terça-feira, 31 de maio de 2016

Prefeitura apresenta cumprimento de metas fiscais em audiência

audiencia-gestao-fotojoaobarbosa (1)A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta terça-feira (31/05), uma audiência pública para apresentar o relatório de avaliação do cumprimento das metas fiscais no 1º quadrimestre do exercício financeiro de 2016, em cumprimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A sessão solene, que aconteceu na Câmara de Vereadores, no Centro, contou com a participação de vereadores e secretários municipais, além de servidores da prefeitura e de integrantes da sociedade civil.
audiencia-gestao-fotojoaobarbosa (2)A sessão foi presidida pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa, vereador Josadac Miguel, que estava acompanhado na mesa pelos secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira e de Finanças e Arrecadação, Michel Sued; além da controladora geral, Alinne Torreão, e do vereador José Feliciano Barros (Cianinho).
Lusivan iniciou a audiência destacando que a atual gestão tem realizado um grande esforço no sentido de conciliar o atendimento das diversas demandas, sem o comprometimento da observância dos limites estabelecidos, citando como exemplo o aumento do piso nacional de 11,36% dado aos professores e do projeto de lei enviado à Casa Vicente Mendes concedendo reajuste salarial de 9,28% aos servidores efetivos da administração municipal.
De acordo com as informações apresentadas pelo secretário de Finanças e Arrecadação, Michel Sued, a prefeitura diminuiu o percentual no seu gasto com o pessoal nesse primeiro quadrimestre de 2016 que caiu de 54,33% no último quadrimestre de 2015 para 52,79%, porém ele explica que, ainda está acima do limite prudencial que é de 51,30%.
O secretário Lusivan encerrou a sessão destacando que, seis em cada 10 municípios têm rombo nas contas públicas, o que mostra que 60% das prefeituras vão terminar o ano no vermelho, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “Com arrecadação mais fraca desde o ano passado, as prefeituras têm sido afetadas pela queda nos repasses públicos, e hoje apenas 10% dos municípios do País têm arrecadação própria suficiente para bancar suas despesas para não terminar o ano no vermelho, e o Cabo faz parte desses 10%”, finalizou.
O conteúdo apresentado referente ao 1º quadrimestre de 2016 também se encontra disponível na internet, no site da Prefeitura (www.cabo.pe.gov.br) , no Portal da Transparência.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Dia do Meio Ambiente será celebrado com diversas ações no Cabo

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 05 de junho, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai promover uma série de atividades durante a próxima semana, de 06 a 10 de junho. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
Este ano, com o tema “Educação para a Sustentabilidade”, a Prefeitura do Cabo vai realizar ações com ênfase na educação ambiental, interagindo com instituições de ensino locais a fim de conscientizar alunos e professores, para que o aprendizado seja repassado à população.
Através de palestras, trilhas, plantio de espécies nativas e atividades recreativas, a Semana do Meio Ambiente tem como finalidade levar às comunidades os valores e atitudes que assegurem a conservação do meio ambiente. Para isto, a prefeitura contará com o apoio de parceiros como o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Cabo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Campus Cabo, e escolas municipais.
“Por entender que é preciso despertar a consciência das pessoas, um dos compromissos é sensibilizar e informar sobre o tema, proporcionando melhor qualidade de vida e o bem-estar social de toda população”, destacou André Morais, secretário Executivo de Meio Ambiente.
O dia 5 de junho foi escolhido em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa incentivar a economia evitando o desperdício e a preocupação com as emissões de carbono, com o uso de alternativas energéticas, conservação das florestas e consumo consciente. O objetivo é conscientizar as pessoas para que elas se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais em suas comunidades.
Confira a programação:
Segunda Feira – 06/06
  • Trilha Ecológica para Limpeza da Bica de Ferrugem
Escola Municipal Maria Madalena Tabosa
Local: Vila de Nazaré
Horário: 8h30

  • Palestra sobre A Importância da Conservação do Manguezal
Local: Escola Municipal Maria Madalena Tabosa
Horário: 9h

Terça Feira – 07/06
  • Palestra Gestão de Recursos Hídricos
Palestrante: Professora UFRPE Drª Yana Batista
Local: Auditório do CAM
Horário: 9h

Quarta Feira – 08/06
  • Mesa Redonda sobre Resíduos Sólidos
Local: IFPE – Campus Cabo
Horário: 14h

  • Palestra Preservação do Manguezal
Palestrante: Gerente de Controle SEMA- Rúbia Melo
Local: Praia do Paiva
Horário 9h

Quinta Feira – 09/06
  • Trilha Ecológica com Alunos da UFRPE

Local: Vila de Nazaré
Horário: 8h30

Sexta Feira – 10/06
  • Plantio de Espécies Nativas
Local: Calçadão / Praças da Vila Social
Horário: 9h30

Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Prefeitura apresenta Programa de Qualificação de Vigilância em Saúde

IMG-20160527-WA0082A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na última sexta-feira (27/05), uma reunião para apresentar as recentes ações da Gerência de Vigilância em Saúde do município. A atividade aconteceu no Centro de Administração Municipal (CAM), na Torrinha, e contou com a presença do secretário de saúde, Gilson Cabral, e de representantes das vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental, além da Associação dos Agentes de Saúde e Endemias, Sintrac, Nast e Cerest. IMG-20160527-WA0060
Os presentes foram apresentados ao Programa de Qualificação de Vigilância em Saúde (PQA-VS) e às ações realizadas no mês de abril com o intuito de ampliar e intensificar as ações para os próximos meses.
De acordo com o gerente de vigilância em saúde, Ricardo Albuquerque, a apresentação teórica e operacional de toda a equipe de vigilância em saúde permite que todos os profissionais possam acompanhar as metas e indicadores que as coordenações vêm executando. “É importante manter essa simetria entre os profissionais para que, além de conhecerem e ajudarem o trabalho que vem sendo executado, eles possam sugerir, tirar dúvidas e buscar soluções para melhorar cada vez mais o panorama da saúde no Cabo”, explicou.
IMG-20160527-WA0061“Estamos realizando um novo meio de trabalhar em equipe, com comunicação e integração para que todos os profissionais da saúde possam, juntos, continuar realizando um excelente trabalho que vai beneficiar diretamente todos os cabenses. O prefeito Vado vem dando todo o suporte necessário para uma nova era da saúde no município”, finalizou.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivos da SMS

Profissionais recebem capacitação em saúde do trabalhador



O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Cabo de Santo Agostinho promoveu uma capacitação estratégica para os profissionais de saúde que atuam na atenção básica do município. A atividade aconteceu entre os dias 24 e 26 de maio e contou com a participação da Gerência de Vigilância em Saúde e Atenção Básica.
O treinamento visou capacitar todos os profissionais para intensificar as notificações em saúde do trabalhador incluindo agentes de saúde e endemias, médicos, dentistas, técnicos e enfermeiros para criar um perfil de epidemias, adoecimento e mortalidade e identificar os processos de trabalho que mais causam adoecimento e morte dos trabalhadores.
De acordo com o secretário de saúde, Gilson Cabral, esse tipo de ação é de suma importância para articular ações tanto de promoção quanto de assistência para criar políticas públicas e melhoras as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores. “Estamos com atenção redobrada para evitarmos acidentes e promover a prevenção de doenças nos trabalhadores, sejam eles formais, informais ou autônomos. É o nosso compromisso garantir a saúde de todos”, explicou.
Para a gerente do Cerest, Rubenita Sobral, a atualização é importante para abordar temas como a função que o Cerest executa, a importância das notificações, procedimentos e tipos de doenças relacionadas ao trabalho. “Contemplamos todas as regionais para que todos os profissionais estejam orientados quanto à importância da nossa gerência no município. Isso demonstra o cuidado que o prefeito Vado, junto ao secretário de saúde, Gilson Cabral, tem com a saúde dos cabenses”, informou.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde
Fotos: Arquivo da SMS

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Defesa Civil registra 130 mm de chuva e seis ocorrências

A Coordenadoria de Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho registrou seis ocorrências devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR) desde a noite desse domingo (29/05). Segundo informações do secretário de Defesa Social do município, Luiz Pereira, até a manhã desta segunda (30), foram registrados uma queda de árvore na PE-28, em Enseada dos Corais, e cinco deslizamentos de barreira, no Bairro São Francisco, Fundai do Cruzeiro, Alto da Bela Vista, Pontezinha e no distrito de Ponte dos Carvalhos. Neste último, uma residência foi atingida. Uma equipe da Defesa Civil foi encaminhada ao local para vistoriar a área e prestar assistência à família.
De acordo com a Secretaria Municipal de Programas Sociais, na residência que foi atingida pelo deslizamento da barreira moram sete pessoas. Uma assistente social da Secretaria, juntamente com técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), esteve no local para atender a família, que já foi retirada do local e abrigada no CRAS de Ponte dos Carvalhos. “Eles estão recebendo todo suporte da Secretaria como alimentação, colchões e cobertores, além de acompanhamento e encaminhamento para unidades de saúde para um idoso residente no local que necessita de cuidados especiais”, explicou a assistente Rosilene Ribeiro de Melo.
Os técnicos também vistoriaram outras casas na área e aconselharam as famílias a deixarem o local e procurarem se abrigar em casas de parentes ou amigos, até que as chuvas cessem.
Além disso, foram registrados diversos pontos de alagamento, no Centro, Cohab, bairro São Francisco e em Gaibu. Luiz também explicou que o telefone 0800-281-8531 está temporariamente desativado devido a problemas técnicos da operadora, mas que seu conserto já foi solicitado. Os moradores que precisarem registrar ocorrências podem ligar para os números 3521-6701 ou 3524-9118.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), foram registrados 130 mm de chuvas durante as últimas 24 horas, o que era esperado para um mês inteiro.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo 
Foto: Randy Augusto (Arquivo)

Mercadão festeja 15 anos com comerciantes e clientes



Quem passou pelo Mercado Público Municipal do Cabo de Santo Agostinho (Mercadão) no último sábado (28/05) pôde participar das atividades em comemoração aos seus 15 anos. No evento, que aconteceu no próprio mercado, os clientes e comerciantes foram recepcionados com um café da manhã bem típico, já em clima de São João, ao som de bandas locais de forró e pífano. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Superintendência de Abastecimento.
Cerca de 30 profissionais da saúde marcaram presença no evento, oferecendo cuidados de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, orientações quanto à higiene pessoal e ao manuseio de frutas e verduras, vacinação contra hepatite B e antitetânica, aferição de pressão e distribuição de preservativos e informativos contra doenças sexualmente transmissíveis.
O secretário de Econômico e Turismo, Severino Belo (Deda), que também está à frente da Superintendência de Abastecimento, falou sobre a importância de comemorar o aniversário do Mercadão. “É a celebração de uma atividade que faz parte da nossa tradição. São 15 anos de história entre comerciantes e clientes. Este mercado é um polo que se localiza no coração da cidade, onde se encontra o que há de mais precioso na agricultura municipal”, destacou.
Josué Clarindo (Zué), comerciante do mercadão há 15 anos, parabenizou o evento e ressaltou a iniciativa da coberta do estabelecimento. “Não existia época melhor para comemorar esse aniversário. Essa festa marca o ano em que o Mercadão está prestes a receber sua coberta, uma obra muito esperada por todos”, disse.
“Convocamos os comerciantes para comemorar esse aniversário e chamar a atenção dos clientes. Queremos fazer com que o Mercadão seja a melhor opção para as compras das famílias cabenses”, ressaltou o gerente de Abastecimento, Ivanildo França (Dinho de Arariba).
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

“Dia de Cooperar” beneficia moradores de Ponte de Carvalhos



Um dia voltado ao trabalho social e com oferta de serviços à população beneficiou mais de mil moradores do distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, durante o último sábado (28/05). A ação aconteceu na escola-modelo vereador Reginaldo Loreto, no Loteamento Nova Era.  Promovido pela Cooperativa de Transito e Transporte do Município (Coopertrans), o Dia de Cooperar contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde e Programas Sociais, e empresas de iniciativa privada.
Anualmente a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e suas afiliadas promove o Dia de Cooperar, tradicionalmente no dia 2 de junho. Este ano, no Cabo, a ação teve sua data antecipada e também fez parte da programação do Maio de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fortalecendo ainda mais a campanha.
Durante a ação, 1,2 mil pessoas foram beneficiadas com aferição de pressão, testes rápidos de HIV e sífilis, distribuição de preservativos, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, além de corte de cabelo e escova, design de sobrancelhas, dicas de negócio para aumentar a renda e apresentação do grupo de capoeira Escola Brasil. A equipe do Programa Novo Sentido também esteve presente conversando com a população sobre a prevenção e combate à violência sexual infantil, orientando sobre as formas de identificar e denunciar os casos.
A estudante de Administração, Edjane Maria da Conceição, 49 anos, esteve presente no Dia de Cooperar e foi beneficiada com alguns dos serviços oferecidos. “Achei muito boa esta ação. Existem muitas pessoas carentes e desempregadas como eu estou no momento, que estão tendo a oportunidade de cortar cabelo, fazer exames de sangue gratuitos e tantos outros serviços que estão sendo oferecidos aqui”, avaliou. A dona de casa Maria da Silva, 34 anos, também aprovou a atividade. “Acho muito importante essa ação que está acontecendo. Eu estou me sentindo beneficiada e estou gostando muito”, enfatizou.
“O dia de Cooperar é uma ação nacional, com a proposta de oferecer serviços gratuitos à população. Toda cooperativa tem um lado social e a Coopertrans/Cabo não é diferente. Pelo terceiro ano consecutivo estamos realizando a ação no distrito de Ponte dos Carvalhos, desta vez, no Loteamento Nova Era, beneficiando moradores não só da localidade como das áreas adjacentes. Temos diversos serviços oferecidos e um trabalho importante de combate ao abuso e exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, informou o presidente da Coopertrans/Cabo, Dau da Kombi. “Agradecemos à Prefeitura Municipal pelo apoio e ao instituto Embelleze pela parceria”, acrescentou.
O gerente de Proteção Social Básica do município, Ricardo Veríssimo, também esteve presente no Dia de Cooperar. “É muito importante ver ações como estas sendo realizadas, onde são ofertados serviços que beneficiam diretamente os nossos munícipes. Enquanto gestão municipal, ficamos felizes em poder participar desse trabalho”, disse.
Texto e fotos: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo

Ponte dos Carvalhos recebeu caminhada contra violência sexual infantil



As ações de combate à violência sexual infantil estão sendo intensificadas durante todo o mês de maio no Cabo de Santo Agostinho. Com a proposta de chamar a atenção para o tema, o distrito de Ponte dos Carvalhos recebeu na última sexta-feira (27/05) uma grande caminhada. O ato foi coordenado pela Secretaria Municipal de Programas Sociais, em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Com o tema “Quem se cala também violenta”, representantes dos diversos segmentos engajados na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes formaram um grande cortejo, que seguiu do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) à Praça do Eucaliptos. Pernas de pau, recreadores e a banda Mayrê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, fizeram a alegria dos caminhantes durante o trajeto, unidos para alertar a população sobre a importância de denunciar os casos de abuso aos conselhos tutelares ou pelo disque-denúncia nacional, o Disque 100.
“Recentemente o Brasil foi impactado por um caso bárbaro de estupro contra uma adolescente. Além disso, as estatísticas apontam que, a cada 11 minutos, uma pessoa é violentada no país, e parte dessa violência é praticada contra crianças e adolescentes. É preciso emprestar a nossa voz para conscientizar a população, no sentido de combater esse tipo de crime”, informou a secretária de Programas Sociais e da Mulher, Andréa Galdino.
A gerente de Proteção Social Especial, Marília Torres, ressaltou que a rede de proteção ao público infantil atua de forma contínua no município, que conta com o Programa Novo Sentido, voltado para o atendimento à vítimas de abusos sexuais, além de um trabalho conjunto com conselhos, serviços e demais atores envolvidos no enfrentamento ao problema. “Esta caminhada é um alerta para a população, para que a rede de proteção às nossas crianças seja ampliada. Nossa proposta é tornar pública essa luta e instruir a população sobre os serviços oferecidos e maneiras de combater o abuso infantil”, disse ainda.
O presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Antônio, falou sobre o trabalho realizado em parceria com a gestão municipal. “O 18 de maio de combate à violência sexual infantil é uma data muito importante para todo o país, e o Cabo não poderia ficar de fora. Estamos desde o início do mês de maio com ações descentralizadas em todo o município nesta parceria com a Secretaria de Programas Sociais. As ações estão sendo intensificadas durante este mês, mas são contínuas. O nosso objetivo é erradicar esse mal”, informou.
A comerciante Júlia Graciele, acompanhou a passagem da caminhada no distrito de Ponte dos Carvalhos, e avaliou o ato de forma positiva. “Fico até sem palavras quando penso no assunto. Tenho uma filha e nem posso imaginar uma situação como esta. É muito importante esta caminhada para que as pessoas tomem consciência e não permitam que esses crimes aconteçam”, comentou.
18 DE MAIO – No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
Texto: Jaqueline Mota –Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Programa Cabo Mais Verde começa a atender solicitações

IMG_5801O Programa Cabo Mais Verde, de iniciativa da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, deu seu ponta pé inicial com o plantio de mudas de árvores no Parque da Juventude, situado no bairro da Cohab. Nesta quinta-feira (26/05), seis mudas foram plantadas na área. A solicitação do plantio foi feita por um morador da comunidade. A realização foi da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, cuja sede é no parque.
IMG_5786A solicitação foi feita por Jair de Araujo, líder do Grupo de Jovens da Igreja Assembleia de Deus da Cohab. Ele e outros integrantes do grupo participaram do plantio. Dentre as espécies arbóreas plantadas no parque estão duas unidades de Flamboyant, duas de Nim e duas unidades de Ypê-Rosa. Para o secretário do Meio Ambiente, André Morais, o programa tem sido um sucesso e com isso será estendido para escolas e comunidades do município. “Já recebemos diversas solicitações e já temos um cronograma para atender, o nosso principal objetivo tem sido alcançado”, comentou.
O Cabo Mais Verde tem como principal objetivo fortalecer a parceria entre a Prefeitura Municipal e a comunidade conscientizando que uma boa arborização é fundamental para uma boa qualidade de vida em uma cidade.  A população participa do programa indicando locais para receber o programa de arborização. As solicitações podem ser realizadas pelos telefones: 3524-9266 ou na Secretaria Executiva de Meio Ambiente, no Centro Administrativo Municipal, situada no bairro da Torrinha, no Centro.
IMG_5834Após a solicitação, um técnico da área faz uma visita ao local indicado para o plantio e estuda o ambiente para identificar qual o tipo de árvore é mais adequada para a área. A secretaria disponibiliza ainda uma equipe composta por um engenheiro florestal, e dois auxiliares ambientais, um veículo, e mudas de diversas espécies para realizar o plantio nas áreas verdes, praças, parques e jardins do município. O órgão ainda realiza o plantio e o morador assume o compromisso de cuidar da árvore.
Texto: Erika Freitas – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Arquivo Sema