Diante do aumento de casos de Síndrome Aguda Respiratória Grave, a vacina contra gripe Influenza foi liberada para toda população, a partir dos seis meses de idade. A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho enfatiza sobre a importância das pessoas comparecerem às unidades de saúde da família para tomar a dose, além de adotar medidas de prevenção.
Lavar as mãos com água e sabão antes de consumir alimentos, manter o ambiente ventilado, evitar aglomerações, adotar hábitos saudáveis, reforçar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, evitar contato com pessoas que apresentem sintomas gripais e nunca compartilhar talheres, prato, copos ou garrafas. Essas são algumas das recomendações para prevenir o contágio.
No caso de crianças menores, evite levá-las a lugares com muita gente. Oriente os pequenos a manter a higiene das mãos, principalmente na escola. Lave com frequência brinquedos, pois em determinadas idades, a criança costuma levá-los à boca. Ofereça, com frequência, água e sucos. Garanta uma alimentação saudável para manter a imunidade em dia. E não compartilhar objetos pessoais. E, por fim, o ambiente doméstico deve estar sempre limpo, arejado e livre de poeira e mofo.
A vacina trivalente protege contra três tipos de vírus: A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, responsáveis pela maioria dos casos da doença. A imunização não impede o contágio, mas evita seu agramento, o que tem lotado as emergências dos hospitais.
Fique alerta quanto aos sintomas: dor, febre, tosse, dores no corpo e cabeça. A gripe tem duração entre quatro e cinco dias. Se neste período não houver regressão, deve-se procurar ajuda médica.
As Unidade de Saúde do Cabo atendem de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
Por Ana Cristina Lima
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário