quarta-feira, 9 de abril de 2025

Lula Cabral anuncia construção de Parque Compaz e revitalização da Praça 9 de Julho

 Às vésperas de completar os 100 primeiros dias de gestão, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou, hoje, três importantes obras: a construção do Parque Compaz e a revitalização da Praça 9 de Julho e do teatro instalado no local.

O Parque Compaz é um complexo que agrega dezenas de equipamentos de esportes, lazer, cultura, educação e espaço para comercialização de produtos artesanais e alimentos. As obras terão início no segundo semestre. O espaço será erguido no bairro de Torrinhas, em frente ao Centro Administrativo Municipal 1 (CAM 1).

“Estamos construindo o Cabo do futuro! O Parque será um lugar para todas as idades e com espaços para atividades esportivas, de cidadania e lazer”, destacou Lula Cabral. O Parque Compaz contará com palco para apresentações artísticas e culturais; academia e Dojô; quadra de basquete; futmesa; biblioteca; área dedicada à primeira infância e circuito infantil; mesas de piquenique; parcão; pista de cooper; piscina; vestiários e feirinha, entre outros itens.

A revitalização da Praça 9 de Julho e do teatro receberá um investimento de R$ 18 milhões. O edital de licitação será publicado nas próximas semanas e as obras devem ter início em maio, com duração de cerca de nove meses. O teatro, com capacidade para cerca de 500 pessoas, passará por uma recuperação completa de toda a estrutura física, e ganhará equipamentos modernos de som, climatização e iluminação, além de paisagismo. “Vamos entregar uma praça pronta para receber as pessoas, estimulando o convívio social e a prática de atividades. Além disso, com a revitalização do teatro, vamos ofertar à nossa população um equipamento cultural de ponta”, afirmou Lula Cabral.


Texto: Secom

domingo, 6 de abril de 2025

Campanha de vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira (7) no Cabo de Santo Agostinho

 A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho dará início, na próxima segunda-feira (7), a Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza (gripe). Nesta fase inicial, a imunização será direcionada a crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, gestantes e idosas. A meta é vacinar 90% deste público-alvo.

Para garantir a efetividade da campanha, foi realizado um treinamento na manhã desta sexta-feira (4) com os técnicos de enfermagem do município, no auditório do CAM1, localizado no bairro da Torrinha. O objetivo do treinamento foi preparar os profissionais e assegurar a correta condução durante a aplicação das vacinas.

Além dos grupos já mencionados, também foram incluídos entre as prioridades: trabalhadores da saúde, da educação, puérperas, acompanhantes de idosos e pessoas com comorbidades.

As vacinas estarão disponíveis gratuitamente nos principais postos de saúde da cidade, bem como nas Unidades de Saúde da Família (USF) distribuídas pelos bairros da região.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI) do Cabo, Priscila Machado, esclarece que a campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde em todo o país, visando garantir a imunização daqueles que não receberam ou que precisam reforçar a dose da vacina contra a gripe em campanhas anteriores. “Essa ação é de suma importância para proteger a população, especialmente crianças, gestantes e idosos, garantindo sua imunidade contra o vírus da gripe. Além disso, nosso objetivo é manter atualizado o esquema vacinal da população do Cabo, evitando que uma parcela significativa seja afetada pelo vírus”, afirmou.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A o agente causador das grandes pandemias.


Por Jonatas Cavalcante (Secom)

Foto: João Barbosa (Arquivo)

Morre Antônio Barros, lenda do forró nordestino, aos 95 anos.


Antônio Barros compôs sucessos como "Homem com H", "Bate Coração", É Proibido Cochilar e "Procurando Tu", entre outros.


Morreu o cantor e compositor Antônio Barros, 95, em João Pessoa (PB), neste domingo (6), por complicações causadas pelo Parkinson. Nascido em 1930 em Queimadas (PB), Antônio Barros começou a compor na década de 1950. Vinte anos depois, ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu, com quem compôs clássicos da música brasileira.

Desde o começo do ano, ele enfrentava uma longa internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Neves, pelo estado avançado da doença de Parkinson. 

Autor de grandes clássicos do forró

Antônio Barros, acompanhado da esposa e também compositora Cecéu, é conhecido por vários hits de forró. Entre as canções mais famosas do casal estão clássicos como "É Proibido Cochilar", “Homem com H”, “Por Debaixo dos Panos”, “Bate Coração”, “Procurando Tu”, “Forró do Poeirão”, “Forró do Xenhenhém” e “Óia Eu Aqui de Novo”.

Nomes como Fagner, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga e Gilberto Gil gravaram letras do paraibano. No período junino, "Brincadeira na Fogueira", "Naquele São João", "Por Debaixo Dos Panos", "Bate Coração", "Casamento Da Maria", "Sou O Estopim, "Amor Com Café", entre outras letras, são destaques.