quarta-feira, 31 de maio de 2017

Município celebra Festa de Santo Antônio


O Cabo de Santo Agostinho vai receber  entre os dias 01 e 13 de junho mais uma edição da Festa de Santo Antônio. Com uma extensa programação, o evento este ano, celebra 395 anos de tradição. A realização é da Paróquia Santo Antônio e conta com o apoio da Prefeitura.
A atividade voltada para comunidade católica vai contar com missas, procissões e orações. Serão 13 dias de festa em homenagem ao santo. Segundo o padre da Paróquia de Santo Antônio, Valdir Bezerra, o evento será mais um momento para população evangelizar. “A festa tem como objetivo unir a comunidade católica, fazer orações e confraternizar, além de ser importantíssima para preservar a tradição do padroeiro da cidade”, afirmou ele.
Clique aqui e confira a programação 
Foto: João Barbosa

Ipojuca está em situação de emergência por causa da chuva


Até o momento, 297 pessoas estão desabrigadas. Os pontos mais críticos da cidade são a Rurópolis de Ipojuca e o Alto da Bela Vista.



O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em Ipojuca por causa da forte chuva dos últimos dias. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (30) pelo procurador geral do município, Marcos Lira. O decreto está em vigor e será válido por 180 dias.

 De acordo com a Defesa Civil do Ipojuca, o número de pessoas afetadas pela chuva é de 7.380.

 Até esta terça de manhã, a chuva deixou 916 desalojados – que deixaram as residências – e 297 desabrigados – que perderam as casas.

 Nos últimos cinco dias choveu em Ipojuca mais do que a média esperada para todo o mês de maio. Algumas localidades ficaram ilhadas, como a Rurópolis de Ipojuca e o Alto da Bela Vista, ambas no centro.

 O nível do rio Ipojuca subiu e muitos moradores tiveram que sair de casa e buscar abrigo.

 A prefeitura do Ipojuca disponibilizou sete escolas para receber as famílias. 

Por: Ramos Júnior
Foto: Secom/Ipojuca

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Sport e Luxemburgo chegam a um acordo, e clube anuncia treinador

Teve nova reviravolta. Após descartar e ser descartado pelo clube, o treinador Vanderlei Luxemburgo voltou a conversar com o Sport e as coisas se desenvolveram de maneira rápida. Nesta segunda, ele foi oficializado como novo técnico do Leão. O técnico chega ao Recife nesta terça-feira e acompanha o treino da equipe, à tarde, no centro de treinamento rubro-negro. A ideia é ele já estar na beira do gramado no jogo de quarta, contra o Botafogo, pelas oitavas da Copa do Brasil.

- É uma grande oportunidade. Minha primeira vez no Nordeste, um grande momento profissional. Vou levar o meu conhecimento a um grande clube. Vou trabalhar visando uma conquista de um Brasileiro. Assisti a alguns jogos do Sport, que tem jogadores experientes e que mescla com jovens. Sempre foi muito difícil jogar contra o Sport na Ilha. Tem uma magia especial aí. Essa magia tem que existir sempre a nosso favor. Se das 38 rodadas do Brasileirão, em 19 vamos atuar na Ilha, é uma vantagem a nosso favor.

A reportagem apurou que a iniciativa de reabrir as negociações partiu do treinador. O técnico precisava convencer a família do "Projeto" do Leão. A princípio, os familiares ficaram receosos. Achavam que não era o momento de Luxemburgo voltar ao futebol.
É por isso que, no sábado, surgiu a informação que o treinador não acertaria com o Leão. Mas, depois disso, o treinador convenceu a família para vir ao Recife e retomou os contatos.

Como as conversas já aconteciam desde quinta-feira, após a queda do Sport na Copa do Nordeste, o desenvolvimento do acerto foi rápido. Na tarde da segunda-feira, Sport e Luxemburgo ajustaram os últimos detalhes e acertaram a contratação do treinador.

O vice-presidente do clube, Gustavo Dubeux, foi quem comandou a negociação com Luxemburgo. Ele falou sobre o acerto e convocou a torcida do Leão.

- Fizemos um esforço muito grande para acertar com Luxemburgo. Também é importante ressaltar a ousadia do nosso presidente e pedir para a torcida comparecer já no jogo de quarta. Fizemos uma mobilização grande, baixamos o preço do ingresso, e precisamos do apoio dos rubro-negros.

Por Rômulo Alcoforado e Lucas Liausu, GE-Recife

Abertas as inscrições para cursos gratuitos nas áreas de Turismo e Eventos

A Prefeitura do Cabo, em parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, oferecem, a partir desta segunda-feira (29/05), cursos gratuitos à distância nas áreas de turismo e eventos. Os cursos tem duração de 160 horas/aula e serão realizados através da plataforma PRONATEC, todos na modalidade Educação à Distância (EAD). Após a conclusão do curso, haverá emissão de certificado.

As inscrições vão até o dia 07 de junho e as vagas são limitadas. Para se inscrever, é necessário dirigir-se à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, localizada no Centro (próximo à Praça da Bíblia), das 8h às 17h. É necessário ter em mãos as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, escolaridade e comprovante de residência. Mais informações pelo tefefone: 3518-1646.

CURSOS

Inglês e Espanhol básico

Libras básico

Eletricista de audiovisual

Sonoplasta

Operador de câmera

Mensageiro

Recepcionista

Fotógrafo

Iluminador cênico

Locutor/Apresentador/Animador

Produtor de cerveja

Inscrições: 29/05 à 07/06 (vagas limitadas)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (próximo à Praça da Bíblia) Telefone: 3518-1646

Texto: Secom/Cabo

Suape vai receber a Fábrica da Aché

O Cabo de Santo Agostinho  vai ganhar mais um empreendimento de grande porte. A Aché Laboratórios irá  implantar no Complexo Portuário de Suape uma fábrica  e uma central de distribuição. A assinatura do contrato aconteceu nesta sexta-feira (26/05), no Palácio  das Princesas, com a presença do diretor da Aché Márcio Freitas, o governador Paulo câmara , o presidente de Suape Marcos Batista e o Prefeito do Cabo, Lula Cabral.

O investimento é de R$ 500 milhões e vai gerar 500 empregos diretos e outros 2,5 mil indiretos. A previsão é de que a parte física da obra  seja concluída no final de 2018.  No entanto, a plena operação das unidades deve ocorrer até 2021.

De acordo com o prefeito lula Cabral, a escolha da Aché reforça as potencialidades e a infraestruturas adequadas de Pernambuco, em especial, Suape para investimentos deste porte. “É do que precisamos. Atrair cada vez mais empresas que alavanquem o desenvolvimento do Estado e do município, gerando emprego e renda para a população”.

Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos


Cabo arrecada donativos para municípios atingidos pelas chuvas


Em solidariedade aos municípios pernambucanos  afetados pelas fortes chuvas, no último fim de semana (27 e 28/05), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está arrecadando donativos para serem direcionados à população necessitada.

Estão sendo arrecadados mantimentos como massas, arroz, feijão, óleo, açúcar, enlatados, biscoitos, leite integral ou em pó, achocolatados,  água mineral, material de limpeza e de higiene pessoal. As doações podem ser entregues das 8h até às 12h e também das 13h às 17h. Roupas, calçados e fraldas também podem ser doados.

Os donativos devem ser entregues, na Secretaria de Defesa Social do município, situada às margens da BR-101, no Centro Administrativo Municipal (CAM 1), localizado na Torrinha,  e na Fachuca- Destilaria.

Secom/Cabo

domingo, 28 de maio de 2017

Sport não entra em acordo com Luxa e já busca plano B; Jorginho é o preferido



Vanderlei Luxemburgo era primeira opção dos rubro-negros, que ouviram um não do treinador e agora tentam a contratação de Jorginho, ex-Vasco

O sonho da diretoria do Sport de contar com o técnico Vanderlei Luxemburgo para dirigir a equipe na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano acabou. Depois de demitir Ney Franco na quarta-feira, ir até São Paulo na quinta-feira para se reunir com Luxa e mostrar otimismo, os rubro-negros encerram a negociação na manhã deste domingo depois de ouvirem do treinador que por uma decisão da família, ficará mais um tempo parado.

Vandelei Luxemburgo era a primeira e única opção do Sport até o momento, que até já tinha desenhado uma lista com outros nomes possíveis, mas não chegou a abrir negociação com ninguém. O presidente Arnaldo Barros comentou que o nome de Luxemburgo era um dos, mas não o único.

Sem Luxemburgo, o Sport agora começa a busca pelas outras opções. O nome preferido da diretoria é o do técnico Jorginho, ex-Vasco e que está sem clube desde o final do ano passado.

Enquanto busca um novo treinador, o Sport vai sendo dirigido pelo interino Daniel Paulista, que foi o treinador oficial do time no início da temporada, mas voltou ao cargo de auxiliar com a chegada de Ney Franco.

O Leão joga contra o Grêmio neste domingo, às 18h, e a ideia da diretoria era que Luxemburgo já assistisse a partida na Ilha do Retiro e estreasse na próxima quarta-feira, contra o Botafogo.

Por Lucas Liausu, GE Recife

Casas ficam submersas após fortes chuvas na Mata Sul de PE


Centro de Cortês, na Zona da Mata Sul -  Foto: Wanderson Medeiros
As chuvas que atingiram a Zona da Mata Sul de Pernambuco neste sábado (27) e no domingo (28) fizeram com que algumas casas ficassem submersas nos municípios. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso na madrugada deste domingo, informando que a previsão indica continuidade de chuvas, com intensidade moderada a forte na Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR).


Situação de Belém de Maria -  Foto: cortesia 
Em Belém de Maria, a água toma conta do centro e de toda a área baixa da cidade. Moradores relatam que as águas chegam à Igreja da Matriz. A Defesa Civil do município trabalha para fazer a remoção das famílias que moram às margens do rio. Há relatos de ilhados na cidade. De acordo com a Apac, a cota de inundação do Rio Panelas, que corta a cidade, foi de 442,5, às 3h deste domingo. A cota de alerta é de 300 e a de inundação, 400. O último dado da Apac, das 15h de ontem, era de 9,85 mm de precipitação.

Segundo o coordenador de Defesa Civil de Belém de Maria, Marcelo Alves, foram registrados pelo menos três deslizamentos de barreiras na cidade. Os moradores já consideram esta a maior cheia do município. "Tem casas que só está se vendo o telhado, outras com água na metade da parede. As vias estão interditadas", afirmou.

Em Catende, foram registrados 193,02 mm de precipitação e há cheia na cidade. Os moradores já comparam a situação com o ano de 2010, quando uma grande cheia atingiu a cidad


Em Cortês, o bairro Arraial foi inundado, após o transbordamento do Rio Sirinhaém. No centro da cidade, o nível do rio segue subindo. De acordo com dados atualizados às 8h50, foram registrados 198,54 mm de precipitação na cidade, nas últimas 24 horas.

De acordo com a prefeitura do município, a orientação é de que os moradores de áreas de risco se dirijam à casa de amigos e parentes. Mais de 10 barreiras deslizaram. Até o momento, não há informações sobre feridos nem desaparecidos. A gestão municipal disponibilizou a Escola Municipal André de Aguiar como alojamento. O estado de calamidade pode ser decretado a qualquer momento, segundo a prefeitura.

Em Ribeirão, choveu 278,41 mm nas últimas 24 horas. Vários bairros da cidade estão alagados e os moradores estão sendo realocados para uma escola no centro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há uma interdição no quilômetro 156 da BR-101, nos dois sentidos, devido ao transbordamento do rio. Uma faixa no sentido Palmares/Recife está interditada no quilômetro 180 da rodovia, devido a um deslizamento de barreira.

Em Palmares, também na Mata Sul, foram registrados 155,60 mm de precipitação nas últimas 24 horas. De acordo com a prefeitura da cidade, o Rio Una está a cinco metros acima do nível normal. O município está em estado de alarme e os moradores do bairro São Sebastião estão sendo relocados para abrigos temporários, uma vez que a água começou a invadir as ruas do bairro.

Em Barreiros, o rio Carimã, que corta a cidade, subiu cerca de um metro. Desde a última quinta-feira (25), as aulas da zona rural estão suspensas, devido às chuvas.

Por: NE10

Universitários são assaltados durante aula de fotografia no Grande Recife



De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu, neste sábado (27), em Itapissuma. Os bandidos estavam armados, renderam os estudantes e levaram duas câmeras.

A Polícia Militar de Pernambuco informou, na manhã deste sábado (27), que alunos de vários cursos de uma universidade particular do Recife foram assaltados durante uma aula de fotografia. O crime ocorreu em Itapissuma, no Grande Recife. Na abordagem, os bandidos estavam armados, renderam os estudantes e levaram duas câmeras.

De acordo com a PM, logo depois da investida criminosa, os responsáveis pelos alunos chamaram uma equipe de policiais que fazia rondas pela região. Os PMs do 17º BPM realizaram buscas na área, mas não conseguiram efetuar prisões.
A PM ressaltou, por meio da assessoria de comunicação, que, até o início da tarde deste sábado, as vítimas não tinham prestado queixa na delegacia da cidade. Também não haviam registrado a ocorrência pelo número 190.

Diante desse fato, a polícia alerta a população para a importância de comunicar os crimes elo telefone de emergência. “Esse retorno da população é muito importante para um serviço de excelência por parte do efetivo da corporação”, afirma, por meio de nota.

Por G1 PE

sábado, 27 de maio de 2017

Campanha de Vacinação contra Gripe é prorrogada até 9 de junho

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, prorroga o prazo da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Inicialmente programada para encerrar nesta sexta-feira (26/05), a imunização foi estendida até 9 de junho. Até lá, a expectativa da Saúde é alcançar 90% de cobertura nos grupos prioritários.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas – com até 45 dias após o parto, profissionais das áreas de saúde e educação, pessoas com 60 anos ou mais e doentes crônicos.

SERVIÇO- Todas as unidades de saúde e os Centros de Saúde Manoel Gomes (Centro) e o Vicente Mendes (Cohab), estarão funcionando no horário normal (8h às 17h), realizando a vacinação.

Texto: Amanda Falcão- Secom/Cabo

Minicursos para capacitação profissional são oferecidos no Cabo


A Prefeitura do Cabo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo juntamente com a Intelligence Consultoria, proporcionam minicursos para capacitação profissional. O evento acontecerá dia 14/06, a partir das 8h, na Fachuca, Destilaria.

Para Ramos Silva, gerente de Fomento, “essa qualificação foi pensada, principalmente para os nossos jovens, devido à necessidade de serem inseridos ou reinseridos no mercado de trabalho e estão com a oportunidade de aprenderem ainda mais com professores altamente qualificados”, pontuou.

Como forma de solidariedade, os alunos devem levar sacos de leite em pó que serão doados para o Recanto da Criança, localizado na Vila Santo Inácio.

Para se inscrever, clique aqui : http://www.cabo.pe.gov.br/smdet/

MINICURSOS

Orientação Profissional

Marketing Pessoal

Recolocação Profissional

Como se tornar um profissional diferenciado

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Cabo realiza “Dia D” da Campanha de vacinação contra raiva animal neste sábado

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realiza neste sábado (27/05), o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal. O objetivo da ação é imunizar cães e gatos em todo município. A vacinação, que é gratuita, vai acontecer em locais estratégicos de cada bairro. A imunização estará disponível das 8h às 17 h.

A vacina antirrábica é indicada a todos os animais maiores de três meses de idade. Ela  previne contra a raiva animal e controla os focos da doença, que também pode ser transmitida para aos seres humanos. A Saúde orienta que apenas os adultos conduzam os bichinhos devidamente equipados com coleiras e guias. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (81)  3521 -9030.

DOENÇA – A raiva é uma doença transmitida por um vírus e transmitida de um animal para o outro, ou para os seres humanos, através  da saliva do animal doente. Ela penetra no organismo através da pele ou pelas mucosas por meio da mordida. A doença envolve o sistema nervoso central, alterando o comportamento e impulsionando a agressividade do animal, levando à morte.

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo

Alunos da Marivaldo Burégio são premiados na Olimpíada de Robótica e Física


Três estudantes da Escola Municipal Marivaldo Burégio de Lima, no Centro do Cabo de Santo Agostinho, estão entre os ganhadores da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 2016. Eles receberam, nesta quarta-feira (24/05), as medalhas de prata e os certificados concedidos pelo comitê organizador da OBR. A premiação foi entregue pela secretária de Educação, Sueli Nunes, num evento realizado na escola municipal. Os alunos receberam ainda, certificados de honra ao mérito da Prefeitura pelo desempenho na competição nacional.

Wanderson Henrique Cândido da Silva, Gabriely Paula da Silva e Maria Eduarda Batista Silva, competiram com outros 112 mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país. Wanderson também é ganhador da medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada em dezembro passado. Em Pernambuco, só três escolas tiveram classificação no OBFEP.

“O trabalho que a Marivaldo Burégio vem realizando ao longo do tempo é resultado de toda equipe”, destacou a secretária de Educação, Sueli Nunes. Ela revelou que a Prefeitura do Cabo adquiriu armários de robóticas para algumas escolas do município. “O nosso objetivo é estimular a participação de mais alunos da rede pública em competições como esta”, destacou.

O município também vai ampliar o incentivo à participação de outras unidades de ensino em Olimpíadas Conhecimento, tomando como base a experiência desenvolvida na Escola Marivaldo Burégio.

O  professor de Matemática, Marcus Vinícius da Silva, responsável pela inscrição da escola nas competições, enfatiza que “ tudo começou com um trabalho de estímulo, valorização dos alunos e o comprometimento de uma equipe de professores”.  Em três anos de participação em Olimpíadas nacionais e internacionais estudantis a Escola Marivaldo Burégio já conquistou 64 medalhas entre outro, prata e bronze.

Wanderson Cândido, de 14 anos, ganhador de duas olimpíadas estudantis, disse que as premiações são a realização de um sonho. “Com esforço e dedicação pude mostrar o quanto o sonho de um aluno de escola pública é possível”, afirmou.

Texto: Ana Cristina Lima-Secom/Cabo

Foto: Leo Domingos

Beneficiários de Programas Sociais vão receber kits para TV digital

Mais de 33 mil kits, gratuitos, com antena para TV digital vão começar a ser distribuídos no Cabo de Santo Agostinho. A entrega será feita às famílias beneficiadas pelos programas sociais dos Governos Federal e Municipal. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, viabilizadas pelos Correios, em parceria com 14 prefeituras de Pernambuco.

Em Pernambuco, o sinal analógico será desligado no dia 26 de julho nos municípios de Recife, Ipojuca, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

De acordo com a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, o Cabo firmou uma parceria com as instituições responsáveis pela distribuição dos kits no município. “Disponibilizamos estrutura, pessoal e espaço para que as famílias, que estão em situação de vulnerabilidade social e que não tenham condições de comprar o kit possam receber esse material e assim, adaptar as televisões antigas e ter acesso ao sinal de TV Digital”, afirmou ela. Cada kit contém conversor e controle remoto, da Seja Digital.

A solicitação do kit pode ser realizada de forma simples, prática e rápida através da internet. O cidadão interessado só precisa acessar o site www.sejadigital.com.br ou através da ligação gratuita para o telefone 147. Depois, informar o número do CPF/NIS do responsável familiar. Feito isso, basta preencher um formulário eletrônico com dados pessoais e agendar o dia e horário para retirar o kit no município.

Texto: Secom/Cabo

Após perder Copa do Nordeste, Ney Franco deixa o comando do Sport


Treinador durou menos de dois meses no cargo, não resistiu à derrota para o Bahia na decisão do Nordestão e deixa comando técnico do Leão

Ney Franco não é mais técnico do Sport. Ele não resistiu à derrota para o Bahia na final da Copa do Nordeste e foi demitido, nesta quarta-feira, do comando do Leão. Sua passagem pelo clube demorou menos de dois meses.

A informação, antecipada pelo GloboEsporte.com, foi confirmada pelo vice-presidente de futebol do clube, Gustavo Dubeux, depois da partida.
- Quero agradecer Ney Franco pelo dia a dia. Pelas dificuldades que teve, ele fez um bom trabalho. Mas entendemos que era a hora de fazer a substituição.

Quem assume, interinamente, é Daniel Paulista. O Sport vai agora atrás de um treinador para o restante da temporada.
As críticas sobre Ney Franco já estavam muito fortes na Ilha do Retiro. Apesar de, até então, o treinador ter conseguido se classificar em cinco mata-matas e ter colocado o Leão em duas finais (Pernambucano e Copa do Nordeste), a torcida não perdoava o desempenho do time.
O retrospecto recente também gerava questionamentos. A derrota para o Bahia aumentou a sequência negativa do Leão - que, agora, tem apenas uma vitória nos últimos 11 jogos. Ney Franco, ao todo, comandou o Sport em 17 jogos. Foram seis vitórias, quatro empates e sete derrotas. Aproveitamento total de menos de 45%.

Por Rômulo Alcoforado, G1/Recife
Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Atleta cabense traz mais um prêmio para o Cabo

O Campeonato Pernambucano e Brasileiro Indoor de Tiro com Arco teve campeão cabense. João Ivison foi vencedor com medalha de ouro na modalidade Open e prata na categoria Adulto. O evento aconteceu neste domingo (21/05), no Caxangá Golf Club, Recife.

Para João Ivison é uma alegria saber que, através do esporte, ele está conseguindo atingir lugares mais elevados, como sua seletiva na Seleção Brasileira, que ocorrerá em junho, em Goiânia. “Tenho me preparado muito para os campeonatos que participo. A Prefeitura do Cabo tem prestado total apoio, através da Secretaria de Juventude e Esportes, disponibilizando o Estádio Gileno de Carli, na Destilaria, para realizar os treinamentos. Além disso, recebo também ajuda de uma empresa municipal privada”, afirmou ele.

Ele conta ainda que estava sem as flechas adequadas, e mesmo assim, obteve uma pontuação bem elevada e, consequentemente, conseguiu alcançar os primeiros lugares. “Na ocasião, só tinha eu, de cadeirante, e consegui passar a frente de ateta que vai para o campeonato mundial, representando a Seleção Brasileira”, completou João.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

domingo, 21 de maio de 2017

Cabo de Santo Agostinho recebe mais uma edição do Trem do Forró


O São João está chegando e o Cabo de Santo Agostinho não fica de fora da festa. Como uma das nossas atrações, o trem do forró aporta mais uma vez em nossa cidade, trazendo alegria e muita música. As viagens acontecem de 03 a 25/06. A concentração começa a partir das 14h30, ao lado do Forte das Cinco Pontas, no final da Av. Sul, Centro do Recife, com partida às 16h.

Chegando por volta das 16h30, na estação do Cabo, tem show de forró pé-de-serra, banda de pífanos, bacamarteiros, exibição de quadrilha matuta, girândolas de fogos, feirinha de artesanato e comidas típicas. São cinco horas de viagem ao som do mais autêntico forró pé-de-serra e quase sete horas de diversão.

Os servidores também participam da comemoração. Dia 11/06, eles terão a oportunidade de ter o trem exclusivamente seu. As camisas estão ao preço de R$80 e pode dividir em duas parcelas, descontado na folha de pagamento. Os ingressos podem ser comprados na Secretaria de Cultura, localizada na Avenida Historiador Pereira da Costa (próximo à Praça da Bíblia), das 8h às 17h.

Texto: Secom – Cabo

Prefeitura do Cabo lançará livro contando a história da cidade


Na tarde desta sexta-feira (19/05), aconteceu a primeira reunião para discutir sobre o livro didático que contará a história do Cabo de Santo Agostinho, destinado aos alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O encontro, que aconteceu na Secretaria de Educação, contou com a presença da secretária da pasta, Sueli Nunes, do secretário de Comunicação Social, Emerson Barros, e de representantes da Didáticos Editora, responsável pela publicação.

Com o tema ‘Cabo de Santo Agostinho, Cidade da Gente’, o material será uma nova maneira dos estudantes conhecerem mais a fundo como o município foi fundado. Nele, conterá fotos dos pontos turísticos, curiosidades, biografias e atividades referentes ao tema principal. O lançamento será dia 07 de julho, às 15h, no Pátio da Estação, no Centro, dentro da programação do aniversário da cidade.

O diretor da Didáticos Editora, Eric Medeiros, explica que o objetivo do projeto é resgatar as origens das cidades. “Nosso trabalho primordial é não permitir que o legado morra para as gerações atuais e futuras. Nós abraçamos o projeto do Cabo, que tem uma história linda, e com certeza, toda população vai se emocionar”, destacou.

Mas não fica apenas nisso. Além de dar continuidade com o lançamento de várias edições do livro, ao longo do ano, serão realizadas atividades para intensificar o desejo de valorizar a cultura regional. Dentre as atividades, estão previstas tarde de autógrafos com os autores, feirinha literária e um concurso de redação a ser realizado no final do ano, como forma de encerramento.

“Com o passar do tempo, a história do Cabo foi perdendo-se e esta é uma oportunidade de evidenciar a importância histórica que temos para o Brasil e o mundo. Este é o começo de uma série de atividades que a gestão fará para valorizarmos o que é nosso”, afirmou a secretária de Educação, Sueli Nunes.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

Foto: Naftali Emídio

terça-feira, 16 de maio de 2017

Santa Cruz e Náutico empatam no Arruda, mas é o Tricolor que garante o terceiro lugar


O Santa Cruz já estava com a vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1. Não venceu o Náutico no Arruda, mas ficou com a terceira colocação do Estadual e garantiu vaga na Pré-Copa do Nordeste do ano que vem. Everton Santos marcou para o Santa e Anselmo para o Náutico. E a eliminatória para o torneio regional de 2018 será ainda neste mês (o adversário ainda não está definido). Caso os tricolores passem, garantem participação no Nordestão e uma cota de R$ 750 mil por participação. Ao Timbu, restou apenas a Série B. E a certeza de que não estará na Copa do Nordeste na próxima temporada.

IFPE oferece 2.431 vagas no Vestibular 2017.2

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) já definiu detalhes do Vestibular 2017.2. Na manhã desta terça-feira (16), na sede da instituição no bairro da Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, foi realizada uma coletiva de imprensa para divulgar todas as informações do processo seletivo.

Ao todo, a seleção oferecerá 2.431 vagas distribuídas entre cursos técnicos nas modalidades subsequente e integrada, além de qualificação de nível superior. As inscrições deverão ser realizadas do dia 22 deste mês a 11 de junho, por meio do endereço virtual do Vestibular.

De acordo com o IFPE, as taxas de participação custam R$ 30 e R$ 55 para candidatos que almejam os cursos técnicos ou de nível superior, respectivamente. Mas pode ser feito o pedido de isenção, cujo procedimento ocorrerá de 22 a 25 deste mês.

A grande novidade deste ano é o lançamento do curso técnico em enfermagem, composto por 30 vagas e com duração de dois anos. Ele será oferecido na unidade Abreu e Lima e surgiu, de acordo com o IFPE, de estudos e das demandas do município.

"O curso vai atender as demandas reais da localidade. O diferencial do IFPE é ofertar qualificações de qualidade e de forma gratuita. Desde 2012 nós realizamos estudos, pesquisas e audiências públicas que serviram para identificar as necessidades da abertura do curso técnico de enfermagem", destacou a diretora de ensino do Instituto, Rafaela Albuquerque.

A reitora da instituição de ensino também destacou a importância do Vestibular em prol do público que busca qualificação e principalmente para a população. "O IFPE procura sempre trabalhar pensando na relevância dos cursos para a sociedade. Nossos olhos estão sempre atentos a esses benefícios que podem servir para o público", disse Anália Ribeiro.

A prova também conta com data definida. Segundo o cronograma da seleção, o certame está previsto para o dia 2 de julho. Já em relação a divulgação do listão dos aprovados, a relação deverá ser anunciada no dia 12, também de julho.

Entre os cursos disponíveis no processo seletivo estão química, alimentos, adminstração, eletrônica, computador e logística. No total, são mais de 40 qualificações disponíveis. Outros detalhes informativos podem ser obtidos no endereço virtual do Vestibular do IFPE.

TRE inicia cadastramento biométrico de eleitores no CAM 1



Começou a funcionar nesta terça-feira (16/05), no Centro Administrativo Municipal (Cam 1), na Torrinha, o posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para realização da biometria. Com a instalação do posto, o Cabo de Santo Agostinho passa a ter dois locais de atendimento ao eleitor. O outro funciona no cartório eleitoral da cidade, situado às margens da BR-101, com atendimento das 8h às 14h.

O eleitor deverá marcar o dia e horário de agendamento para se cadastrar acessando o site do TRE: www.tre-pe.jus.br.  A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, utilizando o reconhecimento por meio digital. O Cabo de Santo Agostinho integra os 38 municípios de Pernambuco que passarão a utilizar o sistema biométrico nas próximas eleições.

O cadastramento teve início em 2016 e vai até 27 de março de 2018 e todos os eleitores devem se cadastrar. O não comparecimento impedirá a participação nas próximas eleições. Para se cadastrar é necessário apresentar os originais dos seguintes documentos: CPF, identidade, comprovante de residência, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento.

Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Mercadão terá Feira de Artesanato permanente


O Mercadão terá, a partir de 22 de maio,  um espaço permanente para a Feira de Artesanato. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho, em conjunto com o Conselho Municipal de Artesanato (CMA), visa a divulgação e valorização dos trabalhos produzidos por artistas locais.

O superintendente de Abastecimento, responsável pela administração do Mercadão, Alexandre Guedes, explica que a feira funcionará no Setor de Diversos, de segunda à sábado, das 8h às 17h. “Agora, os artesãos cabenses terão o seu espaço merecido. É mais emprego e renda e incentivo à cultura”, enfatizou Alexandre.

Nas 30 barracas de artesanato serão comercializados diversos produtos, dentre os quais: artigos religiosos e de decoração, bonecas de pano, crochê, tapetes, sandálias, relógios personalizados, tecidos diversos, esculturas de metal.

A vice-presidente do CMA, Olívia Regina, disse que a feira acontecia na cidade, apenas de forma esporádica. “Estávamos divulgando e comercializando os nossos produtos no Centro Administrativo Municipal (CAM) e outros locais, uma vez por mês. Aqui, no Mercadão, o espaço será permanente”, disse a representante do CMA.

O coordenador de Apoio ao Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Will Cruz, esclarece que o município promove ações de apoio aos artesãos e suas produções artísticas. “Os artesãos cabenses que se interessarem em participar de oportunidades futuras devem se cadastrar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico”,  diz Will Cruz.

Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Capela de São Mateus retoma as atividades com Santa Missa neste sábado


Construída no final do século 18, a capela de São Mateus, está localizada no ponto mais alto do Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho. Três anos desde a última celebração, o espaço retoma neste sábado (06/05), a partir das 15h30, as atividades com a celebração da Santa Missa. O evento é organizado pela Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Prefeitura. 

Foto: João Barbosa

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde são empossados


Posse_3A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu posse nessa quinta-feira (04/05) aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o triênio 2017/2020. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM I), na Torrinha.
O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, é composto por 44 membros, sendo 22 titulares e 22 suplentes. O conselho é formado por representantes do governo, sociedade civil, prestadores de serviço e trabalhadores de saúde. A função do órgão é elaborar estratégias e controlar a execução da política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.
O secretário de Saúde, José Carlos de Lima, comentou sobre a importância da atuação do conselho como controle social. “Este é um órgão importante para qualquer gestão. Temos 83 serviços de saúde no município e recebemos um apoio muito grande deste conselho como órgão fiscalizador”, afirmou ele.Posse_1
Na ocasião, o secretário de Gestão Pública, Luís Lima, representou o prefeito, Lula Cabral, e deu posse aos conselheiros. “Participei deste conselho quando fui secretário da pasta de saúde. Sei como funciona e o importante papel que ele exerce como órgão de controle social, sendo um dos conselhos mais atuantes do município”, destacou. “Espero e desejo que os novos membros deste órgão mantenham as boas práticas do Conselho de Saúde e que deem continuidade ao ótimo trabalho que o conselho vem realizando no Cabo”, completou ele.
Posse_2Após a posse dos novos membros do Conselho houve eleição para mesa diretora que vai compor o órgão nos próximos três anos. A presidência ficou com Isaías Cordeiro e a vice-presidência com José Carlos de Lima. Já a primeira vogal com Fernando Rodrigues e a segunda vogal com Roselane Dário.

Texto: Amanda Falcão  – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos

terça-feira, 2 de maio de 2017

Lula Cabral anuncia aumento de 7% para servidores do Cabo

    
Os servidores públicos municipais do Cabo de Santo Agostinho terão um aumento de 7% a partir deste mês.

Nesta terça-feira, o prefeito Lula Cabral está encaminhando para a aprovação da Câmara dos Vereadores, o projeto de lei que estabelece a concessão do reajuste. O pedido será feito em caráter de urgência para que permita a inclusão do aumento na folha de pagamento de maio.

“O percentual está acima da correção da inflação – 5,5% no ano – medida pelo Indíce Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado como base para reajustes salariais”, informou a gestão. O gasto total não foi informado.

“O recurso para a concessão do aumento a seis mil funcionários municipais é resultado dos cortes de gastos e readequação das despesas públicas, que permite ao prefeito Lula Cabral priorizar o funcionalismo municipal. O aumento é fruto de um estudo técnico e responsável, do que é possível nas finanças públicas”, disse o secretário de Gestão Pública, Luiz Lima.

Além do reajuste de 7%, a Prefeitura do Cabo estará corrigindo o salário-base de 31 professores que estavam recebendo abaixo do piso nacional do Magistério, de R$ 2.298,80.

“A correção será feita na folha de maio, retroativa a janeiro deste ano”, declarou Luiz Lima.

“O município tem 2 mil professores e ainda é uma das poucas cidades pernambucanas que pagam a integralidade do piso. A Prefeitura do Cabo é uma das que melhor remunera esta classe. A média salarial dos professores é de R$ 5 mil, observando as vantagens comuns à categoria”, disse o secretário de Gestão Pública.

Fonte: Blog de Jamildo
Foto: Léo Domingos/Divulgação

Célia Sales assume a Prefeitura prometendo reconstruir Ipojuca

Eleitas exatamente há um mês, numa eleição suplementar, a nova prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), e a vice-prefeita, Patrícia de Leno, tomaram posse nesta terça-feira, numa solenidade bastante concorrida na Câmara Municipal.

Após a solenidade, elas seguiram a pé até a Prefeitura, onde assumiram, de fato, seus cargos na presença de milhares de ipojucanos que clamam por melhoria de vida. No percurso entre a Câmara e a
Prefeitura, a nova prefeita foi bastante aplaudida por onde passava e sempre acenava para as pessoas com um sorriso.

Célia, sempre ao lado do marido e principal cabo eleitoral Romero Sales, tomou posse prometendo reconstruir o município. Ela reafirmou as promessas de campanha e garantiu que uma nova Ipojuca está surgindo.



Após fazer o juramento e ouvir os Hinos Nacional, de Pernambuco e do município, a nova chefe do Executivo da cidade agradeceu a Deus e aos eleitores, sem esquecer os eleitores que confiaram nas suas propostas de governo. Disse que o desafio de reconstruir Ipojuca já começou e os ipojucanos podem ter certeza de que vai honrar a confiança que lhe foi depositada.

“Convoco a todos para reconstruírem conosco esta cidade. Vamos cuidar da nossa querida Ipojuca Juntos. Que Deus nos proteja e nos ajude nesse desafio. E vamos ao trabalho”, discursou na Câmara Municipal. A solenidade foi comandada pelo presidente interino da casa, vereador Flávio Souza.

Ipojuca teve uma eleição complementar definida pela Justiça Eleitoral porque o candidato mais votado em outubro de 2016, Romero Sales (PTB), teve a candidatura impugnada por irregularidades cometidas quando era vereador do município.


Texto: Carlos Sinésio
Fotos: João Barbosa

Prefeitura e SESI fortalecem parcerias e discutem desenvolvimento do município


Sesi_prefeituraO prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, recebeu nessa terça-feira (02/05), o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Pernambuco, Nilo Augusto Simões  e a gerente de negócios, Sueli Alves. O objetivo principal do encontro foi estreitar relações em prol do desenvolvimento e fortalecimento do município, além reforçar a parceria entre a Prefeitura e a instituição. A reunião, que contou com a presença do Deputado Estadual, Everaldo Cabral, ocorreu no Centro Administrativo Municipal (Cam 2) – Cohab.
Durante o encontro, os representantes do SESI explanaram planos e projetos da instituição, além de explicar a atuação e os serviços disponíveis no município. “Estamos nos reunindo, hoje, para fortalecer a parceria entre o SESI e a Prefeitura. Explicar também para o prefeito o projeto de ampliação da instituição ”, disse o superintendente.  0bb6cbbb-fc8f-4afa-8d31-2c9a955ac927
Na oportunidade, Lula Cabral, destacou a importância do fortalecimento da parceria e agradeceu a visita. “Ficamos felizes em receber representantes de instituições que ajudam o município a crescer e se desenvolver”, afirmou o prefeito. “A Prefeitura sempre será parceira do SESI e estará disposta a ajudar no quer for necessário”, completou ele.
Nilo Simões explicou também que no município, o SESI já dispõe de uma unidade avançada de saúde ocupacional e de segurança do trabalho, que oferece diversos exames laboratoriais para os munícipes, e uma unidade escolar que atende em média 500 alunos no Cabo.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Fotos: Naftali Emídio

Vacinação contra a febre aftosa acontece no Cabo


Bufalo_1Começou nessa segunda-feira (01/05) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o Brasil. A prefeitura do Cabo, através da Superintendência de Desenvolvimento Rural, juntamente com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), realiza a ação na zona rural do município.
Mas não é apenas contra a doença que os mais de dois mil animais entre bovinos e bubalinos estão sendo vacinados. A vacina contra a raiva também está sendo aplicada nos bichos, trazendo um diferencial para os pecuaristas cabenses. “O surto de febre aftosa prejudica a todos os rebanhos. Então, é importante que todos os proprietários façam sua parte, e protejam seus animais”, comentou Jesualdo Gomes, gerente da propriedade em Engenho Caramuru, Itapuama, local onde aconteceu a ação da Prefeitura nessa sexta-feira (02/05) e conta com mais de oitenta búfalos da raça mediterrâneo.
Facebook
O superintendente de Desenvolvimento Rural, Aziel Almeida, frisou que a Prefeitura do Cabo também está oferecendo a mão de obra para o serviço. “Os criadores são os responsáveis pela aplicação da vacina. Porém, para ajuda-los, a nossa equipe está aplicando as doses nos animais, dinamizando o trabalho. É a primeira vez que o governo municipal faz algo dessa natureza com o acompanhamento da ADAGRO”.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos