segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Prefeitura do Cabo entrega Praça Nação do Divino revitalizada

 

O bairro de Ponte dos Carvalhos recebeu mais um espaço de lazer qualificado para a comunidade. A Prefeitura do Cabo realizou, na última sexta-feira (27), a entrega da Praça Nação do Divino revitalizada.

O espaço recebeu novos equipamentos de iluminação, brinquedos para as crianças e muros de contenção reestruturados, com o objetivo de garantir a segurança da população. Os artistas Pixote e Gigante também desempenharam um papel importante na revitalização da Praça Nação

do Divino, pintando uma obra que reflete o título do local.

“Nós estamos trabalhando para garantir esses espaços de convivência, para que as famílias possam se reunir. Mas o governo Keko do Armazém não fica apenas na qualificação de lugares como esse, mas ainda traz a educação de qualidade integral para a população do Cabo de Santo Agostinho, ajudando a melhorar e combater a violência da nossa cidade” afirma Sérgio Belo, secretário municipal de Coordenação

Regional e Serviços Públicos.

Outros locais também foram requalificados no município como a Praça dos Milagres e a Praça dos Idosos. Já o Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos; a Praça do Marisco; a Praça do Américo e a Praça José Aniceto estão em processo de renovação.


Texto: Ayanne Lima

Foto: João Barbosa

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Artesãos cabenses participam de consultoria com Sebrae

 

Visando o fortalecimento do artesanato local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, em parceria com o Sebrae está realizando uma série de consultorias, oferecendo suporte técnico e estratégico aos artesãos cabenses. A iniciativa busca aprimorar a qualidade dos produtos e capacitar os profissionais em áreas essenciais como design, técnicas de apresentação e venda, uso de redes sociais e marketing pessoal.

Nesta quinta-feira (26), o primeiro grupo de

artesãos que passou por essa capacitação apresentou os resultados de seu trabalho, para representantes do Sebrae, Shopping Costa Dourada, Hotel Vila Galé e Reserva do Paiva. Durante o evento os artesãos mostraram a evolução dos seus artesanatos após o período de consultoria, evidenciando as melhorias nos produtos e estratégias de negócios.

A iniciativa visa não apenas o aprimoramento técnico, mas também fomentar futuras parcerias e estimular os artesãos a se

estruturarem como empreendedores de sua própria arte. "Queremos cada vez mais fortalecer o segmento de artesanato do Cabo e por isso estamos sempre em contato com instituições como o Sebrae para que possamos oferecer capacitações como essa para os nossos artesãos. Buscamos criar novas oportunidades de aprender e de empreender para os nossos artesãos, através de parcerias. Porém, um dos nossos objetivos também é que eles enxerguem novas possibilidades de mercado e formas de
valorizar seu trabalho", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inaldo Campello.


Texto: Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Praia do Paiva ganha praça de táxi

 

A Praia do Paiva, no litoral do Cabo de Santo Agostinho, terá uma praça de táxi. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (26) pelo gestor do bairro, Gabriel Belmont, na Associação Geral da Reserva do Paiva, numa breve solenidade que contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico do município, Inaldo Campelo, e de Defesa Social, Pablo Carvalho.

O ponto de táxi tem localização no Novo Mundo Empresarial. “Ter um equipamento de mobilidade urbana como uma praça de táxi é fundamental para que possamos atender as demandas dos moradores, funcionários e visitantes do Paiva, mas também moradores dos bairros vizinhos, frequentadores e turistas, ” pontuou Gabriel Belmont.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inaldo Campello, cerca de 20 empregos diretos serão gerados com o novo serviço de mobilidade urbana. “Esta iniciativa representa mais um serviço seguro para os cabenses e gerará 20 empregos diretos. A Prefeitura do Cabo é responsável pela regularização da operação da praça e quantos veículos serão implantados. Nossa atual gestão busca a capacitação e a geração de empregos para os cabenses, e claro que não será diferente com este novo equipamento.

Principalmente pela expansão de atividades de negócios e de sua importância econômica, o Paiva tem grande movimentação turística. Neste sentido, Prefeitura pretende ofertar cursos de inglês e espanhol para os taxistas que irão trabalhar na localidade. “ Através do Núcleo de Línguas da Secretaria de Educação iremos capacitar nossos motoristas para que eles possam estar aptos para esse novo e importantíssimo espaço”, disse Inaldo Campelo.


Texto: Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Ação Cabo + Saúde nos Engenhos beneficia mais de 300 pessoas no sítio Areal, em Gaibu

 

A Secretaria de Saúde do Cabo  de Santo Agostinho realizou nesta sexta-feira (20), a ação Cabo + Saúde nos Engenhos, no sítio Areal em Gaibu. Foram atendidos 397 pessoas durante a ação.  O próximo Cabo + Saúde será nesta quarta-feira (25), no Engenho São Salvador.


A ação tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população que mora distante das áreas de cobertura.  No local, foram disponibilizados consultas médicas, citologia (prevenção), vacinação de rotina e de COVID-19, teste de glicose, aferição de pressão, palestra sobre saúde bucal e entrega de preservativos.


Muito satisfeita por a equipe de saúde ter ido até a comunidade, a dona de casa, Claudia Alves da Silva, 43 anos, moradora há 14 anos do Sítio Areal, em Gaibu, elogiou bastante esse olhar que a gestão vem tendo para com a população. “Estou muito satisfeita com o atendimento que tive com o médico, pude consultar e também pegar meus medicamentos. É maravilhoso à Saúde ter vindo até a gente do Sítio Arial, pois moramos longe dos dois postos que tem aqui na praia”, enfatizou.


Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Palácio da Cultura terá sala de cinema e estúdio

 O Palácio da Cultura, no Cabo de Santo Agostinho, vai ganhar uma sala de cinema e um estúdio para gravação. O anúncio foi feito ontem (12) pelo secretário de Cultura, Alexandre Neres, durante a ordem de serviço que dará início às obras.

Com recursos captados pela gestão, os novos equipamentos serão abertos ao público e gerenciados por um núcleo gestor, responsável pelo seu funcionamento. "Com esses equipamentos, será possível proporcionar à população melhores condições de acesso à cultura dentro do nosso município, além de possibilitar a difusão de trabalhos desenvolvidos no Cabo e colocar a classe artística no lugar de destaque que merece", afirmou Alexandre Neres, Secretário de Cultura.

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inaldo Campelo; de Agricultura, Adailton Melo; da Mulher, Walkiria Ferreira Alves; o secretário de Obras, Marcos Matoso; além dos representantes da empresa vencedora da licitação e colaboradores da Secretaria de Cultura.

Música e Imagem em Cena- O Cabo já teve três cinemas de destaque antes da virada dos anos 2000, localizados em três bairros cabenses: Destilaria, Mercês e no Centro da cidade, sendo o mais conhecido o Cine Santo Antônio. As três unidades estão atualmente desativadas e os antigos prédios deram lugar a casas ou estabelecimentos comerciais.

Mesmo com a existência do Cinema Costa Dourada, instalado no shopping de mesmo nome, é a primeira vez na história do Cabo que a cidade vai inaugurar uma sala de cinema administrada pela gestão em parceria com a sociedade civil, por meio do Conselho Municipal de Cultura.

O mesmo ocorre com o estúdio público, que exigia que os fazedores de cultura no âmbito musical investissem financeiramente para ter acesso ao serviço e agora o serviço será disponibilizado pela gestão pública.


Texto: Evelyn Carolina Lima

Foto: João Barbosa

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Prefeitura do Cabo abre licitação para a recuperação do Teatro Barreto Júnior

 O processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada na recuperação e ampliação do Teatro Barreto Júnior, no Cabo de Santo Agostinho, já está em andamento. As propostas serão recebidas até o dia 23 deste mês.

Em junho de 2013, um incêndio atingiu o teatro e quatro anos mais tarde, em 2017, um segundo incêndio levou o prédio a um estado de total abandono. Desde então, a classe artística local vem reivindicando a reconstrução do espaço.

Essa etapa licitatória é um avanço significativo para soerguer um dos principais equipamentos culturais da cidade e representa um marco para o resgate da cultura local, consolidando o compromisso do governo municipal com o desenvolvimento artístico e o patrimônio histórico do Cabo de Santo Agostinho.

O Secretário de Cultura do município, Alexandre Neres, destacou a importância da obra para o fortalecimento da cultura local. “É de suma importância reativar os espaços de culminância do movimento cultural e artístico cabense, para que nossos munícipes se orgulhem da sua história e ocupem esse lugar de exaltação da cultura na nossa cidade, inspirando as gerações futuras”, afirmou.

Edinilson Alves de Oliveira, gerente de promoção da cultura do Cabo e um dos protagonistas no movimento cultural da cidade, celebrou o momento. “Finalmente o Cabo vai ter de volta o seu teatro, fruto de um esforço coletivo e de uma gestão que valoriza a cultura. Estamos de olho no futuro, e fico feliz de ver antigos equipamentos voltarem a ser valorizados, como o novo Mercado das Artes. Reconstruir o Barreto Júnior é um símbolo de que a cultura forma a sociedade”, comentou.

HISTÓRIA - Com 39 anos de existência, o teatro, que leva o nome de José do Rego Barreto Júnior, ator e diretor de teatro cabense, é uma homenagem à sua contribuição para a cena teatral brasileira. O equipamento possui uma rica história cultural que remonta à década de 1930 antes da sua construção. Ao longo dos anos, abrigou diversas atividades culturais, sendo posteriormente reconhecido como a Casa da Cultura, onde ocorriam shows de calouros e outras atividades. Na mesma época, a Associação Cabense de Teatro Amador liderou um movimento de artistas locais que reivindicava a transformação definitiva do espaço em um teatro. A demanda se intensificou após o fechamento do antigo Sesi, que até então era o único local adequado para apresentações teatrais.

A inauguração do Teatro Barreto Júnior, em 1985, trouxe uma estrutura mais adequada, com palco ampliado, bastidores e equipamentos de iluminação, além de cadeiras provenientes do antigo Cine Santo Antônio. Durante seus primeiros anos de funcionamento, o teatro foi palco de eventos como a Mostra Cabense de Esquetes e Poesias Encenadas (Mocaspe) e quatro edições do Festival Nacional de Teatro do Cabo (Fenateca), onde peças como O Auto da Compadecida e O Auto das Sete Luas de Barro foram apresentadas.


Texto: Evelyn Carolina Lima

Foto: João Barbosa (Arquivo)

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Cabo amplia número de USFs com horário noturno

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho ampliou o número Unidades de Saúde da Família (USFs) com adesão ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que possibilita o funcionamento em horário estendido. O município já contava com oito unidades nesse formato. Agora, mais seis foram implantadas: UAP Usina Bom Jesus - Usina Bom Jesus, USF Barbalho, USF Vila Claudete, UAP Nova Era (Ponte dos Carvalhos), AP Case Cabo e UAP Case, ambas e em Pirapama. Oito USFs também foram requalificadas.

As unidades têm funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, sem interrupção para o almoço. “Essa medida pretende não apenas melhorar a qualidade dos serviços de Saúde, mas também garantir que mais pessoas possam usufruir desses benefícios de forma conveniente”, comentou a Secretária de Saúde, Daniela Uchôa.

Com a ampliação de horário também houve o aumento de equipes para realizar os atendimentos, uma a mais por unidade de Saúde. Atualmente a Prefeitura do Cabo conta com 54 equipes de Saúde da Família. De acordo com Daniela Uchôa, o horário estendido também fortalece toda a rede municipal de Saúde, aprimorando a organização da assistência básica e reduzindo custos nas urgências, bem como prevenindo agravamentos e internações evitáveis.


Veja, abaixo quais unidades possuem atendimento noturno:

✅ UAP Sacramento ll - Bairro Pontezinha;

✅ UAP Bom Sucesso - Ponte dos Carvalhos;

✅ UAP Rosário - Bairro Rosário;

✅ UAP Suape - Bairro Suape;

✅ UAP Pirapama - Bairro Pirapama;

✅ UAP André Cordeiro - Bairro Garapú ll / Vila Claudete;

✅ UAP Enseadas dos Corais - Bairro de Enseadas dos Corais;

✅ UAP Gaibu - Bairro Gaibu.


Novas Unidades Implantadas:

✅ UAP Usina Bom Jesus - Usina Bom Jesus;

✅ USF Barbalho - Bairro Barbalho;

✅ USF Vila Claudete - Bairro Vila Claudete;

✅ UAP Nova Era - Bairro Ponte dos Carvalhos;

✅ UAP Case Cabo (Funase) - Bairro Pirapama;

✅ UAP Case Pirapama (Funase) - Bairro Pirapama.


Unidades Reformadas e Requalificadas:

✅ USF Charneca l e II - Bairro Charneca;

✅ USF Pajuçara - Bairro Pontezinha;

✅ USF Itapuama - Bairro Itapuama;

✅ USF Enseadas Corais - Bairro Enseadas dos Corais;

✅ USF São Francisco IV - Bairro São Francisco;

✅ USF Alto da Igreja - Bairro Ponte dos Carvalhos;

✅ USF Manuel Vigia - Bairro Nova Era e Manuel Vigia;

✅ USF Mercês - Bairro Mercês.


Texto: Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa