Conhecida pelo som emblemático, a sanfona de oito baixos é um instrumento que faz parte da memória popular de todo o Nordeste, além de ser considerado um dos mais complexos de serem tocados. No Cabo de Santo Agostinho, o fole de oito baixos foi imortalizado pela figura do Mestre Zequinha, que herdou o ofício de sua família e se destacou como um grande instrumentista e compositor, reconhecido além dos limites do território cabense.
Com o intuito de fortalecer esse legado no município, o Mercado das Artes receberá nesta sexta-feira, (16) o evento "Viva o Mestre Zequinha dos Oito Baixos", uma roda de sanfona em homenagem ao instrumentista que se tornou um ícone da cultura tradicional. O evento não só celebra a importância desse espaço que agora reúne a diversidade artística da cidade, como também evidencia a força da herança cultural deixada para a cena cultural do Cabo de Santo Agostinho.
A roda de sanfona reunirá instrumentistas, pesquisadores e músicos junto à comunidade, para celebrar o legado do Mestre Zequinha e incentivar a valorização cultural do movimento de sanfoneiros, transmitindo ao público mais jovem o conhecimento sobre a história cultural do município. O evento começa às 18h e é aberto ao público.
Foto: João Barbosa (Arquivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário