A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através de uma parceria com o Instituto Ikone Liga Social Global, fechou mais um ciclo de inovação aberta, desta vez voltado à segurança pública, com o tema "Educar é Proteger", direcionado às escolas da rede municipal. O encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (26), através de uma reunião, também marcou o início da implementação da solução da equipe vencedora.
O desafio teve como propósito encontrar soluções inovadoras para enfrentar a problemática da evasão escolar, atraindo talentos como startups, empreendedores, cientistas, pesquisadores, técnicos especialistas em segurança, educadores e estudantes.
O projeto Educar é Proteger tem relação direta com o trabalho de três atores, através da inovação aberta: Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e a IKONE (plataforma de inovação aberta e laboratório vivo de aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). A equipe vencedora deste desafio foi a Inteligência Movida por Inovação em Educação (IMOIÊ), que foi selecionada para receber um prêmio de R$40 mil e tirar a solução do papel, a ser aplicada dentro das escolas. Com a implantação desse projeto, o qual terá como objetivo reduzir a evasão escolar no município, haverá uma transformação para uma cidade mais segura a todos e todas.
Durante o encontro, o secretário de Defesa Social, Pablo de Carvalho, ressaltou sobre as demandas que serão executadas nas escolas escolhidas para iniciar o projeto. "É importante mencionar que as escolas, as quais vamos selecionar para fazer a inteligência artificial e análise, terão patrulha escolar, palestra educacional, incremento do vídeo monitoramento e análise criminal dentro do Sistema Único De Segurança Pública (SUSP). Dessa forma, cumpriremos o plano geral de segurança pública para prevenção, em relação à comunidade escolar", disse.
Texto: Gesla Ferreira
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário