quarta-feira, 30 de março de 2022

Prefeitura do Cabo realiza capacitação em manejo clínico da tuberculose

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (30), uma capacitação sobre os manejos clínicos da tuberculose. O encontro também fez parte da comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

A capacitação foi direcionada às enfermeiras da rede da atenção primária do município. O evento teve como objetivo conscientizar os profissionais acerca da tuberculose, diagnóstico, tratamento e acolhimento ao paciente com a doença.

"Esta capacitação é importante ao atendimento e cuidado com a pessoa com tuberculose, desde a identificação de sintomas respiratórios, que devem ser realizados por todos os serviços de saúde, a fim de interromper a cadeia de transmissão", comentou a coordenadora da Política de combate à tuberculose, Vanessa Carneiro.

A tuberculose tem cura, desde que a pessoa faça o tratamento completo e adequado. Esse, que normalmente tem o período de 6 meses, de acordo com o estado clínico do paciente.

Local dos serviços oferecidos à população sobre a temática: Referência Secundária de Tuberculose e Hanseníase, Professora Nilda Buarque, das 8h às 16h; já os atendimentos médicos exclusivos à tuberculose ocorrem nas terças e quintas, às 13h.

Para mais informações, o contato poderá ser feito pelo telefone: (81) 3521-6724.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 23 de março de 2022

No Cabo de Santo Agostinho, agentes da Guarda Municipal participam de formação para combate à violência de gênero

Em alusão ao mês da mulher, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho através das Secretarias Executiva da Mulher e Municipal de Defesa Social promoveu na manhã desta quarta-feira (23), uma capacitação sobre a violência de gênero. O evento aconteceu durante curso de formação da guarda civil municipal. Estavam presentes o Secretário Municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho, e a Secretária Executiva da Mulher, Walkiria Alves.

A ação visa garantir uma melhor atuação na

prevenção e acompanhamento de mulheres sob medidas protetivas, para assim, assegurar a integridade física e moral das vítimas. A palestra foi ministrada pela Secretária Executiva da Mulher, Walkiria Alves, no auditório do Sest e Senat, no Cabo de Santo Agostinho. Os tipos de violência contra a mulher, os comportamentos abusivos, a aplicação da Lei Maria da Penha e a necessidade de dar ênfase ao enfrentamento à violência contra as mulheres foram alguns dos temas abordados.

Segundo a Secretária Executiva da Mulher, Walkiria Alves, a parceria entre as Secretarias Municipal de Defesa Social e Executiva da Mulher é de extrema importância, pois atualmente é a guarda municipal que mais tem atuado no combate à violência contra as mulheres no Cabo. “A parceria da Secretaria Executiva da Mulher com a Secretaria Municipal de Defesa Social tem sido bastante produtiva e de extrema importância no enfrentamento à violência contra as mulheres, pois quem mais nos salva hoje, dentro do Cabo das tentativas de feminicídio, da
violência contra a mulher tem sido a nossa guarda.”

 

Texto:Tayná Benigno

Fotos: João Barbosa

terça-feira, 22 de março de 2022

Mutirão de Limpeza no Cabo retira 103,45 kg de resíduos na praia de Suape

 


No último sábado (19), representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Consórcio Portal Sul, e Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (SEMAS/PE) participaram de um mutirão de limpeza realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA), na Praia de Suape.

Ao todo, foram coletados 103,45 kg de resíduos, em toda a extensão de praia. Após as ações, foi feita a triagem do material recolhido na praia, e os dados obtidos foram

registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados. Os resíduos recicláveis foram destinados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Artesãos da Vila Claudete (Nova ClauRecicla). Já o lixo (material não reciclável) vai para o CTR Candeias - Ecopesa Ambiental.

De acordo com a Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Larissa Godoy, esses mutirões fazem parte da implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. "A nossa ideia é fazer uma ação de sensibilização, dos visitantes aos moradores, para o problema que é global, o lixo no mar, mas também é um problema local. Então, o nosso objetivo é chamar atenção e mobilizar a comunidade, para nos ajudar nesse processo", comentou.

"São ações dessa amplitude que fazemos em prol do meio ambiente, sendo de extrema importância à preservação das nossas praias, de nossas belezas naturais e, consequentemente, atrair nossos turistas. Dessa forma, estaremos melhorando nosso ambiente natural e a consciência de cada pessoa, sobre a importância de conservar nosso o meio ambiente, principalmente em nossa cidade, gerando emprego e renda para todos", ressaltou a Gerente de Turismo do Cabo, Tarciana Gusmão.

A ação integra esforços para implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). Os mutirões de limpeza permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar.

A ação, realizada em municípios dos estados da Bahia e do Espírito Santo (região dos Abrolhos) e de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais) é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa


segunda-feira, 21 de março de 2022

Prefeitura do Cabo leva testagem gratuita contra a covid-19 ao Alto da Bela Vista

 

Profissionais da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho estiveram, na manhã deste sábado (19), oferecendo testagem gratuita contra a Covid-19, aos moradores do Alto da Bela Vista.

No local, foram disponibilizados 300 testes rápidos de Covid. Durante a ação, também foram feitas orientações educativas sobre a importância da vacina contra a covid-19. Quem não tiver recebido nenhuma dose ou não completado o esquema vacinal, poderá

comparecer nos pontos de vacina.

Para seu Antônio José Bezerra, 69 anos, morador da Charnequinha, a ação foi de extrema importância. "Agradeço à gestão por este cuidado com a população do Cabo. Vim fazer meu teste, pois vou fazer uma cirurgia. Se não fosse esse ele, não iria poder fazer o procedimento cirúrgico", disse.

Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

Cabo inicia distribuição de sementes de milho para agricultores

 

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou na manhã, deste sábado (19), uma entrega simbólica de sementes de Milho Híbrido, para agricultores do município, além de 6 tratores para aração da terra, que já são disponibilizados para a Zona Rural.

Ao total serão distribuídos mais de 3 mil kg de milho aos agricultores familiares

do município, trabalhadores que tiram seu sustento da área rural. Atualmente, mais de 50 associações de agricultura vão receber as sementes.

O período de plantio é do dia 20 de março até o dia 5 de abril. Por a semente ser híbrida, os agricultores poderão colher o milho após 71 dias, os quais estarão pronto para a venda.

De acordo com o secretário de

Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Cajueiro, a ação tem como objetivo fomentar a agricultura familiar e contribuir para a diminuição dos custos da produção destes trabalhadores, neste momento de pandemia.

Para a presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Lucilani Santos, 47 anos, esta entrega é de extrema importância. "É importantíssimo que a gente tenha a semente de milho. Esta ação é fundamental aos agricultores rurais do Cabo, aonde estes vão poder participar da feira do São João", disse.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa

Cabo participa da 1ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho participou, na tarde desta sexta-feira (18), da 1ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL). O encontro, que ocorreu no Museu Cais do Sertão, promoveu um fórum de debates sobre Políticas Públicas e Sustentabilidade, na gestão dos resíduos sólidos do município.

A conferência teve como objetivo a produção, difusão de conhecimento e troca de experiências na construção e divulgação de

iniciativas de políticas públicas, voltadas às questões ambientais.

Na abertura do debate, iniciou-se com a apresentação de um documentário sobre o assunto, contando com a participação de representantes de associações e cooperativas de catadores de material reciclável do município. Também, somou-se a presença de alunos da Escola Municipal Governador Eduardo Campos e do IFPE, campus Cabo.

"Quando se fala em resíduo, é literalmente investir na qualidade de vida da cidade. Neste evento, reúne-se um motivo de estarmos aqui, que é planejar o nosso futuro e, também, de uma cidade melhor. Para transformarmos as coisas dependemos do esforço coletivo e é por isso que buscamos essa integração, construindo uma alternativa melhor para a nossa cidade", ressaltou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Alex Gomes.

Durante sua fala, Alex Gomes comentou que a Cidade do Cabo receberá duas unidades de triagem de resíduos sólidos e, também, uma unidade de transbordo.

Bastante animado, o aluno do curso técnico de Meio Ambiente, Caio Henrique, ressaltou a importância de eventos como esse, trazendo conhecimento. "Este debate trouxe muita agregação na parte técnica e, principalmente, na vivência dos alunos que são do município", disse.

Estavam na mesa de debate a secretária de Programas Sociais, Andréa Galdino, secretários Executivos de Planejamento e Meio Ambiente, Geraldo Miranda Cavalcante,

e Limpezas Públicas, José Maria.

Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 17 de março de 2022

Rede Municipal de Ensino do Cabo apresenta avanço no Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco 2021

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta quinta-feira (17), uma reunião com todos os gestores escolares para apresentação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE) 2021. Os resultados obtidos demonstram o crescimento do desempenho dos estudantes e a melhora na qualidade de ensino do município, mesmo durante o período de pandemia.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Betinho Gomes, os resultados alcançados mostra que educação está no caminho certo, visto que além da rede de ensino não ter sofrido perdas significativas, ainda conquistou avanço nos indicadores da região. “Os dados do SAEPE 2021 mostram que a rede municipal do Cabo de Santo Agostinho se saiu muito bem em relação à GRE Metropolitana Sul, pois além de não termos sofrido perdas significativas em algumas séries e disciplinas, avançamos os nossos indicadores na nossa própria região.
Isso mostra que estamos no caminho certo; os nossos números são consistentes e a tendência é que agora, em 2022, com o retorno das aulas presenciais, teremos resultados ainda melhores e avançaremos ainda mais.”

Durante a reunião com os profissionais de educação do município também foi apresentado um estudo comparativo da série histórica da avaliação do SAEPE nos anos de 2018, 2019 e 2020, do Cabo e da GRE

Metropolitana Sul, com detalhamento da participação e proficiência dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental foram o destaque do município desta edição. Contudo, todas as turmas que realizaram as provas alcançaram boas notas.

Texto: Tayná Benigno

Fotos: João Barbosa

Prefeitura do Cabo abre inscrições para vagas em cursos de qualificação gratuitos no SENAC

 

A Prefeitura do Cabo, por intermédio da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ofertará vagas de cursos gratuitos no SENAC. Serão ofertadas 120 vagas, em 4 cursos oferecidos à população pela prefeitura do Cabo, através do SENAC. Os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, localizada na Avenida Historiador Pereira da costa, 594, Centro, em frente à Praça da Bíblia, no horário de 9h às 15h. As inscrições serão realizadas no período de 14 a 24 de março de 2022.

Os cursos são para diferentes áreas de atuação: operador de supermercado; agente de informações turísticas; condutor em turismo e qualidade no atendimento ao turista. Podem se inscrever no programa de qualificação, apenas, moradores do Município do Cabo de Santo Agostinho, com o ensino fundamental completo, cursado em escolas públicas.

O curso de operador de supermercado será executado na Estação Cidadania, localizada no bairro de Cidade Garapú, no turno da tarde e noite. Os demais cursos, na área de Turismo, acontecerão na Praia de Gaibú, sediados na a Associação de Moradores de Nazaré no turno da manhã e tarde.

Os interessados devem ficar atentos aos pré-requisitos e documentos necessários à realização dos cursos (confira abaixo):

1. Apresentar original e cópia do comprovante de conclusão do 1° grau, em escola pública (ficha 18);
2. Apresentar original e cópia do comprovante de residência, em seu nome;
3. Apresentar original e cópia do RG e CPF ou CNH;
4. Assinar o termo de compromisso e responsabilidade;
5. Assinar o termo de uso de imagem e voz;
6. Preencher e assinar ficha de inscrição de entidade, que executará o curso.

Texto: Luiz Felipe

Foto: Secom

Prefeitura do Cabo se reúne com o Complexo de Suape para discutir revisão do Plano Diretor do território estratégico

 

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (16), com representantes do Complexo Industrial Portuário de Suape, aonde foi discutida a revisão do Plano Diretor, com o horizonte para 2030/2035.

O encontro ocorreu na sala de reunião do Centro Administrativo Municipal (CAM), onde teve como objetivo integrar propostas para ampliar os canais de diálogo dentro do Plano Diretor. A partir desta primeira reunião, será

sistematizado encontro de trabalho, que será por eixo de atividade, como saneamento, infraestrutura, segurança, educação e economia, que se integra ao plano.

O Plano Diretor é um documento norteador para o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, que terá quatro etapas, com 13 produtos entregáveis, com encontros multidisciplinar.

"Quanto secretaria, nós vamos poder entender o que está vindo das indústrias e

qual a perspectiva de crescimento de Suape. Também, pontuar qual tipo de segmento a área de Suape vai expandir em seu território, a fim de que possamos colaborar na condição do município, nesses encontros”, comentou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Alex Gomes.

De acordo com o Coordenador de Planejamento e Urbanismo da Diretoria de Planejamento e Gestão de Suape, Roberto Salomão, o porto de Suape iniciou a revisão e atualização do Plano Diretor do Complexo Industrial. Nesse sentido, é fundamental uma aproximação com os dois municípios que conformam a área de influência direta do complexo, que o Cabo faz parte.

“Esta reunião é fundamental para o desenvolvimento do processo de atualização e revisão do plano. Existe um conjunto de relações que precisam estar estreitas e alinhadas entre o planejamento municipal e o do complexo”, destacou.

Texto:Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 16 de março de 2022

Agentes de endemias realizam visitação a domicílio no Cabo de Santo Agostinho

 

Na manhã desta terça-feira (15), ações rotineiras levaram para o bairro São Francisco agentes de combate à endemias, da Vigilância em Saúde, no enfrentamento às Arboviroses. O objetivo é conter o avanço de doenças, como dengue, zika e chikungunya. Os agentes realizam vistorias, orientam a população sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação dos vetores do mosquito Aedes aegypti.

“Mesmo com a pandemia, os agentes de combate seguem desenvolvendo várias

atividades no município, para o enfrentamento do agente causador dessas enfermidades, ocasionadas pelo acúmulo de água parada, que serve de criadouro para as larvas dos mosquitos. Nas visitas, ressaltamos a necessidade da contribuição de todos os munícipes a continuarem de forma permanente o combate do mosquito transmissor”, ressaltou o gerente da Vigilância em Saúde, Ricardo Albuquerque.

Para casos de denúncias e focos de Arboviroses, entrar em contato com a Unidade de vigilância zoonose (UVZ), pelos números 3524.9030 ou 3521.6720.

Texto: Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza 5º Concurso Municipal de Leitura: Ler é um prazer.

 

Aconteceu, na manhã desta terça-feira (15), a primeira reunião com a equipe de gestores das escolas inscritas no 5º Concurso Municipal de Leitura: ler é um prazer. O evento serviu para discutir a importância da competição, enfatizando o incentivo à leitura e necessidade de expandir e ultrapassar as barreiras, ou seja, que os professores e gestores possam utilizar o concurso para impactar toda a escola, a fim de estimular o gosto pela leitura a todos os estudantes.

Durante a reunião, o gerente de ensino, John Kennedy, afirmou que o principal objetivo da competição é a formação de leitores. “Devemos incentivar e estimular a prática da leitura, promovendo o prazer por ela. Não podemos e não vamos focar no prêmio ou em ganhar o concurso, mas sim na formação de novos leitores, buscando atingir não apenas o público-alvo do campeonato e, sim, impactar a vida de todos os estudantes, independente de idade e ano de ensino.” O evento, também, contou com a participação especial da ganhadora municipal e finalista estadual da edição 2021. Amanda Gabriela encantou a todos ao dar as boas-vindas aos gestores, declamando o poema “A Bailarina”, de Cecília Meireles.

O concurso é voltado para estudantes do 4º ano do ensino fundamental da rede municipal, com idade máxima de 10 anos, até o dia 19 de outubro. A primeira fase da competição começa nesta quarta-feira (16), com um campeonato de leitura interno entre os estudantes de cada instituição de ensino. A semifinal acontecerá entre os dias 16 e 20 de maio, com os alunos selecionados de cada escola. A fase final está prevista para acontecer entre os dias 06 e 10 de junho.

Texto: Tayná Benigno

Foto: Léo Domingos

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho abre inscrições para o Núcleo de Línguas

 

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação, abre inscrições, nesta quarta-feira (16), para o Núcleo de Línguas. As vagas são destinadas para os cursos de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Ao todo são ofertadas 1200 VAGAS, destinadas a estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino, para estudantes da rede estadual e para a população cabense, sem requisitos.

As matrículas serão realizadas em cada polo de ensino, até a próxima quarta-feira (23). Para realizar a inscrição, o estudante deve comparecer a um dos polos, acompanhado do pai ou responsável, munidos dos seguintes documentos – XEROX E ORIGINAL: Certidão de Nascimento, comprovante de residência, com o CEP da rua, RG e CPF do estudante e/ou do responsável legal e duas fotos 3x4 recente e coloridas. Só poderão matricular-se no turno noturno estudantes com idade a partir de 15 anos completos ou a completar, até 31 de julho.

Os cursos acontecerão nos turnos manhã, tarde e noite, em formato presencial, conforme o calendário de retorno, estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, o Núcleo de Línguas do Cabo oferece os cursos em SEIS polos localizados nas seguintes escolas: Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio, espaço provisório do Colégio Mário de Andrade (no Centro do Cabo), Escola Municipal Maria Thamar Leite da Fonseca (em Enseada dos Corais), Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa (na Charneca), Centro Cultural Mestre Dié (em Ponte dos Carvalhos), Estação Cidadania (em Garapu) e a Escola Municipal Jason Brandão (na Cohab).

Texto: Tayná Benigno

Foto: Secom

Downloads Relacionados

segunda-feira, 14 de março de 2022

Secretaria da Mulher realiza abertura do "Projeto Sororis”

 

A Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com a Secretaria Executiva de Cultura do Cabo de Santo Agostinho, realizou, nesta última sexta-feira (11), a abertura do Projeto Sororis. O objetivo é o acompanhamento e apoio à mulheres que foram vítimas de violência

O grupo, hoje, conta com 20 mulheres que são assistidas diretamente, pela Secretaria da Mulher, e outras 20 integrantes capacitadas que residem no município e estão um passo à

frente, capazes de acolher, passando a acompanhar estas mulheres, vítimas da violência.

O projeto conta com aula de pintura, realizada em parceria com a Secretaria Executiva de Cultura, aonde as mulheres vítimas de violência e suas acompanhantes irão produzir quadros artísticos
e, esses, serão apresentados em uma exposição no auditório do Centro Administrativo Municipal, CAM (1). No dia 16, acontece a confecção de pintura dos quadros, em seguida, no próximo dia 24, acontecerá a abertura da exposição, no auditório da Prefeitura Municipal.

"Estamos aqui, hoje, iniciando este projeto lindo e muito importante na vida destas mulheres, aonde através da arte iremos mostrar o quanto as vítimas da violência são capazes de entender o seu empoderamento, a partir do momento que elas conseguem deslumbrar sua autonomia em fazer qualquer ação, percebem que a mudança desta situação de vulnerabilidade à violência é possível", disse a secretária executiva da mulher, Walkiria Alves.

Segundo Neide Salles, Presidente da
Associação de Mulheres em Ponte dos Carvalhos, o objetivo do projeto é essencial para contribuir com o resgate de mulheres que sofreram violência. “É uma honra muito grande estar participando deste projeto, a convite da secretária da mulher, para contribuir no engajamento e apoio à mulheres vítimas de violência. É com muita alegria que estou aqui, hoje, sendo uma das Sororis, honrada por prestar apoio a quem necessita de um acompanhamento constante”, explicou.

 

Texto: Jonatas Cavalcante

Fotos: João Barbosa

Cabo Mais Cidadania ofertou mais de 700 atendimentos, na Charneca

 

Moradores da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, receberam a edição do Cabo Mais Cidadania, neste sábado (12). A ação oferece diversos serviços descentralizados de assistência social, jurídica, saúde e lazer. Ao todo, foram realizados mais de 700 atendimentos.

Entre os serviços oferecidos, estavam emissão e agendamento de RG; inclusão e atualização do CadÚnico; atendimento jurídico; aferição da pressão arterial; atualização da caderneta vacinal; vacinação e

testagem rápida contra Covid-19; corte de cabelo; blitz policial; pinturas de meio fio e faixa de pedestres, dentre outros.

Simone Amorim, moradora da localidade, aproveitou a ação para realizar testagem rápida contra Covid-19. “Acho muito importante aos moradores do bairro, porque ajuda bastante àquelas pessoas que não têm condições para se deslocar até os pontos de atendimento ou não saibam como buscar os outros serviços da Prefeitura”, comentou.

Keko do Armazém ressaltou a importância da ação para os munícipes. “Desde o início do Cabo Mais Cidadania, estamos ofertando diversos serviços em um só local, de forma rápida e acessível. A ideia tem sido abraçada pelo povo cabense e, a cada edição, saímos ainda mais felizes com o alcance da ação”, destacou o gestor municipal.

 

Texto:Natália Andrade

Foto: Jakson Costa

sexta-feira, 11 de março de 2022

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho distribuirá absorventes para mais de sete mil alunas da rede municipal de ensino

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em busca de combater a pobreza menstrual nas unidades de ensino, lança edital para compra de absorventes (através do programa LIVRE PRA ESTUDAR) . A proposta de aquisição e distribuição dos absorventes beneficiará cerca de 7.230 alunas, com idades entre 11 e 16 anos, que estejam regularmente matriculadas na rede municipal de ensino.

A falta de condições financeiras para compra de absorventes, estruturas sanitárias e a ausência de informações sobre a importância dos cuidados de higiene essenciais, durante o período menstrual, são fatores relacionados à pobreza menstrual, o que, por sua vez, evidencia a desigualdade de gênero e provoca o afastamento das alunas durante o período menstrual e atinge milhões de meninas em todo mundo.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), “uma, a cada quatro mulheres, já faltou aula por não poder comprar absorventes. Quase a metade destas (48%) tentaram esconder que foi a falta de absorventes e 45% acreditam que não ir à aula, por falta de absorventes, impactou negativamente seu rendimento escolar.”

O secretário de educação, Betinho Gomes, informou que a intenção do programa é dar mais dignidade às alunas e acabar com a evasão escolar das meninas, durante o período menstrual. “Diversos estudos comprovam que as estudantes das redes públicas de ensino faltam às aulas por não terem acesso à absorventes. Assim, como forma de acabar com a evasão escolar das meninas e dar mais dignidade às nossas alunas, em conjunto com o prefeito, Keko do Armazém, desenvolvemos este projeto que além de beneficiar mais de sete mil estudantes, com a doação de absorventes e orientações sobre como cuidar da saúde delas, pretendemos também dar suporte às escolas, para assim preparar o ambiente escolar, os professores e alunos, a fim de que as discentes se sintam acolhidas.”

O planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação objetiva, através da distribuição dos absorventes, a melhoria da aprendizagem, além de assegurar a igualdade, entre os estudantes da rede municipal de ensino

Texto: SECOM

Foto: Léo Domingos

População cabense LGBTQIA+ conta com atendimento clínico especializado

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, oferece à população LGBTQIA+, atendimento clínico especializado. As consultas são realizadas no ambulatório do Centro de Especialidades Vicente Mendes, localizado na Rua 41, na Cohab. Além de acompanhamento clínico geral, o público conta com atendimento psicológico, assistência social, endocrinologista, infectologista, dentre outras especialidades médicas.

As consultas ocorrem de segunda a sexta, das 13h às 21h. O atendimento é realizado por demanda espontânea, ou seja, os pacientes são atendidos conforme ordem de chegada, podendo, também, marcar a consulta para o dia específico da especialidade médica desejada. O coordenador da política de atenção à saúde integral LGBT, Roberto Vieira, comenta a importância do atendimento médico especializado para o público LGBTQIA+: “ ter um serviço especializado, voltado à população LGBTQIA+ é de extrema importância para garantir, a esse grupo de pessoas, igualdade de direitos. Sendo objetivo da prefeitura assegurar ao público LGBT do município atendimento humanizado, respeitando a integridade e a diversidade de todos, oferecendo o ambulatório LGBTQIA+, com diversas especialidades.”

É importante ressaltar que esse grupo pode ser atendido em toda rede de saúde do município. Contudo, o ambulatório faz parte da política municipal da saúde LGBTQIA+, sendo uma resposta eficaz às necessidades específicas desse grupo.

 

Texto: SECOM

Foto: Sillas Gabriel

domingo, 6 de março de 2022

Atendimento do Hospital Infantil está temporariamente suspenso

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informa que o atendimento do Hospital Infantil está temporariamente suspenso por problemas na rede elétrica.

Muitas das unidades de saúde, a exemplo do hospital, foram deixadas sucateadas pela antiga gestão, o que ocasionou em danos estruturais.

Na última sexta-feira(4), devido ás fortes chuvas, o problema se agravou, interrompendo o atendimento. A equipe técnica do centro de saúde já iniciou os trabalhos de manutenção e segue atuando para deixar estruturas melhores do que a que recebemos.

A direção do hospital está encaminhando os pacientes para outras unidades. Caso a população necessite de atendimento de urgência, podem procurar a Policlínica Jamaci de Medeiros ou a UPA do município.

Quando o restabelecimento de energia for totalmente normalizado, a população será informada.

Texto: Emanuela Arruda

Foto: João Barbosa

sexta-feira, 4 de março de 2022

Cabo realiza jornada pedagógica para professores da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, iniciou nesta quinta-feira (3), a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino que tem como tema: “Equidade no processo de alfabetização para assegurar os direitos de aprendizagem”. A jornada tem a oportunidade de reunir os educadores para a elaboração do planejamento para novas metas e melhoria no ensino do município.

O encontro vai até esta sexta-feira (4) e mobiliza todos os educadores da rede de

ensino, entre professores (educação infantil, inclusiva e fundamental I e II) e pedagogos, sendo distribuído em 4 polos, nas escola: Professor Antônio Benedito da Rocha, Eronides Francisco Soares, Professor Jason Brandão da Silva e Manoel Davi Vieira da Costa.

De acordo com o secretário de Educação, Heberte Gomes, a jornada é um momento em que toda a rede de ensino fica voltada para esta formação, com um foco estratégico para

este ano de 2022, garantindo um trabalho em relação à alfabetização no tempo certo.

“Essa é uma das metas da secretaria de educação do Cabo. Garantir que as crianças cabenses aprendam a ler e escrever no tempo certo. Também, fazer um diagnóstico em relação às que estão tendo uma dificuldade no aprendizado, para realizarmos um trabalho específico em torno delas”, ressaltou.


Texto: Gesla Ferreira

Fotos: João Barbosa