sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Prefeitura do Cabo reafirma parceria com o Centro de Referência Esportiva de Pernambuco

IMG_2595Coordenadores do projeto do Centro de Referência Esportiva de Pernambuco, realizado pela Petrobras, estiveram reunidos na Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, nessa quinta-feira (26/02), com a finalidade de reafirmar parceria com o poder público municipal e propor expansão do projeto. Estiveram presentes o coordenador Geral, Thyago Santos, a coordenadora Pedagógica, Rosângela Ribeiro, o secretário de Educação, Adelson Moura, a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Heloina Barros e a representante da coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Escola do Campo, Ilka Carla.
O projeto tem como objetivo contribuir para universalização da prática esportiva do esporte educacional para crianças e adolescentes dos municípios que compõem o território estratégico de Suape: Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso, Escada, Ipojuca e Sirinhaém. As ações do Centro de Referência Esportiva de Pernambuco (CRE.PE) alinham-se aos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
O CRE, em parceria com o Instituto Esporte e Educação, capacita mensalmente 160 professores das Redes Municipais de Ensino objetivando disseminar a metodologia do esporte educacional nas escolas públicas, além de compor uma rede nacional e estadual de parceiros multiplicadores do esporte educacional. No Cabo, 20 professores participam das formações, que acontecem no Hotel Canarius de Gaibu em horário integral. O próximo encontro acontecerá nos dias 08 e 09 de abril.
De acordo com o coordenador Geral, Thyago Santos, no Cabo são atendidas diretamente 600 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, muitas delas são beneficiárias ou enquadráveis em programas socioassistenciais. “Os jovens participam das modalidades esportivas basquete, boxe, futebol, futsal, handebol, taekwondo, vôlei, além de jogos recreativos”, destacou Santos. Já os docentes recebem materiais esportivos como bolas de diversas modalidades, cones, coletes, elásticos, cordas, squeezes, dentre outros, para uso no Projeto. Os representantes da Petrobras fazem visitas periódicas aos professores a fim de orientá-los a prática.
A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, entendeu que era importante à integração dos profissionais do 1º ao 5º ano, principalmente daqueles que atuam nas escolas da zona Rural. Dessa forma, a partir de agora, os educadores que integram a Escola do Campo também participarão das formações mensais e serão multiplicadores do esporte educacional nas escolas rurais. “É muito importante à inserção dos alunos do campo em um projeto tão enriquecedor como o da Petrobras. Normalmente os alunos da zona rural tem grande interesse por atividades esportivas e tenho certeza de que isso trará mais motivação aos alunos em sala de aula”, destacou Ilka Carla, do setor da Escola do Campo da SME.
No segundo semestre deste ano, o Centro de Referência irá implantar núcleos descentralizados em quatro escolas-modelos da Rede. Em Ponte dos Carvalhos, foram contempladas as escolas-modelos Vereador Reginaldo Loreto e Manoel Davi Vieira da Costa. Pontezinha conta com a escola-modelo Eronides Soares e a Professor Antonio Benedito da Rocha representa o bairro de Garapu. Além da prática esportiva, nas escolas acontecerão o “Encontro de Família”, que se trata de reuniões com os pais com temas transversais como drogas, ética, cidadania, sexualidade e meio ambiente.
O secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, ficou bastante satisfeito com a continuidade do projeto. “Estou muito empolgado com o projeto, pois é muito importante integrar educação às práticas esportivas. Acredito que a participação dos estudantes da zona rural proporcionará mais motivação a esses alunos, visto que o próprio ambiente do campo possui espaços que possibilitarão a prática de diversos esportes”, enfatizou Moura.
Texto e foto: Ascom da SME/Cabo

Cabo intensifica ações de enfrentamento à violência e exploração contra menores


10469232_788376151243879_1844466615633119225_nCom o objetivo de combater práticas que violam os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está intensificando as ações de prevenção aos crimes de violência, abuso e exploração sexual. A mobilização, que iniciou na semana pré-carnavalesca, é organizada pela Secretaria de Programas Sociais. Nessa quinta-feira (26/02), a comunidade do Engenho Ipiranga recebeu as ações preventivas.
As atividades de sensibilização contam com a distribuição de panfletos informativos e a fixação de cartazes. Bares, comércios e restaurantes das praias do litoral cabense, do Mercado Público (Mercadão) e do Centro da cidade já receberam as ações.
Segundo a gerente de Proteção Social Especial, Maríllia Torres, a ação serve para orientar a população sobre as formas de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, além de combater novas incidências de casos no município. “Estamos orientando e explicando para sociedade o que é o abuso e a exploração, as formas de identificar os casos, como denunciar e onde procurar ajuda”, explicou.
10468100_789283784486449_1540979576845505274_nPara fazer qualquer tipo de denúncia sobre maus tratos, exploração sexual de menores, venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, entre outros, basta ligar para o Conselho Tutelar mais próximo da ocorrência ou entrar em contato com o Disque Denúncia 100. Os Conselhos Tutelares realizam atendimento 24h.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Arquivo da SMPS

Prefeitura do Cabo lança diagnose nas escolas sobre o uso de drogas


DSC00412A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai lançar, na próxima segunda-feira (02/03), o projeto de diagnose nas escolas com foco no uso de drogas. O objetivo é realizar um trabalho de pesquisa com diretores, professores e alunos sobre o uso e conhecimento relacionados às drogas dentro e fora do ambiente escolar. A iniciativa, pioneira no Estado, é da Secretaria Executiva de Combate às Drogas.
Nesta primeira etapa, participarão 87 escolas municipais. Todo o ensino fundamental será trabalhado, exceto o ensino infantil. Nestas unidades, a pesquisa será realizada entre os dias 02 e 16 de março. A diagnose também será feita nas escolas estaduais e particulares do município. Em seguida, os professores passarão por uma capacitação para que possam lidar com essa situação no ambiente escolar.
Nessa quinta-feira (26/02), uma reunião para ajustar os últimos detalhes do projeto foi realizada com a equipe da Secretaria. De acordo com o secretário, Ronaldo Santos, é importante esclarecer a função da pasta. “O nosso papel não é de denunciar ninguém, e sim orientar, formar e oferecer oportunidades aos usuários para que eles deixem as drogas”, explicou ele.
DSC00411
“Pensando nisso, a gestão do prefeito Vado da Farmácia coloca o Cabo à frente de outros municípios realizando este projeto, que nos dará um caminho para que possamos realizar um trabalho mais efetivo de prevenção ao uso”, completou. Ronaldo ainda informou que a diagnose será desenvolvida também na área da saúde e da segurança.
Diagnose – Significa diagnóstico; identificação das causas de um problema ou determinada situação.

Texto e fotos: Secom/Cabo

Cabo firma convênio com Arcor para projetos na área educacional

arcor 010A Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho firmou uma parceria com o Programa Escola em Movimento, realizado pelo Instituto Arcor Brasil. A assinatura do convênio ocorreu nessa quarta-feira (25/02), no Hotel Canarius d’Gaibu, e contou com a presença dos representantes do instituto, das escolas municipais contempladas e do secretário municipal de Educação, Adelson Moura.

arcor 009O programa já é executado na Argentina e no Chile e está em sua segunda edição no Brasil. Neste ano, no país, foram escolhidas três cidades pernambucanas, com a seleção de sete projetos inscritos do Cabo, de um total de 16 contemplados pelo instituto. As escolas receberão apoio financeiro e técnico, com a realização de formações para a execução dos projetos.
A elaboração e desenvolvimento dos projetos ocorreram de acordo com o objetivo do programa de valorizar o brincar e a vida ativa. Em Pontezinha, participam as escolas Prefeito Eronides Francisco Soares, com ‘O mundo do circo na escola’ e Professora Laura Rodrigues da Costa, com ‘Aprender brincando: o social como facilitador das relações mútuas’. Em Ponte dos Carvalhos, a Escola Municipal Senador Paulo Guerra inscreveu o projeto ‘Aprendendo a se movimentar’.
arcor 14
Em Garapu, a Escola Professor Antônio Benedito da Rocha desenvolverá ‘A magia do brincar no fazer aprender’. As outras escolas contempladas foram: a Profª Celma Barros Cabral, na Charnequinha (‘Redescobrindo o brincar de uma infância feliz’); Dr. José Roberto Monteiro, em Arariba de Baixo (Aprendendo e brincando no campo); e a Nossa Senhora de Fátima, no alto do Cruzeiro (‘A vida é movimento’).

arcor 019
O secretário Adelson Moura enfatizou a importância da parceria para a educação pública municipal do Cabo. “Enquanto secretário de Educação, em nome do prefeito Vado, gostaria de agradecer a Arcor por esta parceria importante. É a iniciativa privada investindo em uma educação pública que resgata o lar social de pessoas que têm carências. As escolas, o instituto e nós todos temos o papel de através do lúdico e da brincadeira fazer que tenhamos uma sociedade melhor”, destacou.
Texto: Diego Lós / Foto: Jorge Luiz – Ascom da SME/Cabo

Prefeitura inaugura praça e 12 ruas na comunidade Aurino Xavier

A comunidade Aurino Xavier, no bairro da Sapucaia, Cabo de Santo Agostinho, festejou, na noite dessa quinta-feira (26/02), a entrega das obras de urbanização realizadas na localidade. Uma praça e 12 ruas foram inauguradas pelo prefeito Vado da Farmácia. O ato contou a presença de moradores, secretários e funcionários municipais, além de vereadores.
Cerca de R$ 800 mil foram investidos em obras de pavimentação, drenagem e tratamento paisagístico, além da construção de uma praça que conta com parque infantil e mesas de jogos, melhorando assim a qualidade de vida dos moradores. Ao todo, foram pavimentados 1.100 metros de vias e construídos dois canais de macrodrenagem. O trabalho contemplou a II travessa Aurino Xavier e as ruas Edmilson Aurino Xavier, Agenor de Lima Lira, Antônio Francisco dos Santos Filho, Luiza Feliz de barros, 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Durante a solenidade de inauguração, houve uma apresentação da Banda Filarmônica XV de Novembro.  O prefeito Vado da Farmácia, declarou estar muito feliz com a conclusão e entrega das obras. “Assumimos um compromisso de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores da Aurino Xavier. Hoje estamos aqui com muita alegria para entregar aquilo que prometemos. Me sinto feliz em saber que estas obras tão desejadas pela população desta localidade,  estão sendo entregues”, frisou.
Para a professora Janeide Araújo, 38 anos, a urbanização deu uma nova cara à comunidade. “A nossa vida melhorou, especialmente em relação à mobilidade, pois, em períodos de chuva, o acesso ficava muito ruim. Com a construção da praça, adultos e crianças têm agora uma opção de lazer”, destacou. O presidente da Associação dos moradores do bairro da Sapucaia, Moisés Luiz, 42 anos, aprovou os serviços. “Foram 28 anos de espera e finalmente chegou. Em nome de toda a comunidade agradeço ao prefeito Vado, por entregar esta praça e estas 12 ruas que irão melhorar a vida de todos aqui na Aurino Xavier”, disse.
Após a inauguração, o prefeito e sua comitiva percorram as ruas onde as obras foram executadas. Vado conversou com moradores que, satisfeitos, agradeceram a iniciativa.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Prefeitura assegura apoio a eventos promovidos pelo Conselho de Pastores

reuniaopastores-fotojoaobarbosa4O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu nesta quinta-feira (26/02) a diretoria do Conselho de Pastores do município. A comitiva foi ao encontro do gestor solicitar o apoio da Prefeitura em três grandes eventos evangélicos promovidos na cidade em datas comemorativas. A reunião, realizada no anexo do Centro Administrativo Municipal, também contou com a participação dos secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e Rinaldo da Costa (Cultura e Lazer).
Durante a conversa, o presidente do Conselho, pastor Natanael Oliveira, agradeceu a gestão pela atenção dada durante todos os anos ao segmento evangélico e solicitou novamente o apoio da prefeitura para a realização da Marcha Resgate (1° de maio), de um culto em homenagem ao aniversário do Cabo (9 de julho) e do evento alusivo ao Dia Municipal da Reforma Protestante e Ação e Graças (31 de outubro). “Este é um governo acessível, e as igrejas agradecem por isso”, frisou o pastor.
reuniaopastores-fotojoaobarbosa5“Nossa gestão reafirma o compromisso de apoiar esses três eventos que marcam datas comemorativas no nosso município”, ressaltou o prefeito. “Sabemos que estamos vivendo um momento difícil, de queda de receitas. Mas o que pudermos colaborar com esses eventos faremos”,  disse Vado. A reunião encerrou com uma oração, onde os pastores desejaram ao prefeito sucesso e sabedoria para enfrentar os desafios.


Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeito Vado recebe diretor da Coca-cola e firma parcerias

Vado_Recebe_Representante_Coca_Cola02_RandyAugustoO prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu nesta quinta-feira (26/02) o diretor executivo de Relações Externas da Solar Coca-cola, José Walter Mannarino. O motivo da visita do representante foi o de estreitar laços e firmar parcerias com a prefeitura para expandir investimentos a serem realizados na Unidade Fabril da Coca-cola, localizada em Suape. O encontro aconteceu no anexo do Centro administrativo Municipal (CAM), situado às margens da PE-60.
Durante a reunião, José Mannarino apresentou ao prefeito algumas propostas de investimentos no município, que visam a geração de emprego e renda para a população cabense. “A nossa intenção é manter esse diálogo com a gestão, para que tanto a nossa empresa quanto o município do Cabo tenham pontos positivos”, disse.
O prefeito Vado da Farmácia agradeceu a visita e se colocou a disposição para ajudar no que for possível. “Nosso gabinete sempre está de portas abertas para firmamos parcerias que sejam de bem comum para todos”, concluiu. O secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, também participou da reunião.
Vado_Recebe_Representante_RotadoAtlantico_ RandyAugusto (1)ROTA DO ATLÂNTICO – Com o objetivo de reafirmar a parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o presidente da Concessionária Rota do Atlântico, Elias Lajes, esteve nesta quinta-feira (26/02) com o prefeito Vado da Farmácia, para tratar de interesse público, como por exemplo, a melhoria de iluminação da rodovia próximo à Rota.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Educação esclarece falta de aulas em duas unidades do município



A Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho divulgou nesta quinta-feira (26/02) uma nota de esclarecimento em resposta às críticas feitas recentemente na mídia sobre a falta de aulas na nova escola-modelo de Garapu e na escola José Clarindo, em Ponte dos Carvalhos. O órgão esclarece que as aulas nestas duas unidades começam nos próximos meses e que serão devidamente repostas.
Leia a nota na íntegra:

PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Educação informa que em meados de março será entregue à comunidade a segunda escola-modelo do bairro de Garapu e, no início de abril, a reforma da Escola Municipal José Clarindo, no distrito de Ponte dos Carvalhos. Para ambas as escolas, serão organizados calendários de reposição de aulas a fim de que os dias letivos sejam assegurados.
Vale ressaltar que os estudantes de Garapu estudavam em prédio alugado que não oferecia conforto e segurança. Por essa razão, serão transferidos para a nova escola-modelo. Estamos à Disposição para maiores esclarecimentos.
26 de fevereiro de 2015.
Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura participa de reunião sobre segurança com moradores de Santo Inácio

IMG-20150226-WA0002Atendendo a uma solicitação de moradores do bairro Jardim Santo Inácio, no Cabo de Santo Agostinho, representantes da Prefeitura e do 18° Batalhão da Polícia Militar, participaram de reunião nessa quarta-feira (25/02). O objetivo do encontro foi discutir soluções para os problemas que a comunidade vem enfrentando na área da segurança.
Todas as solicitações foram apresentadas por meio de um documento intitulado como “Carta de Santo Inácio”, onde os moradores pedem ao poder público soluções imediatas para garantir a segurança na localidade. O secretário Municipal de Defesa Social, José Leandro, que na ocasião representou o prefeito Vado da Farmácia, ouviu as demandas da comunidade e propôs algumas medidas.
IMG-20150226-WA0006“Como representante da gestão estive junto com os moradores para ouvir alguns de seus pleitos. Santo Inácio está inserido em nosso plano de trabalho. Nosso objetivo é solucionar os problemas da localidade com ações conjuntas e integradas com a Polícia Militar e demais secretarias municipais, e assim oferecer mais tranquilidade e segurança aos moradores”, destacou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/ Cabo
Fotos: Arquivo

Prefeitura inicia projeto de qualificação profissional para os servidores

ADM_Qualificacao_Profissional03_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nessa quarta-feira (26/02) um projeto de qualificação profissional voltado aos servidores. Nesta primeira atividade, foi realizada uma palestra com o tema “Excelência e Qualidade no Atendimento e Relacionamento Interpessoal no Trabalho”. O auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) ficou totalmente ocupado por funcionários do CAM e estagiários que fazem atendimento ao público. O evento contou com o apoio da Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas (Fachuca).
ADM_Qualificacao_Profissional01_RandyAugustoA palestra motivacional foi ministrada pela psicóloga Verônica Garrazoni, coordenadora do Curso de Psicologia da Facho (Olinda), que aplicou algumas dinâmicas e abordou o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. De acordo com o secretário executivo de Administração e Recursos Humanos, Ian Karlo, o objetivo é integrar os servidores e escutar os colaboradores para que eles participem mais do planejamento e do andamento dos trabalhos da gestão. “Cada um tem a sua parcela de construção, do estagiário ao servidor efetivo, fortalecendo a gestão e o ambiente de trabalho”, enfatizou.
ADM_Qualificacao_Profissional05_RandyAugustoA iniciativa também visa a integração dos servidores, conforme orientação do prefeito Vado da farmácia. “Esta foi mais uma ação integrativa e uma forma de qualificar o servidor para que possamos desenvolver uma melhor gestão. E é só o começo. Iremos, durante todo o ano, desenvolver palestras e workshops”, explicou a gerente de Recursos Humanos da Prefeitura, Ana Rosa Lyra.


ADM_Qualificacao_Profissional07_RandyAugustoThaysa Borges, estagiária de RH, gostou da iniciativa. “A palestra foi muito produtiva para todos nós, de maneira que fez reavaliar os conceitos sobre a nossa atuação no ambiente de trabalho, seja com os nossos colegas de trabalho ou com o público que atendemos”, disse.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

1ª edição do Dia do Campo Aberto beneficiou o Engenho Ipiranga

campoaberto-fotojoaobarbosa3Produtores rurais do Engenho Ipiranga, no Cabo de Santo Agostinho, foram beneficiados, durante toda esta quarta-feira (25/02), com o projeto “Dia do Campo Aberto”. Esta foi a primeira edição do projeto, que visa levar as ações da prefeitura à população rural. Diversos serviços foram oferecidos na localidade. A ação é uma iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento Rural do município com o apoio da com o apoio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

campoaberto-fotojoaobarbosa4
Os serviços foram oferecidos na Escola Municipal Vereador Severino Bezerra Marques, do Engenho Ipiranga. Na ocasião, além de consultas e visitas técnicas realizadas por técnicos e engenheiros da Superintendência, também houve uma palestra sobre a importância da vacinação contra a febre aftosa, voltada a bois e búfalos. Cerca de 20 pessoas participaram da palestra, entre elas alunos da Escola Bezerra Marques e Escola Agrícola de Escada. Uma cartilha sobre a doença foi distribuída aos presentes. A Superintendência também levou para a ação todo seu maquinário (tratores, caminhões-caçamba e retroescavadeiras).
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural, Alexandre Guedes, o Dia do Campo Aberto foi criado para que as políticas públicas voltadas à área rural possam estar cada vez mais próximas da população. “Neste projeto, a ideia é fazer com que todas as ações realizadas pela Superintendência sejam levadas até o agricultor e pecuarista, e não o contrário. Uma forma de incentivar e garantir uma boa produção. Esta é uma determinação do prefeito Vado”, ressaltou.
campoaberto-fotojoaobarbosa2
O objetivo é realizar o Dia do Campo Aberto uma vez por mês, em diferentes localidades. A próxima ação vai acontecer na próxima quarta-feira (04/02), no Engenho Pau Santo. Para o agricultor e presidente a Associação dos Agricultores de Ipiranga, Antônio Pedro de Oliveira, 81, que trabalha com o plantio de cana de açúcar, macaxeira e batata, achou o projeto muito interessante. “Com esta ação, a agricultura do Cabo tende a melhorar cada vez mais. Ações como esta são sempre bem vindas, visto que, com isso temos mais visitas dos técnicos e podemos tirar dúvidas”, comentou.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Gaibu recebe mais uma ação do Programa Verão Sustentável


Projeto_Verao_Sustentavel_PoluicaoSonara06_RandyAugustoA praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, recebeu nesta quarta-feira (25/02) mais uma ação do programa Verão Sustentável. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, o projeto busca conscientizar e motivar banhistas, comerciantes e moradores das praias do município para um trabalho conjunto em prol da preservação ambiental e do combate à poluição sonora.
Projeto_Verao_Sustentavel_PoluicaoSonara03_RandyAugustoTécnicos da Secretaria percorreram toda a orla de Gaibu conversando com a população e entregando folders educativos. A proposta é reduzir a quantidade de resíduos jogados indevidamente nas praias, mau hábito que provoca sérios problemas ao meio ambiente, além de tornar a praia suja e desorganizada. Para incentivar o descarte correto, foram distribuídos também saquinhos biodegradáveis.
Outro assunto abordado pela equipe foi a poluição sonora. O barulho excessivo, produzido por equipamentos de som em bares, residências e automóveis, provoca perturbação e pode levar o proprietário a sofrer penalidades, como notificações, multas e apreensões, mediante o descumprimento da determinação legal.
Projeto_Verao_Sustentavel_PoluicaoSonara01_RandyAugustoHá dois anos, o Programa Verão Sustentável vem realizando as ações nas praias município em parceria com entidades populares e associação de moradores e microempreendedores. Para o secretário de Meio Ambiente, André Morais, o trabalho educativo é importante para reforçar o trabalho de conscientização. “Este trabalho vem sendo realizado anualmente. Nossa proposta é de que cada cidadão seja um agente multiplicador. É preciso que a população compreenda a necessidade de manter a praia limpa”, enfatizou. André destacou ainda que as parcerias são sempre bem vidas no processo de construção de um meio ambiente mais saudável.
Projeto_Verao_Sustentavel_PoluicaoSonara05_RandyAugustoO idealizador do Grupo S.O.S Gaibu, Daniel Jatobá, 28 anos, aprovou a iniciativa. “Quero parabenizar a prefeitura por estar tendo essa consciência de ajudar nos problemas de poluição sonora e sujeira nas praias. Temos um paraíso que precisa ser bem cuidado”, disse. Também integrante do grupo, Rafaela, 22 anos, também parabenizou a ação. “Acho muito bom o trabalho de vocês porque conscientiza as pessoas a colocar o lixo no local correto e não na praia, como é de costume de muitos. Poluição sonora também é um problema muito sério enfrentado pelos moradores dessa localidade e é muito importante combater”, enfatizou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom /Cabo
Fotos: Randy Augusto

Obras na Avenida 1 em Garapu estão sendo finalizadas

Pavimentacao_AV1_Garapu03RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está concluindo as obras de pavimentação da Avenida Almirante Paulo Moreira (conhecida como Avenida 1), situada no Loteamento Garapu. Quando pronta, a avenida será uma rota alternativa para desafogar o trânsito da rodovia PE-60, via de grande circulação de veículos. As obras estão sendo executadas por meio da Secretaria Executiva de Obras Públicas, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Integração.
A via, que possui 1,3 mil metros de extensão e sete metros de largura, já recebeu os serviços de drenagem, canteiro central e calçadas. Agora, está sendo pavimentada. Um canal da localidade, que acompanha parte do trajeto da avenida, já foi revestido. Pavimentacao_AV1_Garapu04RandyAugusto
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Carlos Eduardo, a outra faixa da via está sendo terraplanada e em breve receberá o asfalto. Para a dona de casa Eldemícia de Lourdes, 66, essas obras eram esperadas há muito tempo. “Estou satisfeita em ver esses serviços aqui na minha comunidade”, comentou.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Prefeitura implanta novos postes no Parque dos Eucaliptos

instalacao_postes_praca_eucalipto03_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está instalando novos postes no Parque dos Eucaliptos, situado em Ponte dos Carvalhos. Agora, a área contará com 20 novos postes com lâmpadas de vapor metálico e potência de 400watts. A iniciativa é da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos em parceria com a empresa Enertec Construções e Serviços LTDA.
Os postes possuem 12 metros e estão sendo instalados nas áreas que não tem árvore e também com 8 metros, nos locais que possuem árvores. Os serviços têm como objetivo manter o parque mais iluminado e seguro. Os postes instalados na área central possuem quatro pétalas (luminárias), e os instalados nas laterais possuem duas pétalas. instalacao_postes_praca_eucalipto01_RandyAugusto
Depois da instalação, será feita a troca de toda rede elétrica, que será aérea e não mais subterrânea, proporcionando uma maior segurança para os usuários e também facilidade na manutenção da rede.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto