quinta-feira, 27 de abril de 2023

Procon do Cabo realiza mutirão de negociação, até a próxima sexta-feira (28)

 

A Superintendência de Proteção e Defesa ao Consumidor (PROCON) realiza, até a próxima sexta-feira (28), o 14° Mutirão de Negociação de Dívidas.

O mutirão está acontecendo desde a última terça-feira (25), na sede do Procon do Cabo, localizado às margens da PE-60, e na unidade do Centro Administrativo Municipal (CAM III), em Ponte dos Carvalhos, no horário das 9h às 14h. O objetivo é atender a demanda dos consumidores que desejam

renegociar dívidas, de forma que todos os consumidores consigam sair dos órgãos de restrições ao crédito. Participam da ação empresas dos ramos da Telefonia, Bancos, Celpe, Compesa e Secretaria Executiva de Finanças, para negociação do IPTU.

Para participar do mutirão, o consumidor deve apresentar as seguintes documentações: RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, faz-se necessário levar o documento que comprove a relação com a dívida, como faturas do cartão de crédito, cheque especial ou contrato com o banco.

A gerente do Procon Cabo destacou a importância do mutirão e participação dos consumidores. “A principal importância do mutirão de negociação de dívidas é ajudar aos consumidores a negociarem suas dívidas, de forma que eles possam conseguir pagar e sair de órgãos de restrições ao crédito. A participação dos consumidores é de grande importância. Nosso objetivo é ajudar a sair de suas inadimplências”, comentou a gerente.




Texto: Fellipe Albuquerque
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 18 de abril de 2023

Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco completa 82 anos de sua fundação, com diversas atividades

 

A Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), completa 82 anos de fundação, nesta segunda-feira (17). Em comemoração a essa data, o espaço está com uma programação especial para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Durante essa segunda, alunos do 7º ano da Escola Municipal Dr. Cláudio Gueiros Leite participaram da apresentação do livro Histórias Fantásticas 3, organizado por Rubia Maria dos Santos.

“A Biblioteca Joaquim Nabuco é um espaço
histórico ao nosso município e à Secretaria de Educação. É um instrumento de fortalecimento do saber, uma vez que dá acesso ao mundo da leitura e pesquisa. Ao longo dos últimos dois anos, fizemos bastante investimentos, entre reforma e estruturação, modernização da estrutura física, informatização e climatização. Tudo isso, visando atender melhor nossos estudantes e demais usuários. Comemorar 82 anos da nossa biblioteca é, também, comemorar a história do Cabo de Santo Agostinho,” comentou entusiasmado, o Secretaria de Educação, Betinho Gomes.

Vale destacar que a Biblioteca Joaquim Nabuco, criada em 17 de abril de 1941 pelo prefeito Emanuel Clementino Cavalcanti de Albuquerque, através do Decreto Lei nº 08, faz parte do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado (SBPE), que visa a integração, planejamento e execução de atividades compartilhadas entre as instituições. Em seus 82 anos, o equipamento municipal respira a história da cidade. O prédio já protagonizou diversos atos revolucionários. Na década de 50, por exemplo, foi sede do Grêmio Literário Cabense, o qual reunia escritores, poetas e professores do município, tornando-se uma das principais agremiações da região, na época.

Texto: Tayná Benigno
Foto: Mariangela Viana


segunda-feira, 17 de abril de 2023

Programa Saúde nos Engenhos leva atendimento ao engenho Roças Velhas

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho continua com o Projeto Saúde nos Engenhos, promovendo atenção Primária à Saúde. Nesta última quinta-feira (13), o projeto levou as atividades itinerantes à população do Engenho Roças Velhas, das 8h às 13h, na escola Maria Laura dos Santos. A ação acontece uma vez ao mês, com o objetivo de levar assistência de qualidade às comunidades de difícil acesso.

O projeto conta com atendimento médico, pediátrico e dentário, além do apoio das equipes de supervisores, enfermagem e auxiliares da
atenção primária. Foram realizados exames de citologia, glicemia, testagem rápida para HIV e Sífilis, orientação nutricional, vacinação, aferição de pressão e atendimento odontológico (exame clínico, educação em saúde e aplicação de flúor).

“Nós somos muito carentes desse tipo de serviço, minha mãe foi muito beneficiada, o meu filho foi orientado pelo médico. Queria algumas informações e a equipe foi muito maravilhosa, atenderam-me muito bem. Até agora, eu estou com trinta e poucos anos no
engenho e nunca vi uma gestão tão competente”, relatou Fabiana do Nascimento, moradora local.

Texto: Thaís Napoleão

Fotos: João Barbosa