No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Cabo de Santo Agostinho ganhou, na manhã desta terça-feira (05/06), uma Unidade de Conservação de Mata Atlântica – Estação Ecológica de Bita e Utinga, situada no território estratégico de Suape. O decreto que cria a primeira unidade de Suape foi assinado pelo governador Eduardo Campos em um ato na PE-60, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. O prefeito Lula Cabral, acompanhado do vice-prefeito, José Ivaldo Gomes, participou da solenidade.
A Estação Ecológica de Bita e Utinga está localizada nos municípios do Cabo (39%) e Ipojuca (61%), e tem uma extensão de 2.467,1 hectares. Cerca de 1/5 de sua área será permanente, e 25% composto por floresta do tipo Mata Atlântica fechada. A unidade abriga os dois principais mananciais hídricos da região (Bita e Utinga) e o bioma da Mata Atlântica. No local, foram plantadas 70 espécies nativas, mais de 1,6 mil mudas de plantas por hectare. A unidade será administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
“Com a chegada de todos esses investimentos na região de Suape, precisamos deixar a marca de construção desse novo tempo, onde nós queremos ter crescimento econômico com inclusão social e respeito à natureza”, declarou o governador Eduardo Campos. “Nós estamos muito felizes em participar desse ato, em que o governador e o Sérgio Xavier vêm à nossa cidade no Dia do Meio Ambiente e assinam o decreto de criação dessa unidade, que vai beneficiar não só o presente mais o futuro das nossas gerações”, destacou o prefeito Lula Cabral. “São mais de 2,4 mil hectares de mata atlântica que estão sendo reflorestados. Assim, vamos poder preservar as margens dos rios, nossas fontes de riqueza mineral”, completou.
“É muito importante preservar a natureza e o ato realizado hoje tem esse intuito. Preservar o meio ambiente é pensar no nosso futuro, no futuro das nossas crianças. Para que isso se torne realidade, o governo do Estado e o governo municipal estão cada dia mais buscando soluções para preservá-la”, ressalto o vice-prefeito, José Ivaldo Gomes. “O ato de hoje mostra que estamos prontos para receber novos investimentos”, acrescentou.
Na ocasião, o governador também inaugurou o trecho duplicado da PE-60 e os três viadutos construídos na via próximos à entrada do Porto de Suape. As obras vão melhorar a mobilidade e a fluidez do trânsito na região, por onde passam diariamente 42 mil veículos. Ele também destacou mais investimentos, como a construção da estrada de Jussaral, a duplicação da PE-28, entre outros.
A assinatura também contou com a presença dos secretários estaduais Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico), Isaltino Nascimento (Transportes); a diretora-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco, Eryka Luna; o vice-presidente do Complexo de Suape, Frederico Amancio; e o deputado estadual Everaldo Cabral.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário