terça-feira, 4 de novembro de 2025

Comemoração de 111 anos de reorganização da Sociedade Philarmônica

 

Por mais de um século, a Philarmônica 15 de Novembro tem dado o ritmo no Cabo de Santo Agostinho, com seus acordes e melodias durante ensaios e desfiles. No próximo sábado (15), a tradicional banda comemora 111 anos de história e convida a população a celebrar esse marco com uma programação especial de aniversário.

A solenidade contará com quatro dias de atividades, reunindo apresentações musicais, cortejos e homenagens. Com o apoio da Prefeitura, o centro da cidade se transformará em um grande festejo que valoriza o talento dos músicos e reforça o papel histórico que a Philarmônica desempenhou durante anos.


Confira a programação completa:


*Dia 09/11*

Missa de Ação de Graças, às 19h

Igreja Matriz de Santo Antônio, Centro do Cabo


*Dia 12/11*

Culto de Ação de Graças, às 19h

Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, Centro do Cabo


*Dia 15/11*

Hasteamento dos pavilhões em frente à sede da Philarmônica, seguido de desfile pelas ruas centrais da cidade, às 8h


*Dia 22/11*

Grande concerto alusivo aos 111 anos de reorganização

Local: Mercado das Artes (antigo Mercado de Farinha), às 19h30.


Por Heloísa Oliveira

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Procon Cabo realiza a “Semana Renegocia” para consumidores endividados

 De hoje (03) até sexta-feira (07), o Procon do Cabo de Santo Agostinho está realizando a “Semana Renegocia”, destinada a consumidores endividados. Operadoras de cartão de crédito, bancos, empresas de telefonia, Compesa, Neoenergia e a Secretaria Municipal de Finanças são alguns dos parceiros que estão oferecendo condições diferenciadas para quem deseja recuperar o equilíbrio financeiro.

“Este é um momento importante tanto para o consumidor, que pode sair da negativação, quanto para as empresas participantes, que vão recuperar seu passivo”, disse o gerente do Procon, Otávio Gomes.

As empresas oferecem, além de parcelamento, a redução de juros e multas, que podem variar de acordo com o valor da dívida. É o caso de quem está em débito com o IPTU e a Compesa. Para firmar o acordo, é necessário que o consumidor leve um documento de identificação, comprovante de residência e da dívida contraída.

A “Semana Renegocia” está acontecendo na sede do Procon Cabo, às margens da PE-60, das 9h às 14h. Não é preciso agendamento.

NAS – Está nos planos do Procon Cabo criar, no próximo ano, o Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS). O núcleo tem entre seus objetivos oferecer suporte e orientação aos consumidores, inclusive apoio psicológico. “Há situações em que o consumidor apresenta o que chamamos de distúrbio de comportamento, quando o desejo de comprar se torna uma compulsão, comprometendo sua renda e o bem-estar familiar”, explica o gerente do Procon. “Nesses casos, faz-se necessária uma ajuda psicológica.”


Por Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa

Fé, lembrança e homenagens marcam o Dia de Finados no Cabo de Santo Agostinho

 

O Dia de Finados – data em que, no catolicismo, celebra-se o Dia dos Fiéis Defuntos – foi marcado por fé, emoção e homenagens no Cemitério de São José, no Centro do Cabo. Mais de 100 de fiéis participaram da tradicional missa em memória dos fiéis defuntos, realizada no fim da tarde deste domingo (2), presidida pelos padres Severino e Ewerton, que conduziram um momento de reflexão e esperança.

Durante a celebração, o clima foi de saudade e gratidão. Fiéis levaram flores e acenderam velas nos túmulos dos entes queridos, expressando amor, respeito e a certeza de que a memória permanece viva. Ao longo do dia, grupos de oração também percorreram o cemitério, rezando pelas almas dos falecidos.

“Hoje, não celebramos a morte, pois nós cristãos não comemoramos a morte, mas sim a vida. Hoje, professamos a nossa fé e a nossa esperança na ressurreição”, destacou o padre Ewerton em sua homilia.

Para acolher os visitantes, a Prefeitura do Cabo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, reforçou os serviços de limpeza, pintura e iluminação. O prefeito Lula Cabral destacou a importância de oferecer uma estrutura digna à população neste dia de homenagens. “O Dia de Finados é um momento de lembranças, fé e reflexão para muitas pessoas, queremos que todos se sintam acolhidos ao prestar suas homenagens. Cuidar dos cemitérios é uma forma de respeitar a memória e o sentimento de muitas famílias cabenses”, afirmou o gestor.

Entre os visitantes, a emoção era visível. Nara da Silva, 54 anos, que visitava os túmulos do pai e da irmã, contou que há 25 anos ela e seu irmão visitam os jazigos dos entes queridos para prestar singelas homenagens. “É um dia de saudade, mas também de gratidão. A gente sente que eles continuam vivos na memória e no coração. Todos os anos venho com meu irmão, trazemos flores e também aproveitamos para prestar nossa homenagem”, disse.



Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa