A Caixa vai antecipar o calendário de saques do auxílio emergencial. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, durante live com o presidente Jair Bolsonaro na noite desta quinta-feira (15).
Os saques e transferências da primeira parcela do benefício foram antecipados em duas semanas dentro do calendário do ciclo 1 de pagamento. Em vez de começar em 4 maio, agora será em 30 de abril.
"Logo após a lives, no site auxilio.caixa.gov.br, nós teremos todo o calendário. Mas [a mudança] chega a antecipar em duas semanas e, já neste mês agora, no dia 30 de abril, a gente já começa a realizar também os pagamentos, ou seja, permitir o saque nas lotéricas e nos ATMs [caixas eletrônicos], que era só em maio", afirmou Guimarães.
Veja o novo calendário de saques do ciclo 1
30 de abril - nascidos em janeiro
3 de maio - nascidos em fevereiro
4 de maio - nascidos em março
5 de maio - nascidos em abril
6 de maio - nascidos em maio
7 de maio - nascidos em junho
10 de maio - nascidos em julho
11 de maio - nascidos em agosto
12 de maio - nascidos em setembro
13 de maio - nascidos em outubro
14 de maio - nascidos em novembro
17 de maio - nascidos em dezembro
Junto com o novo calendário de saques, houve também a antecipação do calendário de crédito em conta. Os beneficiários nascidos em novembro e dezembro vão receber os valores do auxílio emergencial nos dias 28 e 29 de abril, respectivamente. Antes, as datas estavam marcadas para o dia 29 e 30 de abril.
Veja o novo calendário de débito do ciclo 1
6 de abril - nascidos em janeiro
9 de abril - nascidos em fevereiro
11 de abril - nascidos em março
13 de abril - nascidos em abril
15 de abril - nascidos em maio
18 de abril - nascidos em junho
20 de abril - nascidos em julho
22 de abril - nascidos em agosto
25 de abril - nascidos em setembro
27 de abril - nascidos em outubro
28 de abril - nascidos em novembro
29 de abril - nascidos em dezembro
Nova rodada
O pagamento da nova rodada do benefício começou em 6 de abril. O calendário de repasses da primeira parcela segue até o dia 30 deste mês. Primeiro é feito o débito em conta digital, em que o beneficiário pode movimentar pelo aplicativo Caixa Tem. Em seguida, começa o de saques e transferências. A estimativa é de as quatro parcelas do auxílio emergencial chegue a um total de 40 milhões de famílias.
Até agora, já foram contemplados os nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio dos cadastrados pela Caixa e pelo CadÚnico, num total de 11,88 milhões de famílias e com um repasse de R$ 2,46 bilhões.
Nesta sexta-feira (16), começa o pagamento para os integrantes do Bolsa Família. No domingo, será a vez dos nascidos em junho.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil