Representantes de blocos carnavalescos do Cabo de Santo Agostinho se reuniram, nessa terça-feira (24/01), à noite, com integrantes da Prefeitura e do 18º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Durante o encontro foram discutidas questões relacionadas à segurança dos visitantes e cabenses nos desfiles das agremiações, e as ações no combate à violência durante todo o Carnaval 2012.
A reunião foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer do município, e também contou com integrantes da Secretaria de Defesa Social. Na reunião foi entregue a cada representante dos blocos um termo de compromisso das agremiações carnavalescas perante o 18º BPM para o Carnaval 2012. O cumprimento dos horários de concentração, saída e término de cada festividade foram um dos pontos mais abordados.
“Precisamos estabelecer alguns critérios para que essa festa tão bonita nunca deixe de existir. Por isso queremos garantir a segurança dos foliões, para que eles possam participar e expressar sua cultura”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto.
“Para garantir a tranquilidade dos foliões durante esse período, fizemos uma parceria com o 18º Batalhão da PM e com a Polícia Civil”, explicou o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa.
O secretário de Defesa Social do município, Luís Lima, afirmou que este ano o carnaval terá o maior número de guardas municipais nas ruas da cidade, para garantir ainda mais a segurança e a paz dos foliões.
Para o presidente do Bloco A Rolha e Folia, Marcos Luiz Ferreira, a reunião foi muito importante e proveitosa, “pois as orientações que foram repassadas são fundamentais para o brilhantismo e a segurança dos foliões cabenses”.
Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa