quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Cabo de Santo Agostinho começa a vacinar crianças, a partir dos 5 anos

 

O município do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, irá vacinar nesta quinta-feira (27) crianças, a partir dos 5 anos de idade, sem comorbidades, contra a Covid. O avanço deste grupo deve-se à disponibilidade de vacinas que estão sendo repassadas pelo Ministério da Saúde, ao município. Ao todo, mais de 359 mil doses já foram aplicadas, em toda população cabense.

As aplicações estão sendo realizadas em cinco escolas da rede municipal de ensino: Escola Municipal Prof. Antônio Benedito da Rocha (Garapu), Escola Manoel Davi (Ponte dos Carvalhos), Escola Eronides Francisco Soares (Pontezinha), Escola Padre Antônio Melo (Charneca) e Escola Professora Maria Thamar (Enseada dos Corais), de segunda a sexta, das 8h às 13h; ainda, também, no Centro de Especialidades Vicente Mendes, na Cohab e no Shopping Costa Dourada.

Mesmo não exigindo a obrigatoriedade da vacinação, a secretária municipal de saúde, Ana Maria Alburqueque, conscientiza aos pais e responsáveis sobre a importância da imunização.

"Precisamos é conscientizar pais e responsáveis da necessidade que elas levem seus filhos pra vacinar. Precisamos convencer as pessoas da importância da vacinação. É muito importante que quem não levou seu filho para vacinar, o faça, o mais rápido possível", disse ela.

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação, com foto, ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação.

Texto: Emanuela Arruda
Foto: Sillas Gabriel

Projeto “Cabo em Movimento” incentiva prática esportiva e bem-estar para idosos

 

Dona Maria Augusta Lima, de 71 anos, mantem uma rotina de exercícios físicos, mesmo nesse período de pandemia. A aposentada é uma das 40 alunas inscritas no projeto Cabo em Movimento, realizado pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Executiva de Juventude e Esportes (SEJES).


Todas as terças e quintas-feiras, às 08h, o grupo se reúne na sede da SEJES, para realizar exercício funcional voltado para fortalecimento muscular, coordenação, equilíbrio e obstáculos do dia a dia. “Esse é nosso momento de diversão, de estar com os amigos que fizemos aqui nas aulas, além de cuidar da saúde. Fico muito feliz em participar desse momento que a prefeitura montou para os idosos”, destacou Maria Augusta Lima.


Além dos benefícios da prática regular de atividade física, o grupo também conta com acompanhamento profissional da massoterapeuta, Nadja Oliveira. A técnica de massagem manual é aplicada uma vez por semana, sempre nas terças-feiras, com objetivo de promover o equilíbrio corporal e sensação de bem-estar.


Para participar das atividades, os idosos devem comparecer na Secretaria Executiva de Juventude e Esportes, localizada na Praça da Juventude, S/Nº - Cohab, munidos de cópia do RG e comprovante de residência. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h.
De acordo com o prefeito do Cabo, Keko do Armazém, o incentivo para a prática de diversas modalidades esportivas é primordial para a saúde física, mental e emocional dos idosos. 

“Estamos seguindo todos os protocolos de saúde para garantir mais qualidade de vida e um ambiente seguro e acolhedor para nossos idosos. Mesmo diante de todos aspectos negativos devido à pandemia, esses encontros são umas oportunidades para cuidar da saúde em geral”, finalizou.

Texto: Natália Andrade
Foto: Jakson Costa

Cabo lança campanha de prevenção da gravidez não planejada

 A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria de Saúde, lançou durante este mês de janeiro, a campanha: “Vamos planejar?”. O objetivo é fortalecer a assistência em contracepção, métodos modernos, prevenir e evitar as consequências e complicações de uma gravidez não planejada ou indesejada.

Na próxima quinta-feira (27), será realizado um mutirão de inserção do dispositivo intrauterino DIU, sediado no Centro de referência da Mulher 2, às 13h, no bairro de Ponte dos Carvalhos.

A Prefeitura estará realizando um pré-cadastro às mulheres que têm interesse em utilizar o dispositivo DIU, através do link https://form.jotform.com/213113055789658, ou ainda, de forma presencial, em qualquer Unidade de Saúde da Família(USF).

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva, para a realização do procedimento a mulher precisa estar no período menstrual e com a ultravaginal e o preventivo em dia.

DADOS

No município, anualmente, existe cerca de 3.500 mil gestantes, 30% dessas são consideradas adolescentes entre 10 a 19 anos.

Texto: Gesla Ferreira
Foto: Divulgação

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Procon do Cabo de Santo Agostinho orienta pais na volta às aulas

 

Com o anúncio do retorno das aulas presenciais, o PROCON do Cabo de Santo Agostinho, listou dicas para os pais e responsáveis adotarem na hora da compra do material escolar. Neste período de janeiro, cresce a procura por material escolar e didático, geralmente muitas instituições de ensino oferecem listas dos itens para os responsáveis.

De acordo com a Lei Federal 12.886/2013 é proibido que sejam incluídos na lista de material dos estudantes produtos de uso coletivo, como pincel para quadro branco, toner, álcool, copos descartáveis, itens de higiene e limpeza ou cobradas taxas para suprir despesas fixas do local.

Segundo a gerente do Procon, Quésia Maria, a palavra de ordem é atenção. “É preciso muito atenção dos pais em relação a essa lista de material, assim como atenção ao preço na hora da compra,”, explica.

Para isso, o Procon preparou uma lista de materiais de uso coletivo para que os pais e responsáveis possam conferir, caso seja constatada alguma prática indevida, é só entrar em contato com o Procon para receber orientações ou formalizar denúncias.

MATERIAIS ESCOLARES DE USO COLETIVO PROIBIDOS:

1. Papel higiênico;
2. Detergente;
3. Sabonete*;
4. Material de limpeza em geral (desinfetante, lustra móveis, sabão em barra e similares)
5. Pasta de dente;
6. Shampoo*;
7. Pincel atômico;
8. Giz branco ou colorido;
9. Piloto para quadro branco;
10. Grampeador em grampos;
11. Fitas adesivas;
12. Álcool (liquido ou em gel);
13. Cartucho para impressoras;
14. Medicamentos
15. Produtos de construção civil (tinta, pincel, argamassa, cimento e similares);
16. Flanelas;
17. Marcador para retroprojetor;
18. Copos, pratos e talheres descartáveis;
19. Bolas de sopro;
20. Esponja de prato;
21. Palito de dente;
22. Elastex;
23. Lenços descartáveis;
24. Cordão e linha;
25. Fitas decorativas;
26. Fitilhos;
27. TNT;
28. Toner;
29. Pregadores de roupas;
30. Plástico para classificados;
31. Pastas classificadoras;
32. Papel de enrolar balas;
33. Papel de convite;
34. CD-R e DVD-R;
35. Balde de praia;
36. Brinquedos para praia;
37. Brinquedos e jogos em geral;
38. Palitos de churrasco;
39. Argila;
40. Envelopes;
41. Carimbo;
42. Fita dupla face;
43. Pen drive, entre outros.

*Produtos de higiene pessoal, como shampoo, sabonete, pasta de dentes são permitidos apenas aos alunos do ensino infantil e fundamental I, desde que matriculados em período integral.

MATERIAIS ESCOLARES PERMITIDOS (CONSIDERANDO A UTILIZAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO E OS LIMITES QUANTITATIVOS INDICADOS):

1. Até 02 (dois) rolos de fitas adesivas coloridas, por ano letivo;
2. Até 02 (duas) folhas de isopor, por ano letivo;
3. Até 01 (um) pacote de algodão, por ano letivo;
4. Até 01 (um) pacote de canudinhos coloridos, por ano letivo;
5. Até 01 (um) pacote de picolé, por ano letivo;
6. Até 02 (dois) pinceis para pintura, por ano letivo;
7. Até 04 (quatro) tubos de tintas, cujas cores poderão ser definidas pelas instituições, por ano letivo;
8. Até 02 (dois) pacotes de massa de modelar, por ano letivo;
9. Até 04 (quatro) Hqs ou livros paradidáticos, por ano letivo;

OBS.: Referidos materiais devem ser individualizados.

Texto: Emanuela Arruda
Foto: Secom

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

No Cabo, gestores participam de reunião de alinhamento para início do ano letivo.

Nesta quinta-feira (13), gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino e membros da Secretaria Municipal de Educação, se reuniram para alinhar e nivelar o início do ano letivo, que será no dia 1º de fevereiro.

O encontro reuniu cerca de 120 gestores, que discutiram o calendário do ano letivo 2022, os protocolos de volta às aulas, a infraestrutura das instituições, orientações pedagógicas e apresentação de projetos para serem implantados.

Luana Miranda é gestora da Escola Armínio da Paz, na Pista Preta, e participou do encontro. “Eu acho muito importante nos reunir para pensarmos juntos e alinharmos com todas as escolas como vai ser esse ano”. Uma nova reunião acontece nesta sexta-feira (14), onde outros pontos serão debatidos.

Texto: Jessica Mezzomo
Foto: João Barbosa

Prefeitura do Cabo inicia programação da campanha Janeiro Branco

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou a programação da campanha Janeiro Branco, que chama atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Nesta quarta-feira (12), os profissionais da Atenção Primária da Saúde do município participaram de uma roda de conversa sobre o tema. Além do bate papo com um psicólogo para reflexão sobre a saúde mental dos profissionais, também houveram atividades
físicas e culturais. O objetivo foi sensibilizar os profissionais para avaliarem a sua saúde mental e cuidar dela. “Gostei muito dessa ação e esse ano foi especial, porque estão fazendo um dia voltado para nós que trabalhamos o ano todo, se preocupando com a gente. Foi melhor do que a minha expectativa”, contou a agente de Saúde da Unidade de Saúde da Família de Gaibu (USF), Josinete Maria de Oliveira.

Confira a programação:


Sexta-feira (14/01)
Roda de conversa – Falando sobre saúde mental
Local: Secretaria da Mulher
Horário: 14h
Público: Mulheres acompanhadas e profissionais da Secretaria da Mulher

Quinta-feira (20/01)
Roda de conversa – Falando sobre saúde mental
Local: Associação da Vila Claudete
Horário: 14h
Público: Mães da comunidade

Sexta-feira (28/01)
Roda de conversa – Como está sua saúde mental?
Local: Centro de Saúde Vicente Mendes
Horário: 16h
Público: Pacientes acompanhados pelo ambulatório LGBTQIA+

Segunda-feira (31/01)
Encerramento
Local: CAM 1
Horário: 14h
Público: Profissionais da Rede Especializada de Saúde e Redes Intersetoriais

Texto:Jessica Mezzomo
Fotos: Sillas Gabriel

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Matrículas de alunos novatos da Rede Municipal de Ensino do Cabo iniciam nesta quinta-feira (06)

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começa nesta quinta-feira (06) a confirmação de matrícula dos alunos novatos da Rede Municipal de Ensino. Os pais e responsáveis dos estudantes que realizaram o cadastro online em novembro de 2021 poderão levar os documentos necessários (lista abaixo) e confirmar a matrícula na instituição escolhida até o dia 14 de janeiro.

As escolas municipais funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h. Mais de 3.700 novos alunos fizeram o cadastramento online para as instituições de ensino. As matrículas são para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos e Idosos (Ejai).

Os estudantes que não realizaram o registro devem comparecer à unidade de ensino mais próxima da sua residência, nos dias 26, 27, 28 e 31 de janeiro, para se matricularem nas vagas remanescentes. Caso não haja mais vagas, o responsável deve procurar a Secretaria Municipal de Educação no setor de Matrículas.

Para realizar a efetivação da matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos na escola:

Estudante
• Cópia da certidão de nascimento ou de Casamento;
• Cópia da Carteira de Vacinação (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais);
• Cópia do CPF;
• Transferência da escola de origem (sem rasuras);
• Cópia do cartão SUS;
• 01 (uma) Foto 3x4 recente e colorida;
• Laudo médico, no caso de estudante com deficiência;
• Número do NIS (Bolsa-Família/ Auxílio Brasil);
• Cópia de comprovante de residência com o CEP da rua (maiores de 18 anos);
• Cópia do RG e CPF;
• Cópia de Comprovante de residência com o CEP da rua (Pai/Mãe ou Responsável legal);
• Número do telefone.

Texto: Jessica Mezzomo
Foto: Sillas Gabriel

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Após Réveillon, Prefeitura do Cabo recolhe mais de 170 toneladas de resíduos no litoral

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria Executiva de Limpeza Pública, iniciou o ano de 2022 com a realização de ações de limpeza em todo litoral. Os serviços foram realizados de maneira manual, incluindo a varrição das calçadas e a catação na faixa de areia. No total mais de 170 toneladas de resíduos domiciliares foram recolhidas.

Mesmo sem a realização de festas pela prefeitura do Cabo, em razão da pandemia, o prefeito Keko explica que intensificou os trabalhos não só no litoral, mas também em outros bairros do município.

“O zelo e o cuidado com as nossas praias é muito importante, entretanto após o réveillon o volume de lixo na cidade foi maior do que o esperado, se fez necessário a realização desse mutirão de limpeza”, afirmou.

A orientação é que a população que for à praia leve sacolas e descarte o lixo, no locais de descarte, colocados estrategicamente.

Texto: Emanuela Arruda
Foto: Léo Domingos