segunda-feira, 6 de abril de 2026

Disque Denúncia: Novo canal do Procon Cabo fortalece defesa do consumidor

 O Procon do Cabo criou o “Disque Denúncia”. O serviço, que atende pelo número 0800 032 1524, recebe queixas de irregularidades como preços abusivos, produtos vencidos ou publicidade enganosa praticadas pelo comércio local.

Para divulgar o canal, a equipe do Procon realizou uma ação educativa nos estabelecimentos do Centro, ao mesmo tempo em que fez a adesivação com os canais de atendimento. “A ação é educativa e informativa, tornando mais transparente a atuação do Procon e facilitando o acesso da população aos nossos serviços”, afirmou o gerente do Procon Cabo, Otávio Gomes.

Durante a visita, a equipe também orientou os comerciantes sobre a importância de cumprir o Código de Defesa do Consumidor. “Buscamos mostrar que práticas mais transparentes garantem mais segurança nas relações de consumo para ambas as partes”, destacou Otávio Gomes.

O Procon Cabo tem sede na Rua Francisco de Assis Teixeira, 362, na Cohab, e outra unidade no CAM 3, em Ponte dos Carvalhos. O atendimento ocorre das 8h às 14h. Além do atendimento presencial, o órgão também recebe reclamações e denúncias pelo Disque Denúncia e pelo telefone geral: 3521-6621.


Texto: Secom

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 30 de março de 2026

Linha de ônibus Cabo/Garapu volta a operar

 A linha Cabo/Garapu, agora sob a responsabilidade da empresa Trans GR, voltou a operar na manhã desta segunda-feira (30). A retomada ocorreu antes mesmo do prazo de 20 dias estabelecido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

O itinerário contempla: Mercadão, Destilaria, Garapu 2, Senai, Conjunto Residencial Eduardo Campos, Vila Claudete, Santo Inácio e Centro. A reativação da linha reforça o compromisso da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho com a melhoria do transporte público, garantindo mais mobilidade urbana e facilitando o deslocamento da população.

A retomada beneficia, em média, cerca de mil passageiros por dia, ampliando o acesso ao transporte público e melhorando a conexão entre os bairros e as áreas centrais.


Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 26 de março de 2026

Primeira etapa do Programa Ponto Legal contempla trabalhadores informais da Charneca

 

Para seu José Antônio Alves, 50, um dos comerciantes informais contemplados na primeira etapa do Programa Ponto Legal, o dia hoje (26), foi marcado pela busca de conhecimento e valorização profissional. “Gostei muito da capacitação e fico muito feliz em saber que, na segunda-feira, além de receber uma barraca nova, também vou receber todos os equipamentos de trabalho. Isso vai ajudar muito a gente que trabalha todos os dias para sustentar nossa família”, contou.

Ele e outros 28 ambulantes da Charneca beneficiados pelo Programa Ponto Legal, participaram da capacitação realizada nesta quinta-feira (26), no Centro de Formação dos Professores Elmo de Freitas, no Centro.

Os trabalhadores receberam formação técnica voltada para o atendimento ao público e estratégias para aumentar as vendas. O treinamento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional, em parceria com o Sebrae, busca

organizar o comércio informal e oferecer mais dignidade para quem vive desse trabalho.

“Com grande alegria, estamos contemplando os ambulantes da Charneca com capacitação e com a entrega de novos equipamentos de trabalho. Nosso objetivo é garantir mais dignidade e melhores condições de trabalho para todos eles”, afirmou o prefeito Lula Cabral.

Após o término da capacitação, os

participantes receberam certificados e, na próxima segunda-feira (30), serão entregues os kits do Ponto Legal, que incluem duas camisas UV, avental de proteção, chapéu, cooler, uma nova barraca e um guarda-sol personalizado.


Por Tayná Benigno

Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 23 de março de 2026

O Mutirão Saúde Presente se consolidou com mais de 7 mil atendimentos realizados neste fim de semana

 

A primeira edição mutirão do “saúde presente” que levou especialidades médicas, vacinação e marcação de consultas à população, registrando 7.429 atendimentos ao longo dos dois dias. A iniciativa deve ser ampliada para outras localidades do município, fortalecendo o acesso aos serviços de saúde.

A programação contou com forte demanda em exames de imagem, atendimentos clínicos e diversas especialidades. Na sexta-feira (20), primeiro dia do mutirão, foram contabilizados

2.756 atendimentos. Já no sábado (21), último dia da ação, houve aumento na procura, totalizando 4.673 atendimentos.

No consolidado dos dois dias, foram realizados 303 atendimentos odontológicos, com foco no diagnóstico clínico e na entrega de kits de higiene bucal, 192 consultas em otorrinolaringologia, 36 aplicações de vacinas e 122 inserções do Implanon.

Também foram registrados 260 atendimentos em urologia, 150 em clínica médica e 438 em

ortopedia, além de 248 em dermatologia, 436 em cardiologia e 760 ultrassonografias, especialidade que exigiu reforço no número de profissionais devido à alta demanda, especialmente no último dia.

A ação contabilizou ainda 291 aferições de sinais vitais e 250 exames de eletrocardiograma, além de 253 atendimentos em endocrinologia, 192 em ginecologia e 483 testes rápidos.

Com ampla adesão da população e agilidade

nos atendimentos, o mutirão se consolida como uma importante estratégia da Secretaria de Saúde para reduzir a demanda reprimida. Diante dos resultados, a iniciativa deve ser expandida para outras regiões do Cabo de Santo Agostinho, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.


Por Heloísa Oliveira

Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 20 de março de 2026

Mutirão Saúde Presente ultrapassou 1.900 mil atendimentos, hoje, e continua neste sábado em Ponte dos Carvalhos

 

Nesta sexta-feira (20), a quadra poliesportiva do Estádio do Gibão, em Ponte dos Carvalhos, se transformou em um grande centro de atendimento à saúde. Com o Mutirão Saúde Presente, moradores do bairro e de localidades próximas aproveitaram para realizar consultas, exames e atualizar os cuidados com a saúde. O prefeito Lula Cabral acompanhou os trabalhos.

“Cuidar do povo cabense é o nosso dever, e fazemos isso com muito carinho e dedicação. Nosso objetivo é levar mais saúde e qualidade de vida para todos os cabenses. Hoje e amanhã

seguiremos com o mutirão aqui em Ponte dos Carvalhos e, em breve, estaremos levando essa ação para outros bairros do município”, destacou o prefeito Lula Cabral.

O mutirão promovido pela Secretaria de Saúde, já atendeu mais 1.500 pessoas. Entre as especialidades mais procuradas estão cardiologia e ortopedia, além de urologia, ginecologia, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil) e odontologia.

“O mutirão está sendo maravilhoso. Há bastante

tempo venho buscando atendimento e, com o mutirão, consegui realizar minha consulta e estou saindo daqui com minhas guias de exames”, afirmou Juliana Carla, moradora de Ponte dos Carvalhos.

Além das consultas médicas, a população também teve acesso à vacinação para todas as faixas etárias, testes rápidos, ultrassonografias e serviços como colocação de implanon. Os atendimentos retornam amanhã.



Por Tayná Benigno

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 19 de março de 2026

Empreendedorismo feminino ganha espaço em ação no CRAS da Charnequinha

 

Em alusão ao Mês da Mulher, a Secretaria de Assistência Social promoveu, na última quinta-feira (19), uma ação voltada ao empreendedorismo feminino no CRAS da Charnequinha, reunindo mulheres beneficiárias do Bolsa Família para incentivar a autonomia financeira e a busca por novas oportunidades.

A iniciativa teve como foco encorajar mulheres atendidas pelo programa Bolsa Família a darem os primeiros passos rumo ao próprio negócio, fortalecendo a independência

financeira e ampliando perspectivas de geração de renda. No município do Cabo de Santo Agostinho, cerca de 72 mil pessoas são beneficiárias do Bolsa Família. Desse total, aproximadamente 80%, são mulheres chefes de família.

Um dos momentos mais marcantes da ação foi a participação da empreendedora Dannyela Renata, conhecida como “Danny do Danone”. Moradora do município, ela compartilhou sua trajetória de superação, iniciada com um

investimento de 400 reais do próprio benefício, e que hoje se transformou em um negócio consolidado e fonte de independência financeira.

A história inspirou participantes como Dona Noêmia, usuária do programa, que destacou a relevância do encontro. Para ela, momentos como esse mostram que é possível transformar a realidade com dedicação e incentivo.

“Nosso objetivo é mostrar a essas mulheres

que elas são capazes de transformar suas histórias. O empreendedorismo é uma ferramenta de autonomia e dignidade, e quando a gente oferece orientação e exemplos reais, como o de Danny, despertam nelas a confiança para dar o primeiro passo. Investir nessas mulheres é investir em toda a família e na comunidade.” destacou a secretária de Assistência Social, Penélope Andrade.


Por Ana Carolina Gomes

Fotos: João Barbosa

terça-feira, 10 de março de 2026

42ª Caminhada do Dia Internacional da Mulher reforça a luta pelo fim da violência


 “Uma vida sem violência: direitos e justiça para mulheres e meninas” foi o mote da 42ª Caminhada do Cabo de Santo Agostinho, realizada nesta terça-feira (10), marcando as mobilizações em torno do Dia Internacional da Mulher. A marcha reuniu mais de mil mulheres e reforçou pautas históricas em defesa do respeito e do fim da violência.

O município está há mais de um ano sem registro de feminicídio, mas os casos de violência doméstica ainda são frequentes.

“A Caminhada das Mulheres do Cabo é um espaço de união, onde reafirmamos que nenhuma mulher deve viver com medo ou sofrer qualquer tipo de violência. Celebramos o fato de o município estar há mais de um ano sem registro de feminicídio, mas sabemos que a violência doméstica ainda é uma realidade que precisa ser enfrentada com firmeza”, disse a secretária da Mulher, Aline Melo.

“Nosso compromisso é fortalecer as políticas públicas, ampliar a rede de proteção e garantir que cada mulher saiba que não está sozinha.

Seguiremos trabalhando para que todas tenham seus direitos respeitados e possam viver com dignidade, segurança e justiça”, ressaltou o prefeito Lula Cabral.

O ato foi promovido pela ONG feminista Centro das Mulheres do Cabo (CMC), com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. A caminhada também contou com caravanas de cidades vizinhas, fortalecendo a luta por igualdade de gênero e justiça social.

A coordenadora-geral do CMC, Izabel Santos,

destacou a importância do 8 de Março como uma data emblemática em todo o mundo. “Todos os anos estamos nas ruas, avenidas e espaços públicos exigindo direitos básicos que nos custam caro, como o fim da escala 6x1, o enfrentamento ao feminicídio e às diversas formas de violência, a garantia do aborto legal, além da paridade das mulheres nos espaços de decisão e de poder”, afirmou.



Por Ana Cristina Lima

Fotos: João Barbosa