sábado, 25 de fevereiro de 2017

Cabo reforça equipe de saúde para o período carnavalesco

Para garantir o atendimento necessário aos foliões no período carnavalesco, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho montou um esquema especial para os serviços de assistência à saúde. As unidades de emergência (Mendo Sampaio, Infantil, Policlínica Jamaci de Medeiros e no Serviço de Pronto Atendimento de Gaibu), vão ganhar o reforço das equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogo.
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, Rosana Alexandre, em caos de assistência em situações de emergência e urgência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e o Corpo de Bombeiros estarão atuando em conjunto com as unidades de saúde, com o intuito de agilizar o atendimento em casos de emergência.
Unidades de emergência do Cabo:
– Hospital Mendo Sampaio
BR 101 Sul km 34, Cabo
Fone: 3524-9181/3524-9182
– Jamaci de Medeiros
Rua 21 de Abril, nº 15, Ponte dos Carvalhos
Fone: 3522-2707
– SPA Gaibu
Avenida Laura Cavalcante, s/n
Fone: 3512-7006
– SPA de Sacramento
Rua José Rubelino do Monte, s/n, Pontezinha
Fone: 3302-3023
– Hospital Infantil
BR-101 Sul, s/n
Fone: 3521-6784/3521-6443
Texto: Amanda Falcão / Secom Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Defesa Social e PM discutem esquema de segurança para o período carnavalesco


16931027_1380268925378221_290676113_o
Para reforçar a segurança no período carnavalesco deste ano, representantes da Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho (SDS) e da Polícia Militar (PM) se reuniram nessa sexta-feira (24/02), na sede da SDS, situada no Centro.
O objetivo do encontro foi promover o alinhamento estratégico das ações da PM e das equipes da Guarda Municipal, trânsito e Defesa Civil durante os desfiles dos blocos e troças do município.
Segundo o secretário de Defesa Social do Cabo, Fábio Fonseca, as equipes estarão nas ruas da cidade e vão dar o suporte necessário para que os blocos desfilem pelas principais vias do município. “Temos um efetivo de 50 guardas e agentes de trânsito que estarão trabalhando para dar apoio a PM nos blocos e troças da cidade, além do reforço dos salva-vidas que estarão atuando no litoral cabense”, ressaltou ele.
WhatsApp Image 2017-02-24 at 14.51.21“Essa integração é uma verdadeira parceria, que dará suporte para atuação da Polícia Militar durante os desfiles dos blocos no Cabo”, afirmou o tenente coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Reinaldo de Mesquita Júnior.
Também esteve no encontro a secretaria de Programas Sociais, Edna Gomes.
SERVIÇO – Para informações, solicitações de serviços e denúncias. A população pode ligar para o Comando da Guarda pelos telefones 153 ou 3521-4756, que funcionam durante 24h.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Foto: Naftali Emidio

Prefeitura e Conselho Municipal de Artesanato realizam feira


WhatsApp Image 2017-02-24 at 10.55.43 (1)
Muita cor, criatividade e arte esteve em exposição desde a última quinta-feira (23/02), no Centro Administrativo Municipal (CAM). A secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Conselho Municipal de Artesanato, realizaram a Feira de Artesanato, que se encerrou nessa sexta-feira (25).
Vários artesãos cabenses estiveram no local mostrando seus trabalhos. Bolsas, sandálias personalizadas, bonecas de pano e bijuterias foram algumas das opções encontradas na feira.
WhatsApp Image 2017-02-24 at 10.55.42Mas houve também pessoas comercializando cosméticos natural à base de argila, que pode ser encontrada na praia de Itapuama. É o caso do Leonardo Lopes, de 22 anos, que gostou muito da iniciativa. “Essa feira veio pra agregar ainda mais o nosso comércio. Muitos não conhecem o nosso trabalho e quando chegam aqui se impressionam com a diversidade dos produtos”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, comentou que essa ação é a abertura do calendário das feiras de artesanato que serão realizadas na cidade.
WhatsApp Image 2017-02-24 at 10.55.43“Estendemos até hoje (24) para que as pessoas possam vir e levem para suas casas materiais que são feitos por nossos artesãos. É importante que haja essa valorização, e com isso, aquecemos nossa economia”.
O vice prefeito Clayton Marques (Keko) também compareceu e incentivou os artistas adquirindo alguns produtos e parabenizando a todos pelo trabalho realizado.
Texto: Akila Soares / Secom Cabo
Foto: Léo Domingos

Secretaria de Educação realiza primeiro Colegiado Ampliado com toda a equipe


DSC_0700
A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho (SME) realizou na tarde da última terça-feira (21/01) o primeiro colegiado ampliado com toda a equipe técnica no auditório da sede, localizada no Centro da cidade.
A reunião deverá ser mensal com o objetivo de manter unida e coesa toda a equipe; nas gerências, coordenações e setores da Secretária, visando manter o foco na missão, valores e metas da Educação Municipal.
O momento propiciou uma dinâmica de interação entre os funcionários da Educação além de conhecer o novo estilo de trabalho da secretária de Educação, Sueli Nunes e assessores. Ela lembrou da importância e do empenho de todos os membros da equipe para servir da melhor forma possível os anseios da comunidade escolar e propiciar um ensino municipal de qualidade.
DSC_0702Outro ponto ressaltado é a forma colaborativa e participativa de trabalhar, pois todos os técnicos internos poderão com sua experiência teórica ou prática ajudar na elaboração das metas da Secretaria e serão corresponsáveis para atingi-las. A equipe recebeu informes gerais sobre as ações dos primeiros meses da gestão. O próximo colegiado trabalhará o plano de ação da SME.
Saiba Mais – A missão, visão e valores da gestão de Educação do Cabo foram concluídas em reunião de Colegiado Interno e nortearão a busca para atingir as metas da Secretaria de Educação.
Missão – Tornar o município do Cabo de Santo Agostinho referência em educação através da valorização do profissional do magistério e de uma educação de qualidade e igualitária a todos os munícipes.
Visão – Ser uma Secretaria de referência no que tange à qualidade dos serviços educacionais prestados com transparência e compromisso com a gestão pública democrática objetivando ações que promovam uma educação humanizada pautada na formação cidadã do estudante.
Valores – Ética, valorização humana, sustentabilidade, compromisso com educação de qualidade, igualitária e cidadã.
Texto por Diego Lós (Ascom SME-Cabo)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Em visita técnica, Lula Cabral e Felipe Carreras, discutem melhorias para as praias


Filipe_1
A retomada do crescimento econômico com base no Turismo local está entre os planos do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral.
Nesta quinta-feira (23/02) o prefeito, acompanhado do secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado de Pernambuco, Felipe Carreras, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, fizeram uma visita técnica à praia de Gaibu e Vila de Nazaré, áreas que serão incluídas no projeto estruturador a ser desenvolvido pelo Governo do Estado e Prefeitura do Cabo.
Filipe_3A ideia é criar um calçadão, partindo das pedras de Gaibu até o Manguinho; além de promover a padronização das barracas e reordenar o comércio local. “Queremos ressaltar as nossas belezas naturais e fazer com que o Cabo esteja entre os destinos mais procurados do litoral sul.”, destacou Lula Cabral.
Em Vila de Nazaré, localidade com uma das mais belas vistas da região, a proposta é a construção de um resort. “Estamos aqui observando tudo o que o Cabo precisa para a estruturação turística.
Filipe_2A equipe da Secretaria de Turismo vai fazer a avaliação técnica para que, possamos desenvolver um projeto e buscar investimentos com o Governo Federal e Bancos internacionais”, declarou Felipe Carreras. O projeto de grande porte vai beneficiar toda a área litorânea do Cabo de Santo Agostinho.
Também estiveram presentes o secretário de Governo, Paulo Farias do Monte, o secretário de Comunicação Social, Emerson Barros e o Superintendente de Articulação Política, Elvis Plínio.
Texto: Ana Cristina Lima / Secom Cabo
Foto: Léo Domingos

32 blocos vão desfilar pelas ruas do Cabo nos festejos de momo

A Associação Cultural Carnavalesca do Cabo de Santo Agostinho, divulgou esta semana, a programação dos blocos carnavalescos para 2017. Ao todo, 32 blocos vão desfilar pela cidade no período momesco e prometem agitar e animar os foliões cabenses. Este ano, a Prefeitura do Cabo, não realizará festividades do carnaval, em decorrência do estado de calamidade em que se encontra a educação, a saúde e outras áreas da cidade.
Confira abaixo a programação completa dos blocos:
23/02 – Quinta-feira
20h – Bloco Zé Pereira Vavá da Vaca – Largo da Compesa (Centro)
20h – Bloco Zé Pereira – Cohab
24/02 – Sexta-feira
18h – Bloco As Cachorra da Mangueira – Ponte dos Carvalhos
20h – Bloco Zé de Cana – Praça do Jacaré
00h – Bloco O Gato da Meia Noite – Centro
25/02 – Sábado
20h – Bloco Duas Rodas e Folia – Praça Théo Silva
20h – Bloco Café com Álcool – Beco do Café (Centro)
26/02 – Domingo
11h – Bloco Cabulosos de Gaibu
11h – Bloco  O bode – Enseadas
11h – Só vem quem é – Vila Roca
20h – Bloco As Donzelas do Cabo – Centro
20h – Bloco os Manguaças – Enseadas
20h – Bloco Tome no Funil – Gaibu
27/02 – Segunda-feira
10h – Bloco Pé de Cana – Vila Claudete
10h – A Turma do Picolé – Mauriti
11h – Bloco do Pacote – Enseadas
11h – O pinto de Itapuama
16h – Beber e Folia – Largo da Compesa
17h – Bloco do Serrote – Mercadão
16h – Bloco Atola – Ponte dos Carvalhos
28/02 – Terça-feira
10h – Virgens de Utinga – Mercês
10h – Bloco Arerê – Mercês
11h – Bloco Tai Ai o Cangaço
12h – Bloco É Pequeno Mais Vai Crescer
11h – Bloco Pau Mole – Cohab
11h – Bloco do Pivetão – Gaibu
16h – Bloco Gela Guela – Ponte dos Carvalhos
16h – Bloco dos Desempregados – Rua 06 BSF
01/03 – Quarta-feira
00h – Bloco do Defunto – Alto do Cemitério
16h – Bacalhau da Ponte
09h – Bacalhau do Rubens – Suape
14h – Bacalhau do China – Destilaria
02/03 – Quinta-feira
10h – Bloco Desiludidas de Suape
Secom/Cabo

Secretaria de Saúde faz prestação de contas na Câmara dos vereadores

Saude_1Em uma audiência pública na Câmara dos Vereadores, nesta quarta-feira (22/02), o secretário de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, José Carlos de Lima, fez a prestação de contas dos gastos com a Saúde. A execução orçamentária apresentada foi referente ao terceiro quadrimestre de 2016 e está prevista em Lei Federal.
No ano passado, os recursos do Fundo Municipal de Saúde somaram R$ 123,8 milhões. As maiores despesas foi com atendimento da Média Complexidade (emergências e especialidades) , que somaram R$ 25 milhões. Já a Atenção Básica (postos de saúde e prevenção), demandou um custo de R$ 7,6 milhões. “O percentual de cobertura da Atenção Básica foi de 64%”, destacou o secretário de Saúde.
Saude_2Ao final da explanação, José Carlos de Lima mostrou, por meio de imagens, que apesar dos investimentos feitos em 2016, a estrutura física da maioria das unidades de saúde municipais encontra-se em precário estado de conservação, necessitando de reformas urgentes, além de reposição de equipamentos médicos e mobiliário. O quadro já havia sido denunciado pela Prefeitura no início da gestão. “Necessitaremos de investimentos elevados para a recuperação da rede”, destacou José Carlos.
O secretário também falou do que já tem sido feito para amenizar a situação. “Em no máximo 15 dias iremos restabelecer o abastecimento regular da farmácia municipal, promover reformas nos hospitais, além de estarmos resolvendo também questões relativas a falta de pessoal em algumas unidades. O Centro de Saúde da Criança e do Adolescente, que se encontra fechado, será reativado e iremos melhorar também a estrutura do Samu e aumentar de 45 para 50 unidades de saúde da família, entre outra ações em andamento”, enfatizou o secretário de Saúde.
Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Lula Cabral e Paulo Câmara visitam Residencial Governador Eduardo Campos

Habi_2O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, estiveram em visita nesta quinta-feira (23/02), às obras de construção do Residencial Governador Eduardo Campos, em Vila Claudete, no município. Eles conheceram a casa modelo, preparada para mostrar como ficará a estrutura física de cada unidade habitacional, depois de concluída.
A construção das casas populares é um convênio entre Suape e o Governo Federal, com parcerias do Governo do Estado e da Prefeitura do Cabo. “A primeira etapa, que conta com 583 casas, será entregue em julho deste ano”, declarou o diretor de Patrimônio de Suape, Marcos Pereira Lima. A área de 97 mil m² terá 2.620 moradias, além de equipamentos de lazer, área verde, posto de saúde e escola. “A unidade habitacional é destinada às famílias que moravam em áreas que foram desocupadas para a implantação de indústria no Complexo de Suape”, explicou Pereira Lima.
Hab_1“São casas muito bem feitas. Esse conjunto habitacional vai criar um novo bairro no Cabo, preparado e planejado para o futuro. É uma ação integrada que renderá bons frutos, melhorando a vida do cidadão”, declarou o governador Paulo Câmara.
O prefeito Lula Cabral destacou o interesse da Prefeitura em atender as demandas que competem ao município, para a entrega das unidades habitacionais dentro dos prazos estabelecidos. “As 2.620 casas estão quase prontas. Precisa ainda da construção dos equipamentos públicos, como creches e escolas, para que possamos fornecer o habite-se e as casas sejam entregues”, disse Lula Cabral.
De acordo com o engenheiro de Planejamento da CNT Engenharia, responsável pela construção do habitacional, Gilberto Moura, em setembro todas as casas estarão prontas, conforme prevê o cronograma do Projeto. “A entrega do residencial, com todos os equipamentos em funcionamento, está prevista para o primeiro semestre de 2018”, adiantou o diretor de Patrimônio de Suape, Pereira Lima.
A visita foi acompanhada pelos secretários de Governo do Cabo, Paulo Farias; Gestão Pública, Lula Lima e Programas Sociais, Edna Gomes. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado e também vice-governador, Raul Henry, o presidente do Porto de Suape, Marcos Bastos e assessores do Governo Estadual.
Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Prefeitura e Sest/Senat fazem plantio de mudas e conscientização ambiental


WhatsApp Image 2017-02-22 at 14.55.12
O mês de fevereiro é dedicado à Responsabilidade Socioambiental e a Prefeitura do Cabo também se preocupa com o meio ambiente do nosso município.
Para isso, o governo municipal em parceria com o SEST/SENAT tem realizado ações de conscientização sobre o impacto do consumo desenfreado de elementos essenciais para nossa sobrevivência.
WhatsApp Image 2017-02-22 at 14.55.14
Na última quinta-feira (15), instituições privadas de transporte da cidade foram visitadas pela equipe do SEST/SENAT juntamente com técnico da secretaria de Meio Ambiente que esteve auxiliando na plantação de mudas nas empresas, além de reservarem um local para a criação do jardim.
A atividade segue até a próxima terça-feira (07) com uma palestra de conscientização ambiental.
Texto: Akila Soares / Secom Cabo

Conselho de Trânsito e Transporte realiza primeira reunião e elege mesa diretora


WhatsApp Image 2017-02-22 at 11.20.48
O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte do Cabo de Santo Agostinho (CMTT) realizou, nessa quarta-feira (22/04), a primeira reunião do ano com eleição para mesa diretora. A atividade, que tratou sobre questões relacionadas ao trânsito e transporte do município, aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.
Na reunião, houve a apresentação do Regimento Interno e do diagnóstico de trânsito e transporte do município, realizado através de consultoria da empresa TecTran, além da composição do Conselho e seus 17 membros, representados pelo poder público e sociedade civil.
WhatsApp Image 2017-02-22 at 11.20.16Durante o encontro, o secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca, que também é presidente do CMTT, colocou em pauta a situação atual do transporte do município. “A cidade necessita de algumas ações que podem ser implantadas para auxiliar a gestão, disciplinamento e a fiscalização do Sistema de Transporte Público do município”, destacou ele.
Foram discutidas também as ordens do dia e a eleição interna para mesa diretora do Conselho, sendo eleitos: Edilson Amaro do Nascimento (vice-presidente), Rosa Maria (secretária executiva) e Luís Lima (ouvidor). A reunião foi finalizada com a apreciação do índice de realinhamento tarifário do Sistema
Municipal de Transporte Público de Passageiros.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Fotos: Naftali Emidio

Cabo não realizará carnaval e dá prioridades a pagamento de servidores

O Cabo de Santo Agostinho deixará  de promover festejos de Carnaval. Por determinação do Prefeito Lula Cabral a prioridade é rearrumar a casa e conter gastos. De acordo com o secretário Municipal de Governo Paulo Farias, o custo com polos de animação, limpeza pública, subvenções de blocos carnavalescos e atrações musicais foi estimado em R$ 2 milhões. “O governo municipal deu prioridade às questões emergenciais e preferiu, no mês de fevereiro, antecipar o pagamento dos servidores”, destacou Farias.
A folha dos seis mil funcionários municipais começa a ser paga nesta quarta-feira (22/02). Os servidores da Secretaria de Educação que, de acordo com o cronograma do mês receberiam no dia 23, tiveram os vencimentos antecipados para hoje (22/02), junto com Saúde, pensionistas e aposentados . O pagamento das demais Secretarias vai ser disponibilizado na quinta-feira (23/02).
“Estamos injetando R$ 20 milhões na economia com essa antecipação. Mesmo não realizando o Carnaval, os funcionários municipais vão poder aproveitar a folia de momo com dinheiro no bolso”, enfatizou o secretário de Governo.
Paulo Farias ressalta que todo o esforço do Prefeito Lula Cabral é para equilibrar as contas públicas, a partir das medidas de contenção de gastos e da busca de recursos para investimento estruturadores no município.
“O Cabo não conta com patrocínio e não tem a cultura do Carnaval como Recife e Olinda, embora tenhamos blocos que são tradicionais e fazem a alegria da população nesta época. Temos todo interesse em, havendo mudança no quadro financeiro, contribuir com as manifestações carnavalescas no nosso município, em 2018” , afirmou o secretário de Governo.
Texto: Ana Cristina Lima / Secom Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Biblioteca Joaquim Nabuco apresenta programação de atividades de 2017



A Biblioteca Pública Municipal Joaquim Nabuco apresentou na tarde dessa quarta (22), na Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho (PE), a programação de atividades que serão desenvolvidas em 2017. Zezé Cabral participou da reunião representando a Secretária de Educação Sueli Nunes, e se comprometeu em dar total apoio as exitosas atividades da Biblioteca. 

Foto: da esquerda para a direita: Natanael Lima Jr, Erenir Paixão, Zezé Cabral e Ana Paula Sabóia.

Defesa Social e Taxistas discutem melhorias para a categoria no município


sds_caboO secretário de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, Fábio Fonseca, se reuniu nesta terça-feira (21/02), com representantes da Associação dos Taxistas do município. O encontro, que aconteceu no auditório do Shopping Costa Dourada, teve o intuito de discutir melhorias para a categoria e para o trânsito da cidade.
Na ocasião, o segmento expôs algumas dificuldades encontradas no dia a dia de trabalho no município como os pontos de embarque e desembarque e a criação de novos pontos de táxis em alguns bairros.  Fábio Fonseca comentou que a gestão municipal estará analisando as reivindicações, para melhorar as condições de trabalho para os taxistas e para os usuários do transporte. “É importante manter esse diálogo com a classe, eles vivenciam o cotidiano, e são importantes para essa parceria em busca de melhorias, tanto para os trabalhadores, quanto para aqueles que usam o serviço de táxi na nossa cidade”, afirmou o secretário.42a66a57-63a8-4e71-baa0-1fc8cfdcee96
Durante o encontro, a gestão municipal e os taxistas também discutiram a importância de todos estarem regulamentados e cumprirem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para garantir mais segurança aos condutores de táxis e aos passageiros do Cabo.
Texto: Uanderson Melo – Secom/Cabo
Fotos: Naftali Emidio

Deputados aprovam projeto para criação de documento único

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira o projeto de lei que determina que dados biométricos e civis, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor sejam concentrados em um único documento: a Identificação Civil Nacional.

O documento utilizará a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral, do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil e dos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.

O projeto de lei 1775/15, apresentado pelo Governo Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tramitava no Câmara desde 2015. O deputado federal Julio Lopes (PP-RJ) foi designado relator do processo, em julho daquele ano, para a Comissão Especial que analisou o projeto. Lopes apresentou o substitutivo, que foi aprovado nesta terça. Agora, o projeto segue para a mesa do Senado. 

Fonte: Globo.com

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Prefeitura firma parceria com TRE para agilizar biometria


DSC_0018
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, se reuniu hoje pela manhã (21/02) com o presidente do TRE, Antônio Carlos Alves da Silva, o diretor em exercício do órgão eleitoral, Sérgio Andrade e o presidente da Câmara dos Vereadores, Mário Anderson Barreto.
O objetivo do encontro foi discutir  parceria entre Prefeitura, Câmara Municipal e TRE para descentralizar o cadastramento biométrico na cidade.
O sistema foi implantado no município no final do ano passado e conta com apenas um ponto de atendimento, que funciona no cartório eleitoral.  Para se cadastrar é necessário  levar os originais do CPF, identidade, comprovante de residência, título, certidão de casamento ou nascimento. O atendimento é feito das 8h às 14h e deve ser agendado por meio do site www.tre-pe.jus.br.
DSC_0047A Prefeitura vai ceder um espaço no Centro Administrativo (CAM I), onde funcionará o posto avançado de atendimento do TRE e a Câmara vai designar servidores para o trabalho. “O TRE dará todo o treinamento necessário e fornecerá as máquinas de operação”, destacou o  desembargador Antônio Carlos da Silva. O Posto de atendimento do TRE no CAM I deve começar a funcionar no final de março.
“O Cabo também contará com uma equipe de supervisão do TRE. O Prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é curto, portanto temos que dar agilidade ao processo”, disse o presidente do TRE.
“A Biometria é extremamente importante porque oferece transparência ao processo eleitoral. Nos colocamos à disposição do TRE para que tudo seja feito dentro das normas exigidas e no prazo estabelecido”, destacou Lula Cabral. O Cabo de Santo Agostinho tem 165 mil eleitores.
DSC_0032O presidente do TRE, Antônio Carlos da Silva, enfatiza que o cadastramento biométrico é obrigatório e para evitar problemas, o eleitor do Cabo deve procurar realizá-lo com tranquilidade. A biometria eleitoral utiliza a reconhecimento do eleitor por meio das impressões digitais. “Quem não se cadastrar no novo sistema perde o direito de votar e terá seu título cancelado”, alerta Antônio Carlos.
Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Leo Domingos

Secretaria de Meio Ambiente conscientiza população sobre poluição sonora


IMG_0201[1]A prefeitura do Cabo, por meio da secretaria de Meio Ambiente, realizou na manhã dessa segunda-feira (20) uma ação de educação ambiental, na Praia de Gaibu.
O objetivo da ação é conscientizar a população e comerciantes de como proceder em casos referentes à poluição sonora, a fim de evitar maiores transtornos, sobretudo no período de carnaval.
Na oportunidade, agentes ambientais distribuíram cartilhas contendo informações sobre poluição sonora, orientações sobre a lei, além de conscientizar os males que podem ser causados a saúde da população, como comprometimento auditivo, perda de concentração e tensão nervosa.
IMG_0216[1]AÇÕES – Desde o último sábado (18), o governo municipal está intensificando ações conjuntas de fiscalização nas praias da cidade, coibindo abusos como o uso do som alto, estacionamentos em locais proibidos e o recadastramento dos comerciantes, através da Associação de Ambulantes da Orla.
Texto: Akila Soares / Secom Cabo

Secretaria de Educação recebe institutos parceiros em prol da Educação Infantil


WhatsApp Image 2017-02-21 at 08.49.56
A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho recebeu representantes do Fundo Juntos pela Educação, formados pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, para discutir a continuação do Programa Primeiro a Infância.
O representante Gustavo Santos, da Oficina Municipal, parceira técnica do programa, apresentou os resultados obtidos de 2015 até agora e explicou quais etapas podem ser executadas a partir de 2017.
A associação lembrou que é uma escola de gestão pública que visa com o projeto fortalecer o desenvolvimento e a implementação participativa do Plano Municipal de Educação (PME) com incorporação de políticas de Educação Infantil de qualidade.  Dentre os objetivos já alcançados foram destacados a colaboração de metas para o PME e a elaboração de um documento norteador para elaboração de projetos políticos pedagógicos (PPP) nas escolas.
Após a explanação ficou acertado que já a partir de amanhã (21/02), uma equipe de consultores da Oficina Municipal irá se encontrar com a coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação a fim de discutir e repassar práticas e experiências já alcançadas nas escolas municipais.
A secretária de Educação, Sueli Nunes, se comprometeu a avaliar a proposta e entregar uma avaliação da Secretaria para a confirmação do projeto em 2017, em uma outra reunião. A gerente de Ensino, Fátima Almeida; a gerente de Gestão Democrática, Flávia Nascimento e a coordenadora de Educação Infantil, Gildete Silva, também participaram do encontro.
Texto: Diego Lós

Prefeitura realiza fiscalização nas praias cabenses


WhatsApp Image 2017-02-18 at 14.09.44
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está intensificando ações conjuntas de fiscalização nas praias da cidade. A iniciativa é da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com as secretarias de Planejamento e Meio-Ambiente e Defesa Social. O objetivo é coibir abusos como o uso do som alto, estacionamentos em locais proibidos e o recadastramento dos comerciantes, através da Associação de Ambulantes da Orla.
WhatsApp Image 2017-02-20 at 12.02.17Durante todo o dia do último sábado (18/02), a prefeitura realizou mais uma ação conjunta, que contou com o apoio da Celpe e da Policia Militar, nas praias de Gaibu e Itapuama. Cerca de 40 pessoas estiveram envolvidas, divididos em 10 carros. Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ambulantes só podem trabalhar na orla devidamente identificados c
om crachá e colete azul.
Neste caso, 50 foram notificados e houve uma apreensão. Os mesmos terão que procurar a Associação para se regularizar. Já a Guarda Ambiental, apreendeu 3 pássaros e efetuou 2 notificações de poluição sonora, além das intervenções da Celpe que retirou 8 ligações clandestinas, realizou a troca de um medidor e fez a reposição de outros cinco.
WhatsApp Image 2017-02-18 at 14.30.30Para o secretário da pasta, Moshe Caminha, ações como estas trará de volta o bem estar aos turistas e banhistas, que prestigiam as praias do Cabo. “Coibir as atividades irregulares é o nosso objetivo. Temos que melhorar e organizar as orlas, e para isso, estamos dialogando com as associações e a classe, para que os turistas tenham uma visão diferente”, destacou.
Uma das ambulantes, Maria José da Silva, trabalha na praia há mais de 17 anos e garante “que esta iniciativa do governo, ajudará e muito para que os turistas retornem ao Cabo”, afirmou.
Estiveram presentes na ação o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Moshe Caminha, o secretário executivo de Comunicação Social, Emerson Barros, o assessor técnico da SDET, Daniel Paluca e o gerente de Controle Urbano, Major Félix.
Texto: Secom Cabo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Prefeitura ordena uso de quadras e auditórios das escolas municipais do Cabo


DSC_0675
A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, através dos representantes das pastas da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, reuniu-se nas tardes das últimas quinta e sexta-feira (16 e 17/02) para firmar os critérios de uso das quadras poliesportivas e auditórios das escolas-modelo municipais.
As duas secretarias que contemplam objetivos comuns ligados à educação, esportes e cultura irão trabalhar em parceria para oferecer tanto à comunidade escolar como à sociedade em geral a oportunidade de usufruir dos equipamentos de maneira organizada e responsável.
Dentre os acordos firmados ficou estabelecido que as quadras poliesportivas serão destinadas, prioritariamente, para o agendamento do uso na sua finalidade principal, que é a prática de esportes variados. Com as atividades do programa Novo Mais Educação e a inscrição da cidade no roteiro de competições estaduais, espera-se que os estudantes da rede municipal de ensino possam aumentar a prática de esportes diversificados.
DSC_0673Para outros tipos de eventos solicitados pela sociedade em geral foi acordado que as quadras poderão ser cedidas duas vezes por mês, com exceção da quadra da Escola Professor Cremilda Santana de Oliveira, em Garapu, cujas atividades deverão ser destinadas exclusivamente para prática do esporte.
Já os auditórios das escolas-modelo, que servem como espaço de teatro e palestras, terão como prioridades as atividades educacionais das escolas, da Secretaria de Educação e da Gerência de Cultura, que está ligada à Secretaria de Desenvolvimento. O agendamento seguirá um calendário semestral previamente organizado. As demais atividades podem ser realizadas nos dias livres, desde que solicitadas na Secretaria de Educação.
Nos encontros participaram durante os dois dias a secretária de Educação, Sueli Nunes; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Caminha Júnior; o gerente de Juventude e Esporte, Rodrigo Neto; o gerente de Cultura, Sérvulo Ferreira; os assessores técnicos Daniel Paluca e Rosemberg Nascimento; e a coordenadora municipal do Novo Mais Educação, Graça Lima.
Texto e fotos por Diego Lós (Ascom SME-Cabo)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Município dá posse aos 17 novos Agentes Comunitários de Saúde

ACS_1A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, deu posse nesta sexta-feira (17/02), a 17 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), aprovados no último concurso público com portaria SEARH nº 003/2017. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, situado no Centro Administrativo Municipal (CAM 2), às margens da PE-60.
Na oportunidade, os novos agentes receberam orientações e fardamento, composto por calça, blusa, colete, botina e boné. Eles também vão passar por cursos de capacitação para dar início às atividades nas comunidades.  “O trabalho desses agentes nas comunidades é de extrema importância, pois são eles, que estão na ponta, realizando a atenção à saúde”, afirmou o secretário de Saúde, José Carlos de Lima.
ACS_3Para o novo ACS, Daniel Júnior, 34 anos, a função de agente requer muita competência. “ Gosto  de trabalhar com o público. Quero exercer minha função  com muita qualidade e eficiência, além de colaborar com o governo e prestar o serviço da melhor forma possível para a comunidade”, disse ele.
“É uma grande satisfação para o governo municipal receber esses novos servidores, que serão colaboradores importantíssimos para nossa cidade, pois são eles, que atuam nas comunidades”, destacou o secretário de Governo, Paulo Farias. “Esperamos que os novos agentes trabalhem com dedicação”, completou ele.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos

Prefeitura discute com Governo do Estado construção de uma UPA Especialidades


Reunião_SaúdeOs secretários Municipais de Governo, Paulo Farias e de Saúde, José Carlos de Lima, se reuniram nessa sexta-feira (17/02), com integrantes da Secretaria Estadual de Saúde, no Recife. O encontro tem como objetivo discutir melhorias para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabo de Santo Agostinho e a construção de uma UPA Especialidades para o município.
De acordo com Paulo Farias, uma das prioridades do prefeito Lula Cabral é melhorar os serviços de saúde da cidade. “O município conta, atualmente, com oito unidades de especialidades. Para aprimorar os diversos serviços de especialidades do nosso município, estamos discutindo com o Governo do Estado a construção de uma UPA especialidades, além de pleitear também melhorias para a UPA do Cabo, que é administrada pelo Estado”, explicou José Carlos.
Texto: Amanda Falcão- Secom/Cabo