terça-feira, 30 de junho de 2015

21ª Corrida da Ladeira acontece neste domingo no Cabo


Dando início às comemorações alusivas pelos 138 anos do Cabo de Santo Agostinho (celebrado no dia 9 de Julho), a tradicional Corrida da Ladeira acontece neste domingo (05/07), às 8h. Devido à grande procura, as inscrições já foram encerradas. 471 pessoas se inscreveram para participar do evento, que chega à sua 21ª edição. A corrida é organizada pela Secretaria Executiva da Juventude e Esportes.
Os participantes que já validaram sua inscrição devem retirar o kit-corrida (camisa, boné, chip de cronometragem e garrafa squezee) nesta quarta e quinta-feira (01 e 02/07), na sede da Secretaria, localizada no Parque da Juventude, na Cohab. Vale lembrar também que, de acordo com o regulamento, o participante deve estar em plena condição física e de saúde, podendo ser desclassificado o atleta que não cumprir todo o percurso.
A Corrida da Ladeira tem o percurso de aproximadamente 6 km e terá sua largada e chegada em frente ao Palácio Conde da Boa Vista (Prefeitura Antiga). O evento foi criado pelo professor de Educação Física Jasiel de Oliveira Alves, com o intuito de prestigiar o aniversário do município. Porém, só a partir do Decreto Municipal N° 332, de 9 de Julho de 2009, a corrida passou a fazer parte do calendário oficial das festividades anuais da cidade.
“Graças à credibilidade que passamos aos participantes nas edições passadas, este ano as inscrições foi além do que esperávamos. Queremos ressaltar também a importância por ser uma corrida solidária, pois todos os quilos de alimento arrecadados na validação da inscrição serão doados para instituições de caridade do Cabo”, destacou o secretário da Juventude e Esportes, César Paiva. Apoiam a 21ª edição do evento a Compesa, o Governo de Pernambuco, a Associação Social Desportiva Luiza Lobo, o Isonutry Suplementos e o Shopping Costa Dourada.
Este ano, a Prefeitura vai homenagear o campeão da 1ª Corrida da Ladeira, em 1977, o servidor público, Antônio José de Oliveira (Cafezinho). Ele representou o Cabo em duas grandes competições sendo a primeira em 1978, no Recife e a outra em 1979 na cidade de Santos, em São Paulo. O outro homenageado é o presidente da Associação de Atletismo Santo Agostinho, Geaze Fragoso por sua contribuição para a consolidação do esporte no município.
Confira no link abaixo as premiações de acordo com as categorias:

Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo

Seguem abertas as inscrições para os passeios ciclísticos do Cabo



Para comemorar os 138 anos do Cabo de Santo Agostinho, serão promovidos dois passeios ciclísticos, no Centro (05 de julho) e em Ponte dos Carvalhos (09 de julho), às 9h. Os interessados em participar podem se inscrever em um dos sete pontos montados pela Prefeitura Municipal e até uma hora antes nos locais de largada dos passeios. No ato da inscrição é necessário apresentar cópia da identidade (RG) e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições beneficentes do município. A iniciativa é da Secretaria da Juventude e Esportes.
O passeio ciclístico do Centro acontece no próximo domingo (05/07), com saída da Praça 9 de Julho e chegada em frente à prefeitura antiga. O passeio acontece no mesmo dia da tradicional Corrida da Ladeira e ambos fazem parte das comemorações alusivas pelos 138 anos, comemorado no dia 9 de Julho, mesmo dia em que acontece o passeio ciclístico do distrito de Ponte dos Carvalhos, tendo largada na Praça da Paz (no bairro de Pontezinha) e chegada na Praça da Terceira Idade, em Ponte dos Carvalhos.
Podem participar crianças, jovens e adultos com qualquer tipo de bicicleta. Ao término do passeio haverá sorteios de bicicletas para os participantes que completarem todo o percurso. De acordo com o secretário da Juventude e Esportes, César Paiva, o principal objetivo é promover o esporte com um caráter social, já que para realizar a inscrição é necessário um quilo de alimento não perecível. Outras informações: 3521-6762 / 3521-6747.
Confira os locais de inscrição:
- Secretaria da Juventude e Esportes (Parque da Juventude, Cohab)
- Bike Peças (Vila Roca)
- Kutuka Bike (Rua da 55 a Cohab)
- Gerência Regional 3 (Ponte dos Carvalhos)
- Gibão (Ponte dos Carvalhos)
- Oficina de Pedro (Ponte dos Carvalhos)
- Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz (Pontezinha)

Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo 
Foto: João Barbosa (Arquivo)

CaboPrev realiza festa junina para aposentados e pensionistas



Aposentados e pensionistas do Cabo de Santo Agostinho participaram, na manhã desta terça-feira (30/06), o São João do CaboPrev (Instituto de Previdência Social do município). O evento foi realizado no Centro Pastoral Armínio Guilherme dos Santos, no Centro. Um café da manhã repleto de comidas típicas foi oferecido aos presentes. Este é o novo ano que o órgão promove um evento voltado ao período junino para seus beneficiários.
Texto e fotos: Secom/Cabo

Rede de Saúde Mental do Cabo inaugura novo espaço físico


IMG-20150629-WA0164A Rede de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho inaugurou, nessa segunda-feira (29/06), o novo espaço físico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Estação Cidadania. A inauguração foi realizada durante um “Arraial Integrado”, que contou com funcionários da coordenação, profissionais, usuários e familiares. Cerca de 130 pessoas participaram do evento.
De acordo com a coordenação, a nova sede, localizada no Centro do Cabo, tem o intuito de facilitar o acesso aos usuários com mais espaços para os atendimentos, realização dos grupos terapêuticos e atividades burocráticas dos técnicos que, antes, se deslocavam até o bairro da Destilaria.
O novo endereço do CAPS está localizado na Rua Amaro Pereira Cavalcanti, Nº 197 – Centro (na rua do restaurante Pimenta Malagueta). A rede realiza cerca de 200 atendimentos por mês, com acolhimento, atendimento psiquiátrico, atividades terapêuticas em grupo e individual. As atividades são gratuitas.
IMG-20150629-WA0140O “Arraial Integrado” foi discutido e planejado com os usuários e familiares que participaram efetivamente do planejamento, organização e efetivação das festividades, e contou com o apoio dos vizinhos da nova sede. Os usuários festejaram com muita alegria, participando de uma grande quadrilha, cantorias de músicas juninas e lanche típicos. Eles participaram ainda de diversas brincadeiras como corrida do saco, concurso de forró, corrida do limão na colher junto com premiações.
“Este é o terceiro ano que realizamos o Arraial Junino Integrado da Rede com muita alegria, diversão e participação positiva dos usuários e familiares. É um momento muito importante para todos os profissionais envolvidos, pois além de integração, conseguimos visualizar de mais perto a melhora significativa dos nossos usuários”, disse Danielle Moura, coordenadora de Saúde Mental. Outras informações: 3521-6672.
Texto e fotos: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Procissões marítimas em Gaibu e Suape marcam dia de São Pedro


Centenas de católicos participaram, nessa segunda-feira (29/06), de homenagens ao Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, nas praias de Gaibu e Suape. Procissões marítimas marcaram as festividades dedicadas ao santo nas duas comunidades. Os eventos são uma realização da Paróquia São José Operário, com o apoio da Prefeitura Municipal. Salva-vidas acompanharam todo o trajeto.
A primeira atividade aconteceu no início da tarde em Gaibu, onde os fiéis, acompanhados pela Banda Marcial de Gaibu, saíram da Capela de São Pedro e percorreram várias ruas até a orla, onde a imagem do santo foi colocada em um barco para a procissão marítima. A festa nessa capela iniciou no último dia 20. Durante todas as noites, houve missas.
Já em Suape, a procissão ocorreu no fim da tarde. A concentração foi na Capela de São Pedro, onde os devotos oraram e cantaram. Às 16h, o grupo de bacamarteiros do Cabo deu o “tiro inicial” e os fiéis começaram a percorrer com o andor do santo as ruas da comunidade, ao som da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense até a praia, onde a imagem seguiu em embarcações pelo mar. Em Suape as homenagens ao santo começaram no último dia 25, também com missas e orações.
“É uma emoção muito grande poder carregar São Pedro, poder ser tão abençoada por ele”, comentou Etelvina Maria (Vininha), 63 anos, moradora de Suape há 42 anos e devota fervorosa do religioso. “É a festa do nosso padroeiro, a maior festa que acontece na comunidade. Desde pequenininho que eu acompanho com minha mãe e agora a gente participa na organização dessa festa tão bonita. É um orgulho muito grande, ele representa os pescadores, meu pai foi pescador, meus irmãos são pescadores. Todo mundo participa”, disse um dos organizadores Yvanildo Plínio, de 40 anos, nativo de Suape.
Texto: Thays Lorena – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e divulgação

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cabo participou do Recife Antigo de Coração nesse domingo


O Cabo de Santo Agostinho participou nesse domingo (28/06) da 29° edição do ‘Recife Antigo de Coração’. As ações do município se concentraram na Avenida Rio Branco e, durante todo o dia, os visitantes contaram com uma programação bem diversificada, como exposição e venda do artesanato local, divulgação turística e apresentações culturais. O evento foi fruto de uma parceria entre as prefeituras do Recife e do Cabo, por meio do Pacto Metropolitano de Turismo.
Durante a tarde, subiram ao palco cultural os grupos musicais Zabumba do Mestre Ximba e Toadas de Pernambuco que animaram o público e colocou todos para dançar. Enquanto as bandas tocavam, havia um telão mostrando as potencialidades turísticas do município. A apresentação dos shows foi feita pelo personagem Véio Abidoral (Sérvulo Ferreira, radialista), bastante conhecido no município. Devido às fortes chuvas, a cantora de forró Andreza Vieira e a Quadrilha Junina Bacamarte não puderam se apresentar.
De acordo com o gerente de Turismo do Cabo, Ramon Junior, o evento foi uma ótima oportunidade para expor a cultura e as belezas do Cabo.  “Pudemos ver os artesãos satisfeitos e o público também”, disse. “Fomos bastante elogiados pela Secretaria de Turismo do Recife e estaremos enviando esta semana o ofício para que possamos participar novamente”, destacou.
“A Prefeitura do Cabo está de parabéns pela excelente iniciativa. Pudemos expor os nossos produtos e estamos voltando para casa satisfeitos, esperando voltar mais vezes”, comentou a artesã de Calhetas, Orlanda Maria, que produz licores e cocadas. A advogada Maria Ângela, 54, também comentou sobre o evento. “Primeira vez que venho a Recife e me deparo com uma riqueza de cultura dessas. Já tinha ouvido falar sobre o Cabo de Santo Agostinho e com certeza irei incluir na minha rota turística enquanto estiver por aqui”, disse ela.
PACTO METROPOLITANO DE TURISMO – Lançado em 2015, a ação pretende fortalecer o setor o setor em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). Uma das primeiras iniciativas do Pacto foi abrir espaço para os municípios parceiros para participarem do ‘Recife Antigo de Coração’. O projeto que acontece no último fim de semana de cada mês, disponibiliza um estande na Avenida Rio Branco para que as cidades possam montar um estande promocional de divulgação do potencial. Os municípios parceiros são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Itamaracá, Ipojuca, Moreno e Itapissuma.
Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Centro de Práticas Integrativas promove cursos

AULACEPICO Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, nos dias 18 e 19 de junho, o primeiro módulo do Curso de Agroecologia e Plantios de Mudas Medicinais, Fitoterapia e uso Racional de Plantas Medicinais. Ação foi realizada na escola-modelo da Charneca, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e UFPE/UFRPE.
O curso, ministrado pela coordenadora do Comitê de Fitoterapia da Secretaria Estadual de Saúde da UFPE, Claudia Lima e o professor agroecológico, Arci Domingos, teve por objetivo fomentar os cultivos domésticos e disseminar a cultura nacional de uso de plantas medicinais e fitoterápicos para promoção à saúde. A ação foi voltada para profissionais de saúde, conselheiros municipais de saúde e usuários. Também participaram professores e alunos da rede municipal. As atividades fazem parte do Projeto Cadeia Biossustentável de Fitoterápicos e Plantas Medicinais de Pernambuco, da UFPE.
CEPICPara o professor Arci Domingos, foi um grande momento de satisfação pelo interesse da turma. “Havia muitos jovens interessados e com elevado conhecimento prévio no assunto. Isso é muito gratificante”, disse.
De acordo com a coordenadora do Centro de Práticas Integrativas (CEPIC), as inscrições para o segundo módulo já estão abertas e são gratuitas. A nova turma está prevista para o dia 10 de julho. “Os interessados devem se inscrever através do e-mail: saudebemestarcabo@gmail.com. As aulas serão na escol-modelo da Charneca, das 9h às 16h”, explicou.
Para as vagas, é necessário enviar o e-mail nome completo, idade, endereço, telefone e profissão. Se for estudante, enviar a escola e série.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Secom/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Prefeitura do Cabo e Incra vão requalificar três estradas vicinais


A população rural do Cabo de Santo Agostinho recebeu uma boa notícia na manhã desta sexta-feira (26/06). É que a Prefeitura Municipal, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vão requalificar três estradas vicinais que dão acesso. 15,5 quilômetros de vias receberão obras de recuperação e drenagem. A assinatura da ordem de serviço para iniciar os trabalhos no local foi realizada às 10h, em frente à Destilaria Liberdade (LAISA), no Engenho Liberdade, com a presença de moradores e autoridades nacionais e locais, entre elas o prefeito Vado da Farmácia e o senador Humberto Costa (PT).
Mais de 5 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a requalificação das estradas de ligação entre os engenhos Liberdade e Arariba de Baixo; entre Estivas, Bom Tom e Arariba da Pedra; e entre a BR-101 e o engenho Olinda Velha. Elas receberão revestimento primário com brita graduada, pavimentação em paralelepípedo nos trechos mais inclinados e drenagem. A previsão inicial é de que as obras sejam concluídas em 12 meses, sendo acompanhadas pela Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos. O investimento de mais de R$ 2,5 milhões.
O prefeito Vado destacou a importância do ato para a população do campo. “Esta é uma obra muito importante, que vai trazer uma maior mobilidade para as pessoas que vivem nos assentamentos e engenhos próximos a essas estradas. Quero agradecer principalmente ao Governo Federal, que tem sido um grande parceiro. Várias obras que estão em andamento no município têm recursos federais”, comentou o gestor, acompanhado de secretários e funcionários municipais, além de vereadores. Ele aproveitou para agradecer ao diretor da LAISA, Carlos Henrique Maranhão, pelo espaço cedido em frente à empresa para a assinatura da ordem de serviço.
“Nos últimos anos tivemos várias reuniões para que este convênio fosse celebrado e pudéssemos trazer essas obras para esta região. Estamos sempre à disposição e planejando ações para beneficiar toda a população rural”, afirmou o superintendente do Incra em Pernambuco, Luiz Aroldo.
“O Cabo, embora tenha uma característica urbana muito forte, tem também uma área rural bastante significativa, e é muito importante estarmos garantindo a recuperação desses mais de 15 quilômetros de estradas vicinais”, destacou Humberto Costa. Ele também elogiou o prefeito Vado pela parceria contínua com o Governo Federal. “Vado é um dos poucos prefeitos que fazem convênios com o governo e mostram isso. Quero parabenizar o trabalho do Incra e da Prefeitura do Cabo, cidade onde temos várias obras na área da saúde, educação, infraestrutura e turismo que contam com investimentos federais”, completou.
O presidente da Associação de produtores do engenho Tapuji de Baixo, José Cícero, agradeceu a iniciativa. “Quero agradecer a Deus por esse momento tão importante. O homem do campo precisa de apoio para garantir sua renda e nós vemos aqui esta atitude, que vai beneficiar não só os agricultores, mas toda a população que precisa utilizar esta estrada”, disse. “Há mais de 20 anos esperamos por essa melhoria e agora temos a certeza que essa obra irá acontecer. No inverno sofremos muito aqui, temos que trazer a feira nas costas, agora vai ficar muito melhor”, falou a dona de casa Francisca Lins Ferreira, 52 anos, moradora do Engenho Arariba de Baixo. A banda marcial da Escola Municipal José Roberto Monteiro, também de Arariba de Baixo, fez uma apresentação no local, como forma de agradecimento pela obra.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa