quinta-feira, 14 de março de 2024

Agricultores rurais do Cabo serão beneficiados com recursos do Plano Safra

 

Os agricultores do Cabo de Santo Agostinho vão se beneficiar com crédito rural para o custeio de suas produções. A novidade foi apresentada pelo pela Secretaria Executiva de Agricultura nesta quinta-feira (14), durante evento de instalação do Comitê Territorial do Plano Safra de Agricultura Familiar da Região Metropolitana do Recife. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, CAM 1, na Torrinha.

A apresentação contou com a participação de entidades como MST, MLST, representantes e autoridades municipais, estaduais e do Ministério da Reforma Agrária.

O Plano Safra disponibiliza crédito acessível e adequado às necessidades dos produtores rurais. Através desses recursos, eles aplicam em diversas áreas como aquisição de equipamentos, custeio da produção, entre outras necessidades.

Pode participar o agricultor familiar que possui Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo. Também é obrigatório que o beneficiado possua renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo e plante entre de 0,6 e 5 hectares de determinadas culturas agrícolas.

A novidade é que mulheres e jovens agricultores terão condições especiais. Para ter acesso, o agricultor deve buscar uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil, como o Banco do Nordeste ou Banco do Brasil, com o DAF ou CAF em mãos. Se achar necessário, o beneficiado pode procurar uma associação ou sindicato rural mais próximo.

“O agricultor é sempre muito esquecido. Temos indústria, polo logístico, mas temos pessoas no campo que produzem um volume

muito grande de produtos para a cidade. Através do Plano Safra, vamos estar dando todo o suporte ao homem e a mulher do campo, para o melhoramento dessa produção”, afirmou o secretário de Agricultura, Adailton Melo.


Mais informações podem ser encontradas no site https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-se-no-caf-cadastro-nacional-da-agricultura-familiar


Por Akila Soares

Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário