quinta-feira, 30 de junho de 2016

Bugueiros de Suape recebem orientações contra câncer de pele



Bugueiros da praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, participaram nesta quarta-feira (29/06) de uma ação preventiva ao câncer de pele. A ação aconteceu na Praça de Suape e beneficiou 15 trabalhadores por meio de promoção, prevenção e cuidados. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.
No evento foram distribuídos folhetos com cuidados básicos para prevenir o câncer de pele. Os bugueiros também foram beneficiados com atualização de vacina e aplicação de flúor. De acordo com uma das responsáveis pelo evento, Lígia Leite, a prevenção é a melhor forma de evitar o câncer de pele, principalmente para quem trabalha exposto ao sol.
“O excesso dos raios ultravioletas (tipo B) pode alterar as células e provocar envelhecimento precoce, lesões e até o câncer de pele. A Secretaria de Saúde vem garantindo a prevenção de doenças para os trabalhadores e moradores, melhorando a qualidade de vida dos cabenses”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivos da SMS

Palestra encerra campanha contra exploração do trabalho infantil

IMG-20160621-WA0009A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu durante todo o mês de junho diversas ações de conscientização sobre a exploração do Trabalho Infantil. As atividades, organizadas pela Secretaria Municipal de Programas Sociais, foram descentralizadas, contemplando usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no município, com palestras e rodas de diálogo e distribuição de material informativo voltado ao tema. Nessa quarta-feira (29/06) uma palestra promovida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Ponte dos Carvalhos, marcou o encerramento das atividades.Trabalho Infantil - 2016
A data 12 de Junho foi instituída no mundo, como o Dia de Combate ao trabalho Infantil. No Cabo, o tema é tratado de forma contínua e com ações intensificadas durante o mês da campanha. Através das palestras e rodas de diálogo, as técnicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), puderam interagir com os usuários do SCFV, e falar sobre os direitos da criança e do adolescente, e sobre a exploração do trabalho infantil que, além de ser crime, compromete o desenvolvimento escolar e social das crianças. Elas também orientam os usuários sobre os meios de denunciar o crime.
“A exploração do trabalho infantil é uma triste realidade. A Equipe do PETI vem realizando um trabalho comprometido, buscando coibir essa prática no município do Cabo. É possível identificar casos de exploração do trabalho infantil, não apenas na zona rural, sob a justificativa de fortalecer a renda familiar, mas também na área urbana, onde as crianças e adolescentes trabalham junto com os pais. Ou seja, a exploração do trabalho infantil não está apenas ligada ao trabalho em cadeia produtiva, mas também nos atividades econômicas em família”, explicou a coordenadora do PETI, Cleópatra Cavalcante.
“É preciso desmistificar a ideia de que, pelo fato de estar junto com os pais, o trabalho não compromete o desenvolvimento da criança. Elas têm direitos que precisam ser assegurados e o trabalho infantil fere esses direitos, comprometendo seu desenvolvimento escola, gerando problemas de saúde – em casos de trabalhos pesados, e oferecendo riscos à integridade física”, disse ainda.
Para denunciar a exploração do trabalho infantil os usuários podem ligar para os seguintes números:
Conselho Tutelar do Cabo – (81) 3521-6774
Conselho Tutelar de Ponte dos Carvalhos – (81) 3522-2737
Conselho Tutelar das Praias – (81) 3512-7002
Promotoria da Infância e Juventude – (81) 3524-9000
Vara da Infância e Juventude – (81) 3521-0070

Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Arquivo do PETI

Servidores com documentos pendentes devem comparecer ao CaboPrev

O Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev) vem dando continuidade ao processo de atualização documental dos servidores ativos do município. Os funcionários que ainda não comprovaram o tempo de serviço anterior à admissão pela Prefeitura do Cabo e/ou a data de nascimento do (a) companheiro (a) devem comparecer ao órgão para regularizar sua documentação.
“O CaboPrev sempre está fazendo a atualização de dados dos servidores. Este é um trabalho contínuo do instituto, e é muito importante que os funcionários busquem se informar se estão com alguma pendência na documentação para se regularizar”, explicou a diretora presidente, Célia Verônica.
Para regularização da pendência, os servidores ativos devem comparecer ao CaboPrev, localizado na Rua Vigário João Batista, nº 39, no Centro, munidos da carteira de trabalho ou CNIS (Cadastro Nacional de Informação Social), da cópia da certidão de casamento ou união estável, além do RG do companheiro(a). O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3521-2324 e 3524-9139.

Texto: Secom/Cabo

quarta-feira, 29 de junho de 2016

CaboPrev promoveu 10º Arrasta Pé para aposentados e pensionistas



A 10ª edição do Arrasta Pé do Instituto de Previdência do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev) animou aposentados e pensionistas do município na manhã desta quarta-feira (29). O evento aconteceu no pátio de eventos do Mercadão, no Centro.
Na ocasião, os aposentados foram recepcionados com um café da manhã e muito forró. Diversas atividades fizeram parte da programação, entre elas, a apresentação de um coral com repertório junino formado pelos membros do instituto. Além disso, houve brincadeiras com prêmios, quadrilha improvisada e homenagem aos aniversariantes do mês.
De acordo com a diretora presidente do CaboPrev, Célia Verônica, a festividade é realizada com muita satisfação pelo instituto. “Fazemos questão de preparar tudo com muito carinho, pois os aposentados e pensionistas merecem”, comentou.
“Essa festa é muito importante para nós. Nos divertimos bastante e temos a oportunidade de rever nossos amigos do tempo que trabalhávamos juntos e isso é maravilhoso”, disse a professora aposentada Maria Cícera.
Texto: Erika Freitas – repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Artesãos do Cabo terão destaque na 17ª edição da Fenearte

MESTRE ARTESAO NENA RANDYAUGUSTO (2)Por mais um ano, artesãos do Cabo de Santo Agostinho vão marcar presença na tradicional Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte). Em sua 17ª edição, a feira vai acontecer entre os dias 7 e 17 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. A grande novidade desta edição é que dois artistas cabenses terão lugar marcado na Alameda dos Mestres, área de destaque no evento. A participação dos artesãos do município é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
MESTRE MADEIRA CAJAZINHO 02 RANDY AUGUSTOMestre Nena (Severino Antônio de Lima) e Cajazinho (Ademildo S. da Silva) foram os escolhidos para representar o Cabo na alameda, que contará com 63 artesãos ao todo. Nena iniciou no artesanato aos 9 anos de idade. Ele trabalha com utilitários decorativos em cerâmica.  Cajazinho trabalha com marchetaria, talhas e jogos de lógica há aproximadamente 35 anos.
O evento contará com inúmeros estandes de artesanato, exposições e shows. Além de Nena e Cajazinho, o Cabo terá a presença de 17 artesãos que, em um estande, comercializarão cerca de 50 peças de diferentes tipos de artesanato, desde o crochê ao trabalho em madeira, dos licores à cerâmica, da moda praia aos reciclados. “Além de evidenciar ainda mais a identidade cultural do Cabo, a Fenearte é uma vitrine que garante a muitos artesãos vendas para o ano inteiro e ainda estimulam a produção do artesanato local”, avaliou o coordenador de Apoio ao Artesanato do município, Will Cruz.
MESTRE MADEIRA CAJAZINHO 01 RANDY AUGUSTOPara o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Severino Belo, a exposição do artesanato cabense neste evento atrai um novo olhar para o município. “A gestão vê no artesanato uma forte fonte de renda, se preocupando em valorizar do nosso artesanato e em disseminar nossa cultura, para que ela seja reconhecida não só em feiras e eventos, mas em diversos lugares”, destacou.
MESTRE ARTESAO NENA RANDYAUGUSTO (1)A Prefeitura oferece toda a infraestrutura necessária para a participação dos artistas na feira. Serão disponibilizados transporte e acompanhamento técnico durante todos os dias de exposição, além do estande decorado e equipado.
Texto: Thays Lorena – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

terça-feira, 28 de junho de 2016

CMAS abre inscrições para eleição de conselheiros da sociedade civil

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do Cabo de Santo Agostinho abriu processo seletivo para o preenchimento de seis vagas referentes ao biênio de 2016/2018. Ficam convocadas as entidades juridicamente constituídas a pelo menos 1 (um) ano em regular funcionamento cadastradas no CMAS e representantes da área de Assistência Social que desenvolvam trabalho no município.
Os interessados em participar do processo seletivo, terão até o dia 15 de julho para se dirigir à Casa dos Conselhos, que fica situada na Rua Doutor Manoel Clementino Cavalcante, nº 159, Centro, e efetivar a inscrição. De acordo com o edital de convocação, o objetivo é eleger dos representantes da sociedade civil para compor o CMAS/CSA, conforme discriminação a seguir:
a) 03 (três) representantes de organizações de usuários da assistência social, com os seguintes segmentos representativos:
– 01(um) representante das Associações de Moradores;
– 01(um) representante da Pessoa com Deficiência;
– 01(um) representante das Associações de Idosos.

b) 02 (dois) representantes de entidades prestadoras de serviço e organizações de assistência social, com os seguintes segmentos representativos:
– 01(um) representante das Entidades de Atendimento à Criança e ao Adolescente;
– 01(um) representante de Entidade que preste serviço de Assistência Social em âmbito Municipal.

c) 01 (um) representante de entidades de trabalhadores da assistência social: representante da área de Assistência Social, que desenvolva trabalho no Município, indicado pelo Conselho Regional da categoria profissional.

No ato da inscrição, é necessário apresentar a seguinte documentação:
a) Declaração de inscrição e regular funcionamento emitido pelo Conselho Municipal de Assistência Social do Município;
b) Copia de Ata de fundação;
c) Copia de Estatuto da entidade registrada em cartório;
d) Copia de Ata de eleição da atual diretoria registrada em cartório;
e) Copia de Inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
f) Ofício indicando o representante da entidade e um suplente (para o caso de ausência do titular), com o nº do documento de identidade dos mesmos.
O processo de eleição será realizado através de Assembleia, que acontecerá no dia  27 de julho de 2016, no auditório do Centro Administrativo Municipal Joaquim Nabuco (CAM), à partir das 9h.
Para mais informações, acesse o edital:
Ou ligue para o telefone: 81 3521-6392


Texto: SMPROS/Cabo

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Vado recebe prêmio “Prefeito Amigo da Criança”



O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu nesta segunda-feira (27/06), das mãos da secretária de Programas Sociais e da Mulher, Andréa Galdino, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. A entrega ocorreu em reunião no Centro Administrativo Municipal 2, na PE-60, e contou com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos secretários José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Carlos Sinésio (Comunicação), além da chefe de gabinete, Juciara Barbosa, e do ex-secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
A solenidade oficial de premiação do “Programa Prefeito Amigo da Criança” aconteceu quarta-feira (22/06), quando gestores de mais de 100 municípios brasileiros se reuniram na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, a secretária Andréa Galdino, também na condição de articuladora do programa no município, representou o prefeito Vado, recebendo o prêmio na categoria “Reconhecimento Pleno”, referente à gestão entre os anos de 2013 e 2016.
O “Prefeito Amigo da Criança” é uma iniciativa da Fundação Abrinq, que incentiva gestores municipais a aderir ao programa e desenvolver políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, premiando as participações mais efetivas. A 5ª edição da premiação contemplou 102 dos 1.542 municípios brasileiros que concorreram. Em Pernambuco, além do Cabo, somente dois municípios conquistaram o prêmio.
O Prêmio de Reconhecimento Pleno é a categoria mais importante do programa. Ele condecora municípios que cumpriram na íntegra o compromisso assumido com a Fundação Abrinq, adotando políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Entre as ações estão a criação de um Plano Municipal para Infância e adolescência e a destinação de recursos para políticas públicas de atenção ao público infanto-juvenil (OCA).
Durante a entrega, o prefeito Vado da Farmácia falou da satisfação em receber o reconhecimento. “Este prêmio é de cada pessoa que entendeu a necessidade de desenvolver políticas públicas que beneficiam as crianças e os adolescentes do nosso município. Estou muito feliz por esse resultado e pela premiação concedida pela Fundação Abrinq, entidade séria e de grande prestígio em todo o Brasil”, destacou. “Agradecemos ao Conselho da Criança e do Adolescente, aos representantes das secretarias de Programas Sociais, de Saúde e de Educação, por entenderem a necessidade de se fazer um trabalho intersetorial para obter esse resultado. Sabemos que temos muito a ser feito ainda, mas essa premiação é um incentivo para que possamos dar seguimento a esse trabalho”, declarou.
A secretária Andréa Galdino também falou sobre a importância do Prêmio. “Dos 1.542 municípios brasileiros inscritos, apenas 102 foram premiados na categoria Reconhecimento Pleno. Como articuladora municipal do Programa, me sinto feliz em fazer parte desta gestão vitoriosa. Recebemos o prêmio de maior relevância do Programa, o que demonstra que atingimos metas importantes, em prol da melhoria da qualidade de vida das nossas crianças”, ressaltou.
Representando a Sociedade Civil, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Antônio, enfatizou que essa conquista é fruto de um trabalho realizado com muito esforço e que deixará um importante legado. “Entendemos a importância deste prêmio, quando constatamos que menos de 10% dos municípios inscritos alcançaram as metas estabelecidas”, disse. “Na Região Metropolitana do Recife, apenas dois municípios foram contemplados, e apenas três em todo o Estado. Isso é fruto do empenho de cada pessoa envolvida nesse processo, desde a gestão que contribuiu direcionando as políticas voltadas para a criança e o adolescente e dando toda a estrutura, assim como os conselhos municipais, através das deliberações”, concluiu.

Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Randy Augusto – Secom/Cabo

Escola municipal realiza exposição sobre Celina de Holanda



A escola-modelo Profª Maria Thamar Leite, localizada em Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, realizou uma grande exposição em homenagem à escritora cabense Celina de Holanda e outros artistas pernambucanos.  O evento ocorreu durante os três turnos de funcionamento da escola na terça-feira (21/06) e envolveu mais de 1000 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI).
O evento realizado pela escola seguiu a temática do ano letivo de 2016 da Secretaria Municipal de Educação, que, dentre outros assuntos, homenageia a escritora cabense nascida há 100 anos. Celina de Holanda, falecida em 1999, é considerada uma das mais importantes autoras pernambucanas e destacou-se pelas suas obras poéticas.
A exposição dividiu as apresentações por turmas, onde cada uma ficou responsável por falar também sobre outros 16 artistas cabenses ou pernambucanos. Alguns dos escritores ou cordelistas do Cabo homenageados foram Theo Silva, Esperantivo, Gerson Santos, Wellington Stevens e Natanael Lima. Consagrados autores pernambucanos, como Manuel Bandeira, Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto, também foram lembrados.
A turma da professora Gildete Gomes trouxe o escritor Douglas Menezes para se apresentar ao lado dos estudantes. “Quero parabenizar a esta escola que realiza esse trabalho de resgate e de reviver a nossa cultura. O Cabo está cada vez mais recuperando seu legado cultural, que anteriormente estava sendo esquecido”, destacou o escritor cabense.
A estudante Ana Carolina Almeida, do 9º ano E, falou que apesar de ter nascido no Pará, pôde conhecer mais sobre a escritora homenageada. “Fizemos uma marcha em defesa da poesia recitando o poema O poeta vai à luta. Para a maioria de nós foi a primeira vez que ouvimos falar de Celina de Holanda. Eu achei ótimo estudar sobre a mulher poetisa  Celina de Holanda, daqui do Cabo. Com a apresentação eu aprendi a ser uma amiga melhor, a partir desse poema dela que fala sobre a amizade”, disse a estudante.
Texto e fotos: Diego Lós (Ascom da SME/Cabo)

Encontro marca 50 anos da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo



Os 50 anos de fundação da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho (SOBAC) foi festejado com muita animação nesse domingo (26/06). A homenagem ao grupo foi realizada durante a 4ª edição do Encontro Zé da Banha de Bacamarte do município, que reuniu bacamarteiros de várias cidades do Estado. O evento contou com o apoio da Prefeitura.
A festa começou com a procissão dos santos joaninos, saindo da sede da SOBAC, em frente ao antigo Mercado de Farinha, seguindo até a Capela do Livramento, no Centro, onde foi celebrada a Missa dos Bacamarteiros, presidida pelo padre Rogério Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, de Ponte dos Carvalhos. Após a celebração, houve a tradicional Linha de Tiro, no Pátio da Estação Ferroviária. O encontro encerrou com jantar, apresentações culturais e homenagens a diversas personalidades do município no antigo Mercado de Farinha.
O secretário executivo de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, marcou presença no evento e destacou a importância de valorizar a tradição do bacamarte.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa