Em alusão à Campanha Maio Laranja, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Educação, promoveu, na manhã desta sexta-feira (06), um cinedebate com o tema: “Que abuso é esse?”.
Participaram da atividade, estudantes das Escolas Municipais Prefeito Eronides Francisco Soares e Professora Laura Rodrigues da Costa.
O “Maio Laranja” foi instituído após a menina Araceli Cabrera Crespo, que à época tinha 8
anos de idade, sendo drogada, espancada, estuprada e assassinada, em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. Segundo dados da cartilha “Abuso Sexual contra crianças e adolescentes: abordagem de casos concretos em uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional”, a violência sexual contra crianças e adolescentes é a quarta maior causa de denúncia no Disque 100. A pesquisa ainda revela que, no ano de 2021, o Disque-denúncia registrou 100.974 casos, sendo o maior índice ocorrido no mês de maio, com 9.723 relatos em todo o Brasil.“Estou muito feliz que Secretaria de Educação, junto com o setor de Direitos Humanos e Cidadania criaram esse momento. É de fundamental importância a conscientização do conhecimento assoberbado a definição de abuso e como prevenir esse tipo de crime, o qual atinge nossas crianças e adolescentes, visto que muitas vezes esse tema é tratado como um tabu. Essa campanha é de vital importância para disseminação desse conhecimento,” afirmou a gestora da Escola Prefeito Eronides Francisco Soares, Ladjane Dias.
“Esse debate é importante, pois nós temos, nacionalmente, um índice alarmante de denúncias de crianças e adolescentes que são abusadas. Então, de posse desses dados estatísticos, criamos esta campanha, já que, também, é dever e papel da escola viabilizar esses debates e orientar nossos estudantes. Enquanto Secretaria de Educação, nós assumimos a responsabilidade de enfrentar, prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Queremos que esses abusadores sejam punidos pelo feitos as nossas crianças,” enfatizou a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania, Edileuza Mesquita.
É importante ressaltar que com o objetivo de conscientizar os estudantes e professores sobre a importância de dialogar e combater, como também instruir de que maneira devem agir em casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Educação organizará, durante os dias 06 e 13 de maio, atividades didático-pedagógicas, como rodas de conversa e cinedebates, nas escolas municipais.
Texto: Tayná Benigno
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário