quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Hospital Infantil do Cabo ganha sistema de vigilância eletrônica


O Hospital Infantil do Cabo de Santo Agostinho está contando com um sistema de vigilância eletrônica. Seis câmeras com gravação 24 horas foram instaladas nessa segunda-feira (29/08), com o objetivo de promover a segurança e o bem estar dos servidores e pacientes da unidade de Saúde.

As câmeras funcionam com sistema online que pode ser acessado a qualquer hora, em qualquer dispositivo via internet, e as informações são enviadas à Secretaria de Saúde e para o servidor de administração.

De acordo com o secretário de Saúde, Gilson Cabral, este sistema será instalado nos principais hospitais do município e garantirá melhor conforto e segurança para profissionais e pacientes, além da resolução mais rápida de possíveis transtornos. “Com o sistema online, teremos o controle de resolver alguma pendência e alertar com mais rapidez para que outros problemas sejam resolvidos. Esse projeto será expandido e é um antigo pedido da população”, explicou.


Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Fotos: Arquivo

4º Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil é realizado no Cabo

Com o foco sobre erradicação do trabalho infantil, o 4º Fórum em Saúde do Trabalhador do Cabo de Santo Agostinho foi realizado nesta quarta-feira (31/08). O evento, que é organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), aconteceu no Sest/Senat, em Rosário, e contou com o apoio das secretarias de Saúde, Educação e Programas Sociais.



Com o tema: “A importância das notificações para a formulação de Políticas Públicas direcionadas à erradicação infantil”, o fórum contou com palestras e mesas redonda debatendo o olhar social, a rede de proteção à criança e ao adolescente e aspectos legais e ilegais do trabalho infantil. “Essa é mais um jeito de trabalhar de forma articulada com a ajuda de todos para que possamos alinhar o trabalho da forma mais positiva possível”, destacou a secretária municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino.

A coordenadora do Cerest/Cabo, Rubenita Sobral, explicou sobre o Cerest e as ações que são desenvolvidas pelo órgão a fim de evitar acidentes de trabalho e combater o trabalho infantil no município. “As crianças têm direito ao estudo e lazer. Precisamos trabalhar juntos para realizar uma ação voltada à saúde, erradicação do trabalho e cumprir os direitos das crianças e adolescentes”, explicou.



O fórum também contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Antônio; do representante da gerência do Cerest Estadual, Clênio Guedes; da gerente de ensino da Secretaria de Educação, Bendita Verônica; e do gerente da Atenção Básica de Saúde, José Edson Sobrinho.




Texto: Samantha Rúbya– Ascom da Saúde/Cabo

Fotos: Randy Augusto

Cabo trabalha para concluir obras na Charneca até dezembro

Nove ruas do bairro da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, estão sendo beneficiadas com diversas obras. Os serviços contemplam pavimentação em paralelepípedo, construção de escadarias, contenção de encostas e canaletas. A melhoria na área era esperada há mais de 40 anos pela comunidade.

As ruas que estão recebendo os serviços são 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25. Ao todo, mais de 800 metros de vias estão
ganhando pavimentação, drenagem, além de construção e recuperação de escadarias. O prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, vistoriou as obras na manhã desta quarta-feira (31/08), para verificar seu andamento e solicitar a celeridade na conclusão dos trabalhos.

Ele percorreu toda a Rua 17 e inspecionou a construção dos muros de arrimo e escadarias das demais ruas, acompanhado dos secretários Osvaldo Vieira
(Infraestrutura) e Osman Beltrão (Obras Públicas). O gestor também visitou o campo de futebol do Carecão, no mesmo bairro, que receberá novo alambrado, reforma dos vestiários, drenagem geral e nova iluminação.

“Nesta reta final da minha gestão, estamos visitando as obras prioritárias que estão em fase de conclusão, pedindo às empresas mais celeridade aos trabalhos, em benefício dos moradores. Alguns serviços tiveram que ser paralisados ou adiados devido à crise
econômica, como foi o caso do Campo do Carecão. Mas assumimos este compromisso e vamos reformá-lo até o final do ano”, explicou o prefeito. Também acompanharam a vistoria a chefe de gabinete Juciara Barbosa e os secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e Carlos Sinésio (Comunicação Social), além de técnicos responsáveis pelas obras.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Obras de pavimentação entram na reta final no litoral cabense

Visando melhorar a infraestrutura do litoral, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando obras de pavimentação e drenagem na área das praias. As obras na Antiga Estrada de Suape seguem em ritmo acelerado para beneficiar centenas de moradores e visitantes. Na praia de Enseada dos Corais, a pavimentação da Avenida 5 chega à reta final.

Nesta terça-feira (30/08) pela manhã, o prefeito Vado da Farmácia realizou uma
visita de inspeção aos dois serviços, acompanhado de engenheiros da empresa contratada, dos secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública), Osvaldo Vieira (Infraestrutura) e Osman Beltrão (Obras Públicas), da chefe de gabinete, Juciara Barbosa, e de técnicos da prefeitura.

As obras na Antiga Estrada de Suape vão beneficiar diretamente sete comunidades: Vila dos Pescadores, Águas Compridas, Loteamento Boto, Cepovo, Nego Cassiano, Lagoa do Zumbi e Tiriri. Além de trazer mais mobilidade aos moradores, será uma rota importante para o turismo local, ligando a praia de Gaibu à praia de Suape. 

“A via está recebendo os serviços de drenagem, construção de calçadas e pavimentação em asfalto. Dos 2.340 metros de extensão, 740 já foram totalmente pavimentados. Nas próximas semanas, serão finalizados mais 460 metros, mas a sub-base está pronta em praticamente todo trecho”, explicou o secretário Osman Beltrão. Os trabalhos recebem recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) II.


Após percorrer todo o trecho da estrada de Suape e conversar com moradores, o prefeito e sua equipe se dirigiram à Avenida 5 de Enseada dos Corais. Quando pronta, ela servirá como uma via alternativa para a rota do turismo local, ligando Gaibu a Enseada dos Corais, sendo paralela à Rodovia PE-028. Dos 1.440 metros de extensão, quase 1.000 já foram concluídos, restando apenas um trecho que deverá ser concluído nos próximos meses. A praia ainda está sendo beneficiada com o revestimento do canal 1, que possui cerca de 1.100 metros.

“Mesmo diante da queda de receita em nosso município devido à crise, trabalhamos duro para trazer obras importantes de Pontezinha a Jussaral, sem esquecer de melhorar a infraestrutura também do litoral. Essas duas obras de pavimentação vão trazer mais alternativas de circulação para moradores e turistas, e ainda vão valorizar as residências e o comércio”, destacou o prefeito Vado.


Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo

Fotos: Randy Augusto

Posto de Saúde de Itapuama realiza ação em combate às DST's

O Posto de Saúde da Praia de Itapuama realizou, nessa quinta-feira (25/08), uma ação de combate à Sífilis e ao HIV. O objetivo foi orientar os moradores a como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, além de sanar dúvidas e promover a saúde no local.

Na ação, cerca de 35 moradores da Comunidade Nova Esperança participaram
de roda de conversa sobre as principais DST's, meios de contaminação e formas de evitar a transmissão. Além disso, foram distribuídos preservativos masculino e feminino e folhetos educativos. Também foram realizados testes rápidos.

De acordo com uma das responsáveis, Jociele Santos, o evento que contou com cinco profissionais de saúde, é uma ação de rotina que visa minimizar cada vez mais a sífilis e HIV no município. "Estamos unidos para combater estas doenças e promover cada vez mais a prevenção e saúde aqui no Cabo", explicou.

Texto: Ascom da SMS/Cabo

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Washington Antonio reafirma candidatura a vereador de Ipojuca

O empresário Washington Antonio, 50, reafirmou, nessa segunda-feira (29), sua candidatura a vereador do município de Ipojuca pelo PHS. Em um comunicado publicado na fanpage oficial da sua campanha no Facebook, o candidato explicou que, apesar da tragédia que se abateu sobre sua família com o falecimento precoce de seu filho Otávio Alves, 21, no último dia 20 de agosto, ele continuará na disputa por uma vaga na Câmara Municipal, em memória a seu filho. Leia o comunicado na íntegra:

“Queridos amigos e queridas amigas de Ipojuca,

Comunicamos que, apesar da tragédia que se abateu sobre nossa família recentemente, continuamos candidato a vereador do nosso querido município. Desmentindo boatos, reafirmamos nosso compromisso com o povo ipojucano. Vivemos o momento mais difícil de nossas vidas com o precoce falecimento do nosso amado filho Otávio, mas não vamos fugir da luta. É hora de reunirmos forças para alcançarmos nosso objetivo de ocupar uma cadeira na Câmara de Ipojuca, representando bem o nosso povo e exercendo o mandato com seriedade, responsabilidade e muito trabalho em defesa dos mais necessitados. Esse era também, o sonho do nosso saudoso filho Otávio. Por isso mesmo nos sentimos fortalecidos para enfrentar esse novo desafio. Contamos com o seu apoio e o seu voto para representarmos a nossa população na Câmara a partir de 2017. Um forte abraço.”

Obras importantes estão em fase de conclusão no Cabo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está concluindo diversas obras importantes para a população. Dezenas de ruas no Loteamento Nova Era, situado no distrito de Ponte dos Carvalhos, estão sendo pavimentadas. No Centro, o trabalho de cobertura do mercado público do Centro, o Mercadão, já é uma realidade. A montagem da estrutura metálica foi finalizada nesse final de semana e, em breve, receberá a coberta. Já o bairro de Pontezinha vai contar, em breve, com um campo de futebol para beneficiar os desportistas cabenses.


Na manhã desta segunda-feira (29.08), o prefeito Vado da Farmácia fez uma visita de inspeção as três obras. Acompanhado dos secretários Oswaldo Vieira (Infraestrutura) e Osman Beltrão (Obras) e da chefe de gabinete, Juciara Barbosa, o prefeito conversou com moradores e com os engenheiros responsáveis por cada serviço.

O estádio de Pontezinha está sendo erguido em um terreno de 1,6 hectare, próximo à escola-modelo Prefeito Eronides Soares. Com recursos do Governo Federal e da Prefeitura, o campo terá gramado com sistema de drenagem de águas pluviais, vestiários, banheiros, iluminação, quatro blocos de arquibancadas com capacidade para cerca de 700 pessoas, entre outros equipamentos.


Durante a visita, o prefeito solicitou à construtora mais celeridade às obras. “Esse campo é um desejo antigo dos moradores de Pontezinha. Diante da crise econômica, alguns recursos atrasaram ou não vieram, mas estamos trabalhando para que as obras prioritárias de nossa gestão sejam entregues o mais breve possível, e o campo de Pontezinha é uma delas”, comentou Vado.




Após vistoriar o estádio, ele foi com sua comitiva ao Loteamento Nova Era, onde a prefeitura está realizando obras de urbanização.  Ao todo, 38 ruas serão beneficiadas com sistema de esgotamento sanitário, drenagem, calçadas e pavimentação em asfalto. Três delas (08, 09 e 10) já foram concluídas. As ruas 07 e 16 receberão pavimento ainda esta semana, e a prefeitura já está avançando os serviços nas demais vias. Essas obras estão sendo viabilizadas em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).


No Centro, Vado inspecionou as instalações do Mercadão. A última estrutura de galpão que servirá de base para a coberta foi montada nesse fim de semana. Segundo o engenheiro Carlos Eduardo, nesta etapa estão sendo construídas canaletas para o escoamento das águas pluviais, e, em até 15 dias, será iniciada a colocação das telhas. Além disso, ao quatro banheiros públicos do mercado (2 femininos e 2 masculinos) estão sendo totalmente reformados.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Cabo apreende animais soltos em vias públicas

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho retomou, nessa quinta-feira (25/08), a apreensão de animais de médio e grande porte soltos em vias urbanas da cidade.  A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), tem como objetivo reduzir o risco de acidentes e a proliferação de doenças.

Na manhã desta sexta (26), foram apreendidos três cavalos na operação, realizada nos bairros da Cohab, Vila Social e Destilaria. Na quinta, os locais contemplados foram Ponte dos Carvalhos, Charneca e Centro. Para o coordenador do Programa de Controle da Raiva Animal, Sérgio Rocha, os animais apreendidos são encaminhados para o CVA e só serão retirados pelos donos depois do pagamento de taxas. “Nossa ação será rotineira, e os donos dos animais precisam ter o cuidado de manter seus bichos em lugares privados para garantir o bem estar da população”, explicou.

Segundo o secretário de Saúde, Gilson Cabral, a operação é uma reivindicação antiga da população e visa prevenir acidentes de trânsito, proliferação de doenças e transtornos a moradores e comerciantes. “Semanalmente estaremos nas ruas buscando conscientizar cada vez mais os donos a manterem seus animais em lugares apropriados”, destacou.

A Lei 1.794 de 1997, que dispõe sobre o controle e proteção de populações animais, bem como sobre a prevenção de zoonoses no município, diz que todo e qualquer animal errante encontrado sem qualquer processo de contenção, assim como em condições inadequadas, passa a ser de responsabilidade do poder público municipal.

Os donos poderão reclamar a posse dos animais em até três dias. A liberação acontecerá mediante a apresentação de documentos pessoais e o pagamento de taxas públicas correspondentes à remoção, transporte e manutenção de animal. Nos casos em que a posse não for reclamada, os animais serão encaminhados para adoção devidamente vacinados e registrados.

Para denunciar animais soltos em vias públicas a população pode ligar para o fone: (81) 3524-9030 (CVA).


Texto: Samantha Rúbya – Ascom da SMS/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cabo inicia campanha para combater mototaxista clandestino

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou, nesta quinta-feira (25/08), uma campanha educativa para erradicar o transporte clandestino feito por mototaxistas no município, visando oferecer mais segurança e comodidade aos usuários do transporte. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social.
Para ser condutor de mototáxi, não é necessária apenas a habilitação regularizada. É preciso que o candidato comprove saber andar no trânsito, bem como ter conhecimento sobre a legislação relacionada à função de um mototáxi. Por isso, a Prefeitura está realizando a campanha para que os usurários possam identificar e utilizar apenas aqueles que estão regularizados.
De acordo com a Lei 2899/2012, o motorista que continuar fazendo transporte clandestino de passageiros estará sujeito a multas que variam de R$ 93,96 (leve) a R$ 586,62 (gravíssima), além da apreensão do veículo, podendo ainda gerar um valor 10 vezes maior da multa, caso haja reincidência.


REUNIÃO – Na manhã desta quinta-feira (25/08), o secretário municipal de Defesa Social, Luiz Pereira, recebeu uma comissão de mototaxistas não regularizados, para ouvir suas reivindicações e orientá-los sobre o prazo para se regularizar. Na ocasião, o secretário destacou aos presentes que a prefeitura compreende a preocupação dos motoristas que se encontram em situação irregular quanto às apreensões e também a demanda da população, mas explicou que a regularização é essencial para o disciplinamento da atividade no município.
“Orientamos que, neste período de campanha educativa, vocês possam buscar essa regularização, para que possamos, neste mesmo período, fazer um estudo e vermos a possibilidade de abrirmos um novo processo para concedermos novas vagas em pontos de mototáxi. De toda forma, é imprescindível que estejam com a documentação em dia”, alertou Luiz Pereira. Representantes do 18º Batalhão da Polícia Militar também estiveram presentes.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura participa do Projeto Saúde nos Portos



Profissionais da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho participaram, nessa quarta-feira (24/08), da 2ª edição do projeto Saúde nos Portos. O evento, que aconteceu no Porto de Suape, teve como objetivo realizar ações diretas de saúde e bem estar para os trabalhadores portuários e motoristas. A atividade contou com os serviços das gerências de Atenção à Saúde e Atenção Básica, Cerest/Cabo da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria dos Portos e Sest/Senat, além do apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Polícia Rodoviária Federal.
Foram ofertados serviços de vacinação, teste de glicose, medição do índice de massa corporal (IMC), testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite C, ações preventivas e educativas de DST/AIDS, saúde bucal, tuberculose e hanseníase, exames de mamografia e oftalmologia, além de campanhas educativas e dinâmicas de grupo sobre acidente de trabalho realizado pelo Cerest. Foram abordados temas em combate às arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya) e controle da Fauna Sinantrópica Nociva, que são animais que convivem no ambiente humano (ratos, pombos, insetos, gatos e cachorros) e devem ser evitados na área portuária para impedir a proliferação de doenças.
Os trabalhadores também puderam realizar corte de cabelo, massagem, limpeza de pele, ginástica laboral e avaliações postural, nutricional e psicológica. Cerca de 500 pessoas foram atendidas.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da SMS /Cabo
Fotos: João Barbosa

OAB inaugura nova sala dos advogados no Fórum do Cabo de Santo Agostinho

A direção da OAB inaugurou, na manhã desta quarta-feira (24),  a nova Sala dos Advogados no Fórum do Cabo de Santo Agostinho, que funciona para dar suporte ao trabalho dos profissionais que atuam no município. A sala leva o nome do advogado cabense Wilson José Lyra e Silva, que era professor e foi um dos maiores nomes da advocacia cabense.

A solenidade foi comandada pelo presidente da OAB em Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, o presidente da subseccional,
Severino José da Cunha, e prestigiada por dezenas profissionais do direito, entre eles a juíza Silvia de Lima Oliveira, além dos familiares do homenageado Wilson Lyra.

A advogada e professora Tereza Lira, filha do homenageado, falou em nome de todos os familiares. Ela agradeceu a OAB e a todos os advogados pelo reconhecimento feito ao trabalho do seu pai, e disse que a família se sente honrada com a homenagem. Representando a família também estavam a viúva Maria Inês Sales Lyra, a filha Ana Rosa Lyra e o genro Luiz Henrique Nogueira, também advogado e professor universitário.

Texto e fotos: Divulgação

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas no Cabo segue até domingo



Chegando à sua 21ª edição, a Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas do Cabo de Santo Agostinho (Mocaspe) iniciou nessa segunda-feira (22/08) e segue com apresentações até o próximo domingo (28). O evento está sendo realizado no Auditório Luiz Alves Lacerda, situado no Loteamento Garapu. A mostra traz este ano uma programação bem diversificada, com mostras competitiva e paralela, debates e exposições, além da tradicional premiação dos destaques. Os ingressos custam R$ 7,00 antecipado e R$ 10,00 na hora do evento. Cada esquete tem duração média de cerca de 30 minutos.
A abertura da Mocaspe contou com a apresentação do espetáculo convidado “O apanhador do campo de centeio”, do Coletivo Teatral Risoflora. A peça tem direção de Ananda Swamy e é encenada pelo ator Ramon Bismark. Em seguida, houve a apresentação da esquete “Viva e Deixe Viver, com texto e direção de Fábio Melo, sendo produzida pela Cia. Cultural Art Pop. No elenco, Fábio Melo, Iran Júnior, Maria Beatriz, Pedro Henrique e Felipe.
O homenageado deste ano é o ator e diretor Buarque Tomás. Cabense, participou da mostra anos anteriores como ator e diretor, além de contribuir com o movimento teatral na extinta ACTA.  Estreou em 1º de outubro de 1983, num monólogo do inesquecível Francisco Alves, pelo Grupo da Gente – GRUDAGE, o espetáculo “Guiomar sem rir, Sem chorar”, texto de Lourdes Ramalho, onde assinou a direção.
A iniciativa é do Movimento Teatral do Cabo de Santo Agostinho com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer. Outras informações: 3521-6655.
Confira a programação no link a seguir: MOCASPE 2016 – PROGRAMACAO

Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto e Wedson Gomes

Programa do Bolsa Família volta a funcionar em sua sede

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Programas Sociais informa que, o atendimento do Bolsa Família e CadÚnico, voltaram à funcionar nesta segunda-feira (22/08) na sede municipal do Programa, que fica localizada na Rua Doutor Washington Luis, nº 81, no Centro (próximo ao laboratório Cerpe).
O prédio passou por reformas visando à melhoria no atendimento a população. Durante o período, os atendimentos foram realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Roca, retornando agora ao seu local de origem.
Texto: SMPROS/Cabo
Foto: João Barbosa

Cabo inicia Semana da Pessoa com Deficiência

14064219_835842049885580_3401911608853353300_nA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa segunda-feira (22/08) a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A atividade oficial aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha. A iniciativa é da Secretaria de Programas Sociais, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMED). A programação da Semana segue até a próxima terça-feira (30/08) contando com palestras, debates, momento de integração, momento esportivo e o lançamento do Projeto Praia sem Barreiras. 14068069_835842539885531_2674710200843486571_n
Com o tema “Esporte: Rumo à Inclusão Social”, a abertura do evento reuniu centenas de pessoas, entre elas, representantes da sociedade civil e do governo. “O objetivo da Semana é poder levar para pessoas com deficiência a certeza de que são capazes de ocupar seu espaço na sociedade”, comentou Ângela Oliveira, coordenadora de Apoio à Pessoa com Deficiência. O evento também contou com a participação de autoridades municipais, coordenadores e gerentes da Secretaria de Programa Sociais. De acordo com Ricardo Veríssimo, gerente da Proteção Social Básica do município, que representou a Secretaria de Programas Sociais na ocasião, “a principal importância da Semana é a valorização e reconhecimento dessas pessoas que possuem pequenas limitações, que elas possam ser reconhecidas como cidadãos de direito”.
“Esse evento é uma grande conquista social, e é um momento de reflexão das políticas públicas inclusivas das pessoas com deficiência. O intuito é lutar pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência, seja ele no trabalho, no lazer, ou no esporte”, disse Arségilia Sandra, presidente do COMED.
A grande novidade da Semana da Pessoa com Deficiência será o lançamento do Projeto Praia sem Barreiras, que disponibiliza cadeiras de roda apropriadas para o banho de mar. “Como paratleta acho muito louvável essa semana dedicada à pessoa com deficiência, quebrando barreiras entre a pessoa com deficiência e o esporte, a inclusão social com o esporte”, ressaltou João Ivson, paratleta de Tiro com Arco.

Confira a Programação:

– Palestra da Escola CAIC
Data: 23/08/2016
Horário: 14h às 17h

– Palestra na Escola Modelo de Gaibu
Data: 24/08/2016
Horário: 14h as 17h

– Lançamento do Projeto Praia sem Barreiras
Data: 25/08/2016
Horário: 14h
Local: Praia de Suape

– 2° Fórum da Pessoa com Deficiência
Data: 26/08/2016
Horário: 13h
Local: Secretaria de Educação

– Momento Esportivo com o Bola pro Alto
Data: 29/08/2016
Horário: 8h às 11h
Local: Gibão

– Momento de Lazer: Tarde dançante
Data: 30/08/2016
Horário: 14h às 18h
Local: CRAS Vila Roca

Texto: Thays Lorena – Secom/Cabo
Fotos: Roque de Jesus (Divulgação)

Ibope aponta empate técnico entre João Paulo e Geraldo Julio


A primeira pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura do Recife realizada após as convenções que definiram os candidatos aponta empate técnico entre o João Paulo (PT) e o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB). Fruto de uma parceria entre a Folha de Pernambuco e a Rede Globo Nordeste, o levantamento, feito pelo Ibope, aponta o petista com 27% das intenções de voto, contra 26% do socialista. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na terceira colocação aparece o candidato do PSDB, deputado federal Daniel Coelho, com 11%, seguido por Priscila Krause (DEM), com 8%, e Edilson Silva (PSOL), que pontua com 4%. Carlos Augusto (PV), Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão têm 1% das intenções de voto cada.

Brancos e nulos somam 15%, enquanto outros 6% não souberam ou não responderam.

ESPONTÂNEA

No levantamento espontâneo, quando não são mostrados os candidatos, o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio aparece com 12% das citações, seguido por João Paulo, com 11%, Daniel Coelho e Priscila Krause, ambos com 2%, e Edilson Silva, com 1%. Outras nomes foram citados por 1% dos ouvidos.  Não souberam ou preferiram não opinar somaram 43%.

REJEIÇÃO

A pesquisa Ibope também indagou em qual candidato o entrevistado não votaria de “jeito nenhum”. O líder nesse quesito é Pantaleão (PCO), com 36% das citações. O petista João Paulo vem em segundo, com 33%, seguido pelo prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio, com índice de 29%.

Ainda na lista da rejeição, aparecem Daniel Coelho (25%) e Simone Fontana (24%). Empatados com 23% das citações estão Carlos Augusto Costa, Edilson Silva e Priscila Krause. Afirmam que “poderia votar em todos (resposta espontânea)” 3%, outros 10% não souberam ou preferiram não opinar.

A pesquisa Ibope ouviu 805 eleitores de todas as regiões do Recife, entre os dias 18 e 21 de agosto de 2016. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE-02025/2016.

Fonte: Folha de Pernambuco

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Mães de alunos pedem a Prefeitura do Cabo mais segurança para escola

Um grupo de mães de alunos da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho foi recebido, na manhã desta segunda-feira (22/08), por representantes da Prefeitura, após realizarem passeata pelas ruas da cidade cobrando melhorias e mais segurança na escola Santo Antônio, no Alto da Bela Vista, onde a estudante Larissa Raquel, 8 anos, foi atingida por uma bala na semana passada e faleceu. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.

Durante a reunião, as mães solicitaram à Prefeitura que faça uma reforma na Escola Santo Antônio, para dar mais segurança aos alunos, bem como a instalação de câmeras e que tenha um guarda municipal de plantão durante os turnos das aulas. Além disso, o grupo solicitou melhorias na iluminação do bairro e o apoio da Prefeitura para chegar até o governador do Estado, Paulo Câmara, para pedir mais policiamento para a cidade.



Os secretários de Defesa Social, Luiz Pereira, e de Educação, Adelson Moura, além da chefe do gabinete Juciara Barbosa, ouviram atentamente as reivindicações das mães e se comprometeram em fazer tudo que estiver ao alcance da gestão. 

“O prefeito Vado da Farmácia me orientou a dar todo o apoio necessário às mães que perderam suas filhas nessas fatalidades. Contem conosco para ir ao Palácio do Governo e pedir por mais segurança pra nossa cidade”, enfatizou Luiz Pereira. 

Adelson informou que uma equipe de engenharia da Secretaria de Educação do Cabo vai à escola ver o que é necessário para a reforma, dando mais conforto aos alunos, professores e mães. “Já estamos fazendo o acompanhamento psicológico dos alunos da Escola Santo Antônio, e continuaremos nos empenhando para melhor atendê-los”, finalizou.  

Luiz Pereira ainda acrescentou que a partir de amanhã, haverá guarda de plantão na escola, para dar mais segurança aos alunos, conforme já foi solicitado pelas famílias dos estudantes. 


Texto: Secom | Cabo
 Fotos: João Barbosa