terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Prefeitura do Cabo antecipa salário de dezembro e decreta ponto facultativo

 

No Cabo de Santo Agostinho, os servidores municipais vão passar o Natal com dinheiro no bolso. A Prefeitura antecipou para esta terça-feira (23) o pagamento salarial dos mais de 4.600 servidores. A medida reforça o compromisso da gestão com o funcionalismo público e também representa um importante estímulo para o comércio local. A folha de pagamento de dezembro soma R$ 36 milhões.

A antecipação dos salários em datas comemorativas, como o Natal e o São João, já se consolidou como uma marca da atual gestão, resultado de um planejamento financeiro e equilíbrio fiscal. Além do salário antecipado, a Prefeitura efetuou o pagamento integral do 13º salário no início do mês de dezembro.

De acordo com o prefeito Lula Cabral, a antecipação é fruto de uma política de organização das contas públicas, que garante previsibilidade e segurança tanto para os servidores quanto para a economia do município.

“Essa antecipação é resultado de muito planejamento e do equilíbrio fiscal que conquistamos ao longo da gestão. Organizamos as finanças com responsabilidade, o que nos permite definir, logo no início de cada ano, um calendário de pagamentos e cumprir os compromissos com os servidores. Nosso objetivo é garantir tranquilidade às famílias e contribuir para o aquecimento da economia local”, destacou o prefeito.


PONTO FACULTATIVO – Em função das festividades de fim de ano, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho terá ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro e 31 de dezembro e 2 de janeiro. Nessas datas, não haverá expediente nos órgãos municipais e autarquias. No entanto, os serviços essenciais funcionarão normalmente durante o período.


Por Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Operação Praia Segura reforça presença da Guarda Municipal nas praias do Cabo

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está reforçando o patrulhamento nas praias do município durante os meses de dezembro e janeiro, período em que há aumento no número de moradores e turistas que frequentam o litoral cabense, especialmente nos fins de semana. A Operação Praia Segura, realizada pela Secretaria de Defesa Social, tem como objetivo garantir mais segurança à população e agilidade no atendimento das ocorrências.

A Operação Praia Segura consiste no

patrulhamento itinerante da Guarda Municipal aos sábados e domingos. As equipes realizam rondas motorizadas, cobrindo pontos específicos, avaliados pela SDS como áreas de maior fluxo de pessoas e maior incidência de ocorrências. A ação especial atua de forma integrada à Central de Monitoramento, que repassa informações sobre situações suspeitas e atende às demandas encaminhadas diretamente pela população.

“Este é um período em que nossas praias recebem um número maior de moradores e

visitantes, o que também eleva o registro de ocorrências. Pensando na segurança do cidadão, decidimos reforçar a presença da Guarda Municipal no litoral”, destacou o prefeito Lula Cabral.

“Com as equipes atuando na área litorânea, o tempo de resposta às ocorrências é reduzido. Na semana passada, por exemplo, a Guarda chegou em poucos minutos a uma ocorrência em Gaibu, realizando um flagrante de agressão”, afirmou o secretário de Defesa Social do Cabo, Julierme Veras.

Durante os meses de dezembro e janeiro, a Secretaria de Defesa Social do Cabo registra um aumento nas queixas relacionadas às praias. As ocorrências mais comuns envolvem poluição sonora em bares e causada pelos chamados “paredões”, descumprimento da ordem pública, além de brigas motivadas pelo consumo excessivo de álcool e uso de entorpecentes em via pública.


Por Ana Cristina Lima

Fotos: João Barbosa


sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Prefeitura do Cabo realiza ação em alusão ao Dezembro Vermelho

 

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de campanha da conscientização e prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa aconteceu na USF Amaro Cabral, em Ponte dos Carvalhos.

Contando com a presença da população local, a ação disponibilizou testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatite. Além disso, também aconteceram palestras sobre o tema,

indicando a auto-observação, necessidade rápida de buscar assistência médica em caso de suspeita e orientações ressaltando a importância sobre o sexo seguro.

“É o mês de alusão ao combate do HIV e outras ISts, então esta ação tem como visor ampliar o olhar e atenção a isso, tanto no campo da informação, com palestras, como na parte prática, dispondo de testes rápidos para todos”, disse Kívia Falcão, gerente do Hebert de Souza.

No município, existem várias ferramentas que são intensificadas no Dezembro Vermelho, mas que estão à disposição da população durante todo o ano. O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Hebert de Souza é uma referência no tratamento, auxílio e acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis.

O espaço oferece diversos testes, garantindo diagnóstico rápido, sigiloso e gratuito, além de orientações a respeito da realização do tratamento. No Hebert, que está localizado no Centro, também é disponibilizada a entrega de preservativos, promovendo formas eficazes de prevenção.

Seguindo o objetivo de reduzir o risco de infecção ao HIV, outro serviço ofertado é o do PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), estratégia sólida para quem deseja se proteger de forma contínua. A utilização da PrEP acontece semanalmente na Policlínica Vicente Mendes, que fica no Bairro da Cohab.

“O município está sempre trabalhando para garantir o acesso, acolhimento e informação para fortalecer a prevenção combinada e assegurar uma vida mais segura e saudável para a nossa população”, reforçou Kívia Falcão


Por Silvali, Wesley

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Crianças e idosos encantam o público com espetáculo no Natal do Cabo

 

O Palácio da Cultura ganhou vida na noite desta quarta-feira (18) com a apresentação do espetáculo “O Natal de Fred”, protagonizado por crianças e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento reuniu famílias e comunidade em um momento especial de celebração, emoção e reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal.

A programação teve início com um animado cortejo pelas ruas do Centro. A Banda Marcial Mairê Gabriela saiu da Praça da Estação em

direção ao Palácio da Cultura, convidando o público a acompanhar e prestigiar o espetáculo.

Dinâmico e sensível, o espetáculo uniu crianças e idosos, alternando cenas teatrais com momentos de cantatas emocionantes, interpretadas pelos próprios participantes do SCFV. A apresentação envolveu o público do começo ao fim, promovendo integração entre gerações e reforçando os laços construídos ao longo do ano.

Inspirado no livro “O Natal de Fred”, o espetáculo narra a jornada de Fred, um menino sensível que acredita que todo nascimento é um Natal. Ao longo da história, ele descobre que o espírito natalino está presente nos gestos simples, na solidariedade, no cuidado com o outro e na valorização da vida. A mensagem convida o público a refletir sobre o amor, a partilha e a esperança como verdadeiros símbolos do Natal.

“Esse foi um evento onde crianças, idosos e

famílias puderam interagir nessa vivência natalina cheia de emoção, de fé e nos passando uma verdadeira mensagem. Natal não é presente, Natal não é luz, Natal não é decoração, Natal é amor. E é com essa mensagem que a Secretaria de Assistência Social, Mulheres e Direitos Humanos encerra suas atividades neste ano de 2025, com a promessa de um 2026 ainda mais de convivência, de vínculos e de um Cabo bem cuidado.” disse a secretária de Assistência Social, Penélope Andrade.



Por Ana Carolina Gomes

Foto: João Barbosa







quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Baile da Pessoa Idosa reúne cerca de 400 idosos no Cabo de Santo Agostinho

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu, nesta quarta-feira (17), o Baile da Pessoa Idosa. O evento, que neste ano teve como tema Anos 60, aconteceu na Fazenda Casa Branca, em Pirapama, e reuniu cerca de 400 idosos.

Participaram do baile idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que contempla aproximadamente 19 Grupos de Convivência do município. A noite foi marcada por muita animação, música e dança.

A programação contou com uma grande estrutura preparada especialmente para receber o público, além da atração musical The Rossi, que embalou o evento com sucessos da discoteca, resgatando memórias e garantindo a animação do começo ao fim.

O baile marca o encerramento das atividades do ano, celebrando a vida e o fortalecimento dos laços sociais, reforçando a importância do cuidado, da escuta e da valorização das pessoas idosas. “Promessa é dívida. Prometemos fechar o ano com o Baile da

Pessoa Idosa e assim fizemos, como eles pediram. Aqui celebramos um ano lindo, de muito afeto e também de desafios. Esse baile foi pensado, planejado, vivido e executado junto com nossas idosas e idosos, acompanhados pelo Serviço de Convivência”, destacou a secretária.


Por Ana Carolina Gomes

Fotos: João Barbosa



















Academia da Saúde realiza atividade festiva entre participantes

Em alusão às festividades do mês de dezembro, a Academia da Saúde, no Centro do Cabo de Santo Agostinho, promoveu uma programação especial na manhã desta terça-feira (17).

O público que participa diariamente das atividades físicas também entrou no clima das comemorações natalinas na última aula do ano. Foi servido um café da manhã especial e muitos participantes aderiram ao tema, utilizando roupas e acessórios típicos do Natal, como o tradicional chapéu vermelho.

A  Academia da Saúde é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e oferece acompanhamento de profissionais especializados e educadores físicos, que orientam os participantes e estão à disposição de todas as pessoas interessadas em integrar as atividades.

Entre os serviços oferecidos no núcleo estão o acompanhamento mensal de pesagem, orientações nutricionais, medição de pressão arterial, entre outras ações voltadas à promoção da saúde e do bem-estar.

“Trabalhamos de forma contínua e diária, ofertando atividades físicas para a comunidade, sempre com o objetivo de promover saúde para todos. Buscamos compreender os estilos de vida e oferecer orientações que contribuam para rotinas mais saudáveis. Também realizamos acompanhamento completo, com avaliação de peso e evolução dos participantes, garantindo um cuidado integral”, destacou o professor de Educação Física, João Víctor Brás.

As atividades incluem danças, exercícios físicos como step funcional, levantamento de halteres, alongamentos, caminhadas e corridas, realizadas no espaço da Pista de Cooper. Para participar, basta comparecer nos horários de início das atividades e apresentar o cartão do SUS para realização do cadastro.


Horários de funcionamento:

• Manhã: a partir das 5h30

• Tarde: a partir das 17h


Por Silvali, Wesley

Foto: João Barbosa 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Seminário reúne mais de mil educadores e destaca 117 experiências exitosas no Cabo

 

Dias de aprendizado, troca de vivências e valorização das boas práticas pedagógicas. Foi assim o XIX Seminário de Experiências Exitosas da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho. A abertura aconteceu na última quarta-feira (10/12) reunindo mais de mil profissionais da Educação na quadra da Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa. Já na quinta e na sexta (11 e 12), o evento foi realizado no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, contando com a apresentação de 117
trabalhos. A atividade foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Divididos por regional, professores, gestores e supervisores transformaram o Centro de Formação em uma arena de criatividade e compartilhamento de saberes, reafirmando o protagonismo da rede municipal na construção de práticas pedagógicas significativas. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos nas unidades escolares, incluindo práticas inovadoras, projetos colaborativos e

experiências que vêm fortalecendo a aprendizagem em diferentes modalidades, da educação infantil à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Nas salas ficavam a categoria comunicação oral; no hall as exposições em banner e no auditório as apresentações artísticas. Pela primeira vez, esta edição contou com “estudantes em cena”, que mostraram todo talento e performance em apresentações do Núcleo de Línguas, da Escola de Música José Ladislau Pimentel e de algumas escolas municipais. Dos 117 trabalhos, 30 foram agraciados com a placa “experiência destaque” e ainda houve entrega de certificados.

“Falar deste seminário é falar do quanto a educação do Cabo está produzindo trabalho com excelência. Quando nos deparamos com esses dias em que esses profissionais de uma forma muito significativa trazem para o Centro de Formação suas experiências e ver a satisfação do público que veio prestigiar, é realmente algo que nos deixa muito felizes e com a sensação de que estamos caminhando no rumo certo”, destacou Rosane Rodrigues, coordenadora de Formação Continuada da SME, uma das organizadoras.

“Esse seminário é muito importante para que os profissionais da educação da nossa rede tenham a oportunidade de mostrar para os colegas seus projetos. A a gente pôde ver em cada sala trabalhos maravilhosos, engajados, que envolvem toda a escola, e quem mais ganha com isso são os alunos”, comentou Cinthia Lúcia, gestora da Creche lar da Criança, que apresentou com sua equipe três trabalhos voltados à educação infantil.

Para o secretário municipal de Educação,

Isaltino Nascimento, o seminário reflete o compromisso coletivo com a qualidade do ensino. “Cada trabalho apresentado aqui representa o esforço diário dos nossos profissionais em garantir uma educação pública cada vez mais inclusiva, criativa e transformadora. Esse espaço de troca fortalece a rede e valoriza o fazer pedagógico que acontece nas escolas”, destacou.


Por Raíza Muniz

Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Cabo inicia 19º Seminário de Experiências Exitosas com presença de mais de mil profissionais da Educação

 O XIX Seminário de Experiências Exitosas da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho teve início nesta quarta-feira (10) reunindo mais de mil profissionais da Educação, entre professores, gestores, supervisores e equipes técnicas. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebra as práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas nas escolas municipais e reafirma o compromisso da gestão com a valorização do trabalho docente.

A abertura oficial aconteceu na quadra esportiva da Escola Municipal Padre Antônio Melo de Costa e contou com a presença do prefeito Lula Cabral. Durante o momento, o gestor apresentou em primeira mão aos educadores o novo kit escolar que será entregue aos estudantes da rede municipal no início do próximo ano letivo.

O kit é completo e inclui mochila, garrafa, cadernos, lápis, tesoura, estojo, entre outros itens essenciais ao desenvolvimento das

atividades escolares. De acordo com o prefeito, o objetivo é garantir que todos os alunos iniciem o ano com material adequado, reforçando o compromisso da gestão com a equidade e com a qualidade da aprendizagem.

“Estamos investindo para que nossas crianças tenham as melhores condições para aprender. Esse kit representa cuidado, planejamento e respeito com nossas famílias e nossos estudantes”, destacou Lula Cabral.

Este ano, o Seminário contará com a apresentação de 117 trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares, incluindo práticas inovadoras, projetos colaborativos e experiências que vêm fortalecendo a aprendizagem em diferentes modalidades.

O secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, reforçou a importância da atividade para o desenvolvimento profissional dos educadores. “O Seminário de Experiências Exitosas é um marco para a nossa rede. É compartilhando saberes que

fortalecemos a formação docente e avançamos na qualidade da educação pública do Cabo.

A programação segue nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/12), no Centro de Formação de Professores Elmo Freitas, com as apresentações dos professores de cada regional.


Por Raíza Muniz

Fotos: João Barbosa

Praça 9 de Julho vira palco para a festa de luzes na abertura do Natal

 Numa noite marcada pela alegria e beleza, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, abriu oficialmente, ontem, as festividades natalinas no município. Um cenário especial foi montado na Praça 9 de Julho, que se transformou em um grande cenário cheio de luzes, símbolos e personagens, incluindo uma Árvore de Natal gigante, a casa do Papai Noel, um presépio completo e outras dezenas de elementos, para receber os cabenses e visitantes.

“A iluminação natalina transforma nossa cidade, traz beleza, alegria e reforça o sentimento de alegria e união nesta época tão especial. Queremos que cada família que mora ou visita o Cabo sinta esse clima e tenha orgulho de ver sua comunidade mais bonita e acolhedora”, afirmou Lula Cabral, antes de acionar a chave que acendeu a iluminação da praça.

O coral da Secretaria de Educação abriu a noite com um repertório clássico. A

programação seguiu com o auto de Natal Ao Divino Vamos Celebrar, a apresentação das crianças do SCFV do Cras da Charneca e o show da Turma do Sorriso.

Uma sequência de queima de fogos iluminou o céu, anunciando a chegada do personagem mais esperado da noite: o Papai Noel. Ao chegar à casa montada especialmente para a programação, o “bom velhinho” se acomodou na poltrona vermelha e começou a receber as crianças. “Foi a coisa mais linda que já vi”,

disse a pequena Jéssica Silva, de 7 anos, sobre a festa preparada pela Prefeitura do Cabo.

Decoração – Este ano, toda a cidade recebeu uma decoração natalina especial nas principais ruas, avenidas e equipamentos públicos. Em Pontezinha, além das luzes instaladas nas áreas centrais, a Prefeitura instalou uma árvore de Natal de 8 metros de altura. Em Ponte dos Carvalhos, o Parque dos Eucaliptos ganhou cor e brilho com elementos

temáticos. Bairros como Pirapama, Charneca e o distrito de Juçaral também estão se vestindo de luz, assim como o Palácio da Cultura, que receberá iluminação especial em sua fachada.


Por Heloísa Oliveira

Fotos: João Barbosa



segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Secretaria de Saúde inicia Semana de Enfrentamento às Arboviroses

 

A Gerência de Vigilância em Saúde do Cabo de Santo Agostinho deu início à Semana de Enfrentamento às Arboviroses, com atividades de conscientização junto à população. Nesta segunda-feira (08), a ação, realizada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), aconteceu na USF André Cordeiro, em Garapu. A equipe promoveu uma palestra e distribuiu materiais educativos.

Além das orientações, o público pôde observar, por meio de um microscópio, como é

a larva do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “A ideia é orientar as comunidades, trazendo informações relevantes sobre o tema e ensinando como evitar o contágio dentro das casas”, explicou Juliana Serafim, gerente de Vigilância em Saúde.

Moradora da comunidade, Dona Zilda Josefa aprovou a iniciativa. “Vim para uma consulta aqui no posto e achei incrível ter essa palestra, orientando os cuidados que devemos ter em casa, protegendo a nós mesmos e aos nossos familiares”, afirmou.

As USFs que receberão as atividades estão localizadas em áreas com maior registro de notificações. As arboviroses são doenças virais transmitidas principalmente por mosquitos (como Aedes aegypti e Haemagogus) e carrapatos. As mais comuns são a dengue, a chikungunya e a Zika.

Juliana Serafim alerta sobre os primeiros sintomas das doenças. “Dor de cabeça, febre alta, dores nas articulações, atrás dos olhos e no corpo são sintomas que devem levar à busca imediata por atendimento nas unidades

de saúde”, concluiu.


Confira os locais onde ocorrerão as ações da Semana de Enfrentamento às Arboviroses:

• Terça-feira (9) – USF Alto da Igreja – Ponte dos Carvalhos

• Quinta-feira (11) – USF Charnequinha I e Sapucaia – Charnequinha

• Sexta-feira (12) – USF Charneca III – Charneca


Por Silvali, Wesley

Fotos: João Barbosa

sábado, 6 de dezembro de 2025

Prefeitura do Cabo realiza 2ª edição do Praia Para Todos em Suape

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou neste sábado (06) mais uma edição do programa Praia Para Todos, desta vez na Praia de Suape. Sob um dia de muito sol, o público composto por pessoas com deficiência e suas famílias pôde aproveitar o mar com segurança, estrutura adequada e uma programação preparada especialmente para promover bem-estar.

O programa, tem como objetivo percorrer diversas praias do litoral cabense, garantindo que cada região receba atividades de lazer

acessível voltadas para toda comunidade. “A proposta é democratizar o acesso ao banho de mar, assegurando autonomia, diversão e a ocupação positiva dos espaços públicos.” contou a Secretária de Assistência Social, Penélope Andrade.

Além do banho assistido, durante toda a manhã, a Secretaria de Esportes animou o público com momentos de integração, trazendo funcional e aulas de dança que envolveram pessoas de todas as idades.

Entre as famílias presentes, Valquíria, avó e cuidadora de Nícolas, de 7 anos, compartilhou a alegria de participar do projeto: “Como é importante tudo isso, esse projeto que a Prefeitura está nos oferecendo. A importância do mar na vida deles, a importância da funcional nas nossas vidas e a atenção que estamos tendo agora, né? Antes a gente não tinha, e hoje nós temos.”

“Depoimentos como o de  Valquíria só nos mostra como estamos no caminho certo. O Praia Para Todos não é apenas uma atividade de lazer, é um projeto que desenvolve autonomia, proporciona saúde e cria vínculos importantes para as famílias. Nosso papel é garantir que todos tenham acesso ao mar, à prática esportiva e ao cuidado que antes não chegava para muita gente.” contou o Secretário de Esportes, Bruno Reais.


Por Ana Carolina Gomes

Fotos: João Barbosa

1ª Conferência de Segurança Pública do Cabo encerra debates e consolida propostas para o Plano Municipal

 Hoje (06), segundo dia da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública e Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho foi marcado pelas plenárias — etapa final para a construção do Plano Municipal de Segurança Pública. Pela manhã, os participantes aprovaram o regimento da conferência e acompanharam a palestra “Espaço Público como ferramenta de prevenção à violência”, ministrada pelo secretário de Planejamento e Urbanismo Social do Cabo, Antônio Neto.

Em seguida, os grupos temáticos debateram e detalharam as propostas, que foram apresentadas e votadas na plenária final. Entre as principais prioridades apontadas pela população estão: melhorias na infraestrutura urbana (22,2%), fortalecimento da atuação da Guarda Municipal (21,9%), ampliação de projetos sociais para a juventude (20,5%), avanços na educação formal e complementar (11,2%) e qualificação profissional para o primeiro emprego (10,5%).

Para o prefeito Lula Cabral, a conferência representa um avanço histórico. “A construção do plano nasce da participação social. Ouvimos quem vive diariamente os desafios do nosso município. Segurança se faz com ações integradas e políticas que cuidam das pessoas”, pontuou.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Julierme Veras, com o encerramento das atividades, o Cabo de Santo Agostinho dá um passo decisivo para estruturar um plano de segurança pública baseado na escuta popular e na integração de políticas preventivas. “Com as propostas aprovadas pela plenária, iniciaremos a elaboração da Política Municipal de Segurança Pública, que será apresentada à população como um documento fruto do diálogo, da participação social e do compromisso coletivo com uma cidade mais segura”, destacou.


Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Secretaria de Saúde do Cabo passa a ofertar atendimento de PrEP no Vicente Mendes

No mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis – Dezembro Vermelho –, a Secretaria Municipal de Saúde passa a disponibilizar o atendimento de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) na Policlínica Vicente Mendes, no bairro da Cohab.

A PrEP é uma forma de prevenção contra o HIV por meio do uso de medicamentos antirretrovirais antes de uma possível exposição ao vírus. É indicada, principalmente, para pessoas em situação de maior risco de contrair a doença.

“A utilização da PrEP é feita com uma fórmula que contém tenofovir e emtricitabina, que, quando administradas de modo correto, oferecem uma proteção muito alta contra o HIV, sendo um tratamento prévio relevante para prevenir a ação viral”, explica Joabe da Silva, superintendente da Atenção Primária da Secretaria de Saúde.

Entretanto, o medicamento não protege contra outras ISTs, como sífilis, gonorreia e clamídia. Por isso, é recomendado manter o uso de preservativos, reforçando a proteção.


Por Silvali, Wesley

Foto: João Barbosa 

Instalação do Banco Vermelho na Charneca reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

 A Praça da Charneca ganhou um novo equipamento: o Banco Vermelho. Nesta sexta-feira (05), a Secretaria da Mulher instalou mais um banco na cidade, reforçando a campanha de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Desde agosto, quando um enorme Banco Vermelho foi instalado na Praça da Estação, no Centro, a Secretaria da Mulher vem realizando ações de conscientização em espaços públicos e escolas. Nessas atividades, também foram colocadas carteiras

vermelhas nas unidades de ensino, simbolizando vidas interrompidas pela violência.

Desta vez, a Praça da Charneca foi escolhida por ser uma área de grande fluxo, localizada entre as margens da BR e a Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa. O objetivo é garantir ainda mais visibilidade à campanha e aumentar o alcance da mensagem de prevenção. Além da Charneca, já foram instalados bancos vermelhos no Centro, em Pontezinha e em Juçaral. E amanhã (06), a ação seguirá para o Litoral, com a instalação de mais um banco na Praça de Suape.

Passei por aqui, vi esse banco e ele me chamou muita atenção. Achei muito interessante a iniciativa da prefeitura. Parabéns”, afirmou Edilene Rodrigues, moradora da Charneca.

“Não é só um banco, é um símbolo de resistência, de luta e de muita vontade de mudar a realidade do Brasil. O feminicídio é a maior pandemia nacional, e a gente não vai ficar de braços cruzados. A mensagem é única: sentar, refletir, levantar e agir pelo fim da violência contra a mulher”, destacou Aline Melo, secretária executiva da mulher.



Por Ana Carolina Gomes

Foto: João Barbosa