sexta-feira, 29 de abril de 2016

Próteses dentárias são entregues gratuitamente no Cabo

Protese_Dentaria_CEU_Ponte_Dos_Carvalhos02_RandyAugustoA Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho entregou nesta quinta-feira (28/04), diversas próteses dentárias para a população. A ação aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO 2), em Ponte dos Carvalhos, e faz parte de novo programa do município, intitulado de “Sorriso do Futuro”.
Segundo a coordenadora de saúde bucal, Elizabete Santana, no início deste mês usuários da rede municipal de saúde passaram por avaliação, moldagem, prova e adaptação. “Estamos intensificando nosso trabalho de reabilitação oral. Ao todo, 31 próteses foram entregues beneficiando 17 pacientes”, informou.
Protese_Dentaria_CEU_Ponte_Dos_Carvalhos01_RandyAugustoO secretário de Saúde, Gilson Cabral, esteve no local para realizar a primeira entrega. Segundo ele, o programa só tende a crescer e beneficiar cada vez os cabenses, com a meta de 50 próteses disponibilizadas todo mês até dezembro. “Queremos beneficiar uma boa quantidade de usuários que necessitam desses cuidados, que acabam por vezes ficando com a autoestima baixa pela dentição danificada ou incompleta. A partir dessas próteses dentárias eles podem voltar a ter seu sorriso. Vamos trabalhar bastante para intensificar o programa”, comentou.
Protese_Dentaria_CEU_Ponte_Dos_Carvalhos04_RandyAugustoPara a gerente do CEO2, Juliana Úrsula, a gestão está empenhada em disponibilizar as próteses dentárias. “É uma grande satisfação colocar em prática esse novo projeto, pois a comunidade ainda é muito carente nesse aspecto e a reabilitação oral beneficia o paciente em vários aspectos estéticos e funcionais”, explicou.
A aposentada Antônia Batista foi uma das beneficiadas. “É maravilhoso. Muitas pessoas não têm condições de fazer uma prótese e através da prefeitura estamos sendo beneficiados”, disse.
SERVIÇO – O CEO 2 realiza ainda endodontia (tratamento de canal), periodontia, cirurgias complexas, odontopediatria e atendimento a pacientes especiais. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Prefeito Diomedes Ferreira de Melo, nº 5, no distrito de Ponte dos Carvalhos.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa começa segunda-feira

vacinacontrafebreaftosa-fotojoaobarbosa1A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa 2016 será iniciada na próxima segunda-feira (02/05) no Cabo de Santo Agostinho. Todos os bois e búfalos das áreas rurais do município deverão ser vacinados até o dia 31. Essa é mais uma ação realizada pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural.
O fornecimento das vacinas será feito diretamente na Superintendência, localizada às margens da BR-101 Sul, Km 33,9, no Centro do município (próxima à Delegacia), durante todos os dias úteis do mês de maio, das 8h às 12h, sujeito ao proprietário à responsabilidade do acondicionamento e transporte corretos da vacina (gelo e isopor), ou mesmo através da visita de uma equipe do órgão.
“A vacinação é obrigatória a todo rebanho bovino e bubalino para que o Estado de Pernambuco continue com o status de livre da doença e também imprescindível para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA)”, explica a veterinária e organizadora do projeto de prevenção da febre aftosa, Erika Murayama. Ela ainda lembra que o produtor que não cumprir com as datas de vacinação, estará sujeito a multa, e se vacinar mas não declarar, a Adagro oferece um prazo de 15 dias para recebimento de declaração.
“A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que, uma vez detectada, acarreta o sacrifício imediato dos animais e a interdição da propriedade. Dessa maneira, o prejuízo econômico é enorme, uma vez que o produtor não poderá vender a carne e/ou seus derivados por causa do padrão sanitário exigido”, destaca a veterinária.
O superintendente de Desenvolvimento Rural do município, José Cícero, faz um alerta aos criadores. “Fazemos um apelo aos criadores para que eles abracem a causa e levem a sério a campanha de vacinação da febre aftosa para bovinos e bubalinos. A Prefeitura do Cabo está disponibilizando com recursos próprios as vacinas”, afirmou. “Chamamos a atenção dos criadores pois sem a carta aviso informando que os animais foram vacinados, eles ficam impossibilitados de emitir a GTA, documento que possibilita fazer todos os trâmites de vendas, compras e transporte dos referidos animais”, finalizou.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo

Cabo aposta na eficiência da administração tributária


Para enfrentar a crise, Secretaria de Finanças cria grupos de trabalho visando otimizar arrecadação de receitas
reuniaofinancas-fotojoaobarbosa-1-A Secretaria Executiva de Finanças e Arrecadação do Cabo de Santo Agostinho apostou na criação de grupos de trabalho para otimizar a arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos no município. O objetivo é aprimorar processos internos e utilizar soluções tecnológicas para assegurar o aumento da receita municipal. Seis auditores fiscais foram designados por meio de portaria para compor os grupos de Acompanhamento do Índice de Participação dos Municípios (IPM) e de Inteligência Fiscal.
De acordo com o secretário Michel Sued, a finalidade da gestão com a criação dos grupos é preservar o equilíbrio fiscal, que vem sofrendo riscos diante da atual crise econômica que atinge todo o país. “Para mantermos esse equilíbrio, o município tem que reduzir despesas ou aumentar receitas, ou ainda realizar as duas opções. Por determinação do prefeito Vado, a gestão já vinha adotando várias medidas para o contingenciamento de despesas. Agora, o grande desafio é buscar o incremento das receitas, sem o aumento da carga tributária”, explicou ele. “A ideia não é aumentar os impostos, mas otimizar a cobrança e fiscalização destes, sejam eles de competência de pessoa física ou jurídica”, destacou.
reuniaofinancas-fotojoaobarbosa-2-Desde 2010, o Cabo vinha sofrendo sucessivas quedas no IPM, que é o índice percentual de participação no montante da arrecadação do ICMS destinado aos municípios. É a partir desse índice que o Estado calcula e distribui as quotas-partes dos municípios referentes às receitas do ICMS. Segundo o secretário, a quota-parte do ICMS é atualmente o principal item da receita municipal, representando cerca de 30% do total da arrecadação. “Em 2015, graças ao trabalho dos auditores fiscais Mônica Oliveira, Ivo Tibúrcio e Sandra Moura, conseguimos reverter o quadro e o índice de participação dos municípios, que vinha numa trajetória decrescente, voltou a subir”, enfatizou Michel.
“O Grupo de Acompanhamento do IPM foi criado para dar sequência a esse trabalho e tentar manter esse índice ou aumentá-lo. Esta é a meta base do grupo. Uma de nossas principais atividades será acompanhar as empresas quanto à escrituração fiscal e contábil do SEF”, afirmou o auditor fiscal Ivo Tibúrcio.
reuniaofinancas-fotojoaobarbosa-3-O Grupo de Inteligência Fiscal é um projeto piloto, que pretende aprimorar as atividades de cobrança e arrecadação, além das ações fiscais, por meio do uso de soluções tecnológicas. “A ideia é modernizar o trabalho que hoje desempenhamos na Secretaria, aproveitando todas as ferramentas que a tecnologia tem nos fornecido atualmente para trazer ainda mais eficiência às nossas atividades, por meio de troca de informações com outros órgãos para cruzamento de dados, entre outras possibilidades”, comentou o auditor fiscal Albert Van Drunen.
“Este projeto vai gerar uma mudança de cultura no nosso próprio trabalho. Estamos nos espelhando em iniciativas exitosas em municípios como São Paulo, Recife, Belo Horizonte, para melhorar a forma de arrecadação e cobrança de tributos no Cabo”, avaliou Albert. Integram ainda o grupo de Inteligência Fiscal, além de Albert, os auditores fiscais Fábio Pinheiro e Sandra Feitosa.
CENTRAL DE COBRANÇAS – Outra inovação que está sendo implantada pela Secretaria de Finanças do município é a Central de Cobranças. Com ela, será possível fazer cobranças de impostos por meio de e-mails e via telefone, tanto voltada à pessoa física quanto à jurídica. “Até o final do mês, a Central deverá estar funcionando. Sem dúvidas será um grande avanço em prol da arrecadação municipal”, afirmou o coordenador de Arrecadação Valdemiro Santana.
A Portaria de criação do Grupo de Acompanhamento do IPM está disponível no link>
A Portaria de criação do Grupo de Inteligência Fiscal está disponível no link>

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Programa Saúde nas Escolas realiza mais uma ação


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quinta-feira (28/04), mais uma ação do Programa Saúde nas Escolas. A atividade aconteceu na Escola Municipal Dr. Rui Barbosa localizada na Praia de Suape, para as turmas da 3ª e 5ª séries. Cerca de 60 alunos foram beneficiados com a iniciativa. O Programa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de ações de saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Com a visita do programa em uma unidade escolar, cada aluno passa por uma análise, feita através de avaliação clínica, nutricional, acuidade visual, aferição de pressão, atendimento de saúde bucal, verificação do cartão de vacina, entre outras questões, para que sejam traçadas ações educativas direcionadas a esse público. “A partir deste diagnóstico é possível produzir um quadro das condições de saúde dos estudantes e assim serão elaboradas as ações a serem trabalhadas durante todo o ano nessas escolas, de acordo com a necessidade de cada uma delas”, explicou a coordenadora do Posto de Saúde de Suape, Lígia Leite.
“O objetivo maior é integrar ações de saúde no ambiente escolar, introduzir os conceitos básicos de saúde e higiene como uma disciplina”, destacou a enfermeira coordenadora do Programa Saúde nas Escolas (PSE), Maria Augusta.

Texto: Thays Lorena – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Cabo organiza IV Fórum de Erradicação ao Trabalho Infantil

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), vai realizar o IV Fórum Municipal Permanente de Erradicação ao Trabalho Infantil e Prevenção de Acidentes. Detalhes do evento foram debatidos nessa quarta-feira (27/04), durante reunião extraordinária com a participação de representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Programas Sociais.
A reunião teve por objetivo definir a comissão do IV Fórum Municipal Permanente, previsto para junho deste ano, bem como deliberar sobre as representações não governamentais e privadas, além das pactuações que será realizada no dia do fórum.
De acordo com a coordenadora do Cerest, Rubenita Sobral, a parceria com outras secretarias e ONG’s é a melhor maneira de erradicar o trabalho infantil. “Com as crianças nas escolas, cuidando da saúde e realizando atividades da sua faixa etária, o município previne doenças e melhora de uma maneira geral a qualidade de vida”, explicou.
“Cada coordenação tem suas ações importantes para que possamos trabalhar de uma forma integrada e garantir uma assistência integral às crianças, criando um fluxograma para dar continuidade ao atendimento. Para a equipe da Secretaria de Saúde, é uma grande satisfação conduzir essa articulação inter e intra setorial”, disse o secretário de saúde, Gilson Cabral.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cabo abre novas turmas de ginástica a partir da próxima segunda

aulaoginasticacohab-fotojoaobarbosa (2)Visando promover o bem estar e a melhoria na qualidade de vida da população por meio de atividades físicas, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai abrir novas turmas de ginástica a partir da próxima segunda-feira (02/05). As aulas serão ministradas na Associação dos Moradores da Cohab, localizada na Rua 28.
As aulas são destinadas às mulheres e, para participar, as interessadas podem se inscrever no local. No ato da inscrição é necessário apresentar cópia da identidade (RG) e do comprovante de residência. A iniciativa é da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes.
As aulas acontecem nos seguintes horários:
Segunda, Terça, Quarta e Quinta: das 14h às 15h – das 15h às 16h
Terça e Sexta – Das 8h às 9h – das 9h às 10h

Texto: Erika Freitas – repórter estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa - (Arquivo)

Prefeitura inicia serviços de manutenção na Av. Miguel Arraes


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando mais um serviço de limpeza pública e restauração de vias no município. Nesta quinta-feira (28/04), os trabalhos contemplaram a Avenida Miguel Arraes, em Ponte dos Carvalhos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Coordenação Regional de Serviços Públicos e Secretaria Executiva de Limpeza Pública. Os serviços visam reestruturar a avenida e oferecer maior conforto a quem trafega na área.
“Estamos iniciando no trecho que dá acesso a avenida, mas faremos os serviços em todo o percurso até o final, incluindo as transversais. Faremos também a limpeza nas canaletas e pinturas de meio fio, tudo isso para beneficiar a população”, destacou o secretário executivo de Limpeza Pública, Francisco Dutra.
Cerca de 15 homens estão fazendo os serviços de capinação e limpeza nos canteiros da avenida. Como suporte, uma retroescavadeira e um motonivelador (patrol), estão sendo utilizados para retirada dos entulhos. O objetivo é concluir a limpeza em toda a via o mais breve possível o para dar início à reestruturação da avenida, com a operação tapa-buraco.
O secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Everaldo Monteiro, destacou a importância deste trabalho. “Temos equipes trabalhando por vários bairros. Semana passada estivemos em Garapu, realizando a manutenção e recuperação das vias, e iniciaremos a Avenida Miguel Arraes assim que o mutirão da limpeza for concluído, permitindo que o fluxo de carros e pedestres ocorra com mais flexibilidade, oferecendo melhorias para os cabenses”, enfatizou.
Para garantir o bom fluxo dos veículos e pedestres que trafegam pelas ruas da cidade, o prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, tem determinado a realização de operações tapa-buraco e serviço de limpeza e capinação por todo o município.  Nesta semana, um trecho da rodovia PE-060 foi beneficiado com a ação. Nos próximos dias, as vias contempladas serão as do bairro do Centro do Cabo.

Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa seguem até sábado

Professores das redes municipal, estadual e federal de todo o país têm até sábado (30/04) para efetuar a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O concurso foca a produção de textos de alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, sob a organização do Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social.
Os vencedores da etapa municipal da olimpíada seguirão para a etapa estadual, que por sua vez envia os melhores para a etapa nacional. A última edição municipal do concurso no Cabo, em 2014, contou com a participação de 26 escolas municipais e estaduais, com o envio de 42 textos. Venceram a etapa municipal e seguiram para fase estadual estudantes das escolas Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, Municipal Dr. Roberto Monteiro, Municipal Madre Iva, Estadual de Referência Senador Pessoa de Queiroz e Estadual de Referência Pastor José Florêncio.
Até o momento inscreveram-se 162.189 unidades educacionais dos 26 estados da federação e do Distrito Federal através do site www.escrevendoofuturo.org.br. Com o tema “Do lugar de cada um, o saber de todos nós”, o estudante tem a possibilidade de estreitar vínculos com a comunidade em que reside e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania, através da escrita de gêneros textuais diversos: poemas (alunos do 5º e 6º anos), memórias literárias (7º e 8º anos), crônicas (9º ano e 1º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (2º e 3º ano do Ensino Médio).
Para o secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, o incentivo à participação de concursos como esse é muito importante para estudantes de nosso município. “Ter oportunidade de refletir e escrever sobre o local em que se vive é enriquecedor, pois, além de resgatar valores por vezes esquecidos da comunidade, pode-se praticar à escrita de gêneros textuais do cotidiano”, destacou Moura.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo

Cursos de Libras e Recepção Hoteleira são concluídos no Cabo

DSC08434Um grupo de 20 alunos, do Cabo de Santo Agostinho, comemorou nesta quarta-feira (27/04) a conclusão nos cursos profissionalizantes em Libras e Recepção Hoteleira. A formação faz parte do Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), e foi oferecida gratuitamente por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), ligado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
20160111_104820Ao longo dos três últimos meses, alunos do curso de Recepção Hoteleira assistiram a aulas diárias e aprenderam técnicas de atendimento aos hóspedes, ética e postura, assim como rotinas ligadas à área. No curso de Libras, os alunos tiveram a oportunidade de aprender e aprimorar a linguagem mundial de sinais para surdos e mudos, a fim de utilizá-las tanto no convívio social, quanto em ambientes profissionais.
Para a concluinte do curso de libras e mãe de portador de deficiência auditiva e da fala, Jaqueline Azevedo, 31 anos, a formação proporcionou aos alunos a oportunidade de ampliar o conhecimento, tornarem-se cidadãos mais atentos e profissionais mais seguros. “Este curso nos deu um caminho onde as palavras são ditas com as mãos. Libras é a segunda língua oficial do Brasil e tem uma expansão muito ampla. Fico grata por essa oportunidade. Libras está agora em minhas mãos e em meu coração”, avaliou.
Já a concluinte do curso de recepcionista de hotel, Suzy Keli, 29 anos, o curso vai auxiliar na sua formação e lhe dar a oportunidade de ingressar no ramo hoteleiro. “Acredito que vai ser muito interessante colocar em prática tudo o que nós aprendemos e ter novas oportunidades de trabalho”, disse.
A assistente social do Acessuas, no município, Náyra Barros, enfatizou que, com a conclusão dos cursos, o Cabo ganha profissionais capacitados para atender as demandas do mercado de trabalho local. “Em nosso município, temos um importante trade turístico, com muitos estabelecimentos do ramo hoteleiro. Com o curso de Recepção Hoteleira, empoderamos nossos beneficiários, para concorrer às vagas ofertadas nesta área”, explicou. “Além disso, foi ofertado o curso de libras, que tem uma proposta de capacitação profissional, mas também com perfil social, facilitando o diálogo com pessoas portadoras de deficiência auditiva e da fala”, acrescentou.
Supervisora do CODAI/UFRPE, Virgínia Menezes, parabenizou os formandos pela conclusão exitosa do curso. “Quero parabenizar a todos pela conclusão dos cursos, e aproveito para desejar sucesso no mercado de trabalho  e que tenham a oportunidade de por em prática tudo o que aprenderam aqui”, enfatizou.
Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Arquivo

CRAS Pontezinha promove encontro de Rede Socioassistencial

O Centro de Referência da Assistencial (CRAS), em Pontezinha, no Cabo no Cabo de Santo Agostinho, promoveu nessa quarta-feira (27/04) um encontro de Rede Socioassistencial.  Representantes dos segmentos da saúde, educação e segurança se reuniram no Centro Cultural Mestre Goitá, também em Pontezinha, para junto com a equipe técnica do CRAS, ampliar o debate sobre as questões sociais relativas ao público local. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Programas Sociais.
De acordo com a coordenadora dos CRAS do município, Márcia Félix, a Rede Socioassistencial é um importante núcleo de debate, onde os atores envolvidos em trabalhos com a sociedade podem avaliar o ambiente e fazer diagnósticos das demandas sociais locais como situações de vulnerabilidade e riscos para os indivíduos. É através dela que são planejadas as ações e dados os encaminhamentos para a solução das demandas apresentadas.
Segundo a psicóloga, Aurelina Ramos, do CRAS Pontezinha, cada localidade tem problemáticas diferenciadas e demandas específicas. “Nestes encontros podemos refletir sobre a realidade social em que vivemos, e, a partir daí, junto com todo o grupo encontrar um caminho para solucionar os problemas encontrados, dentro do que é pertinente a cada serviço”, disse. “Nesta comunidade, identificamos uma problemática que é a exploração do trabalho infantil, e o uso de drogas por crianças, jovens e adolescentes, e diante disso, é preciso discutir meios para atender a esse público e tirá-los da situação de risco e vulnerabilidade em que se encontram”, avaliou.
Márcia Félix explicou que é fundamental promover os encontros periódicos com os membros da rede socioassistencial. “As reuniões tem uma sistemática para acontecer. Na rede temos atores da área de saúde, segurança, educação, assistência social, ONG’s, conselhos e lideranças comunitárias, envolvidos em trabalhos com a população. Entendemos que o trabalho em rede possibilita a troca de informações, facilita a integração entre esses atores e nos permite fazer um trabalho que aproxima a população com os serviços”, enfatizou. “Este trabalho está sendo realizado nos CRAS de toda a cidade envolvendo não apenas os serviços e ações previstas para as esferas regionais, mas também multiplicado para a esfera municipal”, destacou.
SERVIÇO:
O CRAS Pontezinha está localizado na Avenida Conde da Boa Vista, nº 26, às margens da BR- 101. Telefone: (81) 3302-3035.

Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Arquivo CRAS

Cabo realiza neste sábado Dia D da Vacinação contra o H1N1


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai realizar, neste sábado (30/04), o Dia D da campanha de vacinação contra o vírus H1N1, quando acontece a campanha nacional contra a gripe em todo o país.  O objetivo é conseguir imunizar pelo menos 80% das pessoas que se enquadram no grupo de risco.
A imunização é destinada a gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a 5 anos, idosos, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes  dos 12 ao 21 anos  sob medidas socioeducativas e pessoas de doenças crônicas não transmissíveis.
Nesta quarta-feira (27), uma ação foi realizada na praia de Suape para contemplar idosos acamados, hipertensos e diabéticos com a vacina contra o vírus. A Pré-campanha está sendo realizada desde o último dia 25.
De acordo com o secretário de saúde, Gilson Cabral, o município visa imunizar a maior parte da população prioritária, incluindo os idosos com dificuldades de locomoção. “A meta do Ministério da Saúde é beneficiar até 80% da população-alvo”, disse.
VÍRUS – A transmissão da influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.



Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Prefeitura intensifica limpeza e capinação em diversas localidades

Limpeza_Publica_PE60_02RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está intensificando os serviços de limpeza e capinação no município. Nesta quarta-feira (27/04), um mutirão está sendo realizado nos canteiros centrais da Rodovia PE-060. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Limpeza Pública, em parceria com a LOCAR.
Com o objetivo de oferecer maior visibilidade aos motoristas que trafegam pelo local, os trabalhos de capinação de limpeza estão sendo feitos desde o Km 01 da rodovia, nas mediações da entrada da Avenida Escritor Israel Felipe, até a Cerâmica Porto Rico, no Km 02. Limpeza_Publica_PE60_01RandyAugusto
De acordo com o secretário de Limpeza, Francisco Dutra, os serviços vão contemplar ainda a Praça 09 de Julho, e a antiga estrada de Gaibu, que dá acesso ao bairro de Garapu. “Planejamos levar esses serviços para todas as áreas do município. O mutirão vai oferecer mais mobilidade, além de deixar a cidade cada vez mais limpa. Esta é uma determinação do prefeito Vado”, destacou. Mais de dez homens trabalham na ação.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto (PMCSA)

2° Passeio Ciclístico de Gaibu acontece neste domingo

A Praia de Gaibu, no litoral do Cabo de Santo Agostinho, recebe no próximo domingo (01/05) seu 2° Passeio Ciclístico. A saída será às 8h, na Avenida Laura Cavalcante, em frente à Igreja Presbiteriana da localidade. O evento é em alusão ao aniversário de 5 anos de implantação do templo e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias executivas de Cultura e Lazer e Juventude e Esportes.
Os interessados em participar poderão fazer sua inscrição no dia do evento, sendo necessário o preenchimento de um termo de responsabilidade e a entrega de um quilo de alimento não perecível a ser doado a instituições beneficentes do município.  A faixa etária é livre, podendo participar crianças a partir de 10 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis. No local serão servidas frutas, água e energético para os participantes, além da distribuição de camisas.
No ato da inscrição, os participantes receberão uma senha para concorrer ao sorteio de cinco bicicletas ao término do trajeto. Para receber o prêmio é importante que o ciclista tenha completado todo o percurso.  De acordo com o organizador do evento, pastor Rômulo Bezerra, o objetivo do passeio é comemorar o aniversário da igreja com a comunidade local, e contribuir com as instituições beneficentes do município.
O secretário de Cultura e Lazer e Juventude e Esportes, Rinaldo da Costa, também comentou sobre a importância do evento. “Buscamos sempre parceria com eventos que estimulam o bem estar social, além de incentivar a prática de esportes, promovendo assim, uma melhora na qualidade de vida da população”, comentou.
Texto: Erika Freitas – repórter estagiária da Secom/Cabo