quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulga esquema de vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 85 anos

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A imunização é destinada aos idosos a partir de 85 anos e acontecerá amanhã (28), na sexta-feira (29) e no sábado (30), sendo em duas localidades por dia. Não é necessário agendamento, apenas que o idoso compareça a um dos pontos de vacinação com identidade e comprovante de residência.

Amanhã (28), a imunização acontece para os moradores desta faixa etária na quadra da Escola Prefeito Eronides Soares (Pontezinha) e Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca (Enseada dos Corais) das 8h às 12h e das 13h às 16h. O mesmo esquema acontece na sexta-feira (29) na Escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa (Ponte dos Carvalhos) e na Escola Vereador Reginaldo Loreto da Silva (Ponte dos Carvalhos) e no sábado (30) Escola Dr Marivaldo Buregio de Lima (Centro), e Escola Professor Antônio Benedito da Rocha (Garapu).

Os idosos a partir de 85 anos que têm dificuldade de locomoção serão imunizados em domicílio através do cadastro dos Postos de Saúde da Família. A expectativa é que nesses três dias as 1.350 nesta faixa etária sejam imunizados.

O município recebeu na última terça-feira (26) 1.420 doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida entre a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e produzida pelo Instituto Serum, na Índia. Os imunizantes são destinados a idosos a partir de 85 anos e as vacinações começaram nesta quarta-feira (27) exclusivamente para os idosos do distrito de Jussaral.

SERVIÇO:
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h
Quinta-feira
Escola Prefeito Eronides Soares - R. da Praia, s/n - Pontezinha
Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca - Rodovia Estadual Pe 28 Km 8, 8 - Enseada dos Corais

Sexta-feira
Escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa - R. Vicente Yanez Pinzon, s/n - Ponte dos Carvalhos
Escola Vereador Reginaldo Loreto da Silva - R. Projetada Dezoito, 144 - Nova Era – Ponte dos Carvalhos

Sábado
Escola Dr. Marivaldo Burégio de Lima - Av. Historiador Pereira da Costa, s/n - Centro
Escola Professor Antônio Benedito da Rocha - Av. Historiador Israel Felipe, 145 – Garapu

Por Jessica Mezzomo

Fotos: Gilberto Crispim

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Prefeitura do Cabo divulga primeiro balanço da imunização contra a Covid-19

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulga nesta segunda-feira (25/01), primeiro balanço da imunização contra a Covid-19. O balanço da primeira dose é desde a última terça-feira (19/01) até esta segunda-feira (25/01), aplicada em 694 incluído os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e em idosos acima de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI). Os contemplados fazem parte do grupo prioritário, da 1ª fase da campanha.

A equipe de imunização atuou nas unidades municipais Hospital Infantil Dr. Adailton C. de Alencar, Hospital Mendo Sampaio, Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Charneca e Itapuama, Policlínica Doutor Jamací Medeiros, Instituição de Longa Permanência Abrigo São Francisco de Assis, Serviço de Pronto Atendimento da Praia de Gaibu.

A instituição do Abrigo São Francisco de Assis, foi à primeira casa de acolhimento de idosos a ser contemplada com a vacina. No local, além dos 19 idosos acolhidos (15 homens e 4 mulheres) e 17 funcionários foram imunizados.

Texto: Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel

sábado, 23 de janeiro de 2021

Compesa anuncia novo esquema de rodízio de água na RMR; Confira os municípios afetados

 Após um estudo desenvolvido com a APAC, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), anunciou, nesta sexta-feira (22), que o novo calendário de abastecimento de água trará alterações na distribuição e no esquema de rodízio para os municípios da Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 10 cidades serão afetadas com a mudança: Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, que, a partir da próxima segunda-feira (25), de forma gradual, terão tempo médio sem água maior que no ano passado.


De acordo com a companhia, com base no estudo realizado junto à APAC, a mudança no calendário de abastecimento vai acontecer em decorrência do baixo período de chuvas em todo o estado em 2020, bem como devido a previsão climatológica em Pernambuco para o primeiro trimestre de 2021, com nível de chuva também abaixo - período que envolve os meses de fevereiro, março e abril. O cenário, segundo a companhia, impactou nos níveis das principais barragens responsáveis pelo abastecimento da região. 

"As previsões feitas para o primeiro trimestre de 2021 apontam precipitação abaixo da média em todo o estado de Pernambuco", explicou a diretora de regulação e monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Climas, Crystianne Rosal.

"As previsões da Apac são de três meses. A cada mês, é lançada essa previsão baseada no comportamento dos oceanos. É um problema global e vamos revisando esses cenários. Tínhamos o desafio de manter uma oferta maior por conta da pandemia, mas o inverno fraco do ano passado gerou uma situação de menor nível da última decada e gerou esse cenário de hoje",  acrescentou o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo.

Segundo o diretor, ainda é cedo para definir até quando o novo esquema vai funcionar. "Vai depender muito do comportamento das chuvas no próximo trimestre e da previsão para os próximos dias pela APAC. Vamos fazendo os ajustes. Estamos sempre monitorando os níveis das barragens para evitar que entrem em colapso. A expectativa é que, com a chuva na RMR, de abril para maio, possamos reduzir esse calendário de rodízio", completou.

Confira como fica o novo esquema de rodízio nos municípios: 

Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu: 1 dia com água e 7 dias sem água;

Camaragibe: 1 dia com água e 15 dias sem água;
São Lourenço da Mata: 1 dia com água e 10 dias sem água;
Moreno: 2 dias com água e 9 dias sem água.

Principais áreas do Cabo de Santo Agostinho:

Garapu, Cohab, Vilas Sociais, Pista Preta, Vila Parabama: 24h com água e 24h sem água;
Alto do Cruzeiro: 16h com água e 16h sem água; 
Charnequinha: 96h com água e 24h sem água;
Cidade Jardim, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos Itapuama e Paiva: 36h com água e 36 sem água.

Bairros do Recife:

- 1 dia com água e 2 sem água:

Linha do Tiro, Beberibe, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Alto do Deodato, Alto José Bonifácio, Água Fria, Alto do Pascoal, Fundão, Porto da Madeira, Cajueiro, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Campina do Barreto, Arruda, Espinheiro (parte), Jaqueira, Tamarineira (parte), Rosarinho (parte), Parnamirim (parte) e Aflitos (parte). 

- 1 dia com água e 5 dias sem água:

Engenho do Meio, Cidade Universitária, Vázea, Cordeiro, Caxangá, Jardim Petrópolis, Loteamento Novo Caxangá, Iputinga, Nova Morada, Vila Felicidade, Monteiro, Apipucos, Jaqueira, Tamarineira (parte), Rosarinho (parte), Parnamirim (parte), Aflitos (parte), Dois Irmãos, Macaxeira, Torre (parte), Zumbi (parte), Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Monteiro, Alto Santa Isabel, Mangabeira, Alto do Mandu, Prado (parte), San Martin, Mangueira, Bongi, Jequiá, Vietnã. 

- 1 dia com água e 1 dia sem água:

Prado (parte), Mustardinha, Ilha do Leite, Madalena, Torre (parte), Graças,  Coelhos,  Paissandu  Boa  Vista. Espinheiro ( parte),  Aflitos (parte) Santo Amaro, Recife Antigo , Tacaruna , Zumbi (parte),  e Vila  Santa Luzia.

- 12h com água e 72h sem água:

Jordão e Jardim Jordão.

- 1 dia com água e 2 dias sem água:

Ibura de Baixo e UR3.

Bairros de Jaboatão dos Guararapes: 

- 1 dia com água e 20 dias sem água:

- Engenho Velho, Santo Aleixo, Fazenda Suassuna, Centro de Jaboatão, Bela Vista, Alto da Fábrica, Alto do Raposo, Multifabril, Vila Piedade, Lote 23, Vila Natal, Artur Xavier, 21 de Abril, Hermes da Fonseca, Bom Sucesso, Carlos Pinto , Nossa senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Marechal Rondon, Quitandinha, Alto Santa Rosa, Vila Rica.

Investimento

Para minimizar os prejuízos causados com a ampliação do período sem água nos bairros na RMR, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, conta que a companhia fez um planejamento com investimentos emergenciais, a curto, médio e longo prazo. "Diante da previsão da Apac e do nosso monitoramento contínuo dos mananciais, a Compesa intensificou os investimentos em ações para dar suporte aos sistemas de abastecimento da RMR. Desde o ano passado, planejamos investimentos a curto, médio e longo prazo para esse período, e, de imediato, estamos investindo cerca de R$ 20 milhões em ações para ampliar a oferta de água e para trazer mais segurança hídrica aos sistemas", assegurou.

Entre os investimentos, estão em curso serviços para reativação e perfuração de mais de 30 poços na RMR, que representam novas captações, incremento de produção e melhoria da distribuição da água, enfatiza a Compesa. O trabalho começou ainda no ano passado na área dos morros da Zona Norte do Recife e seguirá sendo executado em outras áreas da capital e nas cidades de Goiana, Abreu e Lima, Igarassu, Olinda e Paulista. O incremento dos poços representará mais de 550 litros de água por segundo, garante a companhia.

De acordo com a Compesa, para o primeiro semestre do ano, também está prevista a aquisição de equipamentos para melhorar a performance das captações de Castelo, Tiúma, Duas Unas, Cumbe, Arataca, Conga, Tabatinga e Monjope e para as estações elevatórias Paratibe e Monjope/Alto do Céu. Além do aumento no número carros-pipa.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulga novas restrições contra o Covid-19

 

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, anunciou nesta sexta-feira(22) novas medidas de restrições para tentar conter o avanço do coronavírus no município. O Decreto Nº 2000, dispõe sobre medidas temporárias para a prevenção, no âmbito do Município do Cabo de Santo Agostinho, do contágio pelo Coronavírus (COVID-19) nos espaços turísticos, e dá outras providências. A decisão foi tomada, considerando o teor do Decreto Estadual Nº 50.052, de 7 de janeiro de 2021, que sistematiza as regras relativas às medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus, conforme previsto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

A prefeitura argumenta que as normas anunciadas nesta sexta-feira têm como finalidade proteger a população de situações de risco da contaminação pela Covid-19, após reunião realizada entre o Governador do Estado e os Prefeitos do litoral pernambucano, quando foi solicitado o apoio dos municípios para evitar aglomerações, destacando a necessidade de se intensificar ações voltadas a conter a curva de contaminação da Covid-19 e de promover adequações em algumas das medidas temporárias editadas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, previstas no Plano Estadual de Convivência com a Covid-19. Caso as aglomerações continuem persistindo nas praias do litoral pernambucano, o Governo do Estado adotará restrições mais severas nestes espaços públicos, a partir da próxima semana, inclusive com a interdição das praias;

Sendo assim, visando ordenar o fluxo de pessoas nos passeios públicos e nas praias do município, a fim de evitar aglomeração e, por conseguinte, transtornos à ordem pública, foi decretado que fica proibida a entrada, circulação, parada e estacionamento de ônibus de turismo/excursão, micro-ônibus, vans e similares nas modalidades day use e city tour, aos sábados, domingos e feriados, a contar de 22/01/2021.

O Serviço de transfer Aeroporto-Hotel/Pousada permanece permitido, desde que o veículo trafegue com a relação de passageiros, o destino e a confirmação de reserva de cada passageiro e contado do hotel/pousada para caso de necessidade de confirmação. Ficam desautorizadas quaisquer atividades de comércio ou serviços na faixa de areia das praias do Cabo de Santo Agostinho no horário compreendido entre 18h e 08h.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, deverá intensificar as ações de sanitização de locais de maior circulação de pessoas, como as praias, calçadões, parques, e pátios/passeios públicos próximos aos bancos e lotéricas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria Executiva do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Programas Sociais e o PROCON com apoio da Guarda Municipal e demais agentes fiscalizadores, reforcem as ações educativas para uso da máscara em todo o município do Cabo de Santo Agostinho, especialmente nos locais de maior fluxo turístico.

Fica determinado à Secretaria de Defesa Social através da Gerência De Trânsito e Transporte do Cabo, que realizem bloqueios e intensifiquem as ações de fiscalização e combate ao transporte turístico não autorizado. Os bloqueios serão feitos na Praia do Paiva e na PE 28, próximo ao pedágio.

As pessoas físicas e jurídicas deverão sujeitar-se ao cumprimento das medidas previstas neste Decreto, e o seu descumprimento acarretará responsabilização, nos termos previstos em lei, bem como adoção das medidas administrativas e judiciais pertinentes. As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento de acordo com a evolução do Covid-19 e o cumprimento das medidas colocadas.

O boletim divulgado nesta semana, registrou 2.691 casos confirmados, 303 óbitos e 1.765 curados do covid-19 no município, desde março de 2020. Entre as determinações do prefeito Keko do Armazém, está a proibição da circulação, parada, entrada e estacionamento de ônibus de turismo, micro-ônibus, vans e similares, nas modalidades day use e city tour aos sábados, domingos e feriados.

Texto: Emanuela Arruda

Foto: Léo Domingos

Prefeitura do Cabo divulga calendário de pagamento dos servidores em 2021

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Administração divulgou, nesta quinta-feira (21/01), o calendário de pagamento dos servidores ativos e aposentados do município. Os proventos serão pagos até o último dia útil de cada mês, enquanto o décimo terceiro está a definir a data.

As datas previstas são válidas para os servidores públicos da administração do município, incluindo comissionados efetivos, aposentados e pensionistas.

Além disso, atendendo a solicitações do Sindicato dos Professores e do Caboprev, o prefeito Keko do Armazém decidiu antecipar o dos inativos em relação aos ativos.

Texto: Emanuela Arruda

Prefeitura do Cabo divulga balanço geral dos casos de Covid-19

 A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou na última segunda-feira (18/01), um balanço geral dos casos de coronavírus no município. Ao longo desses dez meses, desde o mês de março de 2020 até 18 de janeiro de 2021, foram 4.023 mil casos descartados, 2.691 casos confirmados, 303 óbitos e 1.765 curados do covid-19 no município.


Os atendimentos desta quarta-feira (20/01), no município foram: Unidade de Saúde da Família (USF) Sacramento 5 casos ( aguardando resultado), na Unidade de Saúde da Família da Torrinha 22 (aguardando resultado), SAMU(nenhum caso), Hospital Infantil 3 (síndrome gripal), Hospital Mendo Sampaio 0, Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos (nenhum caso), Pol. Jamaci de Medeiros 2 (sídrome gripal) e no Posto da Unidade de Saúde da Família, em Gaibu nenhum caso.

Foram confirmados laboratorialmente (RT-PCR) 303 óbitos no período de 30 de março a 16 de janeiro/2021. Dos 303 pacientes que vieram a óbito, 174 apresentavam comorbidades como obesidade grau IV, hepatomegalia, diabetes, hipertensão e cardiopatia. Dos 303 Pacientes, 174 eram do sexo masculino entre a faixa etária de 18 a 97 anos e 129 do sexo feminino, entre a faixa etária de 29 a 96 anos. Os pacientes eram moradores dos seguintes bairros: Pontezinha (20), Charneca (18), São Francisco (16), Malaquias (3), Mauriti (1), Engenho Massangana (1), Engenho Novo (2), Engenho Barbalho (1), Engenho Ipiranga (1), Engenho Utinga de Cima (1),Engenho Tapera (1), COHAB (45), Charnequinha (12), Pontes dos Carvalhos (74), Centro (39), Enseada dos Corais (4), Gaibu (5), Garapu (14), Mercês (1), Jussaral (1), Paiva (2), Pirapama (7), Pista Preta (1), Rosário (2), Torrinha (5), Santo Inácio (5), Suape (2), Usina Bom Jesus (1), Vila Claudete (1), Vila Social contra Mocambo (4) e Ignorado (13).


O cidadão que esteja apresentando os sintomas da doença, e queira fazer o exame, pode comparecer na Unidade de Saúde da Família (USF) Sacramento, localizada no bairro de Pontezinha, e na Unidade de Saúde da Família da Torrinha, ambas nos horários das 17h às 22h.

Texto: Gesla Ferreira

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Cabo: vacinação da Covid-19 teve início nesta terça-feira (19)

 Os primeiros vacinados foram profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Hospital Mendo Sampaio

O médico Dr. Assuero Tavares de Araújo e a enfermeira Marta Julia Vasconcelos, ambos de 58 anos, foram os primeiros vacinados na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Os profissionais trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Hospital Mendo Sampaio. A imunização aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (19).

A 1ª fase da imunização irá contemplar profissionais de saúde, que atuam no combate à Covid-19; pessoas com mais de 60 anos, que vivem em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais; e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa, que vivem em instituição de abrigo. “Sou do grupo de risco, mas escolhi continuar trabalhando na linha de frente, pois amo o que faço e, neste momento tão difícil, precisava ajudar salvando vidas. Fico muito feliz de estar aqui tomando essa vacina e representando a força de um cidadão poder tomar a vacina”, declara Dr. Assuero que trabalha há quase 15 na rede municipal de saúde do Cabo.

Emocionada, a enfermeira Marta Julia Vasconcelos, conta que perdeu muitos amigos e colegas de trabalho durante a pandemia. “É inexplicável a sensação de poder estar aqui recebendo a vacina. Tantas pessoas que eu conhecia se foram por esse vírus. Espero que eu e Dr. Assuero possamos ser o exemplo para que todos se vacinem”.

As vacinas chegaram ao município na tarde desta terça-feira (19). Ao todo foram 3.620 mil doses da vacina Coronavac, que imunizarão 1.740 mil profissionais de saúde, o que representa 30% dos 5.801 trabalhadores de saúde do município. Além deles, 100% dos idosos institucionalizados e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa, que vivem em instituição de abrigo, e os funcionários dos abrigos também serão imunizados, que totaliza 70 pessoas. A segunda dose será realizada a partir dos 14 dias da administração da primeira dose.

Apesar do início da vacinação, o prefeito Keko do Armazém alerta que a população deve manter-se vigilante no combate ao vírus. “Este é um momento único de esperança nesta pandemia, mas precisamos continuar usando máscaras, álcool em gel, evitando aglomerações e seguindo as orientações de higienização da Organização Mundial da Saúde. Se cada um fizer sua parte conseguiremos vencer esse vírus”, pontua.

IMUNIZAÇÃO NO CABO SEGUIRÁ O CALENDÁRIO FEDERAL

1ª FASE: trabalhadores de Saúde; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas acima de 18 anos com deficiência institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
2ª FASE:pessoas com mais de 60 anos;
3ª FASE: pessoas com comorbidades, como Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40);
4ª FASE: Profissionais de serviços essenciais; população quilombola e de comunidades ribeirinhas.

Texto: Jessica Mezzomo

Fotos: Gilberto Crispim

Prefeitura do Cabo e Governo do Estado unidos para promover o turismo

 Na tarde desta terça-feira (19), O prefeito do Cabo, Keko do Armazém e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cajueiro juntamente com a gerente de Turismo da prefeitura do Cabo, Tarciana Gusmão e o vereador eleito, Dr Bruno Villar realizaram uma visita de cortesia ao Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

O intuito da visita é unir forças entre município e estado para o desenvolvimento do turismo na região do Cabo. Na visita, o Secretário do Estado presenteou a Cidade do Cabo com o Passaporte Pernambuco, que é semelhante a um documento original, mas sem valor oficial. O caderninho permite que o viajante registre a passagem pelos diversos locais que forem conhecendo em Pernambuco, por meio de carimbos coloridos que poderão ser encontrados em hotéis, pontos turísticos, Centros de Atendimento ao Turista (CATs), restaurantes, entre outros equipamentos voltados a receber visitantes.

“A ideia é poder registrar cada passeio no passaporte e o Cabo é um desses destinos em que os turistas podem garantir o seu carimbo.” Comentou Rodrigo Novaes, Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

Segundo o prefeito Keko do Armazém, o Cabo tem um grande potencial turístico e pra isso precisamos investir na infraestrutura, “Precisamos valorizar mais os patrimônios históricos e cultural de nossa cidade, com isso, iremos aquecer o turismo gerando mais emprego e renda para a cidade.”

Segundo um estudo do Ministério do Turismo, o Nordeste aparece com 42,7% de preferência entre os destinos mais procurados pelos brasileiros. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Eduardo Cajueiro, contou que a gestão irá focar na infraestrutura das praias para atrair mais desenvolvimento e turistas para região. “Sabemos que pandemia gerou uma grande crise no setor do turismo. Não iremos medir esforços para buscar recursos e restaurar o turismo de uma cidade tão rica em belezas naturais que é o Cabo de Santo Agostinho.” Disse Cajueiro.

Texto: Camilla Moura
Foto: Léo Domingos

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho apresenta Plano de Imunização contra a Covid-19

 

Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Keko do Armazém e a secretária de saúde, Ana Albuquerque, apresentaram, em coletiva de imprensa, no Centro Administrativo Municipal (CAM 1), o Plano de Imunização contra a Covid-19 no Cabo de Santo Agostinho, que inicia nessa quarta-feira (20).

A secretária informou que nesta primeira etapa o Cabo de Santo Agostinho vai receber 3.620 doses da vacina Coronavac, onde 1.740 serão aplicadas em profissionais de saúde, o que representa 30% dos trabalhadores de saúde do município. Idosos e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa,
que vivem em instituição de abrigo, e os funcionários dos abrigos também serão imunizados, que totaliza 70 pessoas.
Ana Albuquerque informou ainda que a segunda dose será aplicada 14 dias após a administração da primeira.

Fotos: Léo Domingos

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Voo da Azul para buscar doses de vacina contra covid-19 na Índia é adiado por um dia e vai partir do Recife nesta sexta-feira

Possui cadastro? Faça login aqui

x

 voo da Azul Linhas Aéreas que vai buscar duas milhões de doses da vacina desenvolvida pela Astrazeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, foi adiado e vai partir nesta sexta-feira (15) do Recife.

A justificativa para o adiamento, segundo a Azul, é por “questões logísticas internacionais”. O embarque inicial estava previsto para a noite desta quinta-feira (14), às 23h, do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife.

A aeronave inicia a preparação na tarde desta quinta (14), decolando da cidade de Campinas, em São Paulo, com destino ao Recife. Nesta sexta (15), o avião partirá da capital pernambucana para Mumbai, na Índia.

Haverá cerimônia antes do voo com presença da imprensa para entrevistas com a tripulação do voo, que se apresentará no aeroporto por volta das 21h30 de amanhã (15).


Fonte: Blog de Jamildo

Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 11:17

Foto: Chico Bezerra/Acervo JC Imagem

Prefeitura do Cabo recebe lote de seringas para vacinação

 

A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho recebeu nesta quarta-feira (13), o primeiro lote com aproximadamente 28 mil seringas agulhadas que serão utilizadas para a vacinação contra a COVID-19 no município.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, o carregamento conta com unidades de seringas de 3ml e agulhas de diâmetro 20x5.5mm e 25x0,6 mm fornecidas pelo Governo de Pernambuco para iniciar o Plano Estadual de Vacinação contra a doença.

“Estamos fazendo a nossa parte para assegurar que toda a estrutura de refrigeração esteja pronta para receber e armazenar as vacinas”, disse Ana Maria. A previsão do governo estadual é iniciar a distribuição da Coronavac a partir de 20 de janeiro.

O prefeito do Cabo, Keko do Armazém, acompanhou a chegada dos insumos e alertou para manutenção do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. “Sabemos da expectativa da população em retomar a vida sem o coronavírus, porém, é muito importante que todos tenham consciência de que nesse momento apenas os grupos mais vulneráveis à doença serão imunizados”, concluiu.



Texto: Natália Andrade

Fotos: Léo Domingos

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho amplia o sistema de videomonitoramento no município

Por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa Social, uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai ampliar o sistema de videomonitoramento no município. Ocorrências como roubos de carros, acidentes, assaltos e depredação do patrimônio público poderão ser flagrados e investigados, com mais facilidade a partir de agora.

A pedido do prefeito Keko, a Secretaria Municipal de Defesa Social irá trabalhar de maneira integrada, junto a guarda-municipal, polícia civil e a polícia militar, em uma gestão técnica e operacional.
“Além do aumento na quantidade de equipamentos, conseguimos agregar tecnologia ao serviço de segurança. Vamos ter mais qualidade no combate à criminalidade", afirmou Pablo de Carvalho, secretário municipal de defesa social.

A medida foi anunciada nesta terça-feira(13), após um encontro entre o Chefe do Núcleo de Imagens Institucionais da SDS-PE Sérgio Costa, o Secretário da SMDS Paulo Carvalho, o Major e subcomandante do 18º BPM Fábio Rufino, o Comandante da Guarda Paulo Farias e equipe da Secretaria Municipal. Na ocasião, a equipe agradeceu o esforço do poder municipal para aplicar a segurança no município.

Ficou assegurado que antes do primeiro semestre, além do aumento das câmeras, o município irá receber um Centro de Segurança Móvel mais moderno. Atualmente, o controle móvel do munícipio possui apenas 2 cabines e o aumento será de 500%, em números.

Texto: Emanuela Arruda

Fotos: Sillas Gabriel

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Genival Lacerda morre aos 89 anos, vítima da Covid-19

Genival Lacerda, cantor e compositor paraibano, foi o mais recente artista da música a perder a batalha contra a Covid-19, aos 89 anos. Internado desde 30 de novembro, no Hospital Unimed Recife I, na Ilha do Leite, área central do Recife, ele recebeu o diagnóstico positivo para o coronavírus no início de dezembro e morreu na manhã desta quinta-feira (7).

Inicialmente levado à unidade de saúde pelo

filho João Lacerda por um pico das taxas de glicose e problemas respiratórios, tendo alta horas depois de ter dado entrada na emergência. No dia seguinte, no entanto, voltou a passar mal e retornou ao hospital, quando recebeu o diagnóstico de Covid-19.


Ainda em 2020, Genival já havia passado por internamento em outro hospital do Recife, após um Acidente Vascular Cerebral, tendo alta dias depois e, em casa, havia começado desde então a recuperação de sequelas, com a prática da fisioterapia, entre outras medidas.

Carreira
Com mais de seis décadas de trajetória na música, conhecido pelo repertório dedicado ao forró -  “Severina Xique-Xique” e “De Quem é Esse Jegue?”, entre os sucessos - Genival também tinha como marca registrada suas nos palcos. Natural de Campina Grande (PB). Genival morava no Recife há pelo menos 25 anos. 

Conhecido nacionalmente e com vasta discografia, foi na década de 1950 que ele gravou o seu primeiro trabalho em 78 rotações. Além de compositor, Genival também fazia sucesso com interpretações de clássicos do forró, a exemplo dos que eram cantados por Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. 

Até 2019, aos 88 anos, Genival seguia com intensa agenda de shows, que incluia também a temporada junina Pernambuco, Nordeste e País afora. Uma de suas últimas empreitadas na música foi um show em homenagem a Jackson do Pandeiro, com repertório que consta no disco "Todas as Caras" (2015).

Fotos: João Barbosa (Arquivo)


quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Matrículas abertas nas escolas da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho

A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta quarta-feira (6) as matrículas da rede municipal de ensino. Os estudantes que efetuaram o cadastro online em novembro de 2020 devem procurar as unidades de ensino escolhidas no cadastro, no horário de funcionamento para a entrega da documentação até o dia 14 de janeiro.

Mais de 2.800 alunos fizeram o cadastramento online em 81 escolas municipais. Os estudantes que não realizaram o registro devem comparecer à unidade de ensino mais próxima da sua residência, nos dias 21 ou 22 de janeiro para se matricular nas vagas remanescentes.

De acordo com o secretário de Educação do Cabo de Santo Agostinho, Betinho Gomes, o objetivo é garantir as matrículas dos estudantes e analisar soluções para a retomada das aulas no contexto da pandemia. “Temos o desafio de reverter o número trágico que encontramos aqui ano passado, de que apenas 30% dos estudantes tiveram contato com as aulas oferecidas à distância. Isso compromete o desempenho dos alunos e o IDEB do município. Já estamos discutindo estratégias para ampliar esse alcance, seja presencial ou virtual, através de um suporte tecnológico que será desenvolvido para professores e estudantes”, explicou. O secretário ainda afirmou que irá dar suporte às escolas e redes de ensino para a retomada das aulas, quando houver as recomendações sanitárias do Governo do Estado para a volta presencial.

Para realizar a efetivação da matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos na escola:
Estudante
• Cópia da certidão de nascimento ou de Casamento;
• Cópia da Carteira de Vacinação (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais);
• Cópia do CPF;
• Transferência da escola de origem (sem rasuras);
• Cópia do cartão SUS;
• 01 (uma) Foto 3x4 recente e colorida;
• Laudo médico, no caso de estudante com deficiência;
• Número do NIS (Bolsa-Família);
• Cópia de comprovante de residência com o CEP da rua (maiores de 18 anos)

Pai/Mãe ou Responsável legal
• Cópia do RG e CPF;
• Cópia de Comprovante de residência com o CEP da rua;
• Número do telefone;

Texto: Emanuela Arruda

Foto: João Barbosa (Arquivo)

domingo, 3 de janeiro de 2021

Keko do Armazém assume mandato de prefeito no Cabo

O prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), tomou posse, hoje,(01) na Câmara de Vereadores do município, ao lado do vice-prefeito, José de Arimatéia (Solidariedade). A sessão foi conduzida pela vereadora mais votada na cidade nas eleições de 2020, Maria Tereza Claudina de Araújo Silva, conhecida como Tereza da Bomboniere, que também empossou mais 21 vereadores.

Keko do Armazém foi eleito com 54.305 votos, o que corresponde a 47,56% dos votos válidos. Durante o seu discurso na Câmara de Vereadores o prefeito agradeceu a confiança do povo cabense.

“O povo depositou uma confiança muito grande em mim, Arimatéia e em todos os 21 vereadores empossados aqui. Temos uma grande missão e conto com vocês para montar uma cidade justa onde a população tem voz e vez".

Após a cerimônia, Keko do Armazém dirigiu-se para o Centro Administrativo Municipal (CAM1) onde recebeu simbolicamente a faixa prefeital entregue pela sua mãe Maria de Lurdes Marques. “Hoje daremos o primeiro passo de uma longa caminhada na busca por uma cidade melhor e mais justa. Estarei nas ruas de manhã, de tarde e de noite, conversando com os mais simples cidadãos de

nossa cidade, mas entendendo que o Cabo é uma das maiores potências de Pernambuco e podemos nos tornar referência como a cidade que mais emprega e oferece serviços de qualidade para o povo”, ressaltou o chefe do Executivo.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, houve restrição na quantidade de convidados para a cerimônia e foi montada uma estrutura com telão e cadeiras para que o povo pudesse acompanhar a transmissão do evento. O uso de máscara e álcool em gel foi obrigatório. Ao fim do evento, o prefeito reuniu-se com os secretários para uma reunião.


Fotos: João Barbosa