terça-feira, 5 de junho de 2012

Biblioteca Comunitária é inaugurada no distrito de Ponte dos Carvalhos






Biblioteca Comunitária Ler é preciso. Este é o nome do projeto que deu vida à nova biblioteca do Centro Cultural Mestre Dié, no distrito de Ponte dos Carvalhos. A reinauguração aconteceu nesta terça-feira (29/05), no próprio centro, e é fruto de uma parceria entre o Instituto EcoFuturo (idealizador do projeto), a prefeitura, a empresa Deca Duratex, e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A solenidade reuniu representantes das organizações parceiras do projeto e autoridades municipais. Com a implantação, toda a população de Ponte dos Carvalhos vai poder desfrutar de um ambiente voltado para a leitura, conhecimento, pesquisa e acesso ao livro.

O secretário de Governo e Orçamento Participativo, Luiz Pereira, que na ocasião representava o prefeito Lula Cabral, destacou a importância deste espaço para os moradores da localidade. “Uma biblioteca engrandece a cultura do nosso povo. Este é mais um equipamento público que vai se perpetuar por gerações, resgatando a cidadania, transformando vidas e levando conhecimento e desenvolvimento à população, além de aumentar a qualidade de vida da comunidade”, enfatizou. “A entrega da biblioteca é mais uma demonstração do respeito e da preocupação da nossa gestão com as pessoas. Esta é mais uma ferramenta que vai expandir o conhecimento e estimular a leitura, ajudando no crescimento e na formação dos nossos cidadãos”, pontuou a secretária de Educação, Gildineide Fialho.

O espaço passou por reformas, recebeu novas mobílias, computadores com acesso à internet para realização de pesquisas, impressora e sala de vídeo. Outra sala, voltada para a leitura infantil, oferece ainda mais conforto, com almofadas, mesas e cadeiras, convidando os pequenos a viajar no mundo da leitura. O acervo também foi ampliado com a chegada de mais de mil livros, totalizando agora cerca de 8 mil títulos, que poderão ser explorados por pessoas de qualquer faixa etária.

Além disso, a FNLIJ capacitou 25 funcionários, entre bibliotecários e professores do município, com os cursos de auxiliar de biblioteca e promotor de leitura. De acordo com a coordenadora do projeto Biblioteca Comunitária, Daniele Juaçaba, os cursos são o diferencial do projeto, que fazem com que a população crie uma cultura de biblioteca e frequente mais o espaço. “Com os funcionários mais preparados e receptivos, as pessoas se apropriam e aprendem a usá-la como uma fonte rica de conhecimento, diversão e lazer”, destacou.

Para a atendente Ana Cristina dos Anjos, 47, moradora de Ponte dos Carvalhos, a unidade vai atrair jovens, adultos, idosos e crianças. “Até eu, que não vinha, vou passar a vir. O lugar está lindo, fiquei encantada, dá até vontade de me sentar e escolher um livro”, relatou. A dona de casa Alzenir Ferreira, 31, também gostou do novo espaço. “Não conhecia como era antes, mas já me apaixonei. Minha filha de 4 anos já me pediu para eu trazer ela outras vezes”, comentou.

De acordo com a coordenadora do Mestre Dié, Benedita Santos, a mudança, que tornou a biblioteca comunitária, vai levar um atendimento diferenciado aos leitores. “Antes, nós já recebíamos cerca de 80 pessoas por dia, agora pretendemos ampliar esse número, já que temos uma melhor estrutura e nossos funcionários estão aptos a realizar um trabalho de acompanhamento com os leitores e também de interação com a comunidade”, afirmou. A biblioteca vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.


Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário