quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cabo ganha Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher









A população do Cabo de Santo Agostinho já pode contar com o Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Na noite dessa quarta-feira (06/06), foi realizada a cerimônia de implantação do núcleo, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas do Cabo (Fachuca). A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Mulher, a Secretaria Executiva da Mulher do município e a faculdade. Estavam presentes representantes do Estado, secretários municipais, professores, funcionários e alunos.

A ação tem o objetivo de trazer a discussão sobre gêneros para a educação formal, incentivando a realização de estudos, pesquisas e seminários para a promoção dos direitos da mulher e igualdade entre gêneros. “O núcleo é mais um espaço para discutir a questão de gênero, promovendo essa discussão no mundo acadêmico. Nós vamos trabalhar para transformar valores e comportamentos e a faculdade é o lugar mais apropriado para isso”, afirmou a secretária Executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento, que representou o prefeito Lula Cabral na solenidade.

De acordo com a secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, as novas gerações devem trabalhar para combater a desigualdade. “Nós temos uma herança muito forte de desigualdade entre homens e mulheres. O núcleo é um espaço onde essas questões podem ser debatidas pela juventude, e é importante que eles abracem essa causa para promover igualdade em todas as relações”, destacou.

Para o diretor da Fachuca, Joaquim Severino da Silva, tanto o município como a instituição serão beneficiados com o núcleo. “As pessoas poderão se dirigir ao núcleo para adquirir informações e também para fazer denúncias. A Fachuca está crescendo e prestando serviço à população, dando apoio à mulher e à comunidade. Estamos aqui para contribuir com o melhor para a nossa cidade”, disse.

Lidian Silva, estudante do curso de Administração da faculdade, ficou muito feliz com a iniciativa. “Eu acho esse Núcleo de Estudos muito importante. É uma valorização para a Fachuca e para nós mulheres, que somos maioria aqui na instituição. Professores e alunos saem ganhando com a criação desse espaço”, declarou ela.

Ao final da cerimônia houve o descerramento da placa inaugural. A sala onde o núcleo irá funcionar recebeu o nome de Clione Alves, em homenagem à escritora e educadora por suas contribuições e sua luta pelos direitos da mulher. Os familiares de Clione também estiveram presentes na solenidade.

Texto: Rafaela Jaques – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário