terça-feira, 31 de maio de 2022

Profissionais de Saúde do Cabo prestam assistência aos desabrigados das fortes chuvas

 

As equipes de Saúde do Cabo de Santo Agostinho prestam assistência durante o momento delicado em que passa a população desabrigada, por conta das fortes chuvas. Desde o último domingo(29), os profissionais estão oferecendo atendimento em todos os abrigos.

Proporcionando uma saúde de qualidade, as equipes ofertam atendimento médico clínico, vacinação de rotina (influenza , difteria, tétano e Covid-19), atendimento odontológico e de enfermagem (aferição de pressão e glicemia).

De acordo com a superintendente de atenção à Saúde do Cabo, Deysiane Silva, também vêm sendo entregues medicamentos aos pacientes, prescritos pelo médico. "Nossas equipes de saúde estão em campo, levando assistência, para garantir os cuidados básicos a essa população. A Secretaria de Saúde está mobilizada, juntamente com as demais, para levar ações, a fim de que essas pessoas sejam bem assistidas”, ressaltou.

 

Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Cabo terá nova loja de rede Novo Atacarejo e vai gerar 250 empregos diretos

 

O Cabo de Santo Agostinho ganhará um novo empreendimento, que vai gerar 250 vagas de empregos diretos, além de 150 empregos indiretos. Na manhã desta quarta-feira (18), em uma parceria conjunta, a prefeitura do Cabo, junto com representantes do Novo Atacarejo lançaram a plataforma para o cadastro das vagas.

A seleção para as vagas contará com intermédio de uma plataforma, totalmente digital, através deste link (https://novoatacarejo.jobs.recrut.ai/#openings). As inscrições iniciam nesta quarta-feira (18) e vão até dia 29 de maio. A partir do

dia 30 de maio e durante o mês de junho serão realizados os processos de recrutamento, seleção e admissão. Já o treinamento e integração, a partir do dia 4 de julho.

O Cabo de Santo Agostinho, desde o ano de 2021, tem gerado mais de 10 mil empregos à população cabense, mas com a chegada desse novo empreendimento, esse número vai aumentar.

"Temos como objetivo a geração de emprego,

em nosso município. Esse novo empreendimento, no Cabo, vai acelerar a economia local, amplificando a divulgação de novas oportunidades de empregos em nosso município", ressaltou o prefeito Keko do Armazém.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoa, Ilza Santos, o principal objetivo é trazer à população um processo de recrutamento e seleção de menor custo, na qual os candidatos poderão realizar as etapas de entrega de currículo, avaliação curricular e

testes, da sua própria residência. "A nossa prioridade é 100% de empregabilidade à população cabense. Além disso, todas as instruções são realizadas pelo email do candidato", comentou Ilza Santos.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa

Programas Sociais realizam caminhada educativa, em alusão ao Maio Laranja, no centro do Cabo

 

Na tarde desta quarta (18), a Secretaria Municipal de Programas Sociais realizou, no centro do Cabo, uma caminhada educativa em alusão ao Maio Laranja, mês de combate à exploração sexual infantil. Na ocasião, reuniram-se diversas crianças do ensino fundamental de instituições públicas, onde saíram às ruas do centro da cidade com faixas, as quais carregavam mensagens de combate à violência.

Além disso, a ação também contou com a presença de educadores que fazem parte da



sede do CRAS, localizada na Praça do Jacaré, aonde os mesmos estiveram presentes na ação, realizando o apoio e propagando incentivo às crianças e adolescentes presentes, na manifestação.

O ato da caminhada ainda contou com a presença de pais, educadores e a população em meio à área comercial que, de forma espontânea, participou do ato e parabenizou o trabalho que a secretaria vem realizando, em

relação à assistência social.

A secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino, ressaltou a importância da realização desta caminhada e o incentivo de combate contra a violência. "Hoje, dia 18 de maio, estamos aqui juntamente com os nossos usuários, profissionais, colaboradores, rede conveniada e o sistema de garantia dos direitos como um todo, chamando à atenção da nossa população, buscando garantir e erradicar esse tipo de violação de direitos. Em conjunto, buscamos transformar essas vidas, mudar a sociedade, através da visão e pensamento corretos, para que a gente possa,

efetivamente, resguardar a vida das crianças e adolescentes do município do Cabo de Santo Agostinho", destacou.

A moradora do Bairro São Francisco e dona de casa, Marilene da Silva Santos, ressaltou a importância da realização desta caminhada e o incentivo de combate contra a violência. "É importante estarmos aqui, neste dia, fazendo com que a população tenha consciência da importância que é combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Fui vizinha de uma família, que o pai foi acusado de assediar da própria filha, enquanto ela ainda era criança. É triste vermos uma coisa dessas, enquanto mãe. Então, uma ação como esta é imprescindível para que pessoas se inteirem pelo assunto, a fim de combater esse tipo de mal que há na sociedade", disse ela.

Texto: Jonatas Cavalcante

Fotos: Marcos Aurélio

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Saúde nos Bairros beneficiou mais de 300 pessoas, no último sábado

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria de Saúde, ofertou, no último sábado (14), vários serviços na ação Saúde nos Bairros, aos moradores que residem na comunidade Cristo Rei, beneficiando mais de 300 pessoas. O objetivo da ação é levar serviços de saúde a algumas locais da cidade, tornando mais acessível aos munícipes.

A ação ocorreu na Faculdade de Ciências Humanas do Cabo (Fachuca), situada na referida comunidade, objetivando garantir o

acesso, aos moradores daquela região, a uma saúde de qualidade. Durante o evento, a equipe da Secretaria de Saúde esteve na localidade, realizando os trabalhos e oferecendo atendimento aos cidadãos.

A ação Saúde nos Bairros, nas suas últimas edição, no mês de janeiro e abril, beneficiou mais de 1 mil cabenses. A próxima ação será realizada no dia 28 de maio, na Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca, na praia de Enseada dos Corais.

"O intuito desta ação é levar mais acessos às comunidades mais carentes, buscando ofertar mais saúde e bem-estar para toda população do Cabo", comentou a superintendente de atenção à saúde, Deysiane Silva.

Nesta edição, houve a oferta de consultas com pediatra e clínico geral, assim como a marcação de exames. Também, foi executado o serviço de testes rápidos para covid-19, exames de citologia, aferição de pressão, vacinação contra covid-19, atualização da caderneta vacinal, além da aplicação de

imunizante antirrábico e atenção à saúde mental (acolhimento, orientação e encaminhamento).

Além disso, o público contou com palestras de Saúde Bucal e distribuição de material de higiene oral, além de academia e atividades de educação em saúde (Sarte).

Muito satisfeita com os serviços ofertados, a mãe e dona de casa Eduarda Priscila de Arruda Silva, 22 anos, aproveitou o momento para imunizar toda a sua família, em combate

a Covid-19. "Fiquei muito satisfeita, com os serviços vindos até a população. Agora estou aliviada, pois eu e meus filhos completamos a imunização contra a Covid-19", comentou.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa



sexta-feira, 13 de maio de 2022

Secretaria de Defesa Social do Cabo marca presença em audiência pública, no combate à violência

 

A Comissão de Segurança Pública da Alepe (Assembleia Legislativa) realizou, na tarde desta última quarta-feira (11), um debate aonde reuniram representantes do Governo e da sociedade civil para discutir ações de enfrentamento à violência.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho, o parlamentar, Erick Lessa (PP), também responsável pela solicitação da audiência pública, o secretário estadual de Segurança Pública, Humberto Freire, o

secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, e demais convidados.

Foram discutidos diversos meios de prevenção no combate à violência. Além disso, os representantes enfatizaram a importância de dar uma atenção aos programas que trabalham com enfoque na reintegração de cidadãos.

‘’O cabo vem trabalhando, intensamente, em prol da segurança da população cabense’’,

comentou em debate, o secretário municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho. 

Segundo o munícipe, a SDS vem investindo na qualificação e capacitação continuada de profissionais, para que atendam às demandas de toda a população, de forma qualificada e segura. A secretaria está investindo nos cursos de capacitação aonde passam a qualificar guardas municipais, salva-vidas, guardas de trânsito e dentre outros grupos para uma melhor abordagem.

 


Texto: Jonatas Cavalcante

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Pós-pandemia, Cabo realiza cadastramento de empreendimentos turísticos

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realiza entre os dias 11 e 12 de maio, o cadastramento de empreendimentos turísticos da cidade. A ação, que está acontecendo no Espaço Sunset Bar e Petisqueria, em Gaibu, é voltada para empreendedores dos ramos da hotelaria, pousadas, restaurantes, passeios turísticos, agências e guias, visando catalogar os empreendimentos turísticos, criar um banco de dados, fortalecer a divulgação dos espaços e serviços ofertados, como também
regularizar e formalizar os empreendimentos.

Com o cadastro, o poder público conseguirá dar uma melhor assistência aos empreendedores. “Estamos fazendo um mutirão de cadastramento para os empreendimentos turísticos, com o intuito de criar um banco de apoio, o qual poderá nos ajudar a embasar melhor o programa de qualificação profissional, para assim fortalecer a divulgação dos empreendimentos e, consequentemente, dar visibilidade e fortalece o nosso destino turístico do Cabo de Santo Agostinho, atraindo, cada vez mais, novos turistas”, destacou a gerente de turismo, Tarciana Gusmão.

Vale ressaltar que a atual gestão tem focado no turismo da cidade e busca o desenvolvimento do setor, para assim dar, aos turistas visitantes, uma excelente experiência. Para alcançar tal objetivo, a prefeitura vem investindo em capacitações à população cabense urbana, rural e litorânea, além da regularização e formalização dos empreendimentos turísticos e obras de requalificação das orlas de Gaibu e Enseadas dos Corais. É importante lembrar que essas duas obras estão inclusas na última ordem de serviço assinada no final do mês de abril de
2022, que também contemplou cerca de 160 ruas do litoral sul.

“No mutirão estamos regularizando as dívidas e formalizando todos os empreendimentos turísticos do Cabo. O empreendedor abre o CNPJ aqui, recebe os documentos na hora, tanto o certificado do MEI, quanto o cartão do CNPJ. O processo da formalização que estamos fazendo é bastante importante, visto que o empreendedor regularizará a situação dele com o INSS e a Receita Federal. Com isso, após o pagamento das taxas e cumprindo o devido período, o empreendedor garantirá benefícios, como o auxílio-acidente, cirurgias, doenças, como também estará contribuindo a sua aposentadoria”, explicou o gerente da Casa do Empreendedor, Itamar Campelo.

Texto: Tayná Benigno

Fotos: João Barbosa

Programas Sociais realiza adesivação de transportes e caminhada, em alusão ao Maio Laranja, em Juçaral

 

Na manhã da última segunda (9), a Secretaria Municipal de Programas Sociais realizou, em Juçaral, uma caminhada educativa em alusão ao Maio Laranja, mês de combate à exploração sexual infantil. Na ocasião, reuniram-se diversas crianças do ensino fundamental, aonde saíram às ruas com faixas, as quais carregavam mensagens de combate à violência.

Além disso, a ação também contou com a adesivação de transportes e comércios, no município, no intuito de salientar a importância
de dar uma atenção necessária aos comportamentos suspeitos de crianças e adolescentes. Dessa forma, buscando evitar ações de exploração e abusos.

O primeiro ato de adesivação, que aconteceu na última sexta-feira (6), totalizou cerca de 600 unidades aplicadas entre carros e estabelecimentos comerciais, nos bairros de Ponte dos Carvalhos, Marcos Freire e Pontezinha.

A secretária de Programas Sociais, Andrea

Galdino, ressaltou a importância da ação. "Estamos dando um novo sentido ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Estamos tirando do papel e indo às ruas convocar à população. Temos um plano para enfrentar essas violências. Nesse Maio Laranja, chamado assim por ser o mês de referência do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a SMPROS está desenvolvendo diversas atividades, em todo o município, para sensibilizar à população. Estamos dando os primeiros passos da
caminhada que a gestão municipal planejou, para garantir os direitos das nossas crianças, adolescentes e suas famílias", destacou.

Texto: Jonatas Cavalcante

Fotos: João Barbosa

 

 

 










sexta-feira, 6 de maio de 2022

Secretaria Municipal de Educação promove cinedebate sobre abuso sexual

 

Em alusão à Campanha Maio Laranja, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Educação, promoveu, na manhã desta sexta-feira (06), um cinedebate com o tema: “Que abuso é esse?”.
Participaram da atividade, estudantes das Escolas Municipais Prefeito Eronides Francisco Soares e Professora Laura Rodrigues da Costa.

O “Maio Laranja” foi instituído após a menina Araceli Cabrera Crespo, que à época tinha 8

anos de idade, sendo drogada, espancada, estuprada e assassinada, em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. Segundo dados da cartilha “Abuso Sexual contra crianças e adolescentes: abordagem de casos concretos em uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional”, a violência sexual contra crianças e adolescentes é a quarta maior causa de denúncia no Disque 100. A pesquisa ainda revela que, no ano de 2021, o Disque-denúncia registrou 100.974 casos, sendo o maior índice ocorrido no mês de maio, com 9.723 relatos em todo o Brasil.

“Estou muito feliz que Secretaria de Educação, junto com o setor de Direitos Humanos e Cidadania criaram esse momento. É de fundamental importância a conscientização do conhecimento assoberbado a definição de abuso e como prevenir esse tipo de crime, o qual atinge nossas crianças e adolescentes, visto que muitas vezes esse tema é tratado como um tabu. Essa campanha é de vital importância para disseminação desse conhecimento,” afirmou a gestora da Escola Prefeito Eronides Francisco Soares, Ladjane Dias.

“Esse debate é importante, pois nós temos, nacionalmente, um índice alarmante de denúncias de crianças e adolescentes que são abusadas. Então, de posse desses dados estatísticos, criamos esta campanha, já que, também, é dever e papel da escola viabilizar esses debates e orientar nossos estudantes. Enquanto Secretaria de Educação, nós assumimos a responsabilidade de enfrentar, prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Queremos que esses abusadores sejam punidos pelo feitos as nossas crianças,” enfatizou a
coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania, Edileuza Mesquita.

É importante ressaltar que com o objetivo de conscientizar os estudantes e professores sobre a importância de dialogar e combater, como também instruir de que maneira devem agir em casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Educação organizará, durante os dias 06 e 13 de maio, atividades didático-pedagógicas, como rodas de conversa e cinedebates, nas escolas municipais.

Texto: Tayná Benigno

Fotos: João Barbosa

Secretaria de Programas Sociais realiza recadastramento do Bolsa Cidadã e Auxílio Moradia

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Programas Sociais, está realizando recadastramento do Bolsa Cidadã e Auxílio Moradia. O serviço está sendo realizado nos seguintes pontos: na sede da Secretaria de Programas Sociais, que atendem os usuários do plantão sede; Cras Charneca; Cras Charnequinha e Cras do Engenho Pau Santo. O segundo polo fica localizado na Vila Roca, que atendem os beneficiários do Cras da Vila Roca, Cras de Vila Claudete e Cras Estação Cidadania.

Em Ponte dos Carvalhos, o serviço está sendo realizado no Cras, que atende, Ponte dos Carvalhos e Pontezinha. Existe, também, um polo nas praias e Juçaral.

Os beneficiários, que procurarem os serviços, devem comparecer com as seguintes documentações:

• RG;
• CPF;
• COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;
•FOLHA RESUMO DO NIS (CADÚNICO);
•COPIA DO CARTÃO DO BANCO;
•FOTO 3X4.

Todos os beneficiários devem comparecer com os originais e cópias dos documentos citados. Os atendimentos estão sendo realizado nos seguintes horários: das 08h às 12h e 13h às 16h.

Vale ressaltar que, depois dos solicitantes comparecerem em algum dos polos, com todas as documentações, acontecerá a visita domiciliar e a atualização cadastral dos beneficiários.

Texto: Luiz Fellipe

Foto: Jakson Costa

Secretaria Municipal de Educação realiza abertura da campanha Maio Laranja

 

Em alusão à Campanha Nacional Maio Laranja, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, promove, na manhã desta quinta-feira (05), a abertura da campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa visa reforçar a importância da campanha, informar e conscientizar a população e profissionais da educação, que trabalham diretamente com o público infanto-juvenil, realizando debates acerca deste tema. Para tal objetivo, a Secretaria de Educação organizará, durante
os dias 06 e 13 de maio, atividades didático-pedagógicas, como rodas de conversa e cinedebates, nas escolas municipais.

Segundo dados da cartilha “Abuso Sexual contra crianças e adolescentes: abordagem de casos concretos em uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional”, a violência sexual contra crianças e adolescentes é a quarta maior causa de denúncia no Disque 100. Os dados ainda apontam que, geralmente, o abuso sexual se inicia entre os 6 e 12 anos de idade, contudo, a idade que o

abuso sexual é mais frequente varia dos 8 aos 12. O estudo também revela que no ano de 2021, o Disque-denúncia registrou 100.974 casos, sendo o maior índice ocorrido no mês de maio, com 9.723 relatos em todo o Brasil.

“Como estratégia de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes estamos realizando esta campanha, com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade a participar da defesa do público infanto-juvenil. Nós estamos também reconhecendo que a escola é o espaço de

produção e circulação de conhecimento e que precisamos instruir os profissionais da educação para que tenham clareza dos tipos de violência contra crianças e adolescentes, cujos existem. A escola não pode ser omissa, precisamos nos posicionar e o professor precisa saber encaminhar os casos aos órgãos responsáveis, sem ter medo”, destacou a coordenadora de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, Arségila Neves.

“É muito importante que estejamos atentos,

que os professores, gestores e toda a equipe pedagógica estejam preparados para identificar situações de abuso e exploração sexual contra nossas crianças e adolescentes. A escola é um espaço primordial e é necessário que saibamos como agir em casos semelhantes a esses, o que falar, lidar, apoiar a criança, o adolescente e a sua família”, ressaltou o Secretário de Educação, Hebert Gomes.

É importante lembrar que, o “Maio Laranja” existe há 22 anos. A campanha foi criada

após a menina Araceli Cabrera Crespo, que à época tinha 8 anos de idade, ter sido drogada, espancada, estuprada e assassinada, em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973.

 

Texto: Tayná Benigno

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 5 de maio de 2022

No Cabo, mais de 2 mil estudantes da rede municipal de ensino são beneficiados com os transportes escolares

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, em busca de garantir qualidade e segurança na locomoção dos estudantes da Rede Municipal de Ensino – na ida e volta das escolas –, tem investido nos transportes escolares e capacitação dos motoristas responsáveis pela condução dos alunos e monitores.

Atualmente, o município dispõe de 20 ônibus próprios, que contemplam todas as áreas do município, zona urbana e rural, beneficiando mais de 2 mil alunos diariamente. Dentre esses veículos, um é para uso exclusivo dos estudantes portadores de alguma deficiência. É importante destacar que a Secretaria de Educação promove capacitação regularmente à condução de veículos e transportes escolares, para todos os motoristas responsáveis pela locomoção dos alunos. Dessa forma, todos os funcionários estão aptos e qualificados para executar a locomoção segura das crianças e adolescentes da rede de ensino.

“Nosso trabalho é atuar e garantir qualidade e segurança na locomoção de nossos estudantes. Para isso, promovemos capacitação para condutores e monitores dos transportes escolares, fiscalizamos o cumprimento e o comparecimento desses profissionais aos treinamentos, como também realizamos manutenção dos veículos. Em caso de necessidade, locamos novos ônibus para suprir a demanda, visto que, atualmente, 2.033 alunos utilizam diariamente os transportes escolares. Vale ressaltar que os nossos estudantes, portadores de alguma deficiência, têm, à disposição deles, um ônibus adaptado as suas necessidades , sendo utilizado por este grupo,” destacou a coordenadora de transportes escolares, Ana Patrícia Barros.

Garantir transportes escolares de qualidade, como também a ida e volta dos nossos estudantes à escola, com segurança, é um compromisso da gestão municipal, da Secretaria de Educação e da coordenação de transportes escolares.

Texto: Tayná Benigno

Foto: Marcos Aurélio

Procon Cabo realizou reinauguração do NAS - Núcleo de Apoio ao Superendividado

 

Na manhã da última terça-feira (2), o Procon do Cabo de Santo Agostinho reinaugurou o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), aonde busca ajudar a toda população cuja se encontra em dívidas, maior que o mínimo de subsistência, sendo 35% por cento da renda.

Além disso, os serviços que serão prestados aos cidadãos que buscam o núcleo contarão com a presença de um educador financeiro, conciliador, além de contador que ficarão à disposição do atendimento ao endividado.

O objetivo principal do espaço é ajudar estes consumidores a manterem o mínimo substancial, tratado na Lei n. 14.181/2021, que prescreve as regras para esse núcleo. Dessa forma, ajudando os consumidores que estão com dificuldades em renegociação de dívidas.

O apoio ainda oferecerá, aos consumidores, execuções de audiências de conciliação, juntamente aos bancos e demais instituições financeiras, a fim de ajustar todas as condições de negociação.

A gerente geral do Procon Cabo, Quesia Maria, salienta a importância de trazer este espaço ao uso da população. ‘’É de extrema relevância darmos este apoio às pessoas que desejam renegociar suas dívidas, junto às intuições financeiras. Isso mostra o desempenho e interesse em regularizar sua situação no mercado financeiro e, assim, estamos dando essa assistência às realizações destas negociações”, disse.

Texto: Jonatas Cavalcante

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Cabo realiza 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta sexta-feira (29), por meio da Secretaria de Saúde, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que teve como tema central “Saúde Mental como direito: cuidado em liberdade - avanços e desafios”.

Desta vez, a conferência teve como homenageado Ivandelson Oliveira da Silva, 52 anos, Artista Regional, morador de residência terapêutica, usuário da Rede de Atenção psicossocial (RAPS).

O encontro serve como instrumento de mobilização, reflexão e debate para análise, avaliação e formulação de políticas públicas à área da saúde mental. Assim, a conferência finaliza as discussões das Pré-conferências, elegendo propostas e delegados para a etapa Estadual, cujos contribuirão com a Conferência Nacional de Saúde Mental.

Foram discutidas proposta para o fortalecimento das políticas de Saúde Mental, através da ampliação, qualificação e habilitação de equipamentos da Rede de

Atenção psicossocial (RAPS). "A importância desde encontro, é fortalecer o controle social na política de saúde mental. É importante frisar duas coisas: a gente precisa defender o cuidado, em liberdade. Tiveram vários avanços, para que a população usuária do sistema de saúde, da rede de atenção de psicossocial possa ser cuidada, em liberdade. A gente precisa fortalecer esses espaços, de atendimento e assistência", frisou a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque.

A secretária, ainda destacou em sua fala que

esses espaços vieram substituir os antigos manicômios, asilos, sendo esses pacientes tratados em liberdade.

Durante o encontro, foram eleitos 4 delegados (2 sendo usuários, 1 trabalhador da saúde e 1 cargo de gestão e prestadores de serviço), que farão parte da conferência Estadual.

A assessora técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental (Gasam) do Estado, Flora Carol, destacou sobre a importância do fortalecimento dos equipamentos dentro do

município, aos usuários.

"Ofertar cuidado de base, aos nossos usuários de saúde mental. Então, a partir desse eixo é aonde tem que estar garantido um modelo como o CAPS 24h, sendo o substituto dos hospitais psiquiátricos. Para isso, temos que lutar para garantir, dentro de cada município, em cada regional, a necessidade de um dispositivo como o CAPS para dar o suporte no atendimento desses pacientes", comentou.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa


Prefeitura investirá mais de R$ 100 milhões para requalificação do Litoral Sul

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, anunciou na tarde desta sexta-feira (29), o investimento de mais de 100 milhões de reais para a requalificação do Litoral Sul. A solenidade aconteceu na Avenida 5, em Gaibu, e contou com a presença do Prefeito Keko do Armazém, secretários municipais e população local.

A obra contemplará cerca de 160 ruas do litoral, além da requalificação da orla de Gaibu e Enseadas dos Corais. Beneficiando além dos moradores, comerciantes, empresários locais do ramo de turismo e hotelaria, como também os turistas que visitam a região. Vale ressaltar que, neste primeiro momento, foi dado a ordem de serviço para 3 lotes, os quais totalizam 64 ruas, mas, após a finalização dessas, as demais ruas previstas na ordem de serviço receberão as máquinas, ou seja, a ordem de serviço será concluída de forma gradativa.

Vale pontuar que o serviço oferecido faz parte do novo projeto “Cabo de praias novas”, com mais essa ordem de serviço, o Cabo se torna o maior canteiro de obras do estado de Pernambuco, ofertando pavimentação e drenagem em todas as ruas, além da restauração de calçadas. Essa é a maior ordem de serviço assinada, em toda história do Cabo de Santo Agostinho e uma das maiores do Estado de Pernambuco.

Ao assinar a ordem de serviço, o Prefeito Keko do Armazém afirmou estar contente com mais uma obra no município. “Estou feliz. A assinatura dessa ordem de serviço é a realização de um sonho. O sentimento é de repleta gratidão por mais uma ordem de serviço. Essa, em especial, que vai sanar uma problemática antiga do nosso litoral. É só o começo da construção de uma nova história, no nosso município”, destacou o Prefeito.

Texto: Luiz Felipe

Foto: Léo Domingos