quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Cabo de Santo Agostinho recebe Selo de Transparência em cerimônia solene

 Hoje, o município do Cabo de Santo Agostinho será reconhecido com o Selo de Transparência, em cerimônia organizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Tribunal de Contas de Pernambuco, em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Este reconhecimento valoriza a atuação da gestão pública local na condução das celebrações juninas deste ano, reforçando o compromisso com a cultura e a clareza no serviço público.

O Selo de Transparência é uma iniciativa do projeto que visa fortalecer a clareza e a responsabilidade na contratação de artistas para os festejos juninos, promovendo o acesso à informação para toda a sociedade pernambucana. Para garantir o cumprimento dos requisitos, o município registrou suas contratações e todas as informações pertinentes no Painel de Transparência dos Festejos Juninos do MPPE, como parte da primeira etapa de coleta de dados concluída até 30 de junho de 2024.

Além de Cabo de Santo Agostinho, outros municípios que seguiram os mesmos critérios estão sendo homenageados pela iniciativa. Esta conquista demonstra o empenho da gestão municipal em honrar a cultura e as tradições nordestinas de forma ética e responsável, e reforça que a administração pública, além de preservar as tradições culturais, está comprometida com a prática da transparência na gestão de recursos públicos.

O secretário executivo de cultura, Tadeu Anjos, falou sobre o reconhecimento. "Este selo é uma prova do nosso compromisso com a cultura e com o respeito ao uso dos recursos públicos. Ele reforça nossa missão de fazer do Cabo uma referência em transparência e valorização das tradições populares."


Texto: Evelyn Carolina Lima

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Prefeitura do Cabo celebra dia do servidor público

 

A Prefeitura do Cabo celebrou, nesta quarta-feira (30), o Dia do Servidor Público no Centro Administrativo Municipal (CAM) 1. Em parceria com outras instituições, foram oferecidas uma série de atividades para os funcionários da gestão municipal.

Os profissionais do Centro de Ensino Grau Técnico promoveram serviços de aferição de glicose, saturação, pressão arterial e orientações médicas. As consultoras da empresa Mary Kay também estiveram presentes no evento entregando dicas de beleza para

mulheres,  limpeza de pele, maquiagem e venda de produtos.

Marcando o fim do Outubro Rosa, mês no qual é realizada uma campanha com objetivo de combater o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde efetuou a marcação de exames de mamografia e citologia.


Texto: Ayanne Lima


Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Prefeitura do Cabo prepara cemitérios para o feriado de Finados

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está finalizando os preparativos nos cemitérios da cidade, para receber as milhares de pessoas que visitam os locais, no Dia de Finados. Desde o início de outubro os espaços estão recebendo manutenção na iluminação, pintura, capinação e recuperação das áreas comuns.


Por conta do grande fluxo de pessoas, o horário de funcionamento dos cemitérios no

dia 2 de novembro será das 6h às 19h. O Cabo tem cinco cemitérios: dois em Ponte dos Carvalhos, um no centro, na Vila de Nazaré e um no distrito de Juçaral.


‘Essa é uma data que envolve religiosidade. Quando as pessoas costumam reverenciar seus entes queridos que já se foram. Uma maneira de se sentirem próximos, através da oração e das boas lembranças”, disse o secretário de Serviços Públicos da Prefeitura,

Sérgio de Nalva.


Nesta época, a Prefeitura do Cabo distribui rosas para os visitantes. Há também, no cemitério de São José, no centro, a realização da Missa de Finados, que acontece às 16h. É um momento dedicado à orações e homenagens aos que faleceram.


Na Matriz de Santo Antônio, no Centro, também haverá a tradicional Missa de Finados, celebrada pelo padre José Severino, às 8h.


Texto: Secom

Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Cabo de Santo Agostinho celebra Dia de Ação e Graças na próxima quinta-feira (31)

 

O Cabo de Santo Agostinho irá celebrar na próxima quinta-feira (31), o Dia de Ação e Graças. A data é feriado municipal. Como ocorre todos os anos, um evento será realizado na Praça 9 de julho, a partir das 19h, reunindo a comunidade evangélica. O evento é uma realização do Conselho de Pastores do Cabo, com apoio da Prefeitura Municipal.

Na programação, show com cantores gospel, tendo como atração principal a cantora Aline Barros, intérprete de canções como “Ressuscita-me” e “Lugar Seguro”.

O momento de celebração será ministrado pelo pastor Rômulo Bezerra, que trará uma importante reflexão para o público. O louvor contará com as vozes de Iryslene Alves, Brenda Oliveira e o Ministério de Louvor Filadélfia, enquanto o Ministério de Dança Peniel fará uma apresentação tocante e inspiradora para todos os presentes.

AÇÃO DE GRAÇAS - A data tem como objetivo expressar a gratidão pelas bênçãos derramadas sobre o município, além de comemorar o aniversário de 507 anos da Reforma Protestante.

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que surgiu a partir da divulgação das 95 teses escritas pelo monge Martinho Lutero no dia 31 de outubro de 1517. Como consequência, a Reforma originou novos segmentos dentro do Cristianismo, dos quais fazem parte igrejas batistas, anglicanas, calvinistas, presbiterianas, pentecostais, entre muitas outras.


Texto: Ayanne Lima

Fotos: João Barbosa (Arquivo)

Dia 31 de outubro é feriado no Cabo. E o feriado desta segunda (28), dia do Servidor Público, foi transferido para sexta-feira (1)

 Na próxima quinta-feira (31) será feriado no Cabo de Santo Agostinho. Nesta data é comemorado o Dia Municipal de Ação de Graças, em homenagem a Reforma Protestante. Em função disso, não haverá expediente nas repartições públicas municipais e autarquias. Apenas os serviços essenciais serão mantidos.

De acordo com o Sindilojas Cabo, o comércio lojista não funcionará no dia de Ação de Graças. No entanto, àqueles que desejarem abrir terão que solicitar autorização ao sindicato, mediante pagamento de taxa. Já o Shopping Costa Dourara funcionará normalmente no dia de Ação de Graças, das 9h às 22h.

SERVIDOR PÚBLICO - Em acordo com os servidores públicos municipais, a Prefeitura do Cabo transferiu o feriado do dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira (28), para a próxima sexta-feira - dia 1 de novembro. Neste dia as atividades nos órgãos municipais não funcionarão, sendo retomadas na segunda-feira (04/11).


Texto: Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa

Prefeitura do Cabo realiza mutirão para castração de gatos

 O Programa Cabo Amigo Bicho, da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, realizou neste sábado (26) um mutirão para cirurgia de castração em gatos.  O atendimento aconteceu no Instituto Quem Ama Castra, onde foram realizados 52 procedimentos.  Os animais tiveram  agendamento prévio, por meio de cadastro.

Além da castração, houve também a microchipagem, processo que funciona como um "RG animal", facilitando a identificação

dos pets caso eles fujam ou se percam. Mais de mil animais já foram microchipados através do programa municipal Bem-Estar Animal.

O Programa Cabo Amigo Bicho integra a política pública do município voltada para o controle populacional de cães e gatos. A iniciativa tem sido essencial para protetores de animais, como Eronilda dos Santos, que atua há dez anos na causa e já castrou mais de mil animais com o apoio das ações da Prefeitura. “Eu castrei todos os meus animais aqui, com o apoio e o auxílio da Prefeitura.

Tenho 49 gatos e 5 cachorros, mas já castrei, ao todo, cerca de mil animais, todos com o auxílio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Esse projeto é maravilhoso, diferente de gestões  anteriores,  na qual não tínhamos apoio algum. Esse projeto ajuda demais a todos”, afirmou.


Texto: Ana Carolina Gomes

Fotos: João Barbosa

domingo, 27 de outubro de 2024

Prefeitura do Cabo realiza ação social em Ponte dos Carvalhos

 A Prefeitura de Cabo promoveu uma ação social na Escola José Alberto de Lima (EJAL), coordenada pelas Secretarias de Programas Sociais, Saúde com o apoio da Igreja IABV Ponte. O evento foi direcionado aos moradores da comunidade de Ponte dos Carvalhos,  buscando fortalecer o vínculo entre família, escola e comunidade.

Durante a ação, diversos serviços foram oferecidos. A equipe de saúde disponibilizou  atualização de caderneta vacinal, testes rápidos para HIV e sífilis, aferição de pressão

arterial, teste de glicemia e odontológico. Incluíram imunizações de rotina e vacinas contra a gripe para todas as idades.

A ação também contou com cabeleireiro, advogados, e uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que ofereceu  aos moradores cortes de cabelo, assessoria jurídica e agendamentos de documentos como identidade e segunda via de certidões de casamento. Mais de 100 pessoas foram beneficiadas pela ação.

"A ação  foi planejada com o objetivo de atender, além dos estudantes, os pais que, devido à correria durante a semana, encontram dificuldades em acessar os serviços de saúde ou em dedicar tempo aos cuidados pessoais. Por isso, pensamos em uma forma de realizar as duas coisas e atender às suas necessidades",  disse Ana Karina, coordenadora do projeto.


Texto: Ana Carolina Gomes


Foto: João Barbosa

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Professores do Cabo de Santo Agostinho recebem bônus em comemoração ao Dia do Professor

 

Os professores da rede municipal de ensino, no Cabo de Santo Agostinho, têm uma razão a mais para comemorar seu dia. É que a Prefeitura realizou o pagamento do Bônus do Dia do Professor no valor de R$ 1 mil para cada um dos 1.985 professores, totalizando R$ 1,9 milhão. O benefício é concedido aos docentes em reconhecimento ao trabalho desempenhado.

Segundo o secretário de Educação, Betinho Gomes, o bônus do Dia do Professor é previsto em lei criada em 2022, por iniciativa do Poder Executivo. “O benefício visa a valorização dos profissionais da Educação que atuam diretamente na formação dos estudantes cabenses e reflete o compromisso da gestão municipal em apoiar e reconhecer a importância dos professores no desenvolvimento da educação local”, disse.

“Temos feito esforços para garantir melhores condições de trabalho e também buscado dar incentivos como este, que representam o reconhecimento e a valorização profissional dos nossos professores” ressaltou o prefeito Keko do Armazém.


Texto: Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Cabo inicia cirurgia pediátricas de otorrinolaringologia no Hospital Infantil

 O Hospital Infantil Dr. Adailton C. de Alencar do Cabo de Santo Agostinho, iniciou nesta quarta-feira (9), cirurgias eletivas pediátricas de otorrinolaringologia, beneficiando pacientes que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Da Região Metropolitana do Recife, o Cabo é o primeiro município a realizar este tipo de procedimento. Antes as demandas eram encaminhadas para o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). O atendimento às crianças com doenças do ouvido, nariz ou garganta  iniciou em agosto deste ano, com uma avaliação da equipe médica de Otorrinolaringologia.  Mais de 30 crianças já estão com cirurgias programadas até o final do mês de outubro.

Na unidade já são realizadas cirurgias para correção de hérnias, fimose, retirada de cistos, drenagem de abscessos, correção de frênulo lingual e orquidopexia.  De acordo com o diretor médico do Hospital Infantil,  Renan Casado, estima-se que duas em cada cem crianças na faixa escolar possuem indicação para realizar cirurgia de retirada das amígdalas. Isso ocorre normalmente quando a criança sofre com infecções recorrentes na garganta devido ao tamanho da glândula.

“É muito gratificante poder afirmar que as crianças do Cabo de Santo Agostinho agora possuem acesso a este tipo de cirurgia, que é capaz de resolver um problema tão comum em nosso meio. Nós que compomos a rede de saúde do Cabo estamos constantemente buscando meios para ampliar a prestação de serviços médicos dentro do município, com o intuito de facilitar a vida do cidadão cabense, pontuou o diretor médico.

Muito nervosa no momento da cirurgia do seu filho, Lucicleide Maria de Souza França de 32 anos, mãe do paciente Nicollas Henrique de França, de 8 anos, disse o quanto está feliz com a cirurgia do filho. “É uma alegria muito grande do meu filho ter sido contemplado em ser um dos primeiros pacientes a fazer o procedimento cirúrgico aqui no município. Hoje estou aliviada.  Com isso, meu filho passará a dormir bem. Sou muito grata a Deus e toda equipe médica por esta realização”, comentou.


Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Cabo teve redução de 27% nas mortes violentas no 3º trimestre de 2024

 

No terceiro trimestre de 2024, o Cabo de Santo Agostinho reduziu em 27% o número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em relação ao mesmo período do ano passado. O dado é da análise dos indicadores de segurança referentes à série histórica do programa Juntos Pela Segurança e revela que este foi o período mais exitoso em termos absolutos de Mortes Violentas Intencionais (MVI) na AIS-10.

A Área Integrada de Segurança (AIS 10) abrange os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Este resultado mostra os avanços no trabalho de combate à criminalidade, coordenado pelo Governo Estadual, polícias Militar e Civil e Prefeituras, por meio de suas guardas municipais.

No total a região do AIS 10 apresentou queda de 36,36% no 3º trimestre deste ano. No período entre julho e setembro houve 24 registros, igualando o melhor resultado da série histórica de MVI, visto apenas em 2009.

“Esses resultados não seriam possíveis sem a cooperação estreita entre os entes estaduais e municipais, que, por meio de uma ação conjunta e estratégica, têm logrado reduzir significativamente a criminalidade. O esforço sinérgico entre as polícias estaduais e as guardas municipais, amparado pelas prefeituras, reforça um compromisso contínuo com a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, promovendo um ambiente mais seguro e pacífico”, destacou o Tenente-coronel Alex, comandante do 18º Batalhão da PM.

“O trabalho conjunto da nossa guarda municipal com as forças de segurança estadual, bem como ações estratégicas que a SDS Cabo vem desenvolvendo no município têm possibilitado tais resultados, e significa que estamos no caminho certo”, disse o secretário de Defesa Social do Cabo, Pablo Carvalho.


Texto: Ana Cristina Lima

Foto: João Barbosa

Agricultores familiares do Cabo recebem alevinos para cultivo

 

A Secretaria Executiva de Agricultura do Cabo  distribuiu na manhã desta quinta-feira (03) sete mil alevinos para agricultores familiares dos engenhos Castelo, Sabiá e Utinga de Cima. A iniciativa visa fomentar a piscicultura e gerar renda para os produtores.

As entregas serão feitas em etapas e, ao longo do mês de outubro, mais 43 mil alevinos serão distribuídos em 17 comunidades, totalizando 50 mil peixes. Ao todo, 20 comunidades e aproximadamente 70 famílias serão beneficiadas. Entre os peixes entregues

estão o Tambaqui e as Tilápias GIFT, variedades de tilápia com sexo revertido para macho, que são mais resistentes e oferecerem melhores resultados na reprodução. O período de cultivo médio é de seis meses, e estão sendo entregues agora pensando justamente no calendário da Semana Santa.

O secretário de Agricultura, Adailton Melo falou da importância dessa  iniciativa, que possibilita os produtores se organizarem para a comercialização em maior escala. “A ideia é

a gente fomentar a cadeia produtiva da piscicultura. Estamos falando de uma proteína de extrema qualidade que é a da tilápia, e assim, fomentando essa cadeia produtiva, a gente fortalece a economia, fortalece a agricultura familiar, incentiva os piscicultores a diversificar sua produção.” disse.


Texto: Ana Carolina Gomes

Fotos: João Barbosa



quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Centro de Especialidades Odontológicas 2 está em novo endereço

Nesta terça-feira (01), a   Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega da unidade clínica, especializada em atender casos odontológicos complexos encaminhados pelas equipes de Saúde Bucal das Unidades Básicas de Saúde. O CEO 2 terá funcionamento estendido, das 8h às 20h.

As melhorias beneficiarão diretamente os usuários que moram na região do bairro de Ponte dos Carvalhos, que são cobertos pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e pelas Policlínicas. Conforme a coordenadora de

Saúde Bucal de Ponte dos Carvalhos, Suely Carneiro Leão,  a média de atendimento/mês  na unidade é de 640 pacientes.

“ Os benefícios da troca de local da unidade vão além da estrutura física.  Estamos falando de conforto, segurança e dignidade tanto para os trabalhadores quanto para as pessoas atendidas no local. A unidade é ampliada para pessoas com acessibilidade.  Os fluxos de atendimento são através de encaminhamento das suas perspectivas às unidades de saúde”, enfatizou a coordenadora.

A unidade possui equipe com 10 dentistas especializados, 8 técnicos de saúde bucal, entre outros. No local os usuários podem encontrar as seguintes especialidades: periodontia, endodontia, cirurgia, prótese dentária, e o serviço de diagnóstico bucal, com ênfase em diagnóstico de alteração mucosa e do câncer de boca.

Durante a entrega do CEO II estiveram presentes a Secretária de Saúde do município, Daniele Uchôa, o Deputado Estadual, Jeferson Timóteo, a primeira dama

Vilma Alves e demais servidores da saúde do município. Em sua fala, a secretária de Saúde, Daniele Uchôa,  ressaltou  a importância do equipamento de saúde para cidade. “Em primeiro lugar, não posso deixar de agradecer aos nossos profissionais que fazem um serviço de excelência a nossa população. Agradeço especialmente a gestão municipal que ouve nossas ideias e atende nossos pleitos e age com sensibilidade pelo nosso município”, comemorou.

“Estamos hoje, entregando mais um feito da

saúde para população que vai beneficiar principalmente os moradores de Ponte dos Carvalhos. Nós saímos de 6 consultórios para mais de 35 unidades de atendimento odontológico. Isso deixa claro o compromisso de atual gestão com os investimentos que beneficiam a nossa cidade”, declarou Jeferson Timóteo,  deputado estadual pelo Cabo.

O Centro de Especialidades Odontológica 2 (CEO) fica na Avenida Nossa Senhora do Bom Conselho, 749 A, em Ponte dos Carvalhos.  


Texto: Secom

Fotos: João Barbosa

No Cabo, comunidade Armínio da Paz recebe melhorias habitacionais

 Aconteceu, nessa quarta-feira (02), a cerimônia de contratação do Programa Periferia Viva - Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (REGMEL), uma iniciativa do Governo Federal que visa proporcionar o direito à moradia adequada à população de baixa renda. Através de uma parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o Programa irá beneficiar a comunidade Armínio da Paz com a regularização fundiária de aproximadamente 300 imóveis.

O REGMEL realiza a concessão de financiamento, em condições especiais de subsídio, para a execução de obras e serviços destinados à regularização fundiária de núcleos urbanos informais e melhorias habitacionais. Além disso, o REGMEL ainda irá conceder até R$ 22 mil para famílias cujo a renda mensal é de até R$ 2 mil, com o objetivo de promover reforma das habitações, e assim, aumentar a qualidade de vida dessas pessoas.

A primeira etapa é a assinatura dos contratos

com a empresa Legaliza Brasil, a Companhia Estadual de Habitacional e Obras (CEHAB) e a Caixa Econômica Federal. Em seguida, serão iniciadas as demais fases para a concretização da regularização fundiária dos imóveis, que se dará com a entrega dos títulos aos beneficiários. Durante a solenidade foram realizadas as primeiras 95 contratações aprovadas pela Caixa.


Texto: Ayanne Lima

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Prefeitura do Cabo entrega Praça Nação do Divino revitalizada

 

O bairro de Ponte dos Carvalhos recebeu mais um espaço de lazer qualificado para a comunidade. A Prefeitura do Cabo realizou, na última sexta-feira (27), a entrega da Praça Nação do Divino revitalizada.

O espaço recebeu novos equipamentos de iluminação, brinquedos para as crianças e muros de contenção reestruturados, com o objetivo de garantir a segurança da população. Os artistas Pixote e Gigante também desempenharam um papel importante na revitalização da Praça Nação

do Divino, pintando uma obra que reflete o título do local.

“Nós estamos trabalhando para garantir esses espaços de convivência, para que as famílias possam se reunir. Mas o governo Keko do Armazém não fica apenas na qualificação de lugares como esse, mas ainda traz a educação de qualidade integral para a população do Cabo de Santo Agostinho, ajudando a melhorar e combater a violência da nossa cidade” afirma Sérgio Belo, secretário municipal de Coordenação

Regional e Serviços Públicos.

Outros locais também foram requalificados no município como a Praça dos Milagres e a Praça dos Idosos. Já o Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos; a Praça do Marisco; a Praça do Américo e a Praça José Aniceto estão em processo de renovação.


Texto: Ayanne Lima

Foto: João Barbosa

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Artesãos cabenses participam de consultoria com Sebrae

 

Visando o fortalecimento do artesanato local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, em parceria com o Sebrae está realizando uma série de consultorias, oferecendo suporte técnico e estratégico aos artesãos cabenses. A iniciativa busca aprimorar a qualidade dos produtos e capacitar os profissionais em áreas essenciais como design, técnicas de apresentação e venda, uso de redes sociais e marketing pessoal.

Nesta quinta-feira (26), o primeiro grupo de

artesãos que passou por essa capacitação apresentou os resultados de seu trabalho, para representantes do Sebrae, Shopping Costa Dourada, Hotel Vila Galé e Reserva do Paiva. Durante o evento os artesãos mostraram a evolução dos seus artesanatos após o período de consultoria, evidenciando as melhorias nos produtos e estratégias de negócios.

A iniciativa visa não apenas o aprimoramento técnico, mas também fomentar futuras parcerias e estimular os artesãos a se

estruturarem como empreendedores de sua própria arte. "Queremos cada vez mais fortalecer o segmento de artesanato do Cabo e por isso estamos sempre em contato com instituições como o Sebrae para que possamos oferecer capacitações como essa para os nossos artesãos. Buscamos criar novas oportunidades de aprender e de empreender para os nossos artesãos, através de parcerias. Porém, um dos nossos objetivos também é que eles enxerguem novas possibilidades de mercado e formas de
valorizar seu trabalho", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inaldo Campello.


Texto: Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Praia do Paiva ganha praça de táxi

 

A Praia do Paiva, no litoral do Cabo de Santo Agostinho, terá uma praça de táxi. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (26) pelo gestor do bairro, Gabriel Belmont, na Associação Geral da Reserva do Paiva, numa breve solenidade que contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico do município, Inaldo Campelo, e de Defesa Social, Pablo Carvalho.

O ponto de táxi tem localização no Novo Mundo Empresarial. “Ter um equipamento de mobilidade urbana como uma praça de táxi é fundamental para que possamos atender as demandas dos moradores, funcionários e visitantes do Paiva, mas também moradores dos bairros vizinhos, frequentadores e turistas, ” pontuou Gabriel Belmont.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inaldo Campello, cerca de 20 empregos diretos serão gerados com o novo serviço de mobilidade urbana. “Esta iniciativa representa mais um serviço seguro para os cabenses e gerará 20 empregos diretos. A Prefeitura do Cabo é responsável pela regularização da operação da praça e quantos veículos serão implantados. Nossa atual gestão busca a capacitação e a geração de empregos para os cabenses, e claro que não será diferente com este novo equipamento.

Principalmente pela expansão de atividades de negócios e de sua importância econômica, o Paiva tem grande movimentação turística. Neste sentido, Prefeitura pretende ofertar cursos de inglês e espanhol para os taxistas que irão trabalhar na localidade. “ Através do Núcleo de Línguas da Secretaria de Educação iremos capacitar nossos motoristas para que eles possam estar aptos para esse novo e importantíssimo espaço”, disse Inaldo Campelo.


Texto: Tayná Benigno

Foto: João Barbosa

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Ação Cabo + Saúde nos Engenhos beneficia mais de 300 pessoas no sítio Areal, em Gaibu

 

A Secretaria de Saúde do Cabo  de Santo Agostinho realizou nesta sexta-feira (20), a ação Cabo + Saúde nos Engenhos, no sítio Areal em Gaibu. Foram atendidos 397 pessoas durante a ação.  O próximo Cabo + Saúde será nesta quarta-feira (25), no Engenho São Salvador.


A ação tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população que mora distante das áreas de cobertura.  No local, foram disponibilizados consultas médicas, citologia (prevenção), vacinação de rotina e de COVID-19, teste de glicose, aferição de pressão, palestra sobre saúde bucal e entrega de preservativos.


Muito satisfeita por a equipe de saúde ter ido até a comunidade, a dona de casa, Claudia Alves da Silva, 43 anos, moradora há 14 anos do Sítio Areal, em Gaibu, elogiou bastante esse olhar que a gestão vem tendo para com a população. “Estou muito satisfeita com o atendimento que tive com o médico, pude consultar e também pegar meus medicamentos. É maravilhoso à Saúde ter vindo até a gente do Sítio Arial, pois moramos longe dos dois postos que tem aqui na praia”, enfatizou.


Texto: Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Palácio da Cultura terá sala de cinema e estúdio

 O Palácio da Cultura, no Cabo de Santo Agostinho, vai ganhar uma sala de cinema e um estúdio para gravação. O anúncio foi feito ontem (12) pelo secretário de Cultura, Alexandre Neres, durante a ordem de serviço que dará início às obras.

Com recursos captados pela gestão, os novos equipamentos serão abertos ao público e gerenciados por um núcleo gestor, responsável pelo seu funcionamento. "Com esses equipamentos, será possível proporcionar à população melhores condições de acesso à cultura dentro do nosso município, além de possibilitar a difusão de trabalhos desenvolvidos no Cabo e colocar a classe artística no lugar de destaque que merece", afirmou Alexandre Neres, Secretário de Cultura.

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inaldo Campelo; de Agricultura, Adailton Melo; da Mulher, Walkiria Ferreira Alves; o secretário de Obras, Marcos Matoso; além dos representantes da empresa vencedora da licitação e colaboradores da Secretaria de Cultura.

Música e Imagem em Cena- O Cabo já teve três cinemas de destaque antes da virada dos anos 2000, localizados em três bairros cabenses: Destilaria, Mercês e no Centro da cidade, sendo o mais conhecido o Cine Santo Antônio. As três unidades estão atualmente desativadas e os antigos prédios deram lugar a casas ou estabelecimentos comerciais.

Mesmo com a existência do Cinema Costa Dourada, instalado no shopping de mesmo nome, é a primeira vez na história do Cabo que a cidade vai inaugurar uma sala de cinema administrada pela gestão em parceria com a sociedade civil, por meio do Conselho Municipal de Cultura.

O mesmo ocorre com o estúdio público, que exigia que os fazedores de cultura no âmbito musical investissem financeiramente para ter acesso ao serviço e agora o serviço será disponibilizado pela gestão pública.


Texto: Evelyn Carolina Lima

Foto: João Barbosa

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Prefeitura do Cabo abre licitação para a recuperação do Teatro Barreto Júnior

 O processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada na recuperação e ampliação do Teatro Barreto Júnior, no Cabo de Santo Agostinho, já está em andamento. As propostas serão recebidas até o dia 23 deste mês.

Em junho de 2013, um incêndio atingiu o teatro e quatro anos mais tarde, em 2017, um segundo incêndio levou o prédio a um estado de total abandono. Desde então, a classe artística local vem reivindicando a reconstrução do espaço.

Essa etapa licitatória é um avanço significativo para soerguer um dos principais equipamentos culturais da cidade e representa um marco para o resgate da cultura local, consolidando o compromisso do governo municipal com o desenvolvimento artístico e o patrimônio histórico do Cabo de Santo Agostinho.

O Secretário de Cultura do município, Alexandre Neres, destacou a importância da obra para o fortalecimento da cultura local. “É de suma importância reativar os espaços de culminância do movimento cultural e artístico cabense, para que nossos munícipes se orgulhem da sua história e ocupem esse lugar de exaltação da cultura na nossa cidade, inspirando as gerações futuras”, afirmou.

Edinilson Alves de Oliveira, gerente de promoção da cultura do Cabo e um dos protagonistas no movimento cultural da cidade, celebrou o momento. “Finalmente o Cabo vai ter de volta o seu teatro, fruto de um esforço coletivo e de uma gestão que valoriza a cultura. Estamos de olho no futuro, e fico feliz de ver antigos equipamentos voltarem a ser valorizados, como o novo Mercado das Artes. Reconstruir o Barreto Júnior é um símbolo de que a cultura forma a sociedade”, comentou.

HISTÓRIA - Com 39 anos de existência, o teatro, que leva o nome de José do Rego Barreto Júnior, ator e diretor de teatro cabense, é uma homenagem à sua contribuição para a cena teatral brasileira. O equipamento possui uma rica história cultural que remonta à década de 1930 antes da sua construção. Ao longo dos anos, abrigou diversas atividades culturais, sendo posteriormente reconhecido como a Casa da Cultura, onde ocorriam shows de calouros e outras atividades. Na mesma época, a Associação Cabense de Teatro Amador liderou um movimento de artistas locais que reivindicava a transformação definitiva do espaço em um teatro. A demanda se intensificou após o fechamento do antigo Sesi, que até então era o único local adequado para apresentações teatrais.

A inauguração do Teatro Barreto Júnior, em 1985, trouxe uma estrutura mais adequada, com palco ampliado, bastidores e equipamentos de iluminação, além de cadeiras provenientes do antigo Cine Santo Antônio. Durante seus primeiros anos de funcionamento, o teatro foi palco de eventos como a Mostra Cabense de Esquetes e Poesias Encenadas (Mocaspe) e quatro edições do Festival Nacional de Teatro do Cabo (Fenateca), onde peças como O Auto da Compadecida e O Auto das Sete Luas de Barro foram apresentadas.


Texto: Evelyn Carolina Lima

Foto: João Barbosa (Arquivo)