Além dos tradicionais testes do pezinho, olhinho, linguinha e orelhinha, os bebês que nascem na Maternidade Padre Geraldo estão realizando, gratuitamente, o teste do coraçãozinho. Esse exame é rápido, indolor e visa detectar, precocemente, cardiopatias congênitas em recém-nascidos. Essa iniciativa pode salvar a vida dos bebês que nascem com problemas cardíacos.
O exame deve ser realizado antes da criança receber alta, entre as primeiras horas de vida. O teste consiste na aferição da oximetria de pulso (utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue), que se for identificado com alteração, a criança será encaminhada para o acompanhamento com cardiologista pediatra.
O objetivo é fazer o diagnóstico precoce de problemas cardíacos e início de tratamento adequado. “O exame é muito importante para indicar problemas no coração do bebê nas primeiras horas de vida e minimizar os riscos de problemas congênitos”, explicou Elizabeth Rocha, diretora geral da maternidade Padre Geraldo.
As cardiopatias congênitas consistem em anomalias originadas por defeitos no coração ou dos grandes vasos, que produzem insuficiência circulatória, respiratória e outras consequências graves. Dessa forma, quanto mais cedo detectadas, maior será a probabilidade de tratamento e de cura. Nascem no município cerca de 90 crianças por mês. O teste do coraçãozinho vai ser capaz de salvar a vida de grande parte delas, que terão sua cardiopatia descoberta no começo.
Texto: Beatriz Lima
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário