sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Keko do Armazém e Secretários de Segurança discutem ações de enfrentamento à violência, no Cabo

 

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, se reuniu na manhã desta quinta-feira (28), com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, para discutir ações de prevenção e enfrentamento à violência e ao crime organizado no Cabo de Santo Agostinho. Quem também esteve presente na reunião, foi o secretário municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho.

No encontro, que aconteceu na sede da SDS, em Santo Amaro, no Recife, foram elaboradas ações conjuntas entre a Guarda Municipal e as policias Civil e Militar, que serão ampliadas no município. “A Prefeitura tem realizado investimentos significativos na segurança pública que, mesmo apresentando números favoráveis na redução de homicídio, sofre de um problema crônico e que requer muita atenção”, destacou Keko do Armazém. De acordo com a SDS, houve uma redução de 28% no primeiro e 12% no segundo semestre nos casos de homicídios no comparativo com o ano passado.

A parceria entre Estado e Município, visa dá uma resposta positiva para a população. “Estamos unindo força com todos os parceiros que fazem parte do Pacto Pela Vida e que será mantida daqui pra frente, para que possamos reduzir essa violência”, disse Humberto Freire.

Logo após o encontro, foi instalado na Av. Laura Cavalcanti, na praia de Gaibu, o Centro Integrado de Segurança Pública. O veículo servirá de base de apoio para atuação dos agentes, garantindo maior agilidade das ações que serão realizadas no local.


MAIS EFETIVO* – O secretário de Defesa Social do Cabo, Pablo de Carvalho, anunciou que serão convocados 117 guardas municipais que foram aprovados no último concurso público, realizado em 2019. Os agentes irão receber treinamento para utilização de arma de fogo, equivalente aos das Polícias Civil e Militar.


Texto: Emanuela Arruda

Foto: Léo Domingos

sábado, 23 de outubro de 2021

Cabo vai até as escolas vacinar os alunos contra a covid-19

No Cabo de Santo Agostinho está acontecendo a imunização contra covid-19 de pessoas com 12 anos ou mais. Para reforçar a aplicação nos adolescentes, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde do município montaram um cronograma itinerante para visitar escolas e realizar a vacinação.

A ação começou na última quarta-feira e alunos de seis escolas já foram vacinados. São elas: Escola Municipal Professor Jason Brandão da Silva e Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, ambas no Bairro de São Francisco; Escola Dr Claudio Gueiros Leite, no Centro; Escola Municipal Madre Iva Bezerra de Araújo, na Charnequinha; Escola Municipal Dr João Lopes, na Usina Bom Jesus; Escola Municipal Vereador Reginaldo Loreto da Silva, Ponte dos Carvalhos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, o Cabo já vacinou mais de 11.200 adolescentes desde o último domingo e alcançou uma cobertura vacinal de 48% deste público. “Nossa estratégia foi não só convocar os adolescentes para virem aos pontos de vacinação, mas também irmos até eles. Montamos um cronograma junto com a Secretaria de Educação para visitarmos as escolas e vacinar esses adolescentes. Os professores e gestores são importantes atores para sensibilizar os alunos a se imunizarem”, afirmou.

As escolas são avisadas com antecedência sobre a vacinação. Eles informam aos pais da campanha e, no dia da imunização, os adolescentes precisam estar acompanhados dos responsáveis ou terem um termo de autorização assinado por eles.

Elizabete da Silva é mãe de Gabriel Virgínio, de 12 anos. Ele se imunizou nesta sexta-feira (22) na Escola Municipal Vereador Reginaldo Loreto da Silva e ela não conseguiu esconder a emoção. "Estou me sentindo mais tranquila e aliviada por meu filho tomar a primeira dose do imunizante". A vacinação na área rural e de engenhos também foi intensificada, tanto para vacinação de adolescentes quanto para aplicação de segunda e terceira dose.

No Cabo já foram aplicadas 257.526 doses de vacinas contra a covid-19. Os dados constam no Informe Epidemiológico do município do dia 21 de outubro. Destas, 156.917 foram de primeira dose, 95.981 de segunda, 1.097 de dose única e 3.531 de reforço.


Texto: Jessica Mezzomo

Foto: Jakson Costa 

Prefeitura do Cabo divulga vencedores do I Concurso Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. Confira

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou nesta sexta-feira (22) os ganhadores do I Concurso Municipal de Desenho - Erradicação do Trabalho Infantil. O resultado está no site da Prefeitura do Cabo.

O vencedor foi Luiz Fernando do 5• ano na Escola Municipal Professora Maria Thamar Leite da Fonseca. Em segundo e terceiro ficaram respectivamente Maysa Lavina Costa do 5• ano da Escola Municipal Professor Ariosto Nunes, e Yuri Cardoso Rodrigues do 3• ano da Escola Municipal José Alberto de Lima. A premiação é surpresa e acontecerá na próxima segunda-feira (25), às 14h, no Estação Cidadania, em Garapu.

Participaram do concurso alunos do 1ª ao 5ª ano das escolas municipais Paulo Amorim Salgado e Ariosto Nunes, no Centro; José Alberto de Lima e Vereador Reginaldo Loreto, em Ponte dos Carvalhos; e Professora Maria Thamar Leite da Fonseca, em Enseada dos Corais. Estes locais têm maior incidência desta atividade ilegal no município. O mapeamento foi realizado em junho deste ano, quando foram identificadas as áreas de maior abrangência de trabalho infantil.


Texto: Jessica Mezzomo

Foto: Secom

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Cabo é o terceiro município da RMR com maior percentual de vacinação completa contra covid-19

 

O Cabo de Santo Agostinho é o terceiro município da região metropolitana com maior percentual de pessoas que concluíram o ciclo vacinal contra a covid-19. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade já aplicou primeira e segunda dose do imunizante em 43,97% da população, a partir dos 12 anos.

A cidade ainda aparece entre as cinco que mais aplicaram a primeira dose da RMR com 71,82%, a frente de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Conforme dados que constam no Informe Epidemiológico do município do dia 20 de outubro, já foram aplicadas mais de 254 mil doses de vacina. Desse total, 155.778 são da primeira dose, 94.476 segunda dose, 1.097 de doses únicas e 3.067 de reforço.

O prefeito Keko do Armazém destacou o planejamento realizado pela gestão. “Desde janeiro quando aplicamos a primeira vacina nos profissionais da saúde, decidimos que toda vacinação seguiria obedecendo as orientações dos órgãos de saúde, reduzindo gradativamente a faixa etária. E assim foi feito. Não desperdiçamos nenhuma dose ou deixamos faltá-las, tudo dentro do limite de doses recebidas”, disse.


Texto: Natália Andrade

Foto: Jakson Costa

Alunos da Escola Monteiro Lobato participam de oficina sobre alimentação saudável

 

A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, através da coordenação de Alimentação Escolar, promoveu na manhã desta quarta-feira (20), na Escola Monteiro Lobato, a ação nutricional “Alimentação Saudável”. A atividade comemora o Dia Mundial da Alimentação Saudável.

As crianças puderam participar de oficinas de degustação, preparação, conhecimento nutricional dos alimentos utilizados nas receitas saudáveis e de alimentos reaproveitados, que contam com ingredientes simples que estão presentes no dia a dia.

Foram preparados suco de horta, brigadeiro de macaxeira e biscoitos de goiaba. “Dentro desta ação, os alunos passam a conhecer os alimentos que fazem bem para a saúde e os que são prejudiciais”, disse a coordenadora de Alimentação Escolar, Nanayna Brasileiro.

A aluna Sophia Santos Silva, de 7 anos, do 2º ano, elogiou a iniciativa. “Estou achando bem legal, gosto de brincar com minhas amigas de piquenique e as comidas estão muito saborosas”, disse.


Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

Prefeitura do Cabo inicia entrega de 32 mil kits escolares para estudantes da rede municipal

 

Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho receberam novos kits escolares que vão auxiliar na retomada das aulas presenciais. A entrega simbólica aconteceu na terça-feira (19) para 40 estudantes da Escola Professora Cremilda Maria Santana de Oliveira, em Garapu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a partir desta quarta-feira (20), serão distribuídos cerca de 32 mil kits escolares para todos alunos da rede. Os kits contêm mochilas com cadernos, agenda, lápis, canetas, borrachas, réguas e outros itens de uso escolar.

“Sabemos que muitas famílias não têm condições de adquirir material escolar e, nosso intuito, é garantir que os estudantes tenham materiais de qualidade para estudar nas escolas municipais ou em casa para quem está ainda no sistema de rodízio”, disse o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.

Segundo o secretário de Educação, Heberte Gomes, os materiais foram divididos para atender as necessidades dos estudantes da educação infantil, anos iniciais, anos finais e EJA. “Todo material será entregue gratuitamente visando garantir igualdade no desenvolvimento dos estudantes, em todas as etapas da educação. Essa é uma grande conquista, sobretudo, nesse momento de retomada das aulas presenciais, ajudando familiares e professores nas atividades do dia a dia”, destacou.

A alegria tomou conta da estudante Débora Nathalia de 10 anos. “Eu estou muito feliz com tantas coisas legais que vieram na mochila. Nossas aulas agora serão mais legais com a chegada do nosso material escolar”, finalizou.


Texto: Natália Andrade

Foto: Gilberto Crispim

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Programação do Outubro Rosa é realizada na Cohab. Próxima parada será na quinta (21) em Gaibu

 

A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vem promovendo diversas ações durante este mês de outubro com foco na detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. Desta vez, as atividades foram realizadas na Unidade de Saúde Vicente Mendes, no bairro da Cohab.

No local, as mulheres puderam participar de palestras educativas e ter acesso a serviços como citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis e orientação de saúde bucal. A próxima ação do Outubro Rosa acontece na quinta-feira (21) na Praia de Gaibu, na Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca. No dia 27 a ação acontece em Pontezinha, no Posto do Sacramento. Na última sexta-feira (18), a ação foi realizada no bairro da Charneca (Posto de saúde 1 e 2).

A ideia do Outubro Rosa é compartilhar informações e conscientizar sobre o controle do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, nos primeiros 15 dias do mês de outubro foram atendidas cerca de 1.800 mil pacientes nas 44 unidades de saúde da família e nos locais onde houve as ações do Outubro Rosa. “Em cada evento, foi uma média de 150 mulheres atendidas. Em cada posto de saúde a capacidade de atendimento foi dobrada em dois turnos por semana, com os atendimentos de preventivo e de solicitação e encaminhamento de mamografia”, ressaltou.


Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

Através de parceria inédita, a Prefeitura oferece capacitações online de entrevistas de emprego. Veja como ter acesso

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, firmou uma parceria com o site Edu Livre para promover capacitações online aos cabenses que desejam desenvolver suas competências pessoais e profissionais, melhorando o desempenho na entrevista de emprego.

Serão quatro trilhas com temáticas voltadas para o mundo do trabalho, comportamento e reforço de matemática e português. Elas serão liberadas uma por vez a cada quinze dias. A primeira foi disponibilizada nesta segunda-feira (18) na plataforma e os interessados podem ter acesso até o dia 1ª de novembro. Para participar é só entrar no site www.edulivre.org.br, fazer o cadastro e aguardar a liberação das trilhas com os conteúdos.

Segundo o prefeito Keko do Armazém, a iniciativa é pioneira no município e surgiu de um diagnóstico da Agência de Trabalho. “Identificamos através da Agência do Trabalho um alto índice de reprovação em processos seletivos de emprego, tanto por questões comportamentais quanto com dificuldades nas provas de matemática e português. Com a parceria iremos auxiliar os candidatos a desenvolver habilidades”, disse, lembrando que a ideia é ampliar a parceria em 2022.

Os temas foram escolhidos de acordo com a necessidade dos candidatos do município, identificada pela Agência de Trabalho do Cabo. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Cajueiro, acredita que a parceria pode aumentar a quantidade de cabenses aprovados nas seletivas de emprego. “As trilhas são personalizadas para os moradores do Cabo, justamente com temáticas que os candidatos têm mais dificuldade. Através das capacitações, eles estarão mais preparados para participar das seletivas e terem êxito”.

O Edu Livre é um programa de atuação nacional, criado através de uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. O intuito é promover conteúdos gratuitos para os candidatos, principalmente os jovens que procuram o primeiro emprego, de forma prática e aplicada, combinando o uso da tecnologia com inovações educativas baseadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Através disso, o participante desenvolve competências pessoais e profissionais para se destacar nas entrevistas e ingressar no mercado de trabalho.


SERVIÇO

Site: www.edulivre.org.br

Trilha: Eu no Mundo do Trabalho

Disponível de 18/10 a 01/11


Trilha: Minha Empregabilidade

Disponível de 03/11 a 17/11


Trilha: Matemática Básica

Disponível de 18/11 a 02/12


Trilha: Comunicação

Disponível de 03/12 a 17/12


Texto: Jessica Mezzomo

Foto: Léo Domingos

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promove leilão solidário para ajudar artistas

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai leiloar 24 obras de arte produzidas por diversos artistas, na próxima quarta-feira(20), numa ação conjunta da Secretaria Executiva da Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Executiva da Mulher.

O evento acontece no restaurante Parma Delli, no Shopping Costa Dourada. Assim como em todo leilão, levará a obra aquele que ofertar o maior lance. A novidade é que os lances serão em cestas básicas que serão distribuídas aos artistas cabenses que foram afetados pela pandemia.

Entre as obras expostas estarão Ruínas da Antiga Casa do Faroleiro, autor Santos; Flor de Cactus de Sintia Alves; Pampa, de Felipe Santos e outros artistas

“Convido todos os amigos e amigas a estarem juntos conosco neste momento. É muito importante valorizar nossa cultura, ainda mais com essa causa tão especial que é ajudar nossos artistas prejudicados pela pandemia”, disse o prefeito Keko do Armazém.


Texto: Emanuela Arruda

Foto: Secom

sábado, 16 de outubro de 2021

Cabo participa neste sábado (16) de Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização de caderneta de crianças e adolescentes

 



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza neste sábado (16) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação para as crianças e adolescentes menores ou igual a 14 anos.

As vacinas dos calendários de imunização da criança e do adolescente serão oferecidas das 8h às 17h nas unidades dos Posto de Saúde da Família (PSFs) e no posto de imunização do Shopping Costa Dourada, com horário de funcionamento diferenciado das 10h às 17h. É importante estar munido da caderneta de vacinação ao se dirigir aos postos.

As crianças poderão colocar em dia as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (oral e inativa), rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo,caxumba e rubéola) tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela.

Já os adolescentes irão atualizar os imunizantes do HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e meningocócica ACWY (11 e 12 anos). Durante a semana, a vacinação estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em qualquer posto de saúde do município. A campanha de multivacinação acontece até o dia 29 de outubro.


Por Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa

Cabo inicia vacinação contra covid-19 da população com 15 anos +

 

O Cabo de Santo Agostinho inicia neste sábado (16) a vacinação contra covid-19 de pessoas com 15 anos ou mais. Não é necessário realizar agendamento. Basta se dirigir a um dos postos de vacinação munido de documento oficial com foto, comprovante de residência ou cartão do SUS e estar acompanhado de um responsável, que também deve portar um documento.

Excepcionalmente neste sábado, ficam abertos, de 8h às 13h, os pontos de vacinação localizados em Ponte dos Carvalhos (Escola Manoel Davi), Pontezinha (Escola Eronides Soares), Charneca (Escola Padre Antônio de Melo), Gaibu (Escola Professora Maria Thamar) e o Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho. No domingo também haverá vacinação, desta vez apenas no Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho, das 8h às 13h. Nos locais, também estarão sendo aplicadas a primeira dose em outras idades, segunda dose e dose de reforço.

Neste sábado (16), também é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de imunização para crianças e adolescentes com 14 anos ou menos. Todos os postos de saúde da família (PSF) estarão abertos das 8h às 17h para atender o público geral. O ponto de vacinação do Shopping Costa Dourada também estará vacinando das 10h às 17h.

No Cabo já foram aplicadas 236.995 doses de vacinas contra a covid-19. Os dados constam no Informe Epidemiológico do município do dia 14 de setembro. Do total de doses aplicadas, 146.200 são de primeira administração, 88.567 de segunda dose, 1.097 de doses únicas e 1.131 de reforço.


Por Jessica Mezzomo

Foto: Jakson Costa

Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm dia de gestores na Prefeitura do Cabo

 

O mês das crianças continua movimentado na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Nesta quinta-feira (14), usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram gestores por um dia no gabinete do prefeito e na Secretaria Municipal de Programas Sociais.

Foram 11 crianças e adolescentes que participaram do fórum do SCFV, grupo para fazer indicações de melhorias no serviço. Eles são dos bairros da Charnequinha, Jussaral, Engenho Potozi, Tapugi de Baixo, Utinga de Cima, Arariba de Baixo, Gaibu, Comunidade 11 Negras, Nova Garapu e Ponte dos Carvalhos.

Os pequenos gestores trabalharam junto com os funcionários da prefeitura organizando demandas do dia a dia, como assinatura de documentos, até a participação em reuniões e decisões para melhoria do município.

Heloise Soares tem 12 anos e é moradora da Charnequinha. Ela foi secretária municipal de Programas Sociais e aprendeu como funciona o órgão. “Estou gostando muito de conhecer a secretaria e aprender tudo”. Já Ithallu Simão de 13 anos teve uma grande responsabilidade. Se tornou o prefeito por um dia. “Está sendo muito legal conhecer a prefeitura e ver como todo mundo está trabalhando. Conheci muitas pessoas aqui”.

O prefeito Keko do Armazém explicou que esse tipo de ação é importante para fomentar a cidadania. “Essas crianças e adolescentes estão conhecendo como funciona a prefeitura no dia a dia e isso possibilita que eles despertem o interesse por profissões em órgãos públicos e entendam o processo desses espaços para conhecer seus direitos e cobrá-los. É dando oportunidade para nossas crianças que os incentivamos a serem o que quiserem”.


PROGRAMAÇÃO MÊS DA CRIANÇA


16/10 – Cabo + Cidadania Vila Claudete

20/10 – Ação Criança - Juçaral

21/10 – Lançamento Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

21/10 – Divulgação Resultado Concurso de Desenho

22/10 – Ato com Conselhos Tutelares e Ministério Público

22/10 – Lançamento Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

23/10 – Ação Criança – Gaibu

25/10 – Premiação Concurso de Desenho

21/10 – Ação Criança – Ponte dos Carvalhos


Por Jessica Mezzomo

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Emoção marca encerramento do Festival Cantos e Encantos do Cabo

 

Dez finalistas do primeiro Festival Cantos e Encantos do Cabo subiram ao palco na quarta-feira (06) para a grande final da competição. Foram mais de três horas de apresentações que encantaram o público presente no auditório Padre Antônio Vander Velden, em Pontezinha.

Ayrton de Pádua foi o grande campeão da noite. Ele levou para casa um notebook, dois mil reais, gravação de vídeo clipe, troféu e diversos brindes. O segundo colocado foi Pedro Heinrich que agitou os fãs do desenho animado Dragon Ball Z, cantando o tema da animação sucesso nos anos 80 e 90. Pedro recebeu smartphone, mil reais, troféu e brindes dos patrocinadores.

Já a terceira colocação ficou com Luan Paiva. Luan recebeu um tablet, mil reais, troféu e brindes. Jhonatas Lima e Shirley Alcântara, quarto e quinta, respectivamente, levaram para casa mil reais. Do sexto ao décimo lugar os concorrentes receberam R$ 500.. Todos os dez finalistas foram premiados com a gravação de single pela produtora THIBBA Studio Vip.

Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, destacou os múltiplos talentos dos artistas. “Sabemos que a juventude e a música são combinações que jamais poderão caminhar separadas na nossa cultura. Vemos hoje uma chuva de emoção desses jovens que estavam escondidos em nossa cidade e, com toda certeza, esse foi apenas o primeiro dos muitos festivais que teremos”, ressaltou.

O festival foi realizado pelas secretarias Executiva de Juventude e Esportes, Executiva de Comunicação e Imprensa e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.


Por Natália Andrade

Foto: Léo Domingos

Cabo amplia a dose de reforço para todos os idosos do município

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta quinta-feira a vacinação dos idosos com a dose de reforço nos pontos de vacinação. Amanhã, sexta-feira, as equipes de enfermagem começam também a vacinar os trabalhadores de saúde nos seus locais de trabalho, iniciando pelos profissionais que atendem no Hospital Mendo Sampaio.

A campanha de vacinação de terceira dose teve início na última sexta-feira (1º).

Os primeiros a receber o reforço foram 37 pessoas internadas em dois asilos da cidade: o Asilo São Francisco e o Abrigo Vera Cruz, que recentemente mudou de nome.

Na terça (5) e quarta (6), o município aplicou a imunização de reforço dos pacientes imunodeprimidos que frequentam a Clínica de Diálise do Cabo. Este grupo é vulnerável e tem mais chances de desenvolver casos graves da doença, mesmo já tendo recebido duas doses.

Para essa nova fase da campanha, o município ampliou o espaço do Centro de Vacinação da PE-60, criando um local específico para quem vai tomar a terceira dose.

Além disso, o Cabo ganhou mais um ponto de vacinação.

A Escola Modelo de Garapu passou a integrar a lista de referência. Com isso, o município passa a ter cinco escolas no esforço coletivo de imunização da população em conjunto com as unidades Ponte dos Carvalhos (Escola Manuel Davi), Pontezinha (Escola Eronides Soares), Charneca (Escola Padre Antônio de Melo), Gaibu (Escola Professora Maria Thamar) e o próprio Centro de Vacinação na PE-60.

Os atendimentos acontecem sempre das 8h às 13h por demanda espontânea, ou seja, para quem vai tomar a dose de reforço, basta chegar com o cartão de vacinação que é atendido.

A prefeitura disponibilizou um número para tirar dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. O contato pode ser feito através do whatsapp (81) 99473-7398.


Por Leonardo Spinelli

Foto: Emanuel Silva 

Programação do idoso chega à área rural do município

 

Os idosos de Jussaral receberam nesta quarta-feira (6) as ações da secretaria de Programa Sociais em comemoração à Semana da Pessoa Idosa.

Os agentes da Secretaria de Saúde realizaram aferição de pressão, de glicose, medição de temperatura e teste de covid. Já os profissionais da Secretaria da Mulher apresentaram palestra sobre Violência contra o Idoso e os de Programa Sociais trouxeram banda e arte educadores para fazer a alegria dos idosos. A ação contou com cerca de 60 idosos residentes no distrito de Jussaral.

“A programação é de suma importância para os idosos do distrito de Jussaral, uma localidade que tem um grande número de idosos. Precisamos cuidar dessas pessoas e dar uma qualidade de vida melhor a elas. Essa é a gestão do prefeito Keko, cuidar das pessoas e construir uma nova história, disse Andréia Galdino, secretária de Programa Sociais.

A Semana da Pessoa Idosa se estenderá por todo mês de outubro e alcançará idosos de toda região do Cabo de Santo Agostinho.


CONFIRA PROGRAMAÇÃO


07/10

Local: Auditório do CAM 1 – Torrinha

13h – Palestra sobre depressão e suicídio na terceira idade; orientações sobre geriatria e educação para idosos


08/10

Local: Secretaria Executiva de Esportes

13h30 – Encerramento da Semana Municipal da Pessoa Idosa com a apresentação do grupo de idosos da cidade.


Por Camilla Moura

Foto: Mariangela Viana

Agentes de endemias recebem smartphones com aplicativo que auxilia trabalho de registros

 

A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde desta quarta-feira (6), a entrega de 69 smartphones equipados com a ferramenta para Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município. O aparelho tem a tecnologia que proporciona mais agilidade no trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).


A ação é uma parceria da Prefeitura do Cabo com o governo do Estado com o intuito de equipar os agentes de endemias. A entrega foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM1).

Os equipamentos serão utilizados pelas equipes durante o dia a dia, principalmente para alimentação de dados. Através do aplicativo e-visit@, será feita a substituição dos boletins diários das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemia. Com o aplicativo não é necessária a utilização de papel e digitação após a visita, o que traz mais agilidade na consolidação das informações.

No aplicativo, os agentes podem localizar os imóveis a serem visitados, selecionar o tipo de visita a ser feita e digitar as informações necessárias, como os focos encontrados e tratados.

A secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, elogia a parceria com o governo estadual. “Tudo que precisamos aqui no município, a gente encontra apoio na Secretaria Estadual de Saúde, para que possamos dar continuidade às ações de forma geral na assistência em saúde do Cabo. Estamos nessa batalha para, cada vez mais, melhorar os indicadores e fazer um trabalho para fortalecer o SUS no município e que sejamos referência na primeira Regional de Saúde em Pernambuco”, disse.

“Através das metas cumpridas pelas equipes dos agentes do Cabo, viemos fazer a entrega desses aparelhos. Estamos à disposição na questão da assistência da boa utilização do aparelho, visando uma qualidade de trabalho do grupo”, disse Polyanna Ribeiro, gerente da Regional 1 de Saúde do Estado.

A Secretaria de Saúde do Cabo está definindo o dia que será realizada a capacitação dos agentes para a utilização do aparelho através do aplicativo e-visit@.


Por Gesla Ferreira