sexta-feira, 9 de junho de 2017

Município realiza a 1ª Conferência de Saúde das Mulheres


Com o tema “Desafio da integralidade com equidade”, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizaram, nessa quinta-feira (08/06), a abertura da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que homenageou a enfermeira cabense e coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva. O evento, direcionado para as mulheres da sociedade civil e  governo, tem o intuito de discutir, avaliar e propor diretrizes para a efetivação das políticas públicas do segmento. As atividades continuam durante toda esta sexta (09), no auditório Luiz Alves Lacerda, situado no Loteamento Garapu.

A abertura oficial do evento contou com a apresentação cultural do casal Mateus e Catirina. Logo após, houve a apresentação da homenageada, que atua na política de saúde há 17 anos, no município.  “Só tenho que a agradecer ao Conselho de Saúde pela homenagem e a todos que acreditam no meu trabalho”, comentou Giselle Paiva, sobre a homenagem. “Este será mais um encontro da sociedade civil e governo com objetivo de discutir e avaliar as propostas para efetivação das políticas públicas na área da saúde da mulher”, afirmou ela.

O evento contou ainda com uma menção honrosa ao Centro das Mulheres do Cabo, leitura e aprovação do Regimento Interno e  painéis de discussão com o tema central: “ O princípio da integralidade e os desafios de sua aplicação em saúde das mulheres”.

Na oportunidade, a secretária Executiva da Mulher, Edna Gomes, ressaltou a importância do cuidado com todas as mulheres do município. “Esta é uma oportunidade para refletirmos também sobre o atendimento,  para que todas as mulheres sejam bem assistidas pela saúde, desde as mulheres negras até aquelas que residem em áreas rurais, de difícil acesso”, destacou. “É preciso quebrar alguns “tabus” para que as nossas mulheres se cuidem e procurem as unidades de saúde, por isso este evento é tão importante, para que as propostas da Conferência sejam efetivadas no nosso município”, complementou ela.

“Essa é a primeira Conferência de Saúde da Mulher e nos reunimos aqui, para tratar da política de saúde da mulher no nosso município. Só temos que parabenizar a todos os envolvidos na construção deste momento, e também a Prefeitura pelo apoio”, disse a enfermeira Rosaleane Dário, que no evento representou o Conselho Municipal de Saúde.

Durante o evento, o secretário de Saúde, José Carlos de Lima, destacou que através da orientação do prefeito Lula Cabral, a saúde está intensificando as ações em favor da mulher por toda cidade.  “Nosso objetivo é oferecer mais qualidade de vida a todos, por isso estamos aqui, na Conferência para  incentivar, avançar e aperfeiçoar a política de saúde da mulher no município”,  ressaltou o secretário.

Mais 200 pessoas participaram do primeiro dia de atividades da conferência. Nessa sexta (09), será a vez dos grupos de trabalhos discutirem os eixos temáticos: vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; políticas públicas para as mulheres e a participação social; o papel do município no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário