terça-feira, 27 de agosto de 2024

No Cabo de Santo Agostinho, desfiles cívicos começam 1º de setembro

 

Os tradicionais desfiles cívicos que comemoram a Semana da Pátria no Cabo de Santo Agostinho terão início no próximo domingo, 1º de setembro, em Ponte dos Carvalhos. As apresentações que acontecem todos os anos são parte importante do calendário cultural e cívico do município, reunindo escolas, instituições, e a comunidade local para homenagear a independência do Brasil.

O tema deste ano será “Educação com Respeito às Diversidades". Os desfiles  cívicos vão acontecer nos dias 1, 7 e 8 de setembro, em Ponte dos Carvalhos, centro do Cabo e Juçaral, respectivamente.  Participarão estudantes de 36 escolas municipais e estaduais, bandas marciais independentes, a Força Tática Pré-Militar, o Grupo Beneficente Mãe Rainha - Comando Pré-militar, a Secretaria de Programas Sociais, alunos do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos e funcionários da Secretaria de Educação. 


Confira a programação da Semana da Pátria 2024:


- 01/09 – Domingo

  - 13h: Desfile em Ponte dos Carvalhos, ponto de concentração – Praça dos Idosos;


- 07/09 – Sábado

  - 13h: Desfile no Centro do Cabo, ponto de concentração – Secretaria de Educação;


- 08/09 – Domingo

  - 14h: Desfile em Juçaral, ponto de concentração – Escola Municipal Marquês do Recife.


Foto: João Barbosa

sábado, 17 de agosto de 2024

Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo


O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. Silvio estava internado em um hospital particular na capital desde o início do mês.


O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.


Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.


Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

“Viva o Mestre Zequinha dos Oito Baixos” acontece no Mercado das Artes nesta sexta-feira (16)

 Conhecida pelo som emblemático, a sanfona de oito baixos é um instrumento que faz parte da memória popular de todo o Nordeste, além de ser considerado um dos mais complexos de serem tocados. No Cabo de Santo Agostinho, o fole de oito baixos foi imortalizado pela figura do Mestre Zequinha, que herdou o ofício de sua família e se destacou como um grande instrumentista e compositor, reconhecido além dos limites do território cabense.

Com o intuito de fortalecer esse legado no município, o Mercado das Artes receberá  nesta sexta-feira, (16) o evento "Viva o Mestre Zequinha dos Oito Baixos", uma roda de sanfona em homenagem ao instrumentista que se tornou um ícone da cultura tradicional. O evento não só celebra a importância desse espaço que agora reúne a diversidade artística da cidade, como também evidencia a força da herança cultural deixada para a cena cultural do Cabo de Santo Agostinho.


A roda de sanfona reunirá instrumentistas, pesquisadores e músicos  junto à comunidade, para celebrar o legado do Mestre Zequinha e incentivar a valorização cultural do movimento de sanfoneiros, transmitindo ao público mais jovem o conhecimento sobre a história cultural do município. O evento começa às 18h e é aberto ao público. 


Foto: João Barbosa (Arquivo)

Incra beneficiará mais de 200 famílias com aquisição de terras para assentamento rural no Cabo

 Há cerca de 24 anos, trabalhadores rurais dos Engenhos Universo, Vila Real e Pantorra ocupam parte dessas terras como acampamentos. Ontem (15), representantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), do Incra e da Secretaria de Agricultura do Cabo de Santo Agostinho se reuniram para participar de um ato público sobre o processo de compra dos engenhos, visando oficializar o território como assentamento da reforma agrária.

“O Incra vai adquirir a terra e entregá-la aos

agricultores, e este evento faz parte da formalização do início desse processo de compra”, explicou o secretário de Agricultura, Adailton Melo. “Mais de 200 famílias serão assentadas e, finalmente, terão uma terra para chamar de sua. Isso trará desenvolvimento e impulsionará a economia do município”, afirmou.

O último assentamento legalizado no Cabo de Santo Agostinho foi o de Arariba de Baixo, em 1996. Após quase trinta anos, o município presencia um novo processo de aquisição de

terras, abrangendo uma área média de 841 hectares, produtiva e propícia para moradia, destinada aos moradores e trabalhadores que têm ocupado o espaço. “Antes éramos apenas acampados sem direito a nada. Agora, com o título de posse, poderemos acessar os recursos e políticas públicas oferecidas pelas esferas municipal, estadual e federal”, declarou Dinho França, uma das lideranças do MLST no Cabo.

Raiane Vitória, representante da juventude do MLST, fez um discurso caloroso sobre o

momento e a conquista dos trabalhadores, moradores e militantes da região. “Agricultor familiar é essa imensidão de pessoas. A reforma agrária somos nós”, enfatizou.

Também estiveram presentes o Superintendente do Incra, Givaldo Cavalcante, e a Chefe Substituta de Divisão e Desenvolvimento, Andreza Renata Serafim, que leu a ata do ato de compra. “Nossa presença aqui é justamente para tornar público o andamento do processo de compra de duas áreas no município, que está em

negociação entre o Incra e o grupo JB. Estamos felizes por essas áreas, mas o trabalho continua, pois sabemos que outras localidades também precisam dessa legalização”, declarou Givaldo.

Fotos: João Barbosa

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Cabo + Saúde estará no engenho Sacambu nesta quarta-feira (14)

 


Nesta quarta-feira (14) a Prefeitura do Cabo realiza mais uma atividade do seu programa de saúde itinerante. O Cabo + Saúde nos Engenhos_ vai estar no Engenho Sacambu, levando atendimento médico, exames e outros serviços de rotina. A ação será das 9h às 12h, na associação de moradores.


O Cabo + Saúde tem por objetivo levar os serviços às comunidades de áreas descobertas, ou seja, não atendidas em sua região por unidades básicas de saúde (USFs). 


Os serviços oferecidos em Sacambu serão: consulta médica, aferição de pressão, exame de citologia (prevenção), teste de glicose, atendimento de enfermagem, vacinação contra Covid-19, atualização da carteira vacinal e palestra sobre saúde bucal, com distribuição de material de higiene bucal.


Foto: João Barbosa