quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Prefeitura do Cabo anuncia medidas restritivas nas praias para o 31 de dezembro

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho decidiu adotar algumas medidas restritivas para o dia 31 de dezembro, nas praias do município. O objetivo é a proteção da população que costuma utilizar as faixas de areia para festejar a virada do ano.

De acordo com o Decreto Nº 1.996 de 30 de dezembro de 2020, o comércio na praia, seja dos quiosques, barracas ou ambulantes, funcionará até às 17h da quinta feira (31). Só poderá retomar no dia 1 de janeiro, a partir das 6h, seguindo as normas sanitárias em vigor.

Durante o período restritivo não será permitido a colocação de mesas, cadeiras, bancos, toldos, coolers ou qualquer outro objeto ao longo de toda a praia.


Texto:  Ana Cristina Lima Ferreira

Foto: João Barbosa

Recursos da Lei Aldir Blanc são liberados para os artistas cabenses

 

 Secretaria Executiva de Cultura e Lazer do Cabo de Santo Agostinho já começou o pagamento dos recursos da Lei Aldir Blanc. Os valores estão sendo creditados na conta dos artistas do Cabo de Santo Agostinho. A Lei Federal que foi criada para apoiar a classe cultural com as dificuldades causadas pela pandemia, destinou ao município R$ 1,451 milhão. Este valor será aplicado através de parâmetros estabelecidos, dividido por três categorias e chega até R$ 15 mil.

A lista com os aprovados estar disponível no site da Prefeitura do Cabo, http://servicos.cabo.pe.gov.br. Durante a estruturação e andamento das diretrizes para funcionamento da distribuição do auxílio à classe cultural, a Secretaria Executiva de Cultura e Lazer montou um grupo gestor, contando com representantes dos mais variados segmentos culturais da cidade onde foram discutidos os valores e segmentos participantes.

Foto: João Barbosa (Arquivo)

Texto: Cristiane Arantes

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Bairro São Francisco ganha escola modelo

Uma das prioridades do governo municipal é garantir educação de melhor qualidade para os mais de 30 mil estudantes do Cabo. Com esse objetivo, o prefeito Lula Cabral fez a entrega, na tarde desta quarta-feira (23), de mais uma escola modelo. A Escola Municipal Governador Eduardo Campos, no bairro do São Francisco, beneficiará 600 alunos do 6º ao 9º ano.

O espaço possui um pavimento térreo e outro superior com rampa de acessibilidade, e conta com

12 salas de aula, uma biblioteca, dois laboratórios sendo um de informática e outro de ciências, banheiros, refeitório, cantina, almoxarifado, depósito, bicicletário, estacionamento com sete vagas, sendo uma para deficientes, além de uma quadra de areia e área de lazer.

De acordo com o prefeito do Cabo, Lula Cabral, a obra é mais uma oportunidade das crianças cabenses poderem vencer na vida. ‘’O maior bem de um povo é o conhecimento, os estudos, a


educação e, por isso, a Prefeitura está entregando à população mais uma Escola Modelo. É sempre um momento especial entregar obras como essa, porque é um investimento no futuro e na formação das nossas crianças’’, celebrou o prefeito.

A Prefeitura do Cabo também executou várias revitalizações e adequações nas estruturas de dezenas de escolas, trazendo melhorias que beneficiarão cerca de 17 mil estudantes


matriculados na rede municipal de ensino. As escolas receberam pintura geral das áreas interna e externa, manutenções nas instalações elétricas e hidrossanitárias, além de outros serviços necessários para o bom funcionamento das escolas e o correto atendimento de todos os alunos.


Texto: Caio Rodrigues


Fotos: João Barbosa / Naftali Emidio

Lula Cabral faz a entrega de obras à população

 

Na manhã desta quarta-feira (23), o prefeito Lula Cabral inaugurou a Rua das Dálias, no Loteamento Cidade Jardim, em Ponte dos Carvalhos, e a Rua 4, na Pista Preta. Ambas as vias receberam obras de drenagem e pavimentação através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Secretaria Executiva de Obras.

O prefeito também inaugurou as obras da Praça José Aniceto, localizada entre a Avenida Historiador Pereira da Costa e às margens da PE-60. O novo equipamento de lazer e saúde


construído é uma nova opção de ocupação do espaço público para lazer, encontros e demais formas de convívio em sociedade.

O espaço possui parque infantil com balanços e gangorras, mesas de jogos e parque para os animais domésticos, além de área verde e a pintura do programa Cabo em Cores. De acordo com Ronaldo de Souza, dono de um empreendimento vizinho, a obra trouxe vitalidade e qualificou a área. “Aqui era conhecido como Beco do Sarro, onde acontecia prostituição e consumo de drogas’’, informou.



ESPAÇO LAZER - A Prefeitura também está concluindo outros equipamentos de lazer e saúde, como a Praça do Barbalho, localizada na frente da FUNASE, e o Espaço Lazer Garapu, localiza na Avenida Dr. Júlio de Araújo. Com mais de mil m², a Praça do Barbalho contará com parque infantil, bancos de concreto e área verde. O Espaço Lazer de Garapu contará com pista de cooper, equipamentos de ginástica e parque infantil.

De acordo com o prefeito do Cabo, Lula Cabral, a

gestão continuará trabalhando forte para entregar mais obras até o final deste ano. ‘’As vias eram demandas cobradas pela população através da Agenda 40. Prometemos realizá-las e cumprimos. As praças fazem parte do programa de construção de uma cidade voltada para a saúde e o lazer. Todas essas obras trazem dignidade humana para o nosso povo’’, enfatizou.

Texto: Caio Rodrigues


Fotos: João Barbosa / Naftali Emidio








quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Dias 24 e 31 de dezembro serão pontos facultativos na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Nos dias 24 e 31 de dezembro não haverá expediente nos órgãos da administração pública municipal direta e indireta da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em função dos feriados de Natal e Ano Novo. Apenas os serviços essenciais funcionarão normalmente nessas datas.

Texto: Ana Cristina Lima Ferreira

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Divulgado calendário do pagamento do IPVA em 2021 em Pernambuco

 

As datas de pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2021 em Pernambuco foram anunciadas e ele poderá ser parcelado em até três vezes. Todos os veículos de transportes terrestre usados por proprietários particulares e empresas devem pagar o tributo. O pagamento é válido para automóveis comuns, motocicletas, veículos de carga, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus e meios de transporte alternativos como quadriciclos.

O calendário se baseia no final da placa de cada veículo, confira como será o pagamento em Pernambuco:

Calendário IPVA Pernambuco (pagamento em até três vezes)

Finais de placas 1 e 2: 9 de fevereiro, 9 de março e 6 de abril

Finais de placas 3 e 4: 12 de fevereiro, 12 de março e 9 de abril

Finais de placas 5 e 6: 19 de fevereiro, 17 de março e 14 de abril

Finais de placas 7 e 8: 23 de fevereiro, 24 de março e 20 de abril

Finais de placas 9 e 0: 26 de fevereiro, 31 de março e 28 de abril


Por: Diario de Pernambuco

Foto: Marlon Diego/Arquivo DP

Pernambuco suspende carnaval de 2021 devido à pandemia da Covid-19

O carnaval de Pernambuco foi oficialmente suspenso, nesta quinta-feira (17), pelo governo do estado, devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo durante entrevista coletiva transmitida pela internet. Ele disse que, há quatro semanas seguidas, houve aumento no número de casos e de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

"Diante dos dados epidemiológicos e pelo fato de que, até meados de fevereiro não teremos, ainda, a maior parte da população vacinada, o carnaval de 2021 está suspenso em Pernambuco. Esta não é uma decisão fácil, é com pesar que anunciamos", afirmou Longo.

"O carnaval representa muito mais que uma festa para o povo pernambucano, mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões e é, pela sua natureza, um momento de encontro, de aglomeração, que, por vezes, reúne milhões de pessoas", complementou o secretário.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, a medida contempla festas e shows públicos e privados. No início de dezembro, esses eventos, incluindo de Natal e de ano novo, foram proibidos pelo governo estadual.

"Não pode ocorrer nenhum tipo de evento, shows e festas, para comemoração nem de prévias nem do carnaval em si, sejam públicos ou privados. Estamos estendendo uma medida anunciada na semana passada até o carnaval, para que as pessoas compreendam e se programem", declarou o secretário.


Galo

Por meio de nota, o Galo da Madrugada informou que "recebeu a notícia dentro de um prognostico já considerado".

"A pandemia não deu trégua. Infelizmente. Cada dia que se passava, ficava mais previsível e não tem condições de fazer o carnaval em fevereiro nessas circunstâncias", afirmou a direção da agremiação.

Ainda segundo o clube de máscaras, a exemplo de outros estados, será preciso partir para o plano B: adiar o carnaval e o desfile do Galo para outra data.

"O Galo vai fazer 43 anos e essa é a primeira vez que existe um fato para adiar o nosso desfile e também o carnaval de Pernambuco. Espero que isso nunca mais venha a ocorrer. É assim que torcemos", afirmou a nota da agremiação.

Por fim, o Galo disse que "continuaremos nos cuidando e trabalhando pra realizar o desfile, assim que for possível. E para levar novamente a alegria para todos os nossos foliões".


Bares e restaurantes

O governo também definiu um limite de 300 pessoas para o funcionamento de bares e restaurantes no estado. Frequentemente, estabelecimentos têm registrado aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção à Covid-19.

"A partir de sábado (19), bares e restaurantes poderão funcionar com, no máximo, 300 pessoas. Esses estabelecimentos tinham regras específicas de funcionamento, mas não havia uma quantidade teto. Entendemos que é necessário manter essa atividade funcionando, mas, em conversas com o setor, decidimos adotar medidas de controle", disse o secretário.


Calamidade pública até junho

Também nesta quinta-feira (17), o governo estadual decretou a manutenção do estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19. O decreto é válido por 180 dias, a partir de 1º de janeiro de 2021 até 30 de junho do mesmo ano.

Publicado no Diário Oficial, o decreto 49.959 considerou a "inexistência de um cronograma definido de início e de conclusão do processo de imunização brasileira contra o coronavírus". A determinação também levou em conta a "necessidade de manutenção das medidas sanitárias e administrativas voltadas ao enfrentamento da pandemia".

Com isso, a administração pública estadual deve continuar a "adotar todas as medidas necessárias ao enfrentamento ao estado de calamidade pública".


Covid-19 em Pernambuco

Foram confirmados, nesta quinta-feira (17), 1.646 casos e 22 mortes por Covid-19 em Pernambuco (veja vídeo acima). Com isso, o estado passou a totalizar 203.497 infectados e 9.361 óbitos devido ao novo coronavírus. A contabilização teve início no dia 12 de março.


Por Pedro Alves - G1 PE

Fotos: Reprodução/TV Globo


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Bairro da Cohab, no Cabo, ganha praça temática

Referência da cerâmica de Pernambuco e espaço produtor de artes únicas, o Centro de Artesanato do Cabo, também conhecido como Cerâmica do Cabo, localizado às margens da PE-60, na Cohab, ganhou uma praça totalmente idealizada para dialogar com a cultura dos mestres artesãos da cidade. A obra foi entregue nesta quarta-feira (16/12) pelo prefeito Lula Cabral.

“A Praça da Cohab é mais um importante equipamento de lazer e saúde entregue à população cabense. Nossa gestão entregou

diversos equipamentos de lazer e saúde, como a Praça de Pontezinha, a Praça do Rosário e a Praça José Aniceto. Todos esses equipamentos contam com academias e equipamentos de ginástica e pista de caminhada’’, informou o prefeito.

Com mais de três mil m², O terreno antes era utilizado como estacionamento informal de carros e caminhões. A Praça da Cohab será a primeira praça temática da cidade e contará com obras artesanais dos artistas cabenses espalhadas pelos oito totens construídos no

espaço, além de contar com parque infantil, equipamentos de ginástica, área de jogos, bancos, lixeiras da coleta seletiva e estacionamento com 27 vagas para automóveis. Toda a praça foi arborizada.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, a obra da Praça da Cohab tem como objetivo principal fortalecer a atividade cerâmica dos artífices cabenses, além de incentivar a prática de exercícios e o lazer. ‘’A ideia é transformar também a Praça

da Cohab em um espaço de contemplação e roteiro turístico da cidade’’, informou Moshe Caminha.

Construído em parceria da Prefeitura com o Banco do Nordeste, o Centro de Artesanato do Cabo Arquiteto Wilson Campos Júnior foi projetado como espaço de produção, com áreas para beneficiamento da matéria-prima, modelagem e secagem das peças, fornos para queima e esmaltação e estoque de peças. Desde seu início de operação, atua também como espaço de comercialização de

peças prontas e de encomendas personalizadas.


Texto: Caio Rodrigues

Fotos: João Barbosa

Saúde vai realizar ação do Dezembro Vermelho, em Gaibu, nesta sexta-feira (18)

 

Nesta sexta-feira (18/12) a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma ação de conscientização em Gaibu, dentro da programação do Dezembro Vermelho. O 1º de dezembro é considerado Dia Mundial de Combate a AIDS e, durante o mês, a Secretaria de Saúde do Cabo realiza atividades voltadas a prevenção e tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

A ação acontecerá às 13h na Igreja Anglicana Jesus de Nazaré ( entre a Regional 2 e a Pousada dos Meus Sonhos) e contará com a participação de 21 profissionais. Serão disponibilizados ao público teste rápido de HIV/Sífilis, aferição de pressão, glicemia, vacinação, avaliação e orientação nutricional, acolhimento: alongamento e qualidade de vida, educação em saúde bucal, prevenção a Covid-19, aplicação de flúor e arte-educação em saúde com a apresentação da peça "O Auto da Camisinha".


Texto: Polyana Moura

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Estação Cidadania traz diversas programações em dezembro

 

A Estação Cidadania, em Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, está oferecendo de 7 a 11 de dezembro, várias atividades gratuitas. São oficinas de artesanato, customização de roupas, palestras, peças teatrais, feirinha típica entre outros. 

As oficinas estão acontecendo a partir das 13h30 e são realizadas pelas artesãs Karla e Vera, nas salas multiuso. Cada oficina conta com a presença de 15 pessoas e o uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório. 

Nesta quinta (10) e sexta-feira (11) será realizada a feira de artesanato. Também haverá o espetáculo teatral “Sonhos e cicatrizes” e a apresentação de Karatê pela Associação Leonardo Araújo. 

Já no encerramento (11), haverá o primeiro Encontro de poetas, apresentação de capoeira com o mestre Marco Angola, e por fim apresentação do Balet Popular Brilharte apresentando o Espetáculo Consciência Negra, com a participação de alunos do 2° e 3°ano do ETE Epitácio Pessoa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 9/12

• ENCENAÇÃO NATALINA

• ÀS 14H - PALESTRA DO NOVEMBRO AZUL “HOMENS PRECISAM SE CUIDAR” (DR. JONATHAN) 

• ÀS 19H - ESPETÁCULO “JESUS, A LUZ DO MUNDO” 

DIA 10/12 – 

• 1ª FEIRA DE ARTESANATO DA ESTAÇÃO CIDADANIA 

• ÀS 19H - ESPETÁCULO “SONHO E CICATRIZES”

• ÀS 18H30 - APRESENTAÇÃO DE KARATÊ 

DIA 11/12 – 

• 1ª FEIRA DE ARTESANATO DA ESTAÇÃO CIDADANIA 

• ÀS 19H - APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA COM O MESTRE MARCO ANGOLA (SALA MULTIUSO)

• ÀS 19H - APRESENTAÇÃO DE BALET POPULAR BRILHARTE – ESPETÁCULO DE CONSCIÊNCIA NEGRA COM ALUNOS DO 2º E 3º ANOS DA ETE EPITÁCIO PRESSOA (QUADRA).


Texto: Jonatas Cavalcante

Fotos: João Barbosa

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Restaurante Guaiamum foi o selecionado no II Festival Gastronômico do Coco

 

Os pratos de Moqueca e bombom de coco e chocolate, apresentados pelo restaurante Guaiamum no II Festival Gastronômico do Coco, foi considerado o melhor na avaliação dos chefs. O evento aconteceu neste final de semana, na praia de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho. Além das oficinas, artesanato e apresentações culturais que ocorrem no Festival, os restaurantes participaram de uma seleção de pratos elaborados feitas pelos chefs de cozinha.

Como premiação, o restaurante Guaiamum irá representar o município na Feira Agrinordeste. 


O restaurante do Cabeça ficou em segundo lugar, com o camarão de coco, peixada com molho de camarão e canjica. O terceiro lugar teve o empate entre os restaurantes Senhor do Engenho e o Bar do Arthur. Eles elaboraram os pratos bacalhau e bolo, e casquinha de Aratu, respectivamente.


Texto: Ana Cristina Lima Ferreira

Fotos: João Barbosa

Segundo Festival de Gastronomia reúne grandes nomes

A praia de Itapuama foi palco de uma verdadeira explosão aromas e sabores, nesse final de semana (5 e 6/12). O II Festival Gastronômico do Coco reuniu grandes nomes da gastronomia pernambucana e possibilitou a donos de restaurantes do Cabo de Santo Agostinho uma alavancada no conhecimento de técnicas do manuseio de pratos típicos com o coco.

A programação foi das 11h até às 20h. As oficinas de comidas de coco aconteceram a partir das 15h. Nesse domingo, o chefe da

gastronomia pernambucana, Cesar Santos, abriu as oficinas que teve palestras e apresentações de culinária com coco. Na aula show de César Santos os participantes aprenderam a receita “Cubos mágicos de Xaréu”, com dadinhos de cocada, volouté de coco e pimenta verde. Também realizaram oficinas o chef Francisco Jafs e Nina Burkhardt.

Atrações culturais animaram o público presente ao Festival Gastronômico do Coco, a exemplo do Ballet Brilhart, Coco de Seu Zé Moleque, Bojo da Macaíba e Coco de Flor.

Quem não perdeu um momento foi a dona Tereza Cristina, do Restaurante Senhora de Engenho. “Não é todo dia que temos um dos maiores nomes da gastronomia pernambucana nos ensinando novas técnicas de manuseio do nosso principal ingrediente, o coco. Parabéns a todos os envolvidos nessa excelente iniciativa, é muito rico para nós, donos de restaurante” ressaltou. A iniciativa é da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Sebrae.

Diferente da edição passada, em que o melhor prato foi selecionado através do voto popular, este ano, a escolha do restaurante que irá representar o município na feira Agrinordeste foi feita pelos chefes.

A Agrinordeste é uma feira que reúne empresas de todo o Nordeste para vender artigos produzidos em fazendas, como derivados de caprinos, ovinos e suínos.


O II Festival Gastronômico do Cabo também

teve um espaço dedicado ao artesanato, com exposições de esculturas de tronco de coqueiro, flores com fibra de coco, crochés, e outros produtos.


Texto: Cristiane Arantes

Fotos: João Barbosa




sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Decoração natalina espalha luzes e cores no Cabo

 A cidade do Cabo está se preparando para receber o ciclo natalino. Desde a semana passada, a decoração que está sendo realizada pela Prefeitura do Cabo, através da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos, está espalhando cores e luzes por ruas, praças e academias da cidade.

Com o objetivo de fortalecer o espírito natalino, vários espaços estão sendo contemplados com luminárias snow led (iluminação que simula a neve caindo), bastões de led, piscas-piscas e

diversos tipos de adornos natalinos, como a PE-60 e PE-28 e as Academias da Cidade de Gaibu e da BR-101.

Além da iluminação tradicional, o destaque são as quatro árvores de natal e os presépios montados no Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos, na Praça da Cohab, na Praça 9 de Julho e na Praça de Pontezinha, antiga Praça Joaquim Nabuco. As árvores do Parque dos Eucaliptos e da Praça de Pontezinha possuem 16 m de altura, superando os 15 m da árvore

montada no ano passado, na Praça 9 de Julho.


Texto: Caio Rodrigues

Fotos: João Barbosa






quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Equipe de transição de Governo do Cabo faz entrega de documentação para comissão da nova gestão

 

A equipe de transição de governo do Cabo de Santo Agostinho se reuniu com representantes da comissão de transição da nova gestão ontem (02) à tarde, para fazer a entrega de documentos com informações sobre a atual gestão.  O processo prevê o princípio de transparência entre a atual e a próxima gestão municipal.

Os demonstrativos foram entregues pelo coordenador da comissão de transição do governo municipal, Ely José de Paula, ao coordenador da equipe da nova gestão, José de Arimateia. “Estamos cumprindo o que determina a Lei Complementar, entregando os dados solicitados pela nova gestão”, disse Ely José.

Nos 10 lotes de documentação constam informações financeiras, contábeis, contratos, quadro de bens, projetos aprovados, relatórios de execuções orçamentária, contratos, entre outros.  No dia 15 de dezembro a comissão de transição do governo municipal fará a entrega dos demais documentos complementares.

Participaram da reunião os representantes da comissão de transição do governo municipal, Ely José (Chefe de Gabinete), Daniel Santos (Secretário Municipal de Gestão Pública) e Magna Suely dos Santos (Secretária Municipal de Infraestrutura). Da nova gestão estiveram presentes José de Arimatéia e Júlio César Casimiro.

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Secretaria de Saúde do Cabo participa do “Saúde nos Portos”

 

Nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e pelo Serviço Social do Transporte (SEST/SENAT) realizaram a 3ª edição do “Saúde nos Portos”, em Suape. O evento foi gratuito e aconteceu no pátio externo do Tecon Suape, oferecendo diversos serviços para caminhoneiros, trabalhadores portuários e visitantes. 

Com o intuito de promover a conscientização entre os trabalhadores sobre a importância de

cuidar da própria saúde, o evento também ofereceu serviços como massoterapia, ginástica laboral, orientação de trânsito e campanhas educativas. Além de exames importantes, como: teste de glicose, testes rápidos de DST, vacinação (Hepatite B, Difteria e Tétano, Tríplice Viral), aferição de pressão, saúde bucal, dicas sobre saúde mental, nutrição e fisioterapia, entre outros.

“Pela terceira vez, o Porto de Suape participa do Saúde nos Portos, um evento de grande importância que leva para a comunidade

portuária serviços de saúde. É fundamental que os caminhoneiros e trabalhadores portuários cuidem da saúde, detectando e prevenindo doenças, e o Saúde nos Portos é uma iniciativa que permite isso”, relatou Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.

O Saúde nos Portos tem apoio do Porto de Suape, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste (FETRACAN), do Programa DESPOLUIR, da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, da

Prefeitura do Ipojuca e da Secretaria de Saúde de Pernambuco. A meta dos organizadores é realizar 12 mil atendimentos em 20 portos brasileiros. Em 2020, o Saúde nos Portos já passou por Vitória, Rio Grande e Itaqui. Os próximos portos a receber o evento ainda neste ano serão Itajaí e Paranaguá.


Texto: Polyana Moura

Fotos: João Barbosa

Chefs cabenses preparam pratos para Festival Gastronômico do Coco

Os chefs dos dez restaurantes cabenses que irão participar da segunda edição do Festival Gastronômico do Coco, na orla de Itapuama, receberam nessa quarta-feira (25), no Hotel Canarius, em Gaibu, instruções da Vigilância Sanitária de como proceder com a manipulação dos alimentos e orientações dos chefs renomados Leandro Ricardo e Héllida Kelsh na elaboração pratos principais. 

A chef do Restaurante e Pousada Senhora de Engenho, Teresa Cristina, criou um prato quente que é bacalhau gratinado com creme


de leite e batatas, além de pudim e bolo de coco para comer como sobremesa. ‘’Participei das duas edições e gosto muito de participar e apresentar o meu trabalho. O evento faz bem à gente e é um crescimento para nós e para o município’’, disse.

Já Ana Cláudia, chef do Restaurante do Cabeça, de Enseada dos Corais, e dona do prato de maior destaque da edição passada, decidiu repetir a ideia do prato quente. ‘’Fiz a peixada ao molho de camarão que foi

bastante celebrada na edição passada. De sobremesa preparei uma canjica para variar um pouco’’, informou a chef, que agradeceu mais uma oportunidade de participar do evento.

A chef do Restaurante Opará, em Gaibu, Luciana Kauffman, lançou um camarão feito com a carne do coco verde, servido numa massa de pastel frito e acompanhado com bobó de camarão e inhame, além de uma cocada de leite moça para sobremesa. ‘’É muito gratificante participar de eventos como

esse porque colocamos o município em evidência e divulgamos nossos produtos, além de ser uma oportunidade da gente rever nossos colegas’’, comemorou.

‘’Para ser um bom cozinheiro você não precisa ter feito curso em uma faculdade. Existe o cozinheiro raiz. Viemos trazer conceitos de segurança alimentar, manipulação, sistematização, dinâmica e organização pra eles otimizarem seus trabalhos sem perder a originalidade de cada um’’, informou a chef convidada e

comandante do Restaurante Oma, Héllida Kelsch.


Texto: Caio Rodrigues

Fotos: João Barbosa

SMDET em parceria com o Sebrae oferece consultoria gratuita para empreendedores do Cabo

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Sebrae, irá realizar Consultorias de Finanças gratuitas. São orientações para empreendedores e/ou quem deseja abrir um negócio próprio com o objetivo de trazer às informações para as empresas sobre finanças, dúvidas da capital de giro e de investimento.

As consultorias acontecerão entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro, na Casa do Empreendedor, das 8h às 15h. “A ideia é estarmos contribuindo com os microempreendedores, nesse momento de retomada. As empresas agora estão no final do ano, buscando investir mais na área de vendas, de negócios e estamos dando esse suporte, pois tem muita gente procurando capital de giro. Os consultores estarão dando esse suporte de orientação, como aplicar o dinheiro, o que fazer, se o preço de venda está certo, se a empresa está crescendo”, comentou Alcidésia Maria, gerente da Casa do Empreendedor.

Inscrições – As consultorias serão presenciais, o empreendedor terá 1h com o consultor para tirar dúvidas, com todos os cuidados evitando aglomerações e utilizando máscaras. Em caso de dúvidas, a equipe da Casa do Empreendedor estará à disposição pelo número 3521-6793.

Texto: Polyana Moura

domingo, 22 de novembro de 2020

Comerciantes da orla recebem capacitação da Prefeitura e Sebrae

 

‘’Participar dessa capacitação foi uma qualificação entanto. Buscando enriquecer ainda mais os meus conhecimentos e empreender minhas futuras ideias”, disse Estefany Raissa, de 21 anos, que tem um comércio na orla de Gaibu. O estabelecimento dela está fechado desde o início da pandemia e agora, Estefany se prepara para retornar às atividades.

A comerciante fez parte das 120 pessoas que receberam uma capacitação voltada para as novas práticas impostas pela pandemia.


“Foram diversas temáticas que abordaram a nossa retomada as atividades econômicas no litoral ligadas ao Turismo de forma geral. Desde os comerciantes que circulam diante da orla, quanto aquele que mantém seu negócio em ponto fixo”, comentou Tarciana Gusmão, coordenadora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Nos três dias do “Capacita Orla” foram abordados boas práticas na manipulação dos alimentos, qualidade no atendimento, marketing digital, controle de capital de giro entre outros assuntos. A capacitação foi realizada em parceria com o Sebrae Cabo.


Por Jonatas Cavalcante

Fotos: João Barbosa

Cabo de Santo Agostinho realiza Semana Municipal de Música com participações on-line

 


A Secretaria de Educação do Cabo, por meio da Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel, está realizando a Semana Municipal de Música. O evento, que teve início no dia 17 de novembro, segue até a próxima sexta-feira (27). Ele acontece em comemoração ao dia da Música, comemorado em 2 de novembro.

Este ano, por conta da pandemia do Coronavírus, às atividades estão sendo on-line e ganhou a participação de professores convidados de outros estados como Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul, ex-alunos e mestres de várias partes do Brasil.

De acordo com o coordenador Daniel Thiago, o objetivo é proporcionar para os alunos uma interação com novas experiências musicais. “Esse intercâmbio com professores de outras instituições possibilita novas linguagens de música e novas pedagogias para os participantes do evento”, disse. A escola tem 30 turmas e, em média, 25 pessoas participam através da plataforma Google Meet, de palestras e workshops, voltados para instrumentalização e técnicas da música.

“Estamos tendo um feedback muito positivo dos participantes. Isso faz com que nossos alunos tenham mais motivação para estudar seu instrumento. Então esse evento só vem para engradecer a escola e a sua evolução. Por conta disso, quando um aluno participa de um workshop, de uma palestra, fica cheio de ideias e quer colocar em prática, consequentemente, mais vontade de aprender”, relatou Thiago.

O evento é aberto ao público. As lives são gravadas e ficam disponíveis no Instagram @EMMJLP.


Segue a programação:


• 20/11 às 18h - LIVE COM O TEMA: MUSICALIZAÇÃO INFANTIL.

CONVIDADOS: ALUNOS DE MUSICALIZAÇÃO E 1º ANO JÚNIOR.

Lorenna Benjamim- Musicalização infantil

Plataforma: INSTAGRAM @EMMJLP


• 20/11 às 20h - PALESTRA COM O TEMA: BOQUILHA, ABRAÇADEIRA E PALHETA.

COM NOSSO PROFESSOR FÁBIO ANDRADE.

Fabio Andrade - Saxofone

Plataforma: Google Meet


• 23/11 às 15h - PALESTRA COM O TEMA: ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR O TEMPO DE ESTUDO NO INSTRUMENTO.

CONVIDADA: PROFESSORA CLÁUDIA PINTO.

Joílson de Souza - Diversos

Plataforma: Google Meet


• 23/11 às 20h - MESA REDONDA COM O TEMA: CULTURA PUPULAR / PRODUÇÃO CULTURAL / LEI ALDIR BLANC.

CONVIDADOS: RICCO SERAFIM, ADIEL LUNA E JOANA D’ARC.

Josias Costa - Diversos

Plataforma: Google Meet


• 24/11 às 19:30h - MESA REDONDA COM O TEMA: OS DESAFIOS DO ESTUDO DO VIOLÃO.

COM NOSSOS PROFESSORES AMILTON VILELA, ALVARO MIZRAIN, ANDRÉ LUIZ, EDSON SOARES, JEAN MARCIEL E MIQUEIAS BANDEIRA.

Arnoldo Guimarães - Violão

Plataforma: Google Meet


• 25/11 às 10h - PALESTRA COM O TEMA: POSSIBILIDADES DE ESTUDO DA FLAUTA TRANSVERSAL.

CONVIDADO: SALVADOR PRADENAS (CHILE)

Djalma Claudino - Flauta Transversal

Plataforma: Google Meet


• 25/11 às 20h - LIVE COM O TEMA: TUBA E SUAS POSSIBILIDADES.

CONVIDADO: DANTE CAPACLA (TUBISTA)

Ademir Pereira - Diversos

Plataforma: INSTAGRAM @EMMJLP


• 26/11 20 h PALESTRA COM O TEMA: INTRODUÇÃO A EDIÇÃO DE VÍDEO.

COM NOSSO PROFESSOR MIQUEIAS BANDEIRA.

Miqueias Bandeira - Diversos

Plataforma: Google Meet


• 27/11 às 20h - PALESTRA COM O TEMA: ROTINA DE ESTUDOS NO SAXOFONE.

COM NOSSA PROFESSORA EDILEUSA TAVARES.

Edileusa Tavares - Saxofone

Plataforma: Google Meet


Por Polyana Moura