Na próxima segunda-feira (27) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no Cabo de Santo Agostinho. Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a doença. As doses estarão disponíveis nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as 3 policlínicas e no posto do shopping Costa Dourada do município. Além da Poliomielite, a Secretaria de Saúde conta com todas as vacinas do calendário nacional de vacinação e também da gripe (Influenza).
A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite no Cabo de Santo Agostinho acontecerá entre 27 de maio e 14 de junho, com imunização em todo o município. Já em 8 de junho será o Dia D de mobilização municipal. A imunização na UBS acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No ponto de vacinação do Shopping Costa Dourada de segunda a sexta-feira , das 12h às 18h.
O município receberá 10.460 doses da Poliomielite (VOP), para crianças menores de cinco anos. Aquelas menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP). As crianças de um a quatro anos devem ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP. A imunização tem como objetivos conter o risco de reintrodução do poliovírus, alcançar alta e homogênea cobertura vacinal e manter o município livre da doença.
As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a poliomielite, a VIP é injetável, com três cepas, poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, polivírus 1 e 3. Esta será a última campanha de vacinação contra a poliomielite com a vacina
oral.
Por Gesla Ferreira
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário