quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dia do Campo Aberto leva diversos serviços ao Engenho Tapugi de Baixo


A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho realizou, durante toda quarta-feira (29/04), o Dia do Campo Aberto no Engenho Tapugi de Baixo, situado próximo à Usina Liberdade. A iniciativa, organizada pela Superintendência de Desenvolvimento Rural, levou diversos serviços já promovidos pelo órgão à comunidade. Esta edição também contou com ações das Secretarias de Saúde, de Programas Sociais e da Mulher.
A ação contou com o trabalho de retroescavadeiras para escavação de poços, nivelamento de estradas, abertura de açude para produção de pesca da Tilápia, entre outras atividades. Além disso, os produtores rurais receberam orientações de técnicos da Superintendência. Também foram desenvolvidas ações sociais com a comunidade. A Secretaria da Mulher levou uma oficina de pintura em tecido para ensinar as donas de casa a obter uma renda extra para a família. Ainda houve uma palestra sobre violência doméstica, para orientar as mulheres a como se proteger e denunciar casos.
Secretaria da Saúde ofereceu teste de glicemia e aferição de pressão. Já a de Programas Sociais fez um trabalho recreativo com projeto Bola pro Alto. Também foram promovidas palestras realizadas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), explicando aos moradores a importância deste órgão. A Secretaria também realizou recadastramento do Programa Bolsa Família e emissão de documentos como carteira de trabalho e identidade.
“A Prefeitura está nos ajudando muito. Temos suporte de distribuição de semente, transporte para levar nossas verduras para o Mercadão (mercado público do Centro), não temos o que reclamar”, elogiou a agricultura Midian Cabral, 45. “Vado é um Prefeito que realmente está olhando pra nos agricultores”, acrescentou.
“Acho importante essa ação que a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está prestando a essa comunidade. São atividades diversificadas, como saúde, emissão de documentos e palestras informativas que ajudam muito nosso povo”, comentou José Cícero, presidente da associação dos agricultores de Tapugi.
“Essa ação é um esforço da gestão do prefeito Vado da Farmácia para dar mais apoio ao homem do campo, levando diversos serviços às comunidades rurais, uma forma de aproximar ainda mais a prefeitura desta população”, ressaltou o superintendente de Desenvolvimento Rural, Alexandre Guedes.
Texto: Camilla Moura – repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Trânsito em ruas da Vila Roca terá mudanças a partir desta quinta-feira

Sem tituloA Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho informa que, a partir dessa quinta (30/04), algumas vias da Vila Roca terão seus sentidos alterados. A Avenida José Faustino dos Santos e a Rua Maria H Lopes, que são sentido único atualmente, a partir desta quinta passarão a ser mão dupla. As ruas adjacentes a elas também sofrerão mudanças.
De acordo com o gerente de Trânsito e Transporte, Márcio Nogueira, as novas medidas têm por objetivo melhorar a mobilidade urbana na área. “Essas duas vias que formam um binário passarão a ter sentido duplo de circulação. As mudanças foram feitas por questões técnicas, para otimizar o tráfego. Já está sendo implantada uma nova sinalização nas vias para orientar os motoristas”, afirmou ele.
Texto: Thays Lorena – Repórter estagiária da Secom/Cabo

Campanha Nacional contra gripe começa nesta segunda no Cabo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai iniciar, nesta segunda-feira (04/05), a Pré-Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A imunização está destinada a crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, mulheres puérperas de até 45 dias, idosos, profissionais da área de saúde, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais de saúde, como diabéticos e obesos, por exemplo. O “Dia D” está marcado para 9 de maio e a campanha segue até o dia 22 do próximo mês.
De acordo com a Coordenação do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, durante o período da campanha, todos os postos de vacinação do Estado estarão abertos. São cerca de 2.400 salas de vacinação, e equipes volantes estarão disponíveis para localidades que não tenham salas para aplicação das vacinas. Serão mais de 10 mil pontos de vacinação em Pernambuco.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ângela Araújo, o objetivo é alcançar o índice de 80% que é a meta nacional. A proteção é válida por um ano e reduz os gastos com internação e complicações com a doença. “A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1. A pré-campanha serve para que as pessoas comecem a pensar e se protegerem antes do Dia D e, assim, atingir a meta disposta pelo Ministério da Saúde”, explicou.
VACINA – Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.
A partir da próxima segunda-feira a vacina estará disponível em todas as Unidades e Posto de Saúde da Família, além de Unidades Básicas e Policlínicas, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Ação Saúde nos Engenhos em Jussaral é adiada


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho informa que as ações do Projeto Saúde nos Engenhos que aconteceria nesta quinta-feira (30/04), em Jussaral, foi adiada. De acordo com a Gerência de Atenção à Saúde, haverá uma eleição para coordenadores e dirigentes de todas as escolas municipais nesta data, impossibilitando as ações por falta de um local maior que comportasse um maior número de pessoas.
“Estaremos mobilizando todos os profissionais de saúde envolvidos para marcarmos uma nova data para o encaixe. Os moradores de Jussaral não serão prejudicados nem estarão fora do nosso Programa” disse a Coordenadora do Cabo, Médica Edite Landim.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Secretaria de Programas Sociais apresenta balanço de ações na Câmara

Balanco_Camara (109)O secretário de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, Ronaldo Santos, participou nessa terça-feira (28/04), da sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores. Na presença de 14 vereadores, de autoridades municipais e da população, o gestor apresentou um balanço de todo o trabalho realizado em 2014 e nos quatro primeiros meses de 2015, como programas, ações e projetos desenvolvidos pela pasta.
Balanco_Camara (107)Inicialmente, o secretário mostrou aos parlamentares como funciona a Secretaria e a distribuição dela em setores. “Atualmente, Programas Sociais está dividida nas gerências de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Gestão de Benefícios e Planejamento”, informou ele. “Temos trabalhado realizando encontros para capacitar os nossos técnicos e reuniões de planejamento e de avaliação para que possamos atender melhor todas as demandas da Assistência Social do nosso município”, assegurou.
Na Assistência Social, 24.695 famílias são acompanhadas pelo Serviço de proteção e Atendimento Integral à família (PAIF) e 14.289 famílias estão inseridas no Programa Bolsa Família.  “O nosso município dispõe de seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de 50 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo 10 na zona urbana e 40 na zona rural”, informou o secretário. “3.023 crianças, adolescentes e familiares são atendidos pelos núcleos, 1.479 pessoas idosas e 104 pessoas com deficiência também assistidas pelo serviço”, completou.
Balanco_Camara (110)O Cabo também conta com duas casas de acolhimento (Recantos) e os Centros de Referência  Especializado de Assistência Social (CREAS)   e  Liberdade Assistida (L.A), além dos quatro conselhos tutelares e  cinco Conselhos de Direito e Setoriais. Entre as principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Programas Sociais, Ronaldo Santos citou as reformas dos núcleos do SCFV da zona rural, a reativação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, compra de novos equipamentos para diversas unidades e o Programa de promoção ao acesso ao mundo do trabalho/Acessuas. “Entre 2014 e 2015, a Secretaria registrou um número de 4.260 pessoas mobilizadas pelo Programa. 151 pessoas foram encaminhadas ao mundo do trabalho e ainda tivemos um total de 1.009 jovens inseridos nos cursos disponibilizados pelo Acessuas”, disse ele.
Na oportunidade, o secretário destacou ainda que Programas Sociais oferta diversas atividades para os munícipes. “Temos um calendário anual com várias ações e projetos, que realizamos para todos os segmentos, além de diversos projetos, serviços e programas, mantidos pela secretaria e que beneficiam a população que vive em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou Ronaldo.
Fazendo um balanço sobre os principais ações e avanços, o secretário destacou algumas metas para os próximos meses, que são elas: implantar e implementar  Centros de Referência da Pessoa Idosa; de Reabilitação da Pessoa com Deficiência; de População de Rua (POP); dois Cras; Social Permanente na zona rural; uma Unidade Mista de Atendimento à crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e fortalecer as políticas públicas na área da assistência social.Participaram também da sessão a vice-prefeita, Edna Gomes, e alguns secretários municipais, gerentes e técnicos da Secretaria.
Texto: Amanda Falcão- Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

terça-feira, 28 de abril de 2015

Projeto Saúde nos Engenhos chega a Jussaral

saudenosengenhos-fotojoaobarbosa3Com o objetivo de levar diversos serviços de saúde em áreas de difícil acesso, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar o Projeto Saúde nos Engenhos no distrito de Jussaral. A ação vai acontecer nesta quinta-feira (30/04), das 10h às 14h, na Escola Municipal Marquês do Recife. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.
Cerca de 20 profissionais de diversas especialidades estarão presentes para beneficiar a população, entre eles médicos, enfermeiros, dentistas, especialistas em saúde da mulher, clínico-oftalmológicos e agentes comunitários. Serão realizados os serviços de prevenção, pediatria, fisioterapia e saúde bucal. Além de testes de glicose e aferição de pressão, atendimento pré-natal, palestra sobre educação em saúde e saúde bucal, entrega de medicamentos, receituário de controlados, encaminhamento para especialistas, atendimento domiciliar e planejamento familiar.
A Secretaria Executiva da Mulher vai estar presente na ação, oferecendo uma palestra para as mulheres com a psicóloga Maria Elizabete, do Centro de Referência Maria Purcina. Também haverá entrega de entregaram panfletos informativos, contendo orientações e telefones para denúncias.
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Cabo inaugura duas academias ao ar livre e bicicletário dia 12

academiaA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai inaugurar no próximo dia 12 de maio, em parceria com a empresa Deca/Duratex, duas academias de ginástica e um bicicletário, para atender a população cabense gratuitamente. A data das inaugurações foi definida nesta terça-feira (28/04) por representantes de várias secretarias do município, durante reunião na Secretaria Executiva da Juventude e Esportes do Cabo.

bicicletario
Segundo o secretário, César Paiva, as bases para acomodar os três equipamentos públicos cedidos pela Deca/Duratex já foram concluídas pela prefeitura. Nos próximos dias, os equipamentos serão instalados por técnicos da empresa para que tudo esteja pronto e testado até o dia 12. O espaço para bicicletas ficará no Parque da Juventude, na Cohab, junto à Secretaria de Esportes. As academias ao ar livre ficarão no Centro do Cabo e em Ponte dos Carvalhos.
Para marcar a entrega dos três equipamentos, no dia 12, às 10h, será inaugurado o bicicletário – que terá 12 bicicletas disponíveis para a população. Em seguida, haverá a entrega dos equipamentos na Academia da Cidade localizada às margens da BR-101 Sul (Centro do Cabo) e na Academia ao ar livre do Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos.
Reuniao_Secretaria_Esporte02RandyAugustoAntes das inaugurações, no dia 11 de maio, às 18h, representantes da empresa que doou os equipamentos vão ministrar uma palestra sobre a utilização e a manutenção das academias e do espaço para bicicletas, que ficará no Parque da Juventude. Esse evento será aberto para quem desejar conhecer melhor o projeto desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos cabenses.
Participaram da reunião os secretários Luiz Pereira (Governo), Severino Belo (Deda – Desenvolvimento Econômico e Turismo), César Paiva (Juventude e Esportes) e Carlos Sinésio (Comunicação Social), além do superintendente de Articulação Política (Fernandes Moura) e técnicos da prefeitura.
Texto: Carlos Sinésio
Foto: Randy Augusto

Grupos de Idosos do município recebem novos profissionais

Idosos_Gibao (5)Mais de 200 idosos do Cabo de Santo Agostinho estiveram presentes na quadra poliesportiva do Gibão, localizada (Ponte dos Carvalhos), nessa segunda-feira (27/04), para receber os novos profissionais que vão atuar nos 13 grupos de idosos do município. O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Programas Sociais.

Idosos_Gibao (8)Sete profissionais, entre eles educador social, fisioterapeuta e educador físico, estarão promovendo a longevidade e a inclusão social nos grupos de idosos do município. Eles vão trabalhar ginástica localizada, reforço muscular, alongamento, ginástica com elementos, além de outras atividades.
“Esses novos profissionais são uma revindicação dos grupos de idosos da cidade”, afirmou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos. “Fico muito feliz em poder estar junto com os idosos, atendendo mais uma demanda deste segmento”, destacou.
Na oportunidade, Ronaldo Santos apresentou também a planta baixa do Centro de Referência da Pessoa Idosa. “Esse projeto foi autorizado pelo prefeito Vado da Farmácia. Já encontramos o terreno, aqui em Ponte dos Carvalhos, para que o Centro seja construído”, disse ele. “A unidade só vai trazer benefícios para os idosos, além de elevar a qualidade de vida deles”, completou o secretário. Durante o evento, os idosos ainda puderam participar de aeróbica com integrantes do Projeto Bola Pro Alto.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Prefeitura recupera asfalto e pavimenta ruas na Vila Social

Requalificacao_Pavimentocao_VILASOCIAL01_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou mais uma ação voltada à melhoria da infraestrutura asfáltica do município. Estão sendo concluídos os serviços de recuperação do asfalto e pavimentação da Rua Vereador Gilberto Fragoso, localizado na Vila Social. Além disso, a rua está recebendo colocação de meio-fio, linha d’água e calçadas. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Obras Públicas.
Requalificacao_Pavimentocao_VILASOCIAL03_RandyAugustoAlém disso, o acesso da PE-60 à Vila Social também foi recuperado. As obras também vão contemplar a Rua Vereador Volney da Costa Machado, que liga o anel viário da Vila Social. De acordo com o secretário Executivo de Obras Públicas, Osman Beltrão, este serviços visam melhorar a mobilidade da área. “Sendo mais uma conquista na área de pavimentação, esse acesso vai beneficiar não só os moradores antigos mais também para aqueles que trafegam pela localidade”, destacou.
Para Antônio Domingos da Silva, 74, que mora na Vila Social desde 1973, aprova a obra. “Só tenho a agradecer à prefeitura pelos trabalhos que estão sendo feitos aqui. Agora teremos mais uma rua para trafegar com mais tranquilidade”, enfatizou.
Requalificacao_Pavimentocao_VILASOCIAL04_RandyAugusto

Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo                                                                                             Fotos: Randy Augusto

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeitura inicia obras de revitalização da Praça da 3ª Idade

praca 3 idadeA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu iniciou às obras de revitalização da Praça da 3ª Idade (também conhecida como praça dos idosos), no Loteamento Ilha, em Ponte dos Carvalhos. Os serviços serão executados com recursos próprios, com um investimento de cerca de R$ 300 mil. Os trabalhos na praça, que possui 890 m², começaram na última quinta-feira (23/04). A previsão é que ela seja concluída em 60 dias.
A praça vai receber serviços de reposição dos brinquedos, substituição do piso, recuperação de canteiros, construção de bancos contínuos de concreto e de leitura (estilo colonial), requalificação da iluminação, tratamento paisagístico e correção das calçadas do entorno da praça.
A ação faz parte do programa de revitalização das praças do município, que reformará diversos espaços de lazer em várias localidades. De acordo com o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Everaldo Monteiro, o município tem aproximadamente 47 praças. “Esse programa prevê contemplar 100% delas”, afirmou.
praca 3 idade2
“Em Ponte dos Carvalhos, estamos iniciando a revitalização tanto da Praça da 3ª Idade quanto da dos Coqueiros. As obras são de extrema importância para a comunidade local, pois esses espaços de lazer já não passavam por uma reforma há mais de dez anos. O serviço era uma antiga reivindicação dos moradores, que sonhavam em vê-las recuperadas”, ressaltou Everaldo.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo

7° Campeonato de Futebol Rural encerrou-se nesse domingo


Foi realizada nesse domingo (26/04), no estádio Gileno d’ Carli, na Destilaria, a grande final do 7° Campeonato de Futebol Rural do Cabo de Santo Agostinho. Disputando o 1° lugar da competição, os times Brilhante e Guerra se enfrentaram. O jogo foi intenso e os últimos minutos foram de muita ansiedade. A equipe do Guerra conseguiu a vitória por 1 a 0, e levou para casa além de troféu e medalhas, o valor em dinheiro de R$ 1.200,00. O time, que vinha se destacando bem durante todo campeonato, finalizou a competição com 18 pontos, 5 vitórias, 3 empates e 1 derrota.
O campeonato é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Juventude e Esportes. O secretário, Cesar Paiva, agradeceu a todos os times participantes, que deram brilho à competição. “As equipes da nossa cidade estão de parabéns, pela organização, raça e dedicação. Graças à disciplina e ao empenho dos jogadores, conseguimos fazer um evento bonito e beneficente como esse”, destacou.
O professor e desportista Ubirajara José da Silva foi o grande homenageado da edição. O coordenador de Esportes Geremias Arantes também recebeu uma homenagem.
Wallace, 39 anos, capitão do Guerra, falou da satisfação de conquistar o maior título da disputa. “É uma grande oportunidade que Prefeitura nos oferece, pois times de vários engenhos podem mostrar seu trabalho”, comentou. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo (Deda), prestigiou a final.
As premiações aconteceram logo após a disputa final. O campeonato premiou os três primeiros lugares e algumas estrelas-chave. Confira:
1° lugar: Guerra (Troféu + medalhas + R$1.200,00)
2° Lugar: Brilhante (Troféu + medalhas + R$800,00)
3° Lugar: Roças Velhas (R$500,00)
*Equipe Disciplina: Brilhante (Troféu)
*Tecnico Campeão: Edevan José de Santana (Troféu)
*Melhor Goleiro: Mô (1 Par de Luvas)
*Melhor Artilheiro: Sandro do América de Mercês (1 par de Chuteiras)

Texto: Thays Lorena – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Agricultores de Arariba de Baixo recebem capacitação

Curso_Agri4A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), promoveu na última quarta-feira (22/04) uma capacitação sobre alimentos orgânicos para agricultores do Engenho Arariba de Baixo. O curso aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Roca. A iniciativa é da Secretaria de Programas Sociais.
Curso_Agri2A capacitação apresenta diversas informações sobre alimentos orgânicos – sem uso de agrotóxicos agrícolas, trabalhando uma alternativa sustentável que proporciona ainda melhoria econômica e mais qualidade de vida para os consumidores.
De acordo com o gerente de Proteção Social Básica, Márion Fráz, a capacitação tem como objetivo conscientizar os participantes sobre importância de produzir alimentação saudável e seus excedentes, escoando sua produção para as comunidades do município. “Através deste trabalho estamos orientando à população sobre a importância de consumir produtos orgânicos”, destacou.
O curso trabalha também a produção da agricultura familiar com intuito de proporcionar melhores condições de vida ao homem do campo, evitando assim, que famílias vivam em situação de vulnerabilidade social, abandonem suas atividades de origem e/ou procurem outras áreas de trabalho. Depois do curso, os participantes vão organizar uma feira de produtos orgânicos, que será chamada de Feira Agroecológica Santa Fé.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Arquivo/SMPS

17ª Marcha Resgate promete reunir milhares de fiéis nesta sexta

MARCHA RESGATE 2015 A CULTURA DO REINO BANNER FERNADINHO 2Completando 17 anos de existência, a tradicional Marcha Resgate promete reunir e animar milhares de evangélicos de toda a região pelas principais ruas e avenidas do Cabo de Santo Agostinho no próximo dia 1° de Maio. Este ano, a festividade vem com o tema “A Cultura do Reino”, que traz uma proposta com música, dança e atos proféticos, declarando o Reino de Deus e transformando vidas no município. O evento é promovido pela Igreja Evangélica Apostólica Kerigma, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
A concentração e saída será a partir das 14h, em frente ao Banco do Brasil, no Centro, onde os fiéis partirão da BR-101 Sul acompanhados de três trios elétricos com bandas locais, e seguirão para o Pátio de Eventos da PE-60, onde acontecerá o encerramento com a participação do cantor gospel Fernandinho, pela primeira vez no Cabo.
FB_IMG_1430139107815Nesse final de semana, diversas atividades que fazem parte da Marcha Resgate movimentaram o município. No sábado (25), aconteceu o 1º Passeio Ciclístico Resgate, que reuniu a rede jovem e seus familiares percorrendo várias ruas da cidade. Já no domingo (26), a igreja promoveu a 8ª Corrida Profética Yavé Shamá. Durante o percurso, os corredores declararam a presença de Yavé (Deus) e profetizaram vida sobre o povo cabense.
A camisa do evento custa R$ 20. Mais informações pelo telefone 3518-2698 ou na Igreja Evangélica Apostólica Kerigma, localizada na Rua Escritor Israel Felipe, 253, Vila Roca.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Imagens: Arquivo Kerigma