompanhar os shows em um local privilegiado.
INGRESSOS – As entradas para o Bal Masqué estarão disponíveis a partir da próxima semana, na sede da Secretaria, que fica localizada na Praça Paulo Amorim Salgado (Praça do Jacaré, s/n – Centro), ou no dia do evento – no Clube da Destilaria. Para garantir o ingresso é necessário levar uma lata ou duas bolsas de leite em pó.
HOMENAGEADA – Anita Santos de Melo, nasceu no Engenho Boa Vista, zona rural do município. Durante 33 anos atuou como professora nas principais escolas do Cabo. Dona Anita, como é conhecida tem 81 anos, quatro filhos, 7 netos e quatro bisnetos. Compôs a letra do Hino do Cabo na década de 70 para que o município tivesse um hino oficial.
“Eu estou muito feliz. Fico emocionada só de pensar que estarão homenageando o Hino do Cabo, que fiz com tanta dedicação e carinho, pois tenho orgulho de ser cabense”, afirmou a autora do Hino do Cabo, Anita Santos de Melo.
Hino do Cabo de Santo Agostinho
(Letra de Anita Santos de Melo e melodia do Tenente Francisco Costa)

Salve, ó terra gloriosa avistada
Num gentil espanhol acreditai…
De riquezas se fez contemplada
As belezas das praias observai!

Refrão:
Recebe esta oferta cabense
Dada com fé varonil,
Queremos que a nossa terra
Seja a mais amada do Brasil

Vamos, pois, com ardente fervor
Prá cumprir com a nossa obrigação
O primeiro nome desta terra
Foi Maria de La Consolación! (refrão)

Em terreno deserto, inseguro
Nesta terra a semente germinou,
No cultivo da cana-de-açúcar,
Nosso estado, entre outros, prosperou! (refrão)

Contemplai o seu nome geográfico,
Com respeito, justiça e carinho,
Vede o nome do santo padroeiro…
Mas o Cabo é de Santo Agostinho! (refrão)

Nazaré, terra pouco habitada,
Hoje é algo do passado a progredir,
Com orgulho somos os pioneiros
Porque fomos os primeiros do Brasil! (refrão)

Nossa terra Suape é o ideal
Por defesa perene varonil,
Com um grito de fé, realizou
Patrimônio de glória do Brasil! (refrão)


Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: João Barbosa (Arquivo)

Prefeitura realiza palestras gratuitas sobre microempreendedorismo


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho convida a população para participar das palestras desenvolvidas pela campanha “MEI- Meu negócio é legal”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. As reuniões acontecem todas as terças-feiras, a partir das 14h30, na própria Secretaria.
No último dia 27, representantes do Banco do Nordeste participaram da palestra para esclarecer a importância do Crediamigo. Trata-se de um programa de microcrédito produtivo com a finalidade de democratizar o acesso ao crédito, promover inclusão social, fortalecer as atividades produtivas e contribuir para o desenvolvimento local do empreendedor.
Para saber mais sobre o MEI e formalizar o seu negócio os interessados devem procurar a Secretaria, que fica localizada na Avenida Historiador Pereira da Costa, 594, em frente a Praça da Bíblia ou ligar para o telefone 3518-1646 e falar com a Gerência de Formento ao Pequeno Empreendimento.  É necessário apresentar CPF, RG e recibo da declaração de Imposto de Renda. Caso o comerciante não declare o imposto, apresentar apenas o título de eleitor junto aos demais documentos.
Texto: Erika Freitas – repórter estagiária da Secom/Cabo

Conselho de Desenvolvimento Local é formado em Barbalho 2 e Pirapama

20150128_041552A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início à formação do Conselho de Desenvolvimento Local (CDL), na microrregião 20. A reunião aconteceu nessa terça-feira (27/01) e reuniu moradores das comunidades de Pirapama e Barbalho 2. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Orçamento Participativo.
Durante o encontro, foram conhecidos os novos membros do Conselho que atuarão como representantes das comunidades, apontando ações prioritárias e acompanhando o andamento delas junto à Prefeitura Municipal. Ao todo, 55 pessoas participaram da reunião.
20150128_042154O gerente de Governo e Orçamento Participativo, Josias Leandro, destaca que a participação popular é fundamental na construção de um plano de desenvolvimento local. “O conselho tem um papel importante nas políticas públicas realizadas em cada localidade. É através dele que a comunidade pode discutir as ações a serem inseridas no Orçamento Participativo”, enfatizou.
Confira a lista dos eleitos para o CDL – microrregião 20:
- Eliuda Monteiro da Costa
- Zelita Eugenia
- Luciene Maria Silva
- Inalda Maria Alves
- Ricardo Augusto
- Luciana Nascimento
- Juarez Alves
- José Ricardo Barros
- Claudemir Elias de Brito
- Misael José da Silva
- Leta (Associação de Pirapama)
Dentre os conselheiros eleitos dois farão parte do Fórum Regional de Orçamento Participativo, são eles:
- Eliuda Monteiro Costa
- Misael José da Silva

Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo da secretaria de OP