terça-feira, 31 de março de 2015

Prefeito e Conselho Municipal de Saúde discutem melhorias

reuniaoconsdesaude-fotojoaobarbosa1O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu nesta terça-feira (31/03) representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM). O objetivo da reunião foi solicitar à gestão municipal alguns benefícios para a categoria.
Dentre os pleitos solicitados ao Poder Executivo estão as melhorias nas condições físicas de trabalho, aquisição de novos equipamentos, bem como as pendências de respostas para o bom andamento da Comissão de Orçamento do conselho. De acordo com o presidente do órgão, Izaías Cordeiro, o diálogo com a gestão se faz necessário e de extrema importância, onde ambos visam uma melhor prestação nos serviços da saúde. “Sempre procuramos o governo para conversar e tratar as pendências, para que possamos melhorar nossos serviços cada vez mais”, disse.

reuniaoconsdesaude-fotojoaobarbosa2
O prefeito Vado agradeceu o encontro e frisou a grande importância que o Conselho tem dentro do município. “Sabemos do trabalho que vocês prestam para os cabenses e do empenho que é dado de cada um, para que a cidade tenha um órgão onde possa expor seus direitos. Mesmo com toda essa crise que não só o município vem sofrendo, mas o Brasil inteiro, nossa gestão ajudará vocês nas demandas mais urgentes, para que as condições de trabalho sejam melhoradas”, enfatizou. Também participaram os secretários de Saúde, Ricardo Marlon e de Gestão Pública, Lusivan Oliveira.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Dia da Saúde e Nutrição é comemorado com ação no Cabo

IMG-20150331-WA0064Em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, comemorado nesta terça-feira (31/03), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou diversas ações relacionados ao tema. A iniciativa foi da Secretaria de Saúde e foi organizado pela equipe do Posto de Saúde da Família da Praia de Itapuama.
A ação foi realizada na Escola Municipal Maria Madalena Barbosa e teve por objetivo promover a conscientização sobre a alimentação saudável e a importância do nutricionista. Cerca de 100 pessoas, incluindo alunos, pais e moradores, foram beneficiados com informações sobre alimentação correta, apresentação e elaboração de sucos e pratos saudáveis com açaí e frutas confeccionadas por profissionais da região e degustados por todos que estavam presentes no local. A palestra foi ministrada pela nutricionista da secretaria, Edna Diniz, e envolveu cerca de oito profissionais.
IMG-20150331-WA0071De acordo com a enfermeira responsável pela a ação, Jociele Santos, a parceria com a coordenação da escola e profissionais de duas casas de sucos da região foram fundamentais para a realização do evento. “Esta ação ajudou todos a interagirem e conhecerem bem mais sobre uma alimentação correta por meio de palestra. Com isso, ajudamos a fixar conteúdos e estimular a alimentação saudável, valorizar alimentos regionais, reduzir preconceitos com determinados alimentos e contribuir para o combate ao desvio em relação ao atendimento do nutricionista”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo

Compesa apresenta projeto de melhorias no tratamento de água e esgoto

reuniaovadoecompesa-fotojoaobarbosa2Representantes da Compesa do Cabo de Santo Agostinho e da empresa Odebrecht Ambiental, se reuniram na manhã desta terça-feira (31/03) com o prefeito Vado da Farmácia. O objetivo do encontro foi o de apresentar ao chefe do executivo municipal o projeto das obras de melhoria no tratamento de água e esgoto do município. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
reuniaovadoecompesa-fotojoaobarbosa1Durante a apresentação, o gerente Metropolitano da Região Sul da Compesa, Alex Ramos, destacou que os serviços que serão realizados visam uma ampliação do sistema de abastecimento de água e tratamento no esgoto, para que os impactos sejam diminuídos dentro da cidade e a população seja totalmente beneficiada. Dentre os serviços estão à rede de distribuição, caixas, estações elevatórias, adutoras de recalque, ligações domiciliares, torre piezométrica e concreto armado de 30 e 40 Mpa. Os bairros contemplados serão Centro, Gaibu, Ponte dos Carvalhos e Pontezinha.
O prefeito Vado agradeceu a visita e falou da importância dessas obras para o município. “Ficamos muito satisfeitos em saber que o Cabo receberá esses serviços de melhorias nas redes de água e esgoto, onde sabemos que muita gente sofre com o mau cheiro e o abastecimento de água em suas residências”, frisou. “Estamos à disposição para o que for preciso”, concluiu Vado. Também participaram da reunião os secretários Oswaldo Vieira de Mello (Infraestrutura); Osman Beltrão (Obras Públicas); Marcos Germano (Planejamento e Meio Ambiente); e Lusivan Oliveira (Gestão Pública).
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Estudantes participam da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul

Mostra de Direitos Humanos (11)Alunos das escolas Professor Antônio Benedito da Rocha (modelo) e Ariosto Nunes Martins, do Cabo de Santo Agostinho, participaram nessa segunda-feira (30/03), do Projeto Democratizando, da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul. O evento, que aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda (Garapu), foi realizado pela Prefeitura e desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com a parceria do Ministério da Cultura – MINC. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Programas Sociais.
Mostra de Direitos Humanos (3)Segundo o coordenador de Políticas Públicas LGBT do Cabo, Adão Veras, o Projeto Democratizando busca suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional, através de exibição de Filmes. “Esse é mais um instrumento pedagógico que apresenta possibilidade de discutir assuntos do cotidiano”, ressaltou.
No evento, o Democratizando foi dividido em duas sessões. Na primeira o filme “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat. O vídeo é um documentário, que conta com depoimentos de mulheres torturadas no período do Regime Militar (1964 a 1985), e que sobreviveram. Já o segundo filme exibido foi “A Vizinhança do Tigre” de Affonso Uchoa. O vídeo aborda a realidade de jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem – Minas Gerais.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Espetáculos teatrais e caminhada marcam Semana Santa no Cabo


Paixao da Ponte - Foto Joao Barbosa (26)Quem estiver no Cabo de Santo Agostinho nos próximos dias poderá prestigiar três espetáculos teatrais e uma caminhada alusivos à Semana Santa, tradição religiosa católica que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Os eventos são abertos ao público e recebem o apoio da Prefeitura Municipal.

Paixao da Ponte - Foto Joao Barbosa (15)A mais tradicional das encenações é a Paixão da Ponte. Ela acontecerá nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/04), às 20h, no Centro Social Urbano (CSU) do distrito de Ponte dos Carvalhos. A peça remonta a história de vida, morte e ressurreição de Jesus, com um texto adaptado de Dom Hélder Câmara e Padre Geraldo Leite Bastos. A iniciativa é da Sociedade Teatral e Cultural Nação do Divino, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Fundarpe e Secretaria Estadual de Cultura.
No lugar das tradicionais mensagens bíblicas do calvário, a peça, que surgiu nos anos 50, faz uma crítica às injustiças presentes no cotidiano da população. Realidade social e a vida de Cristo são comparadas durante toda a peça. Nos anos 70, o espetáculo foi censurado pelo Governo Militar, sendo reativado só em 1988. “É um evento importante na cidade, um evento consolidado que acontece há décadas. Além disso, é um espetáculo com texto diferenciado”, destaca o secretário de Cultura e Lazer do Cabo, Rinaldo da Costa.
O ator Joan Artur, que interpreta o papel principal do espetáculo, fala da emoção em participar da iniciativa. “Há três anos consecutivos estou interpretando Jesus e esse é um papel muito gratificante, de grande responsabilidade e satisfação”, afirma Joan. “Para nós do grupo teatral e cultural Nação do Divino é muito emocionante, evangelizar através da arte nos leva a refletir. Trabalhamos um texto muito bonito, que mesmo feito há 40 anos retrata a nossa realidade atual”, ressalta Joan Artur, ator que interpreta o papel de Jesus Cristo.
Na sexta-feira da Paixão (03), às 20h, será realizado nos cenários naturais da Praia de Gaibu o espetáculo A Força da Paixão. A peça é feita pelo Grupo Cultural Cabo de Santo Agostinho (GRUCSA), em parceria com o Comitê Comunitário Cabo de Força e apoio da Prefeitura. Mais de 80 pessoas estão envolvidas na organização do espetáculo, entre atores, bailarinos, coreógrafos, costureiras figurante, cantores, diretores e produtores. A apresentação é única e o público estimado é de 12 mil pessoas entre veranistas, visitantes e moradores. Ainda haverá uma Feira de Artesanato e comidas típicas na orla, o que vai fomentar a renda dos comerciantes e artesãos locais.
Também haverá encenação da Paixão de Cristo de Pontezinha. A peça será promovida pela Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, nos dias 03 e 05 de abril, às 19h, na quadra da Igreja Matriz (próxima à estação ferroviária do bairro de Pontezinha). O diferencial dela é que a maior parte do elenco é formada por crianças da comunidade, são 70 crianças e apenas dez adultos, todos voluntários. Além disso, o figurino está sendo confeccionado por costureiras da própria comunidade.
“A encenação da Paixão de Cristo parou de ser feita em Pontezinha em 2009. Este ano, o atual administrador paroquial, Padre Luiz Gustavo, resolveu reativar a peça, com crianças da própria paróquia”, explica Humberto Pazzanese, um dos organizadores.
caminhadacatolica-fotojoaobarbosaNo Domingo de Páscoa, 05 de abril, acontece a tradicional Caminhada do Cristo Ressuscitado. Ela está em sua 17ª edição e é uma realização das paróquias Santo Antônio, São José Operário e Cristo Rei. Milhares de fiéis acompanharam a caminhada, que sai por volta das 14h em frente à Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio (no Centro do Cabo), e percorre diversas ruas até chegar à Praça 9 de Julho (PE-60). Dois trios elétricos com ministérios de música das paróquias irão garantir a animação do evento, que é encerrado com uma missa. Esse ano a festa tem como tema “É servindo que chegamos ao Ressuscitado”.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa  (Arquivo) 

COMDCASA divulga regulamento e calendário para eleição do Conselho Tutelar








O Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCASA) do Cabo de Santo Agostinho está com inscrições abertas para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. Os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos na resolução 01/2015 do COMDCASA. As inscrições serão realizadas no período de 10 de Abril a 10 de Maio, na sede da Casa dos Conselhos, localizada na Rua Major José Paulo, nº 138 – Centro.
Os interessados devem ter idade acima de 21 anos, ser eleitor do município e estar em dia com seus direitos eleitorais, comprovar que reside no município há pelo menos dois anos, experiência comprovada de no mínimo um ano na área da criança e do adolescente, com documentação registrada em Cartório comprovando; e possuir Ensino Médio completo, além de ter disponibilidade para cumprir carga horária semanal de 40 horas e atender em regime de plantão.
Confira o regulamento: RESOLUCAO_conselho_tutelar_2015

Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo

segunda-feira, 30 de março de 2015

Projeto Praia Sem Barreiras será ampliado no estado

Suape, Coroa do Avião, Rio São Francisco - em Petrolina - além de um outro trecho de Boa Viagem receberão iniciativa


O projeto Praia Sem Barreiras vai ser ampliado no estado até o final do ano. O anúncio foi feito, na manhã deste sábado (28), pelo presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Luís Eduardo Antunes, durante entrega de novas cadeiras anfíbias na praia de Boa Viagem. O projeto completa dois anos de funcionamento na orla do bairro e é destinado ao lazer e ao banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Praia Sem Barreiras será levado para outro trecho de Boa Viagem (ainda a ser definido), Suape (Cabo de Santo Agostinho), Coroa do Avião (Itamaracá) e para o Rio São Francisco (Petrolina). Atualmente a ação já existe também em Candeias (Jaboatão dos Guararapes), Sueste (Fernando de Noronha), Porto de Galinhas (Ipojuca), Tamandaré e Pau Amarelo (Paulista). As cadeiras novas também irão para  Noronha e Porto. Os demais pontos já possuem o equipamento mais moderno.


Dentro das comemorações, também foi realizado um campeonato de vôlei sentado, que contou com um jogo treino da seleção pernambucana da modalidade, corte de bolo e uma mesa de frutas. A esteira de acesso e o toldo da arena anfíbia, destinados ao lazer e ao banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, serão trocados por materiais novos. As equipes também foram contempladas com uniformes novos e camisas com proteção UV, troca de guarda sol e cadeiras de praia. Também foi implantado o serviço de fisioterapia às pessoas com deficiência que começa a funcionar a partir de hoje, durante o horário do projeto, que acontece de quinta a domingo, das 8h às 12h.

A aposentada Mauriceia Francisca, 66, foi uma das pessoas que pode sentir o gostinho de entrar no mar usando os novos equipamentos. Ela aproveitou a manhã ensolarada e contou com a ajuda dos monitores do projeto para realizar o sonho de voltar a tomar banho de mar. Mauriceia utiliza cadeira de rodas há oito anos, desde que perdeu um dos pés. Hoje voltou às areias de Boa Viagem pela primeira vez depois do ocorrido. 

Alexandre Nápoles, gerente Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, informou que as novas cadeiras possuem uma tecnologia mais moderna de flutuação que garantem melhor desempenho e conforto na água. Além do mais, devido à exposição prolongada ao sol e à areia da praia, esses materiais sofrem o processo de envelhecimento em curto prazo e precisam de manutenção e troca periódica. “Será feita uma limpeza diária nas cadeiras anfíbias com o objetivo de evitar a oxidação que a maresia provoca, mas o desgaste do material é inevitável”, explicou.

Projeto 


O projeto Praia Sem Barreiras foi inaugurado em março de 2013 e é um dos que integram o programa Turismo Acessível, da Empetur, e tem por objetivo garantir o acesso ao lazer através da equiparação de oportunidade entre pessoas com deficiência e mobilidade reduzida aos demais recifenses. Na arena, localizada na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, é oferecido banho de mar assistido, por meio de cadeiras anfíbias, e quadra para prática de vôlei sentado, proporcionando um espaço de convivência comunitária para o público usuário do serviço. Inaugurado em 17 de março de 2013 no Recife, o projeto Praia Sem Barreiras já atendeu 1.495 pessoas, contabilizadas até o final do último mês de fevereiro.


No Recife, a PCR, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), são parceiras na gestão do projeto, fornecendo infraestrutura e monitores do curso de educação física, respectivamente. A partir deste mês, os usuários passam a contar também com estagiários de fisioterapia, inaugurando uma nova abordagem no atendimento. 

Fonte: Diario de Pernambuco 
Texto e foto: Marcionila Teixeira

Cabo registra novamente maior índice pluviométrico e prefeitura discute medidas


O Cabo de Santo Agostinho foi o município da Região Metropolitana do Recife que registrou o maior índice pluviométrico da noite desse domingo (29/03) até às 7h desta segunda-feira (30). De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil da cidade, foram acumulados 76,1 milímetros de chuva. De janeiro até o mês de março, o município recebeu aproximadamente 500 milímetros de chuva.

As ocorrências registradas pelo órgão neste período foram um deslizamento de barreira na Rua da Linha, no bairro da Charnequinha, a queda de uma árvore em frente à Praça Senhor do Bonfim (conhecida da Praça da Celpe) e alagamentos na Destilaria e em Pontezinha. Para registrar ocorrências, a população pode entrar em contato com os agentes da Defesa Civil do Cabo pelos telefones 0800-2818531 e 3521-6763.

OPERAÇÃO INVERNO – Representantes de várias secretarias da Prefeitura se reuniram na manhã desta segunda-feira (30/03), para mais uma vez discutir e planejar a execução das ações da Operação Inverno, que será desenvolvida durante todo este ano. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), com a finalidade de elaborar um plano de ação estratégica e preventivo no período de chuva desenvolvido pela Defesa Civil.

Na reunião, foram discutidas as providências necessárias que a gestão municipal tomará de acordo com as demandas registradas pela população e pela Defesa Civil nos períodos chuvosos. Além disso, várias ações preventivas serão executadas.

Entre os participantes estavam presentes os secretários Luiz Pereira (Governo e Orçamento Participativo), José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Everaldo Monteiro (Coordenação Regional e Serviços Públicos), Gilson Cabral (Assuntos Estratégicos), Cesar Paiva (Juventude e Esportes), André Moraes (Meio Ambiente) e Carlos Sinésio (Comunicação Social).

Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo

sexta-feira, 27 de março de 2015

20ª Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas do Cabo acontece em julho


A tradicional Mostra Cabense de Esquetes e Poesias Encenadas (Mocaspe) já tem data definida para acontecer. O evento será realizado entre os dias 6 e 12 de julho, e é uma realização do Movimento Teatral do Cabo com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer.
Para definir alguns detalhes da mostra, foi realizada nessa quarta-feira (25/03) uma reunião com os organizadores e artistas cabenses. Neste encontro, no Auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, ficou decidido o dia de início das inscrições, apresentações e o homenageado desta 20ª edição.
As inscrições para os grupos teatrais interessados em participar da Mostra têm início em 20 de abril, seguindo até 29 de maio. As mostras devem ser de categoria adulta. O grande homenageado deste ano será o ator e diretor Jailson Vidigal. Nascido no Cabo de Santo Agostinho, ele já participou da mostra anos anteriores como diretor dos espetáculos “Um minuto pra dizer que te amo” e “No quarto ao lado”, ambas da Trupe Cara e Coragem.
Ainda será realizada outra reunião para a escolha da comissão de julgamento e comissão organizadora. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone: 3521-6655, da Secretaria de Cultura e Lazer.
Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Inscrições para o 5° Campeonato de Futebol de Areia seguem até dia 31


As inscrições para o 5° Campeonato de Futebol de Areia do Cabo de Santo Agostinho já estão abertas. Os representantes das equipes interessadas em disputar o torneio têm até a próxima terça-feira (31/03) para efetuá-las. A competição é de realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes.
Os interessados devem procurar a sede da Secretaria, situada na Rua Paulo Manoel da Cunha, antiga Rua 27, no Parque da Juventude, na Cohab. É necessário preencher o formulário de inscrição anexando a cópia da identidade (RG) de cada atleta. Outras informações: 3521-6747.
Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo 
Foto: Edu Cheron (Arquivo)

Prefeitura realiza atividade comemorativa ao Dia do Artesão

Comemoracao_Dia_Artesanato04_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa quinta-feira (26/03) um encontro com artesãos do município. O evento teve como objetivo comemorar o Dia do Artesão e discutir novos projetos para divulgar o trabalho da categoria. A atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, aconteceu no Mercado das Artes, no Centro.
No início do evento, foi oferecido um café da manhã para os artesãos. Em seguida, houve uma apresentação dos eventos onde eles estarão expondo seus produtos nos próximos meses, a exemplo do projeto Recife Antigo de Coração, que será realizado no dia 28 de julho, No Marco Zero – Recife Antigo, e da Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, entre os dias 02 e 12 de julho. Nesta última, o Cabo contará com dois estandes.
Comemoracao_Dia_Artesanato03_RandyAugustoA Secretaria também aproveitou o momento para realizar a entrega de crachás de identificação a 40 artesãos, que irão auxiliá-los nos eventos, como feiras, reuniões e workshop, dentro e fora do Estado.
“Este é mais um passo conquistado pelos artesãos do município, e tenho certeza que daqui pra frente muitas outras coisas boas virão, não só pela nossa Secretaria de Desenvolvimento, como também pela Secretaria da Mulher, que está desenvolvendo um trabalho bom com o Grupo das Mulheres Empreendedoras”, comentou a artesã Ceça Brandão, 63. “Queremos agradecer por que esses crachás sempre foram uma luta para obtermos, e que agora tudo se resolveu, por isso estamos felizes”, acrescentou.
Comemoracao_Dia_Artesanato01_RandyAugusto
“Para nós é uma satisfação confraternizar com os artesãos. Temos uma grande diversidade de produtos fabricados por eles, e trabalhamos para promover e apoiar atividades culturais e artesanais e assim melhorarmos a vida das pessoas”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo (Deda).
Texto: Camilla Moura – repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Mais instituições são beneficiadas com leite arrecadado em eventos do Cabo

leite doacao (3)Dando continuidade à entrega das latas e bolsas de leite em pó arrecadadas durante o Baile Municipal e o Bal Masqué da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou esta semana a distribuição para algumas entidades do município.
A entrega das doações está sendo organizada pela Secretaria de Programas Socais por meio da gerência de Benefícios Socioassistenciais e Transferência de Renda. Na última segunda-feira (23), o Centro Comunitário Alto do Colégio (Cohab), foi beneficiado com latas de leite em pó. Na quinta (26), 640 latas foram destinadas ao Centro Espírita Casa do Caminho, situado no Loteamento Garapu. Já a Creche Lar da Criança, localizada na Charnequinha, recebeu oito caixas, cada uma com 30 latas de leite.
leite doacao (2)Para o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a distribuição do leite também é um momento para partilhar com as entidades o sucesso da arrecadação. “Agradecemos aos participantes dos eventos carnavalescos por nos ajudar a contribuir ainda mais com essas instituições, que se dedicam a cuidar de pessoas que necessitam de auxílio”, declarou Ronaldo.
Também receberam parte das latas arrecadadas o Abrigo São Francisco, Lar do Amanhã, Lar Espírita Clara, o Centro Comunitário Cassari, o Centro Comunitário Alto dos Índios e as Paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora do Bom Conselho e Nossa Senhora Rainha da Paz.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Arquivo SMPS

quinta-feira, 26 de março de 2015

Município promove reunião sobre Rede de Proteção Social Básica

Reuniao_Coordenacoes 2015 (13)Com o objetivo de fortalecer as políticas de assistência social do Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria Municipal de Programas Sociais promoveu nessa quinta-feira (26/03) uma reunião para os coordenadores, que integram a Gerência de Proteção Social Básica. O encontro aconteceu no Sest/Senat, localizado às margens da PE-60.
Durante a reunião, os assuntos mais discutidos foram planejamento, produtividade, fluxo e atuação de forma integrada entre as equipes e as coordenações que compõem a Rede de Proteção Social Básica.
Reuniao_Coordenacoes 2015 (14)Segundo o gerente de Proteção Social Básica, Márion Fráz, a Rede de Proteção Social Básica atua na prevenção de situações de risco por meio de desenvolvimento de serviços, ações, programas e projetos de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos.
“Os trabalhos realizados pelas coordenações e pelos serviços são fundamentais para que a política da Proteção Social Básica avance no nosso município. Por isso, há uma necessidade de estar realizando reuniões com intuito de debater e trocar informações”, afirmou Márion Fráz. O encontrou marcou o início da temporada de avaliações e monitoramento do trabalho executado dentro das coordenações.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Profissionais participam de treinamento para atender politraumatizados

curso 1A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa quarta-feira (25/03) um treinamento para atendimento a pacientes politraumatizados. A capacitação aconteceu na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos, e reuniu profissionais de saúde do Jamaci de Medeiros, do Samu/Cabo e da própria maternidade.
curso 3Ministrado pelo enfermeiro Nestor Braga, o curso teve o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes que chegam apresentando múltiplos traumatismos, no sentido de otimizar o serviço, tornando-o mais rápido e seguro.
De acordo com a diretora administrativa da maternidade, Elizabete Rocha, foi implantado desde o ano passado o Projeto de Educação Continuada, pela comissão interna do hospital, que periodicamente atualiza os profissionais que atuam na saúde do município. “Como a maternidade está localizada numa BR, houve casos de socorrermos pacientes de imediato. Por isso, este curso é bastante importante para toda a saúde do município”, explicou.
curso 2Elizabete informou ainda que devido à importância do atendimento inicial à vítima de trauma, outras unidades de saúde foram convidadas para a capacitação. “Técnicos de saúde do Jamaci de Medeiros e do Samu foram convidados para fazer parte do curso, para que assim, possamos ampliar o conhecimento”, finalizou.
Para a técnica de enfermagem do Jamaci, Evaneide Costa, o curso foi essencial. “É sempre bom nos atualizarmos com as técnicas e novos métodos de socorro imediato”, disse. A estudante convidada, Elaine Lacerda, falou da experiência adquirida. “Este curso é uma troca de experiências excepcional porque trabalhamos e tratamos com vidas”, comentou.
Texto e fotos: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Dia do Campo Aberto levou ações a três comunidades nessa quarta-feira


Três comunidades rurais do Cabo de Santo Agostinho receberam ações do projeto Dia do Campo Aberto nessa quarta-feira (25/03). As atividades beneficiaram produtores dos engenhos Pau Santo e Sabiá, além de Mercês. A iniciativa é da Superintendência de Desenvolvimento Rural.
Na Associação dos Pequenos Agricultores de Pau Santo, foi oferecido o curso fruticultura básica, em parceria com o (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A capacitação, dividida em três módulos, contemplou 12 moradores do engenho durante três dias, sendo encerrado nessa quarta-feira. “O curso chegou em ótima hora. Nós sabíamos cultivar, mas não da forma correta, e agora aprendemos bastante”, comentou o agricultor Josias Pedro, 28.
Em Mercês e no engenho Sabiá, a equipe da Superintendência de Desenvolvimento Rural do município atendeu às demandas indicadas pelas associações locais.
Em Mercês, foram realizados diversos serviços, entre eles avaliação de apicultura, visita de engenheiros agrônomos a agricultores, além de distribuição de milho. Os moradores foram contemplados também com uma palestra sobre a febre aftosa e a raiva dos herbívoros, oferecida pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Já em Sabiá, houve a construção de viveiros, aração das terras e distribuição de milho.
“Neste Dia do Campo, temos uma aproximação maior do poder público municipal com os agricultores e pecuaristas, com o objetivo de valorizar os homens do campo e acompanhando seus trabalhos de perto para que eles venham a produzir cada vez mais e melhor, assim obtendo um bom sustento”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Rural, Alexandre Guedes.
Texto e fotos: Camilla Moura – repórter estagiária da Secom/Cabo

Morre o humorista Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, aos 89 anos


Comediante estava internado desde fevereiro no Rio de Janeiro

POR 
RIO — Morreu, por volta de 5h da manhã desta quinta-feira, o humorista Jorge Loredo, o Zé Bonitinho. O comediante, de 89 anos, estava internado no Hospital São Lucas, na Zona Sul do Rio desde o último 3 de fevereiro, onde permaneceu em estado grave. De acordo com o boletim médico, Loredo lutava há anos contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica grave e um enfisema pulmonar, que o levaram à falência múltipla de órgãos. O corpo será velado nesta sexta no Memorial do Carmo, no Caju, a partir das 9h.
Topete esculpido com Gumex, bigode delgado, sobrancelhas arqueadas, olhar de conquistador e roupas extravagantes, ele mal mal entra em cena e já arranca gargalhadas da plateia do estúdio da extinta TV Rio, em 1960. Era a estreia de O Bárbaro, vivido pelo ator e humorista Jorge Loredo no programa “Noites cariocas”, que serviria de matriz para o personagem Zé Bonitinho, o galenteator barato e exagerado que marcaria a carreira do artista carioca e a TV brasileira.
O Bárbaro foi rebatizado em homenagem a um cozinheiro que Loredo conheceu em um restaurante de beira de estrada que, por ser muito feio, era chamado de Zé Bonitinho. Os trejeitos do personagem foram inspirados em outra figura real, o Jarbas, um dos companheiros do jovem Jorge Loredo nas maratonas pelos bares da Praça Saens Peña, na Tijuca, onde nasceu.
— Ele tirava um pentezinho do bolso e ficava ajeitando as sobrancelhas e o bigodinho toda hora. Se passava uma moça, cantarolava um tango, um bolero... Fui captando esses trejeitos e criei o personagem — contou.
Autor de bordões inesquecíveis — “Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz...!”; “Mulheres, atentem para o tilintar das minhas sobrancelhas”; “O chato não é ser bonito, o chato é ser gostoso”, entre outras —, Zé Bonitinho foi praticamente uma espécie alter ego de Loredo:
— Eu sofri com uma osteomielite (inflamação nos ossos) dos 12 aos 46 anos, por isso fui muito mimado. Isso me fez querer ser mimado pelas minhas mulheres. Era quase um Zé Bonitinho — contou certa vez Loredo que, ainda na juventude, chegou a ser internado em um sanatório por causa de uma turberculose.
Os palhaços estão na origem da vocação de Loredo. Para completar a renda do marido, dona Luiza, mãe do artista, costurava os figurinos das trupes circenses que chegavam a Campo Grande, onde a família morava. O ator acreditava que as fantasias da mãe impregnaram sua retina: já jovem, viu o anúncio dos testes para a escola de Paschoal Carlos Magno, onde passou depois de ser ensaiado por Oscarito e Mafra. Estreou interpretando Mercúcio em “Romeu e Julieta” e nunca mais parou. 
Na TV, o ator começou dividindo o banco do programa “Praça da Alegria”, nos anos 1970, com Chico Anysio, Moacyr Franco e Ronald Golias. Diferentemente de Anysio e e Franco, que tiveram programa próprio, e de Golias, que era astro absoluto da “Família Trapo” , Loredo sobreviveu como coadjuvante. O ator chegou a criar outros tipos famosos, como o mendigo soberbo My Lord e o costureiro François Paetê, mas Zé Bonitinho sempre foi a sua grande marca, que só desapareceu da TV quando o programa “A praça é nossa”, do SBT, saiu do ar, no início dos anos 2000.
Longe da televisão, Loredo chegou a participar de filmes dirigidos por ícones do cinema nacional, como Rogério Sganzerla (“Sem essa aranha”, de 1970, e “O abismo”, de 1977) e Arnaldo Jabor (“Tudo bem”, de 1978). Seu último trabalho em um longa-metragem foi em “Chega de saudade” (2008), de Lais Bodansky. Em quase todos esses filmes, mesmo que não estivesse interpretando seu personagem mais famoso, alguns elementos dele, como o vestuário e acessórios vistosos, de alguma forma estavam sempre presentes nas composições Loredo.
O artista foi recentemente redescoberto pela geração mais jovem de cineastas brasileiros. Em 2005, a diretora Susanna Lira lançou o documentário “Câmera, close!”, uma biografia do ator, exibido no Canal GNT. No ano seguinte, o ator e diretor Selton Mello, fã do artista, o dirigiu no curta-metragem “Quando o tempo cair”, para o qual criou um personagem especialmente apra ele. Em 2003, atuou na peça infantil “Eu e meu guarda-chuva”, a convite da atriz Andrea Beltrão.