terça-feira, 25 de maio de 2021

Prefeitura do Cabo reabre ponto de emissão de RG no Centro

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho reabriu o ponto de emissão de certidão de Registro Geral (RG) na Secretaria Municipal de Programas Sociais, na Praça Doutor Paulo Cavalcante de Amorim Salgado, Centro. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Para a retirada do documento é necessário realizar o agendamento no site do Instituto de Identificação Tavares Buril, através do site https://www.iitb.pe.gov.br/. No cadastro, o cidadão escolhe qual município e unidade quer retirar o registro e o melhor horário. No caso da primeira via, ou de RG de pessoas acima de 65 anos, não há taxa de pagamento. Nos demais casos, é cobrado o valor de R$ 24,36. No dia agendado é obrigatório levar a certidão de nascimento ou casamento e o comprovante de pagamento.

No Cabo de Santo Agostinho, além do ponto de retirada na Secretaria Municipal de Programas Sociais, também há emissão do documento no Centro Administrativo III, em Ponte dos Carvalhos.

Texto: Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Prefeitura do Cabo vai selecionar 194 estudantes para Núcleo de Estudos Avançados e Científicos

 

A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho iniciou a seleção de 194 vagas para o Núcleo de Estudos Avançados e Científicos (Neac). Os novos integrantes do programa de iniciação científica da Educação Básica serão escolhidos pelos professores e diretores escolares através das notas e desempenho dos alunos nas aulas de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.

Para participar do Neac, o estudante precisa estar devidamente matriculado em uma das turmas regulares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Rede Municipal de Ensino. O início das atividades será no dia 7 de junho e, neste primeiro momento, vão acontecer de forma remota.

O Núcleo conta com laboratórios de Robótica, Matemática e Ciências com equipamentos para estimular os estudantes. No de Robótica, os alunos irão aprender noções básicas de eletrônica, programação, mecatrônica e física, desenvolvendo projetos com materiais reciclados. No de Matemática e Ciências, os participantes irão desenvolver projetos contextualizando os conhecimentos desenvolvidos nas escolas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Heberte Gomes, o empenho da administração municipal é para fortalecer o programa. “Queremos estimular a curiosidade científica e tecnológica dos nossos estudantes. No momento atual da pandemia, fica cada vez mais claro que, ao lado da educação formal já vivenciada na rede de ensino, também é necessário estimular o conhecimento científico e tecnológico”.

NEAC
O Núcleo de Estudos Avançados e Científicos (Neac) é um ambiente democrático para os estudantes participarem e socializarem projetos desenvolvidos nos laboratórios de ciências, matemática e robótica na perspectiva de iniciação científica na Educação Básica.

Texto: Jessica Mezzomo

Foto: João Barbosa (Arquivo)

Aberta as inscrições do Cadastro de Cultura do município do Cabo

 

A Prefeitura do Cabo, através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, abre as inscrições para realização e atualização do Cadastro Cultura (CAC). Os profissionais que podem ser cadastrados são aqueles que produzem e trabalham no segmento de cultura do município, tais como artistas, produtores, técnicos, grupos e profissionais que promovem manifestações culturais.

De acordo com o Secretário Executivo de Cultura e Lazer, Domingos Santos, um ponto muito importante do cadastro é viabilizar o acesso do município a informações sobre a realidade cultural das entidades culturais, sobre quem são os profissionais e o que fazem os artistas do município.
Ao se registrar, o integrante poderá participar de fóruns deliberativos em diversas instâncias do sistema municipal de cultura, além de se credenciar como artista e produtor, estando apto a votar e ser votado no Conselho Municipal de Política Cultural.
A inscrição é gratuita, devendo se cadastrar os artistas residentes no município do Cabo que desenvolvam atividades nos segmentos de arte e cultura, desde que comprovem a sua atuação no segmento cultural através de portfólio.
O acesso para cadastro está disponível para preenchimento através do site: www.cabo.pe.gov. No link é possível se registrar como pessoa física ou jurídica. O formulário pede uma série de informações que precisam ser preenchidas e depois basta clicar em cadastrar.

Para dar continuidade ao processo, o profissional deve levar os documentos necessários à Secretaria de Cultura e Lazer ou enviá-los através do e-mail cac@cabo.pe.gov.br, pelo telefone 3521-6746 ou através do WhatsApp 99892-0124.

A não confirmação do cadastro impedirá o artista de participar dos eventos e dos Fóruns selecionados, além do risco de ser excluído do rol de artistas do município.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
PESSOA FÍSICA
- Cópia da carteira de Identidade (RG) E (CPF);
- Cópia atualizada do Comprovante de Residência;
- Currículo, Histórico ou Release atualizado das atividades culturais e suas comprovações artísticas/culturais.

PESSOA JURÍDICA
- Cópia da carteira de Identidade (RG) E (CPF) e do Comprovante de Residência dos dirigentes responsáveis (Presidente e Tesoureiro);
- Cópia do Ato Constitutivo (Contrato Social ou Estatuto);
- Cópias das Atas de Constituição e de Eleição e Posse atual direção (caso de associações, fundações ou cooperativas);
- Cópia atualizada do Comprovante de Residência e do CNPJ;
- Cópia atualizada do comprovante de domicílio da empresa

Texto: Jonatas Cavalcante - Secom


sexta-feira, 21 de maio de 2021

Imunização contra a covid-19 abrange pessoas com 30 anos ou mais que tenham comorbidades. Na segunda começa a vacinação a partir dos 18 anos deste grupo

 

Os agentes de Saúde do Cabo de Santo Agostinho passam a imunizar contra a covid-19, nesta sexta-feira (21), as pessoas do grupo de comorbidades com idades de 30 anos ou mais. Na segunda (24) terá início a vacinação das pessoas de 18 anos ou mais deste grupo. Nesses dois dias, além do Centro de Vacinação Covid-19, na Praça Nove de Julho, estarão abertas quatro escolas municipais de referência.

As escolas que vão receber o público na sexta e segunda-feira são aquelas dos bairros de de Ponte dos Carvalhos (Manoel Davi Pereira da Costa), Pontezinha (Eronides Soares), Charneca (Padre Antônio Melo Costa) e Gaibu (Professora Maria Thamar Leite da Fonseca). O atendimento acontece das 8h às 13h. No sábado, apenas o Centro de Vacinação estará recebendo as pessoas.

Segundo a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Pernambuco, fazem parte do grupo indivíduos com diabetes mellitus, pneumopatias graves, hipertensão arterial resistente, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvoplastias, miocárdicas e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvulares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Sobre as pessoas que sofrem com hipertensão, é importante destacar que não estão recebendo vacinas as pessoas que têm a doença em nível moderado ou leve. Para ter prioridade na fila da vacina, o laudo médico tem que atestar hipertensão grave, ou seja, aquela de difícil controle que exija do paciente pelo menos três medicamentos de classes diferentes.

É importante saber que, para tomar a vacina, a pessoa do grupo de comorbidades precisa levar, além do comprovante de residência e o documento de identidade ou cartão SUS, o formulário com carimbo e assinatura do médico com a CID da comorbidade. A CID é a sigla para Classificação Internacional de Doenças.

Texto: Leonardo Spinelli

Foto: Léo Domingos

Prefeitura do Cabo inaugura novo Cras que atenderá 2.500 famílias em vulnerabilidade social

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inaugurou o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Claudete. O novo equipamento tem previsão de atender cerca de 2.500 famílias em vulnerabilidade social que residem no Habitacional Claudete e adjacências.

O prefeito Keko do Armazém destacou a importância do novo centro no atual cenário de pandemia. “Inaugurar este equipamento dentro da Vila Claudete, uma localidade onde existe um grande número de vulnerabilidade social, é fomentar a assistência social neste momento tão difícil. Isso mostra o comprometimento da nossa gestão, acima de tudo, com as pessoas que mais precisam no nosso município”.

O equipamento é o décimo do município. Os outros são os da Vila Roca, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Jussaral, Pau Santo, Charneca, Charnequinha, Praias e Cras Estação Cidadania.

O secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues, esteve no ato de inauguração e pontuou que o Cabo é um dos cinco únicos municípios do Estado que têm dez ou mais Cras. “Em outras cidades, a gente está acompanhando e em outros Estados, o fechamento do serviço. Na contramão disso, nós estamos ampliando aqui no Cabo e estamos felizes em acompanhar”.

Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Programas Sociais já havia colocado um grupo de três técnicos sociais e três profissionais do administrativo para atender às famílias no Cras Vila Roca.

A secretária Municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino, afirmou que o Cras Vila Claudete é mais uma conquista da gestão municipal na melhoria do atendimento às famílias que necessitam da cobertura da proteção social básica da política da assistência social. “Em um contexto pandêmico e de severas crises econômicas, no qual outros municípios estão fechando seus serviços, a gestão do Cabo está garantindo e ampliando seus serviços essenciais à população”.

CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada da assistência social à população em vulnerabilidade social. Através dele, o cidadão é acolhido, os profissionais identificam as suas demandas e o encaminha para políticas públicas, inserção no Cadastro Único (CadÚnico) e ao acesso a benefícios sociais.

Podem recorrer ao equipamento as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Cras atende a pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

SERVIÇO – CRAS VILA ROCA
Local: Rua Projetada, 11, Nova Vila Claudete – Cabo de Santo Agostinho
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 16h

Texto: Jessica Mezzomo

Foto: Léo Domingos

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Cabo mantém serviços gratuitos de acompanhamento psicológico para servidores e público em geral

 

Em tempos de pandemia e isolamento social a saúde psicológica de muitos brasileiros ficou abalada. O que muita gente não sabe é que há serviços gratuitos para a população cuidar de seu estado mental e, em última análise, de sua própria saúde. A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho mantém esse tipo de atendimento, tanto para seus servidores e colaboradores, como para a população em geral.

No caso dos servidores e seus dependentes de primeiro grau, o município oferece o Serviço de Atendimento e Acolhimento ao Servidor (SAAS). O equipamento tem o objetivo de promover o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores. Para ter acesso, o servidor, ou seus dependentes, podem marcar a consulta através do agendamento virtual disponível no site da Prefeitura do Cabo (www.cabo.pe.gov.br), preenchendo um formulário.

Após o cadastro, o setor responsável entra em contato para confirmar o dia e a hora da psicoterapia. O serviço funciona de segunda à sexta das 8h às 16h. O SAAS funciona na Avenida Historiador Pereira da Costa, 796, no Centro. O telefone é o (81) 3521.6637.

Para o público em geral, a Prefeitura do Cabo também mantém um serviço de acompanhamento psicológico. Este funciona de segunda à sexta das 8h às 13h no Ambulatório Municipal de Saúde Mental, que fica na Rua José Plech Fernandes, 61, no Centro do município.

No local são atendidos crianças, adolescentes e adultos que precisam de atendimento ambulatorial de psicologia e psiquiatria. Para ser atendido, não é necessária a marcação. Basta procurar o serviço durante o horário de funcionamento.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Divulgação